O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Beatriz3345 10/03/2024

Mágico
Um daqueles livros que você fica pensando ?mds como alguém conseguiu imaginar um universo tão incrível como esse??

Jean 10/03/2024

Daorinha
O livro é bom. Construção de mundo foda, tem todo um sistema monetário, culturas, idiomas, religião etc. No meio do livro, o enredo prende muito, mas quando foi se aproximando do final ficou meio desinteressante. Acho que, pela quantidade de páginas do livro, o autor poderia ter dado mais profundidade aos personagens. Concluindo: o livro é bom, mas eu esperava mais.

fatimaria 09/03/2024

(4° releitura)

esse foi o meu primeiro livro favorito. me fez ficar acordada até as 4h da manhã por três madrugadas seguidas, durante uma semana de provas do meu segundo ano do ensino médio. tenho certeza que esse livro mudou minha vida.

sempre que o leio de novo, redescubro uma alegria e um propósito que infelizmente esqueço com muita frequência. a sua escrita, seus personagens, suas descrições, tudo me desperta e me faz lembrar de mim mesma de jeitos que seria inútil tentar descrever em uma mísera resenha literária. é uma das histórias mais importantes da minha vida, que moldou meu caráter, meus gostos, meu tudo. sinto que de certa forma esse livro foi escrito para mim, e que ao mesmo tempo eu nasci unicamente para um dia encontrar uma edição maltratada de o nome do vento em um sebo por 18 reais. a primeira vez que li foi daquelas experiências que te mudam para sempre, e tenho certeza que vou voltar infinitas vezes para essas páginas ao longo de toda a minha vida.

Nikollas HoTToN 07/03/2024

Esse livro é excelente para fãs de literatura fantástica, Patrick Rothfuss narra uma história de forma muito harmonioza que faz você querer ler ainda mais sobre esse universo.

Igor0 05/03/2024

O Nome do Vento é uma obra-prima da fantasia moderna, capaz de cativar e encantar leitores de todas as idades.
"O Nome do Vento", primeiro livro da trilogia "Crônica do Matador do Rei", escrita por Patrick Rothfuss, é uma obra que transcende os limites da imaginação e nos transporta para um mundo repleto de magia, aventura e mistério.

A narrativa é conduzida pelo personagem central, Kvothe, um jovem habilidoso e destemido, cuja jornada de vida é contada em retrospectiva. Desde o início, somos cativados pela sua inteligência afiada, sua paixão pela música e sua busca incansável pelo conhecimento. Através das páginas, acompanhamos Kvothe desde sua infância humilde em uma trupe de artistas até sua ascensão na Universidade, onde ele busca desvendar os segredos da magia e desvendar os mistérios que cercam sua própria história.

Rothfuss tece uma trama complexa e envolvente, repleta de reviravoltas e personagens fascinantes. A construção do mundo é detalhada e rica em nuances, proporcionando uma imersão completa ao leitor. Cada página é uma descoberta, e a cada capítulo somos levados mais fundo nesse universo intrigante.

Além disso, a escrita de Rothfuss é sublime, combinando habilmente ação, drama e humor em doses perfeitamente equilibradas. Seus diálogos são afiados e seus personagens, vibrantes e multifacetados, saltam das páginas com vida própria.

"O Nome do Vento" é uma obra-prima da fantasia moderna, capaz de cativar e encantar leitores de todas as idades. Uma leitura obrigatória para os amantes do gênero e uma jornada inesquecível para todos que se aventurarem por suas páginas.
Igor0 12/03/2024minha estante
Esperando o terceiro livro há 8 anos

Alex687 05/03/2024

Incrível
O livro é realmente incrível. Tenho ele a mais de dois anos, mas apenas esse mês realizei sua leitura.

Apesar de ser um livro com mais de 600 páginas, sua leitura não é cansativa ou densa. A história é muito bem narrada e detalhada, e gira em torno de poucos personagens (em comparação com outras obras), o que contribui para que você se veja com facilidade dentro da cena.

