Os Crimes do Monograma

Os Crimes do Monograma Agatha Christie
Sophie Hannah

Resenhas - Os Crimes do Monograma

Nélio 27/10/2015

O livro é uma “nova aventura” do detetive Hercule Poirot – o inigualável detetive da também inigualável Rainha do Crime, Agatha Christie. A autora recebeu autorização dos “herdeiros” de Agatha ((herdeiros do dinheiro, não do talento dela!!!)) para a escrita do livro.
Bom, sou aficionado pelos livros de Agatha, o que não me fez “aceitar” logo o novo livro... Mas a curiosidade me fez desejar a leitura, pois, ora, é o Poirot!!!! Não poderia perder.
Resultado: é claro que o livro está longe de ser “cópia”, ou “releitura”, dos livros da Rainha!!!! (Ninguém é rainha por acaso, é lógico).
A autora conseguiu “pegar”/”copiar” algumas sagacidades e excentricidades da personagem principal, mas deixou a desejar em outros momentos da narrativa. Deixou de ser o estilo da Agatha!
É claro que eu sabia que não seria outro “Agatha Christie”, mas a esperança era que fosse algo mais próximo! Por exemplo, Agatha era mestre nas cenas com diálogos que me deixam sem fôlego por tanta inteligência. Os livros dela são curtos e, portanto, cada fala tem muita importância... No livro lido, a autora escorrega em muita descrição de personagens e de eventos paralelos... Perdeu pontos!
Uma trama falha... com surpresas frágeis! Coisas que não se explicaram! E a bobagem do veneno!!! Meu Deus, faltou ler mais livros com o Poirot!!!!
Enfim, não merece estampar o nome Agatha Christie na capa do livro!
No entanto, se for ler o livro como mais um de detetive... aí é outra coisa! Quem não conhece os livros da Agatha pode ler este de agora que poderá gostar, pois é um detetive que busca solucionar um caso surpreendente... O que torna o livro melhor que muitos de hoje cujos autores nem de longe conseguem criar uma trama tão tramada.... (Ela até lembra os livros daquela autora inglesa, a Agatha Christie, conhece???)

Digo 12/02/2018

Uma questão de alinhar expectativas....
Não me levem a mal, mas iniciei a leitura feliz por ter a oportunidade de viver mais uma aventura de um dos meus personagens favoritos de todos os tempos.

Infelizmente, contudo, minha animação não durou muitas páginas, pois, embora se trate de uma boa história, aquele não era de fato o detetive de quem aprendi a gostar.

A história em si é um pouco confusa, mas diverte. O livro é bem escrito e de rápida leitura. Um bom passatempo durante algumas horas... e só.

Achei o desenvolvimento da personagem de Poirot muito distante daquele utilizado por Agatha Christie (o que somente deve incomodar a fãs da rainha do crime) e um pouco insuficiente. Forçado até.

Além disso, a resolução dos crimes foi meio hollywoodiana demais, com reviravoltas a cada capítulo. Difícil até de acompanhar.

Confesso que fiquei um pouco confuso e não retornei à história para checar se havia furos ou não na solução apresentada. Apenas me contentei em terminar.

Embora a nova autora mereça parabéns pela coragem de assumir tamanho desafio, este livro é uma frustração para quem cresceu lendo Christie, mas pode vir a divertir novos leitores.

Enfim, uma questão de expectativas...
Gysel 07/09/2018minha estante
Eu senti o mesmo, não é Poirot, achei meio irritante tanto ele quanto Catchpool, mas saindo do universo Agatha ele não é de tão ruim.

Thais.Horta 20/04/2019minha estante
A tentativa de exaltar Poirot a todo momento se tornou irritante, pois ele nos livros de Agatha por si so já nos demostrava isso, nao precisando ficar mostrando elee o maia fods a cada linha.

Cássia 01/01/2021

Os crimes do monograma
Minhas células cinzentas trabalharam muito com esse livro! Vale a pena a leitura! Recomendo muito.

