O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Silas Jr 15/08/2024

Interessante
É o início início início de uma jornada bem longaaaaaaa. Eu fiquei encabulado pq nem chegou na metade da vida do querido kkkkk mas é isso, não sei se irei continuar

ThataSantanaa 14/08/2024

Um livro para a vida
Livro emocionante, com aventuras e música e lições como também possui esperança, alegria, tristeza e conhecimento

amandatmmelo 08/08/2024

Não se fazem fantasias como essa
Muito bom! Um universo muito bem construído (na minha opinião.) A escrita é fluida e a história é intrigante.

MBergNerd 08/08/2024

O melhor universo de fantasia.
Sinceramente, entre vários livros de fantasia, nenhum deles foi tão complexo e mesmo assim tão simples quanto o universo de Kvothe. Existe uma grande diversidade de histórias, músicas, contos, mas mesmo assim toda a história continua totalmente simples, sem dificuldades de compreensão com tantos nomes de personagens, como acontece em "A Roda do Tempo" e etc.

Uma coisa muito linda de se ver é a forma em como a magia funciona nesse mundo, é basicamente a forma que funcionaria na vida real, com cálculos físicos e ainda mantendo seu aspecto místico e fantasioso.

Outro ponto muito belo e bem feito, e eu diria que principal, é a música. O que dá alma para nosso protagonista, emoção, força.

A música é o princípio e a causa de tudo no livro.

Mistérios e segredos é o que Quatro Cantos têm de sobra, um dos melhores livros que já li, vale cada página, cada segundo.

gabiarauj 06/08/2024

Essa é a saga mais bem escrita com muito detalhe, mas que nada sai do enredo, nem deixa nenhum ponta solta. É uma história muito envolvente dentro de um universo super curioso. Eu devorei o primeiro livro e já precisei ler os proximos!
Kvothe é um personagem com personalidade e com um bg muito coerente, que também traz um realismo pro desenvolvimento da história. Além de, por relatar sua vida desde sua infância, ser possível ver a evolução do personagem... tudo muito bem desenvolvido.
Sem dúvidas o melhor livro que já li!
Indicaria para todos que amam fantasia, com histórias inteligentes, aventura e com uma pitada de romance.
Ouso dizer, inclusive, que vale a pena ler.. mesmo sabendo que não tem um último livro.

Isadora.Lenartovic 05/08/2024

Peculiar
Vi varias resenhas boas, e quis me aventurar pois ganhei ele, porém descobri que livro estilo fantasia nao faz meu estilo, porém acho que deve ser um livro apaixonante para quem gosta de historias da terra media e suas criaturas magnificas

Dávila 05/08/2024

Obra poderosa, apesar de...
''O Nome do Vento'' entrega o que promete: fantasia, aventura e um certo misticismo que nos pega na veia.
Entretanto são tantos nós a desatar, que ficamos ao final da história (primeira parte), carentes de melhor construção de personagens e tramas paralelas.
Se é sua praia, vai fundo.

Rodrigo 04/08/2024

Uma boa leitura com muitos empecilhos
Esse foi definitivamente o livro que mais demorei de ler nos últimos anos, foram longos meses de experiência e sendo bem sincero... Não acredito que tenha sido negativo. Mas vamos do início.

O nome do vento é uma grande promessa com grandes nomes como George Martin elogiando e comentando ser uma das novas obras que precisam ser lidas, mas não foi tão isso que encontrei na minha leitura. De fato é uma história excepcional e com muitos pontos altos, mas não encontrei aqui tudo aquilo que esperava, apesar de ter amado.

Esse é um livro com momentos tão memoráveis quando as melhores coisas que você já leu por aí, mas para chegar nesses momentos, infelizmente são dezenas e dezenas de acontecimentos que pouco acrescentam e que são extremamente prolixas. As vezes ao descrever algo, o autor se perde tanto nos detalhes que até mesmo você se esquece de onde estava quando retorna ao acontecimento principal. Além disso, há algo aqui que pode ser positivo para algumas pessoas, mas que para mim não é táo agradável assim: muitos capítulos são extremamente episódios. A sensação ao finalizar muitos capítulos é que há pouco interesse em iniciar o próximo e isso me fez muitas vezes pausar a leitura por semanas, pois não tinha nada que me instigasse a continuar. Em contrapartida, quando os capítulos eram conectados, eu me perdia fácil em uma leitura de horas.

