Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

kunstkato 28/09/2020

Clara dia Anjos
Meu primeiro romance de Lima Barreto.
Ele faz um trabalho muito bom em detalhamento da cidade do Rio em sua época. Faz críticas as classes sociais, críticas ao racismo. Críticas também a imprensa da época, onde não há imparcialidade.
Extremamente comovente a história de alguns personagens secundários, como Marrameque e Meneses, mas o escritor se demora muito nessas personagens, deixando o remédio principal de lado.
A Clara em si, é uma menina simples, ingênua, chegando ao ponto de me irritar, mas temos que lembrar que é um romance de 1948 (póstumo).
Na última página, achei que teríamos um final mais emocionante, porém é só um final normal, como nossas vidas...

Laryssa Barros 21/09/2020

"Nós não somos nada nessa vida."
Esse foi o primeiro livro do Lima Barreto que eu li e a leitura foi agradavel, em dados momentos a ingenuidade de alguns personagens me deixou indignada, mas no geral é um bom livro. Uma história simples e crua, sem nenhuma invencionice, apenas uma pura demonstração da pobreza de caráter de alguns seres humanos.

Ana Paula 17/09/2020

Sucinto porém explicativo e marcante. Uma ótima leitura. Um dos finais de livros mais memoráveis que já li!

null 17/09/2020

Apesar de conter alguns tópicos que são problemáticos hoje em dia, esse livro é uma ótima maneira para se transportar para a época em que foi escrito

Leo 12/09/2020

Fácil e Simples
Li para a federal, é uma leitura fácil principalmente em comparação as outras da federal que li até agora, porém não me agradou achei uma história simples e bem monotona
Isa 12/09/2020minha estante
Concordo com você, apesar da escrita ser fácil a historia não prende. Achei muito descritivo e repetitivo, nao leria se nao fosse para o vestibular

Janaina Edwiges 11/09/2020

"Nós não somos nada nesta vida"
É extremamente triste pensar que quase 100 anos após a conclusão de Clara dos Anjos (finalizado em 1922) as denúncias feitas por Lima Barreto ainda são as mesmas que fazemos sobre a sociedade brasileira contemporânea, fortemente marcada pelo preconceito racial e social.

Mais que o psicopata do filho, a mãe de Cassi Jones, Dona Salustiana, é a personagem mais execrável desta história. O tipo de ser humano mais odioso que existe e que, infelizmente, encontramos inúmeros pelo Brasil.

bianca1563 09/09/2020

Um dos poucos clássicos que gostei. A leitura foi muito fluída e a história em si é bem triste, principalmente levando em conta a época em que se passa.
Apesar de tudo eu realmente gostei do livro.

Milena Moura 24/08/2020

Uma releitura é uma releitura né mores.
Li esse livro no início do ano para a faculdade e agora com a retomada das aulas fiz uma releitura para prosseguir com as aulas, e só posso dizer uma coisa: como essa história cresceu pra mim.
Não sou a maior leitora de clássicos, devo confessar, mas o Lima me conquistou de corpo e alma. Grande parte porque tive contato com todo o contexto e as motivação por trás da história. Lima foi um escritor excepcional e agora tenho vontade de ler tudo que esse homem já publicou.

Damufre 18/08/2020

O tipo de leitura que nao envelhece. A critica social que o autor faz em seu tempo historico em muito se assemelha a momentos atuais

anoca 10/08/2020

clara esquecida em churrasco
Eu sinceramente fiquei mt frustrada em ver que a ?protagonista? Clara é a personagem que menos tem destaque em todo o livro! Faria muito mais sentido se o nome do livro fosse ?Cassi?, por exemplo. Tive a impressão que o Lima Barreto usou este livro para botar as mágoas para fora devido ao não reconhecimento de seu talento, então muitos personagens e acontecimentos eram vagamente relacionados com a protagonista mas ele explora meramente pela crítica social. O que não torna o livro panfletário, muito que pelo contrário, ele narra com tanta competência que sua escrita é a única coisa que faz esta leitura valer a pena.