Brenda 20/11/2015

Quando ouvi falar do livro pela primeira vez fiquei animada com a ideia desse ''retorno'' de Poirot, já tinha planos de comprá-lo até que a oportunidade chegou. Quando o livro chegou, fui tomada por dois sentimentos que me deixavam dividida: a curiosidade para saber como seria essa história e o medo de que Sophie Hannah me decepcionasse fortemente. Tomei coragem e decidir começar a leitura. De cara tive a sensação de que a escrita dela era muito forçada, como se ela estivesse cumprindo requisitos para mostrar que o detetive em questão era, de fato, Hercule Poirot. Essa sensação se deu graças a insistência enorme em falar que ele era belga, falar do seu bigode e, para quem passou um semestre estudando Psicopatologia na universidade, o detetive parecia mais um caso de TOC, tamanha era a repetição sobre suas manias de organização. Me fez pensar em Poirot como um sujeito que sofre de uma patologia, não um ''homenzinho metódico'' como a própria Agatha se refere a ele. Outro ponto: nós, fãs da Agatha sabemos que Poirot é um tanto quanto egocêntrico, devido a sua inteligência tamanha, mas não me lembro dele humilhar Hastings por isso, mesmo que lamente que o parceiro não tenha a mesma sagacidade. Nesse livro, achei Poirot arrogante demais. Não gostei do modo como ele falava de si mesmo, sempre na terceira pessoa. É outro ponto que não me lembro de ter visto com tanta frequência num livro da Agatha. Sobre a história em si, achei que ela poderia ter sido resolvida uns 5 capítulos antes do final e que, talvez nesse ponto, Sophie tenha, de fato, enchido linguiça. Porém mesmo com as criticas que faço, considero Os Crimes do Monograma um bom livro, com reviravoltas surpreendentes e que me fez não ter vontade de parar de ler. Ah, acho importante dizer que houve um momento em que me senti ''em casa''. Foi quando Sophie usou a palavra ''devotado'' pela primeira vez no livro. Há muito tempo eu já tinha observado que Agatha usava essa palavra sempre e, ao vê-la nesse livro, senti por um breve momento uma sensação reconfortante, mas que não se repetiu ao ler essa palavra por mais duas vezes ao longo do livro. Enfim, é isso. Fica aqui meu encorajamento: se você veio ler as resenhas para se decidir, meu conselho é que compre e leia por si mesmo.

Fabi 04/11/2015

^-^
Li o livro por pura curiosidade, pois o fato da família da Agatha Christie aprovar a publicação desse livro, no mínimo deixou os fãs da Rainha do crime receosos e curiosos.
O livro é bom, mas com certeza não chega nem perto da escrita da Agatha.
Amo os livros da Agatha Christie e amoooo demais o Hercule Poirot, mas confesso que não gostaria de ver outros autores usando as personagens da Agatha. Não vejo a necessidade de outros livros como esse. '-'

Renan Souza 18/06/2022

Direções inesperadas
Eu realmente fiquei surpreso com a direção que a solução do caso tomou. Foi muito criativo e me deixou em completo choque.

Um romance policial com o nosso querido Poirot de maneira diferente. No início eu fiquei meio irritado com o personagem, mas acabei me acostumando com essa personalidade.

Sendo sincero, tenho pena do Catchpool, sendo "chamado de burro" pelo detetive francês.

Para os amantes de Agatha Christie e romances policiais com soluções de extrema criatividade, eu recomendaria.

Madu | O corvo livros 14/12/2015

Sensacional!
A rainha do crime foi muitíssimo bem representada por Sophie Hannah, a trama instigamente e bem elaborada é uma característica marcante do livro, os detalhes, o enredo e claro, Hercule Poirot, foram extremamente bem desenvolvidos sem deixar a desejar. E quanto ao mistério? Teve um desenrolar tão intenso que tive que parar a leitura durante alguns minutos! Hahaha. Sabe quando você pensa que está prestes a desvendar tudo? Pois é! Sophie Hannah me fez de trouxa várias vezes, afinal este é um caso para Sr. Poirot! Simplesmente incrível, recomendoo a todos os fãs de literatura policial.
Márcia Naur 24/07/2016minha estante
Obrigada por sua resenha! Adorei.

