Fake

Fake Felipe Barenco

Resenhas - Fake

Valéria Alessandra 22/02/2020

Incomodo espelho
Bareco nos traz, com leveza e bom humor, o início da vida adulta de Teodoro Freitas, carioca, morador da periferia do Rio de Janeiro, recém aprovado para o curso de Direito da UERJ. Em Fake acompanhamos Téo em sua entrada na universidade, seu primeiro trabalho, a "descoberta/aceitação/ publicização" da sua sexualidade, seu primeiro grande amor, as complexas relações familiares e suas amizades. No desenrolar dessa trajetória se abordam temas importantes como: lealdade, amizade, família, diferenças sociais, preconceito, homofobia, imposição de padrões, DSTs.. . Tudo narrado pelo próprio Téo com muita criatividade e doçura. Ele é aquele tipo de personagem que a gente queria conhecer pessoalmente e ficar amigo. A citação abaixo pode provar isso:
"Sou o herói moderninho da tragédia, mas não mamei no teatro. Quem me criou foi outra mãe; vivi nas barras da saia da televisão. Melodramática incorrigível, ela me fez acreditar que no último capítulo prevalece o final feliz. E que finais felizes, por regra, terminam em casamento. Também tenho um tio fumante meio esquisitão, sabe? É um tal de cinema. Por influência dele fantasio encontros amorosos com trilhas sonoras lindas tocando ao fundo da cena. Morro de medo do meu avô literário e não conheci a vovó, que faleceu na era do rádio. Ando meio antissocial e passo tardes na casa da nova vizinha gostosona. Minha família diz que aprova esse relacionamento, mas são todos uns falsos e eu sei que nenhum deles vai com a cara da vagabunda da internet. Ser criado por essa família de malucos não podia me fazer bem. A culpa é toda deles.Por favor, não repita meus erros em casa. Todos eles foram cometidos por um profissional." P. 07
Eu me identifiquei muito com o Téo, pela forma como ele vê a vida, alguns questionamentos que ele faz, mas principalmente pelos erros que ele cometeu e pela insistência neles, por isso considerei esse livro um incomodo espelho...

HonorLu 05/11/2019

Esse livro é ruim
Decepção é a palavra para o livro. Pensei que, por conta das inúmeras resenhas positivas, o livro seria bom. Entretanto, a obra se apresenta com grande fragilidade se enredo, vícios de narrativas que empobrecem a história e a tornam massante. O personagem principal é forçado e em diversas passagens se mostra um desserviço para quem está se descobrindo Lgbt. Cheio de passagens trabafóbicas e que perpetuam uma cultura heteronormativa tóxica, o livro ainda faz o favor de estigmatizar o HIV. Decepcionante, não recomendo para ninguém.
Lele 05/04/2020minha estante
Realmente, me fez pensar que todos os Youtubers são comprados, só pode, nunca vi uma discrepância tão grande quanto aos elogios desse livro

Giovana Varotti 05/07/2020minha estante
acabei de ler e me decepcionei muito também.

Gabriel Matheus 08/06/2021minha estante
Véi, eu to na página 57 e já tô bem desanimado com esse gay branquelo chato que é o personagem principal, creio que você está extremamente certo. Já começa pela frase da "Mulher Maravilha" bem no começo.

Gi 05/06/2022minha estante
Esse é um dos piores livros que li na vida.

Brubs 06/02/2019

Você precisa ler esse livro
Não é bem uma resenha, só queria comentar pra quem estiver em dúvida que essa foi uma das minhas melhores leituras. A maneira como o autor escreve é tão gostosa que não dá nem vontade de parar de ler. Você vai chorar, vai rir e no final da jornada talvez você mude de cor!

Anne Leão 08/01/2019

IMPRESSÕES

Mais uma obra brasileira que me surpreende. Este livro foi fruto de um projeto na Cartase, diga-se de passagem, foi um grande investimento cultural e emocional vê-lo ser produzido.

