A cidade & a cidade

A cidade & a cidade China Miéville


Compartilhe


A cidade & a cidade





Quando o corpo de uma mulher assassinada é encontrado na decadente cidade de Beszel, em algum lugar nos confins da Europa, parece apenas mais um caso trivial para o Inspetor Tyador Borlú, do Esquadrão de Crimes Extremos. Mas, à medida que avança a investigação, as evidências começam a apontar para conspirações muito mais estranhas e mortais do que ele poderia supor. Logo seu trabalho o coloca, e aqueles ao seu redor, em perigo e Borlú deve viajar à única metrópole na Terra tão estranha quanto a sua, por meio de uma fronteira sem igual.

Em uma envolvente e premiada narrativa, híbrido de thriller policial e ficção científica, aos poucos descobrimos que a jovem assassinada tinha envolvimento com a agitação política e cultural entre Beszel e sua “cidade gêmea”, Ul Quoma. As duas cidades ocupam o mesmo espaço geográfico, mas constituem nações diferentes, monitoradas por um poder secreto conhecido como Brecha. O habitante de uma cidade é educado desde a infância a “desver” a outra cidade, seus habitantes, suas construções e os eventos que lá ocorrem. Em ambas as cidades, ignorar a separação, mesmo sem querer, é considerado um crime terrível, ainda mais grave do que cometer um assassinato.

A cidade & a cidade é o livro de estreia de China Miéville na Boitempo, que publicará todos os seus romances no Brasil. Uma narrativa que arrebatou a crítica internacional e ecoa George Orwell, Franz Kafka, Raymond Chandler, Bruno Schulz e Philip K. Dick para tecer um comentário afiado, criativo e emocionante sobre as cidades e a tendência de vermos apenas o que queremos. A tradução é de Fábio Fernandes, especialista em ficção científica e cultura digital e responsável por importantes traduções de clássicos do gênero, como Laranja mecânica, 2001: uma odisseia no espaço e Neuromancer. A ilustração da capa é de Fábio Cobiaco.

Crime / Ficção científica / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
A cidade & a cidade

Similares

(9) ver mais
Estação Perdido
1Q84
1Q84
IQ84 (1Q84 #3)

Resenhas para A cidade & a cidade (20)

ver mais
Como se desaprende a desver?
on 22/12/14


É interessante uma editora como a Boitempo, voltada para ciências humanas e filosofia, principalmente marxista, começar a publicar obras de ficção. Mais curioso ainda escolher não algum clássico do futurismo russo ou do realismo socialista, mas uma obra britânica de ficção científica de 2009, quando as editoras tradicionalmente voltadas para esse gênero, como a Aleph, ignoram quase tudo que tem sido publicado no exterior depois dos anos 1970. Mas faz, no fundo, todo o sentido. China... leia mais

Estatísticas

Desejam205
Trocam1
Avaliações 4.2 / 353
5
ranking 42
42%
4
ranking 40
40%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

63%

37%

Desativado por enquanto
cadastrou em:
28/07/2014 11:12:35
Jenifer
editou em:
27/03/2020 23:52:01