Sara 15/03/2020

Os Crimes do Monograma
O livro não é ruim, porém, ao ver a capa, com o nome de Agatha Christie estampado GIGANTE e um "por Shophie Hannah", achei que fosse uma versão comentada, ilustrada, ou algo do tipo. Foi desejo da Agatha que o Poirot morresse e não fosse utilizado em outras obras, então achei um tanto quanto desrespeitoso.
O suspense até que te prende, mas tem desfecho pouco convincente e extremamente emotivo, com motivações fracas, confusas e até "viajantes".

Fabiana 29/08/2022

Uma leitura muito empolgante, que nos conduz a várias teorias diferente. A mente do detetive Poirot é fascinante, seu jeito peculiar, meticuloso e observador da um toque muito especial na trama. Gostei bastante foi super fluido, vale muito a pena a leitura.

Polyane Campos 22/01/2022

Superou minhas expectativas
Um livro bom. Muito bom na verdade. Não esperava que fosse gostar tanto. Claro que não posso comparar com as obras incríveis de Agatha Christie. O "Poirot" dessa obra tem nuances diferentes do original. Uma personalidade mais forte, direta... São diferenças sutis. Mas ainda assim, diferenças.

Mas a história... Ah, ela consegue te prender completamente. Valeu a pena a leitura!

lilabardy 02/07/2020

interessante
apesar de eu ter me frustado bastante no final, essa é realmente uma história muito interessante de se ler e há diversas revira voltas.
o problema é que ela chega a ser um tanto quanto óbvia, se for parar pra pensar. claro que, tudo foi muito complexo e é difícil alguém conseguir pensar em algo assim, mas o desfecho em si, o núcleo do mistério e a verdade sobre eles são um pouco óbvios, e eu tava realmente torcendo para não ser o que eu pensava.

no entanto, como eu disse, é muito interessante. é uma leitura que te faz pensar demais, e talvez seja por isso que eu achei confusa demasiadamente, porque eu sou lerda pra cacete e nada entra tão facilmente na minha mente como o livro espera. o passado dos personagens é surpreendente e vale a pena quebrar a cabeça por isso, sério.

outro problema é o começo, que me deu um sono enorme, mas acredito que o motivo tenha sido porque eram meia noite e eu estava deitada na minha cama, né? mas é meio chato mesmo, o começo.

só que o final foi frustante porque MUITA coisa ficou sem resposta. eu entendo o final ficar em aberto diante de uma decisão como aquela, mas e o resto?? muitas coisas ficaram sem explicação, e isso me deixou verdadeiramente frustada. fora algumas coisas que eu estava louca pra saber a explicação, e quando veio era uma coisa tão besta e sem criatividade que eu senti vontade de morrer .

MAS muito bom livro, não lerei outro da agatha christie tão cedo mas pretendo algum dia :)

ferdsilvap 07/05/2022

Bote suas células cinzentas para funcionar
Sophie Hannah fez um ótimo trabalho usando o personagem Poirot, o livro te prende desde o começo e a todo momento você acha que finalmente está quase solucionado, vem Poirot e acha uma ponta solta.

rafaelrochax 09/07/2020

Incrível
Acho que este é o melhor livro policial que já li. Você fica simplesmente surpreendido com o decorrer da história. Não tem como se arrepender após lê-lo.

matheus 10/09/2022

ótimo
A forma como o livro te prende é incrível, você fica imerso no mistério e tenta compreender as conclusões de Poirot, o que por vezes me irritou, mas acredito que faça parte da história, já que ela acontece através do ponto de vista do detetive Catchpool, e assim como ele, você se vê completamente perdido na mente de Poirot, tentando entender como ela funciona e quais respostas já obteve.