Com o desenrolar da trama fiquei muito ligada ao Téo, pois apesar da minha realidade não chegar perto da dele é uma história e tanto e que realmente MERECE ser lida.

Muitos passam pela pressão de ser aprovado na faculdade logo de cara, estágio, de ter que se assumir pra família ( algo que não é necessária, já que ninguém nasce falando ... ah pai, é que, sou hétero, me desculpe ... ), de ter que sobreviver após ser expulso de casa e até mesmo agredido.

Esse livro me emociona a tal ponto que mal sei me expressar. E como se não bastasse todas as questões citadas
a cima ( que já são difíceis de lidar ) imagina envolver o primeiro amor nessa confusão ?

Pois é, o Téo encontra seu primeiro amor e passa por altos e baixos, rola um triângulo amoroso entre ele, Davi e Guilherme. Mas toda boa história de romance tem o cafajeste não é mesmo ? Pois bem, Vocês que aguardem o que Davi vai aprontar.

Um aspecto impactante da história é o segredo que Davi esconde que após ser revelado da mais consistência na história.
E mais uma o chute na boca do estômago da realidade brasileira, onde milhares de pessoas sofrem com HIV.

O Brasil mesmo sendo um país com o SUS é incapaz de agir de fato em prol da sociedade. E prefere implantar sistemas privados de saúde que cobram uma fortuna para quem precisa sobreviver com o salário mínimo.

Enfim, essa história é maravilhosa demais para ser deixada de lado rapidamente. Assim como vai mexer com seu lado romântico e militante que pode estar ai perdido dentro de você.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Lembrem-se, usem camisinha !

No mais, um beijo e até a próxima.

Com carinho, @curadorismo

Tooooonny 11/11/2018

Valeu a pena a espera...
Nossa eu esperei tanto para ler esse livro que quando de fato ele chegou lindamente na minha casa eu quase não acreditei.

Fake conta a história do Téo, recém chegado na faculdade de Direito e que tem o grande fardo de ser o orgulho dos pais e de se tornar advogado morando no Engenho Velho.

O livro te prende de uma forma tão boa que terminei de ler ele em 2 dias, porque queria muito saber como essa história terminaria.

Achei o enredo da história bem construído, a escrita do Felipe é muito boa, não me cansei em nenhum momento. O personagem principal por vezes me deixou com raiva, pelo excesso de oportunidades que ele dava ao Davi (que no fundo não merecia), mas o livro e os personagens são tão realistas que é até possível idêntica-los na nossa vida.

Gostei do final do livro e terminei a leitura com a certeza de que a espera de meses valeu muito a pena! Foi o primeiro livro nacional GLS que li e que despertou o meu interesse por leituras com esse gênero.

O Felipe Barenco é sensacional, muito fofo, atencioso e prestativo, enviei minha resenha sobre o livro para ele, que leu e agradeceu e isso me deixou muito feliz.

Sem duvidas é um ótimo livro, que fez valer a pena toda a espera, indico muito e voltarei a ler outras vezes...

Ao final da jornada nós mudamos de cor...

The 23/10/2018

Daltonico ou Platonico?
Quem assistia o Klebio Damas na época em que ele ainda era booktuber conhece Fake de tanto ouvir falar, recentemente em uma campanha no Catarse o autor lançou a segunda edição do livro.
Téo acaba de passar pra faculdade de Direito, ele pensou em fazer Letras, mas seu pai achava que a carreira de advogado lhe daria um futuro melhor. O garoto é um poço de bom comportamento, homossexual, ainda não se revelou para os pais, mas pouco sai, deixando o protagonismo das confusões para seu irmão e seu amigo, no entanto ao conhecer um garoto na Lagoa, ele acabará por atrair seu primeiro amor e confusão real de sua vida.
Com excelentes tiradas, Fake te faz rir e chorar em diferentes momentos. Um livro sobre nosso crescimento e escolhas, como nos relacionamos com as pessoas, com a família e a fé que botamos nos outros, as vezes de forma equivocada. Também sobre como as vezes podemos ser míopes para o que realmente importa e sobre a amizade e o amor, perto ou não.
Recomendo.

