A cidade e a cidade

Resenhas - A Cidade e A Cidade

1 | 2 | 3 | 4

Marcio Claver 31/12/2021

A cidade e a cidade
Ficção científica, Mistério e policial se misturam nesse romance de China Miéville.
Uma história criativa e emocionante sobre as cidades e a tendência de vermos apenas o que queremos.

Jacqueline 14/02/2021

Baseado em fatos reais...
"A Cidade e a Cidade " é uma ficção científica baseada em fatos reais mas não é uma distopia. Pra mim que acompanho assiduamente política e relações internacionais foi impossível olhar para Beszel e Ul-Quoma e não pensar em Jerusalém disputada por Israel e pela Palestina, por exemplo. Estados que coexistem geograficamente e se ignoram, se desvêem. É um livro com misto de ficção científica e policial, com um enredo instigante. A crítica social não é explícita e nem panfletária mas ela está lá, e reflete o arcabouço teórico do autor China Miéville , cuja formação acadêmica passa pela antropologia e pelas relações internacionais. Confesso que demorei a engrenar a leitura, já que o estilo da escrita é propositalmente meio truncado no início.Mas a insistência na leitura valeu a pena e no fim eu fiquei positivamente impressionada.

jaquesant0s 20/11/2021

Ficção científica realmente não é o meu forte e no caso desse livro a história truncada acabou tirando meu foco várias vezes, a premissa é interessante mas foi super difícil pra mim conseguir visualizar as situações descritas e talvez por isso eu tenha sentido tanta dificuldade, queria ter gostado mais.

Anne 05/09/2023

Namoral mo tempo q eu deixei esse livro largado, achei ele de novo na biblioteca em maio .
O livro eh confuso no início, a leitura te tira da zona de conforto e compensa dms.
Gostei bastante da quebra de expectativa do livro, quando tu acha q vai ter alguma explicação sobrenatural bem bostinha ele vai lá e te dá o melhor desenvolvimento possível mas ainda queria mais umas cenas na brecha

Larissa.Carvalho 13/11/2018

É um livro de leitura difícil no início, e no qual é demorado inserir-se, mas não por possuir palavras raras: as frases são, muitas vezes, mal construídas e há alguns neologismos/palavas bész e ul qomanas ao longo da leitura. Tudo isso, porém, é claramente intencional, já que o livro é escrito em primeira pessoa por alguém que não possui inglês como primeira língua (a ideia manteve-se na tradução). Apenas após mais de 100 páginas consegui criar algum vínculo real com os personagens, gostar de verdade do protagonista, e realmente entender as principais questões do enredo. O estranhamento, ao qual me acostumei posteriormente, cumpre bem seu papel literário. Os personagens são rasos, geralmente não se fala sobre suas motivações, e a ideia de precisar haver um "herói" e um "vilão" é fortemente construída, fazendo com que o livro não escape a certos clichês da literatura policial. O enredo é emocionante, porém, ao final, fica a sensação de que há uma ou outra 'ponta solta' utilizada somente para dramatização ao longo da trama, como a brecha causada pelos pais de Mahalia. É, em geral, um livro muito bom e claramente uma mudança na minha visão de tramas policiais. A mesclagem de dois temas que gosto muito acabou por gerar um de meus novos livros favoritos.

Andre.Pithon 21/09/2022

Disco Elysium não é apenas um dos melhores jogos, quiçá uma das melhores coisas, que eu li em muito tempo. Possui uma atmosfera noir e uma estrutura de detetive clássica transposta para um mundo perigosamente próxima do nosso, mas pincelado de conceitos quase incompreensíveis, e de uma metafísica que desafia estruturas básicas da realidade. Com um humor político absurdista magnífico, Disco Elysium aproxima-se da perfeição. Eu sei que eu deveria escrever sobre The City & the City, mas eu não quero. Essa é a impressão que o livro me deixa no seu final. Eu muito preferia estar discutindo o jogo ao qual serviu de inspiração.