Existe algo que precisa acrescentar: esse livro conta com uma personagem, que eu considero ser a pior atrocidade já criada na história de qualquer ficção. Uma maldita chamada Denna, que no início até parece ser uma personagem interessante e ingênua, mas que logo você se pega implorando para que ela nunca mais seja citada, pois todos os arcos com ela são um recheio do que há de pior no mundo. Ela não serve pra nada, é um atraso para o protagonista e praticamente não tem momento memorável, e o pior de tudo é que mais pra frente ha um arco imenso com com ela que não acrescenta em absolutamente nada e é uma tortura.

Só critiquei até aqui, mas a verdade é que O Nome do Vento é um livro excepcional com uma história realmente original e que te prende mais pela curiosidade de saber o que vai acontecer do que de fato com muita coisa que tá acontecendo. Os momentos memoráveis definitivamente crescem essa obra de maneira absurda e fazem ela se tornar uma leitura que vale a pena, sem sombra de dúvidas.

Gostei da leitura, mas pra ser sincero, nem tive interesse em dar continuidade no segundo livro. Os ganchos deixados aqui não me instigaram curiosidade, mas quem sabe quando o terceiro finalmente tiver data pra sair.
Romara.Soares 21/08/2024minha estante
Eu também detesto todas as aparições da Denna. Fico torcendo pra ela sumir e ele se arrumar com qualquer outra pessoa hahahah

Indira7 02/08/2024

Os desejos de kvothe
Que universo bem construido!! Tão bem construído que fiz um esforço mental para lembrar todas as transações, dialetos e culturas diferentes. A transição entre passado e presente me deixou curiosa para saber como a história de kvothe chegou no ponto que está, achei que tudo ia se resolver e finalizar um livro só (mas aparentemente vou ter que ler um outro livro de quase mil páginas pra isso). As migalhas de romance/romance slow burn também me fizeram muito feliz!!

Jamily.Campos 31/07/2024

Uma das melhores sagas que já li na vida!!
Eu me encantei com a escrita maravilhosa do Patrick Rothfuss.

Kvothe foi um prazer inenarrável te conhecer.

(Falarei mais detalhadamente sobre esse livro na resenha do livro 2 ?o temor do sábio??)

?Debrucei-me sobre o alaúde, concentrado no que faziam minhas mãos. Meus dedos correram, depois dançaram, depois voaram.
Toquei forte como uma chuva de granizo, como um martelo batendo no metal. Toquei suave como o sol sobre o trigo de outono, leve como o farfalhar de uma só folha.?

?Meu alaúde. Minha alma tangível.?

?Ouvi que os poetas escrevem sobre as mulheres. Eles fazem rimas, desmancham-se em elogios e mentem. Já vi marinheiros no cais, fitando emudecidos o lento inflar das ondas. Já vi velhos soldados de coração empedernido lacrimejarem ao contemplar a bandeira de seu rei, desfraldada ao vento.
Escute o que digo: esses homens nada sabem do amor.
Você não o encontrará nas palavras dos poetas nem no olhar saudoso dos marinheiros. Se quiser saber do amor, olhe para as mãos de um artista de trupe produzindo sua música.
Ele sabe.?

- O nome do vento, Patrick Rothfuss.

Victor108 30/07/2024

Muito bom!
Livro rico em desenvolvimento do personagem, você sente tanta empatia com o personagem que parece ser seu amigo que você torce por ele.
Muito bom, uma pegada um pouco diferente tendo un bardo como protagonista. Mas muito inteligente!!
Primeiro livro favoritado com certeza.

Gabriel A.Sant'Ana 30/07/2024

Um mergulho bem fundo no que uma grande obra de fantasia pode oferecer, drama, grandes motivações, amor um ótimo antagonista. Música, escola de magia e aventuras e reviravoltas. Um mundo bem construído e estruturado para uma trilogia. Simplesmente uma das melhores fantasias que já li.

Isa 28/07/2024

Amei
Muito bom esse livro, fantasia pura, como senhor do anéis, mas muitooo mais legal, só achei meio parado o começo, mas é normal

dudi =) 26/07/2024

O Nome do Vento
Vamos começar assim: Achei o livro lento. Li este livro junto com meu melhor amigo e combinamos de ler apenas alguns capítulos por vez, então levou um mês para terminarmos o livro. E mesmo assim, achei que a cada capítulo que lia, a escrita era MUITO boa, mas lenta. Cobre tudo... E isso não é uma reclamação! É uma característica do autor, acredito. Não achei a escrita sensacional e já li melhores, mas a imaginação e os diálogos do autor são muito bons. Adorei o universo e, especialmente, as conversas entre Kvothe e Denna

Tulio Rigonatto 25/07/2024

Queria gostar tanto quanto todos gostam
Livro vem lento, mas muito bem ambientado e desenvolvido!! Universo incrivelmente viciante, mas sinto que o autor não explorou as possibilidades da forma como eu gostaria? muito morno!