Elis 20/06/2017

É sobre ser quem você é, e perdoar quem realmente te ama.
“FAKE” é o primeiro livro do escritor Felipe Barenco, conhecido na internet pelos perfis de humor. Barenco já participou de produções globais como “Tapas e Beijos” e atualmente, segundo seu site, trabalha na produção do “Domingão do Faustão”. Sobre escrever “FAKE”, Barenco diz que o escreveu o livro que sempre quis ter lido quando era novo, mas que ninguém escreveu. Ele lutou para ver sua obra publicada e criou o próprio selo para lançar o seu livro. Graças a Deus ele conseguiu porque “FAKE” é tão bem escrito e atual que veio na hora certa. É desses livros que invadem os seus pensamentos e te fazem refletir muito depois de terminar a leitura. Ler este livro é uma questão de utilidade pública e deveria entrar na lista de leitura obrigatória nas escolas e na vida de qualquer pessoa.
“FAKE” é um romance gay, ambientado no Rio de Janeiro, que conta a história do Téo, um jovem de classe média que acaba de passar no vestibular para cursar Direito em uma universidade pública. Téo é espirituoso, inteligente e consciente da sua realidade. Em um dia de reflexão no parque ele conhece Davi, que está na Cidade Maravilhosa tentando ser ator. É o começo de uma paixão que depois, claro, vira romance. Téo é homossexual, mas apenas seu melhor amigo Thiago e a sua amiga virtual Fernanda sabem e a tia Eleonora que desconfia. Contar para os pais é um tabu e sua vida vira de cabeça para baixo quando ele toma essa decisão. Téo tem que lidar com as consequências de assumir a homossexualidade e se manter na faculdade ao mesmo tempo em que descobre que Davi é portador do vírus HIV.

Quero destacar a participação dos personagens secundários, eles são do tipo reais, identificáveis no nosso dia a dia, comem feijão com arroz, fazem bolo, traem e são traídos, pegam ônibus, lavam carro, economizam e participam muito da vida do Téo. Aliás, as interações entre eles rendem as muitas frases de efeito que o livro tem e as melhores tiradas do Téo. E é cada frase, que me fez rir, dar print e também refletir bastante. Gosto muito das referências da literatura nacional, da internet, dos programas de TV e das músicas brasileiras. Amei os diálogos curtos, a estrutura do livro dividido em tópicos com apenas cinco partes (capítulos) e a reprodução de mensagens de textos. Felipe Barenco vai construindo ao longo do livro uma relação de cumplicidade e fidelidade entre o Téo e o leitor que vai além do livro. É fácil identificar no nosso dia a dia amigos, parentes, amigos de amigos que passaram ou passam pelos mesmos dramas vividos pelo Téo.
Na tentativa de descobrir quem é o “FAKE” da trama, eu me envolvi de verdade com a história do Téo, que poderia facilmente ser a minha ou a de qualquer leitor. A capa é simples e tem um significado oculto que você só descobre no finalzinho do livro. É o desenho de um camaleão que foi entregue ao Téo por um dos personagens mais importantes da trama que no momento estaria se “camuflando” para que o Téo não descobrisse os seus sentimentos. “FAKE” é sobre amar e se entregar, é sobre vencer os obstáculos da vida. É sobre ser quem você é, e perdoar quem realmente te ama.