A trama de China Miéville segue um detetive de Beszel, cidade/nação que quase se sobrepõe com sua vizinha Ul Qoma. É na construção de mundo que jaz a maior força da obra, duas cidades vizinhas, divididas não por um muro, mas por barreiras sociais, pessoas de cada cidade impedidas de ver a outra, ignorando vizinhos por serem parte da outra sociedade, todo o mundo existindo de uma forma que o povo deve aprender a desver, ignorar tudo que é estrangeiro. E como carrascos, juízes e supervisores jaz a "Breach" (O atravessar, talvez, li a versão em inglês e é difícil dizer como poderia ter sido traduzido). Qualquer interação indevida com o país vizinho leva a uma intervenção da estranha organização quase alienígena da Breach. E isso é extremamente interessante, a forma como as legislações locais se mesclam com a legislação fantástica dessa supra-organização gera um quebra cabeça fascinante.

Assim como Disco Elysium, o verdadeiro ponto não é o whodunnit, não é a resolução do mistério, mas o interagir com a sociedade, o entender da bizarra política de um bizarro mundo que por vezes se assemelha muito ao real. Mas DE trás profundidade para os personagens, recheados de demônios pessoais e tragédias românticas. DE trás humor pós-irônico, tirando sarro de múltiplas ideologias políticas. DE trás passagens inteligentes e fascinantes de prosa, e uma escrita tão magnífica que parece errado pertencer a um jogo. The City & the City não. Nos dá um mundo intrigante, um mistério genérico, e meio que para por aí.

Mas que fique claro, o mundo é EXTREMAMENTE interessante. Os personagens são funcionais, mesmo que superficiais. O mistério tem suas surpresas, mesmo que elas não sejam estarrecedoras. A constante dúvida quanto a possibilidade do sobrenatural prende o leitor, e as perguntas sobre as possibilidades trazidas por Orciny, um terceira cidade oculta nos pontos invisíveis entre as outras duas, alimentam a curiosidade.

É um bom livro. China cria ideias espetaculares, e trás uma dinâmica diferente para o que se costuma esperar de fantasia.

Mas não chega nem perto de ser suficientemente Disco.

Rabello 18/09/2018

Surreal!!
Pela primeira vez um livro me fez "bugar" a mente.
O autor cria um mundo onde até agora eu não consegui imaginar completamente. Andei pela minha cidade tentando imaginar duas cidades geograficamente no mesmo lugar, não consegui. Isso só me faz ficar abismado como a mente humana pode se superar.
Uma mistura de Thriller com ficção científica que tira nossa mente da zona de conforto e nos leva a perguntas questionáveis. Um livro que todos os amantes de ficção científica devem ler e ter em suas estantes.

Leonardo T. 05/10/2015

Já imaginou duas cidades que ocupam o mesmo espaço físico? O China Miéville já.
Crítica publicada originalmente no site leioeu.com.br

As histórias de China Miéville chegaram às terras brasileiras pela extinta Tarja Editoral, em 2010 com o romance Rei Rato. Com a descontinuidade da Tarja os leitores brasileiros ficaram sem um horizonte de obras traduzidas desse relevante autor que começou uma nova corrente de literatura de ficção conhecida como "New Weird". Mas as brumas da incerteza logo se dissiparam, pois a Boitempo havia anunciado a compra dos direitos de publicação em língua portuguesa de toda a obra desse autor singular. E, em 2014, trouxe, pela primeira vez, a versão em língua portuguesa do sétimo romance de Miéville: A Cidade & A Cidade.

A Cidade & A Cidade parte de uma premissa extremamente instigante e criativamente estimulante. Imagine duas cidades-estados que existem no mesmo espaço físico. Sim! Não são separadas por geografia e fronteiras físicas, mas sim pela mente de seus habitantes. As cidades se chamam Beszel (cidade de origem do narrador-protagonista) e Ul Qoma, e são separadas por uma espécie de conduta mental onde seus cidadãos aprendem a desver os habitantes, prédios, trânsito e tudo mais que pertença a outra cidade. Mesmo que os moradores de Beszel estejam em um prédio adjacente a um prédio de Ul Qoma, os mesmos falam línguas diferentes, e se precisarem fazer alguma ligação entre as cidades é preciso fazer uma ligação interurbana.