site: http://culturalizabh.com.br/index.php/2017/06/05/fake-felipe-barenco/

Fernanda Gislayne 15/09/2016

Fake
O livro conta a história de Téo, um jovem gay prestes a se assumir, em meio a conflitos familiares como o fato do irmão mais novo ter engravidado a namorada, e de ter acabado de passar no vestibular, aumentando assim suas responsabilidades. Téo tem dois grandes amigos, o Tiago que também é gay e é bastante decolado e a Fernanda, sua amiga virtual conselheira. Em meio a todo esse caos, Téo conhece o Davi, por quem se apaixona e iniciam uma bela história de amor, que começa a se complicar ao saber que Davi tem AIDS. Téo fica ao seu lado e o ajuda a enfrentar as complicações da doença, só que a partir daí acontecem mais coisas do que ele podia esperar. O livro tem muitas frases marcantes e uma das minhas favoritas é:
"Dizem que nosso cérebro tem 100 bilhões de neurônios, o mesmo número de estrelas no céu. Não é lindo imaginar que cada pessoa é mesmo um mundo em si e o reflexo do cosmos que habita?"

Andréia 15/09/2016

Apaixonada por Fake
Dei cinco estrelas sim, e daria muito mais se fosse possível aqui no skoob.
Felipe Barenco você é o cara. Uma escrita super envolvente de te fazer rir, chorar, ficar putaaaa de raiva e ter todas as emoções possíveis em cada pagina.
Super recomendo,
é lindo
é fofo
é apaixonante.

Lucas 05/06/2016

5 motivos para ler Fake
Há algum tempo atrás, enquanto gastava minhas horas subindo e descendo a barra de rolagem da janela do Facebook, vi pela primeira vez um livro que despertou meu interesse logo de cara. O livro em questão era ‘Fake’, do autor brasileiro Felipe Barenco. Hoje, alguns meses depois, tive finalmente a oportunidade de ler essa história e vim aqui compartilhar com vocês alguns motivos para o qual todos deveriam ler esse livro.

1) É uma história fácil de se acreditar
Uma das coisas que eu mais gosto em um livro é quando eu consigo acreditar que tudo aquilo que está escrito naquelas páginas podem acontecer com qualquer pessoa. E esse é um dos pontos mais fortes de ‘Fake’. A história de Téo poderia facilmente ser a minha, a sua, de um amigo ou de alguém que você conheça. Os dramas em relação a família, amigos, relacionamentos e à vida em si são tão reais que é impossível não mergulhar de cabeça na história e se sentir parte dela.

2) Os personagens
Um livro nunca será um bom livro se você não se apaixonar pelos personagens. Em ‘Fake’ somos apresentados a tantos personagens distintos que é um desafio não se identificar com pelo menos um deles. Tem aquele amigo que é exatamente o oposto de você, o que tornaria a amizade quase impossível, mas mesmo assim são quase como irmãos, aquela amiga que você só conhece através da internet mas que te conhece mais do que você mesmo, aquele carinha pela qual você se apaixona e acha que é perfeito, mas o grande destaque vai para Eleonora, a tia de Téo, que é simplesmente minha personagem favorita. Quando você a conhecer, com certeza morrerá de vontade de ter uma tia assim. Todos os personagens do livro são muito bem construídos, o que nos leva a pensar que todos existem de verdade.

Para conferir o post completo, acesse o blog Nunca Desnorteados ^^

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2016/02/5-motivos-para-ler-fake.html

Luly Lage 12/02/2016

Sigo platônica, como Téo!
Durante a leitura desse livro eu estabeleci uma forte relação de amor e ódio com o autor em que muitas vezes o amor foi mais forte, mas em algumas outras, confesso, o ódio venceu. Ainda assim gostei MUITO e fiquei feliz que minha primeira leitura do ano tenha sido tão positiva.
Fake conta a história de Téo, um rapaz carioca que enfrenta vários dos dilemas que um jovem adulto se vê enfrentando normalmente: a nova vida universitária, os problemas familiares, questões financeiras, a vontade de estar em um relacionamento e seu maior questionamento de todos: quando, como e SE contar à família sobre o fato de ele ser gay.
E é nesse turbilhão de pensamentos e sentimentos que ele conhece Davi, que acabou de chegar ao Rio para tentar carreira de ator. Ele se encanta imediatamente e os dois começam o que parece se um super romance, marcado por beijos no banheiro do shopping e uma vontade incontrolável de correr atrás!

+ Resenha completa no blog!

site: http://sweetluly.expressorosa.com/fake/

Gi 22/12/2015

Desapontamento
Vou confessar que comprei o livro esperando muito dele e sabem o que aconteceu? Fiquei super decepcionada.
Não recomendo.

Para ver a resenha completa:

site: http://surtandocompalavras.blogspot.com.br/2015/12/resenha-fake-felipe-barenco-lidos-224.html
Thalita Élaine 25/08/2017minha estante
Oi, vc gostaria de trocar esse livro por algum meu disponível para troca??

Hellen @Sobreumlivro 22/11/2015

Chegar aos vinte anos nunca foi uma tarefa fácil. As responsabilidades e os anseios que não te acompanhavam quando você ainda estava no colegial mudam, e com eles vem aquele medo. E se esse não for o curso que eu quero? Serei bem sucedido? Gosto do que faço? Todos jovens passaram por isso. Atire a primeira pedra aquele que nunca duvidou. Ninguém nasce sabendo o que deseja ser. E sempre tem aquela típica frase que todos nós já gritamos a plenos pulmões: "O que você vai ser quando você crescer?" .
As descobertas da vida de universitários contrapõe as descobertas sexuais. Sou obrigado a ser heterossexual? Não! Sabemos disso, mas o medo, por vezes, nos impede de enxergar. O medo de responder aquela pergunta que toda tia e avó, sempre faz. "E as namoradas (os)?"
São essas e outras perguntas que rondam a cabeça de Téo - personagem principal da história, que passa por poucas e boas durante os 4 anos em que é passada a história.
"Torço para o dia em que a gente se esbarre sem que o meu coração dispare."
"Sou gay" isso é chocante para você? Com uma escrita leve e divertida, o autor Felipe Barenco nos leva aos anseios de um jovem que, aos vinte, conta aos pais que é gay, sai de casa, tem a primeira vez e se apaixona por um garoto com HIV. .
"O amor não acaba enquanto houver faíscas. "
E, sabe, Téo, você não deixou uma marca pessimista do amor em mim. Obrigada por isso!

Lorena Miyuki 16/11/2015

Escrita envolvente
"(...)

O livro é bem denso - não é muito grande nem muito pequeno (264 páginas), na medida certa, mas o enredo é bastante recheado, ponto mais que positivo. Acompanhamos a vida de Téo durante vários anos, seus obstáculos até sua formatura na faculdade. Cada barreira vencida faz a gente vibrar com ele, o que mostra a empatia causada por todos os personagens!

Aliás, os personagens são um espetáculo! Todos eles foram imensamente bem construídos! Todos tem seus momentos no palco, tem personalidade e, acima de tudo, um caráter muito visível!
(...)
Fiquei meio chateada com os estereótipos marcados por alguns deles, porém, ou mesmo por diálogos.
(...)
O ritmo do livro é super bem encaixado.(...)
O pano de fundo é a cidade do Rio de Janeiro, e aqui vou ter que ser chata: não sou do Rio, nunca fui à cidade, inclusive. Então senti certa dificuldade em me localizar. (...)
De qualquer forma, e pra deixar claro: eu amei o livro. Muito. Mesmo. A escrita do Felipe é limpa, crua e literária no ponto perfeito!
(...)"

Leia resenha completa em: http://www.marcadocomletras.com/2015/07/review-fake.html

site: http://www.marcadocomletras.com/2015/07/review-fake.html
Igor Bruno 16/11/2015minha estante

Rafa Ferrante 26/12/2015minha estante
adorei sua resenha, fique com vontade de ler