Tendo este incrível cenário de pano de fundo (nem tão de fundo assim!) acompanhamos a jornada narrativa do detetive Tyador Borlú, do Esquadrão de Crimes Hediondos de Beszel. Borlú se depara com o assassinato de uma jovem, que a princípio parece ser apenas mais um simples caso de violência urbana, mas que, conforme o investigador vai mergulhando na cena do crime e nos fatos incongruentes que o cercam, mais ele se envolve com um grande mistério que envolve as duas cidades.

Há uma espécie de "sociedade secreta" conhecida como Brecha, que controla as barreiras mentais entre as duas cidades. Ou seja, um cidadão de Beszel que ouse "ver" um cidadão ou qualquer outra faceta de Ul Qoma (e vice versa) está em apuros, pois está cometendo o que eles chamam de brecha e pode ser perseguido e julgado pela sociedade homônima.

Estes três elementos (As cidades, a investigação de um assassinato e a Brecha) formam a trama do romance. Podemos encarar como uma espécie de romance policial, mas a história vai muito mais além e provoca estranheza e admiração.

A questão do "desver" o outro pode ser usada para refletir sobre a nossa própria condição como sociedade. Não é difícil reparar que em uma cidade grande como, por exemplo, São Paulo existam duas cidades. Quantas vezes não "desvemos" os moradores de rua, as favelas etc.

Só pela premissa das cidades, A Cidade & A Cidade vale cada centavo pago e cada segundo de leitura. É um livro onde o mais importante está nos ornamentos e detalhes espalhados aqui e acolá na história principal. E, é claro, na metáfora (proposital ou não) que nos faz refletir sobre a nossa condição enquanto sociedade e ética humana.

Leitura altamente recomendada.

site: http://www.leioeu.com.br/2015/10/a-cidade-cidade.html

Paula 08/06/2020

Enredo incrível
Um livro com um quê de 1984 combinado com histórias de investigação. A construção desse universo é incrível, faz com que o leitor entenda a sua premissa.
Carol 18/06/2020minha estante
Oi

Professor Eddie 11/10/2020

Simplesmente incrível e adorável
Esse livro foi indicado pelo Keller, do magickando em algum podcast que não me recordo.

O livro fala sobre duas cidades que coexistem no mesmo local, onde se você mora numa, você não pode ver a outra e vice versa. Mas caso vc cometa o crime de entrar na outra cidade sem ser pela fronteira, vc aciona a brecha, que responde por esse tipo de crime.

O livro tem 295 páginas. Mas parece que li 800 de tanta informação e momentos fortes. E isso faz do livro ótimo.

Minha análise me leva a questão da alteridade, dos lugares que não vemos em nossa própria cidade. Um ótimo livro para se pensar sobre o o outro

Igor Santos 17/12/2022

New Weird é esquisito. É o futuro.
Minha primeira leitura do autor e já fui alertado antes sobre o que poderia encontrar. O universo caótico do China é apresentado com um escrita fluída e intrigante. Com certeza uma bela obra de ficção, referência para mim enquanto escritor. ??

Márcio Leal 22/03/2016

Surpreendente!!!
PQP!!! Que livro fantástico!! Não conhecia o autor e agora quero ler tudo que ele já escreveu. Lindo demais!!

anacreola 25/11/2021

Custei a embalar na leitura, mas assim que o ritmo de leitura se estabeleceu não consegui parar mais de ler. Tipo de leitura que serve tanto para entreter quanto para te fazer questionar o mundo que vivemos. Recomendo pra quem gosta de distopias. Quem gostou de 1984 ou Farenheit 451 tem grandes chances de gostar desse também!

Lilian 30/12/2021

Uma das melhores ficções que já li
O autor consegue introduzir de forma bastante clara e intrigante as características pouco intuitivas de cidades que compartilham o mesmo espaço e toda a trama complexa que se inicia com a investigação de um crime. Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4