A paixão do personagem pela música, sua evolução e as situações que o fizeram mudar, os momentos bons e ruins. Tudo é rico em detalhes e emoções. É um excelente livro de fantasia, um dos melhores que já li.

Smitto 05/03/2024

Definitivamente ninguém escreve como patrick rothfuss, livro excelente, bem escrito, leitura fluida, ambientação e personagens cativantes, só não será 5 estrelas devido a um início um pouco longo e arrastado, com certeza é a melhor fantasia que eu li desde o senhor dos aneis.

nanahxis 05/03/2024

Mais que um livro, é uma experiência!
Ou, como alguns disseram: Uma obra de arte!

E é difícil terminar um livro que a gente amou sem romantizar tudo, depois. Posso dizer somente que, se você nunca leu um livro com mais de 500 páginas, não se assuste com este pois a leitura flui muito facilmente e o autor escreve de um jeito que é quase como se a gente estivesse vivenciando os acontecimentos ou os vendo por uma tela. E não vimos nem o tempo passar!

Mas o que mais me tocou nesse livro foi a música. A parte onde ele descreve a música é de uma sensibilidade que é impossível não chorar! É como se a gente pudesse ouvir a música enquanto lia.

Bom, não vou me estender mais que isso por aqui.
Fiquei com gostinho de "quero mais" e com curiosidade para saber como o autor resolveu (na continuação) todos os questionamentos que ficaram até aqui. O principal, porém, foi resolvido e, sutilmente, descobrimos o nome do vento.
Bárbara 05/03/2024minha estante
toda vez que vejo alguém falando só me da mais vontade de ler ele ?

nanahxis 05/03/2024minha estante
Ah que legal! Fico feliz que tenha despertado em você isso ??

Rodolfo.Barbosa 08/03/2024minha estante
Tá na minha lista a um tempão. Pretendo ler esse ano! ??

nanahxis 10/03/2024minha estante
Te entendo! Estava na minha também, há tempos!

Lunizs 03/03/2024

O que dizer de uma obra de arte?
Terminei o livro faz alguns meses e simplesmente esqueci que essa plataforma existia, perdão ?

Conheci a obra através de duas pessoas: um amigo e minha cantora favorita, Aurora. Ambos disseram que a leitura seria uma experiência maravilhosa - e não estavam errados. A sutileza, a riqueza em detalhes, a fluidez, o desenvolvimento dos personagens, as histórias começadas e terminadas no momento certo e todo o universo vivo e cheio de espírito fazem desse livro uma admirável obra de arte. Sou apaixonado por fantasia desde criança e posso dizer que esse livro não só cumpriu com minha espectativas, como às ultrapassou. O Patrick Rothfuss tem uma estratégia de escrita tão interessante e tão subjetiva que instigava algo dentro de mim e me fazia não querer sair daquele mundo por nada e, pode ler a "edição de luxo" do livro (que possui imagens e extensões de alguns assuntos do universo em que a história é ambientada) tornou essa experiência muito mais prazerosa. Posso dizer que estou extremamente ansioso para ler a continuação - que inclusive já tenho - dessa maravilha em forma de livro.

Vale contar que, da mesma forma que as pessoas que me indicaram o livro estava absolutamente certas a cerca de sua magnitude, ambos também me alertaram sobre o tédio gigantesco que eu sentiria nos primeiros capítulos (ou primeiras 100 páginas). E, afinal, estavam, de certa forma, corretos. O início do livro é algo um pouco puxado e arrastado de se ler devido a apresentação dos personagens e no que eles significam e virão a agregar para o resto da história. Mas, se quiser confiar em um completo estranho na internet, leia e goze de uma das melhores leituras fantasiosas que conhecerá na vida.

Vogel 03/03/2024

Um livro lento, para ler aos poucos, mas de todas as formas maravilhoso. Eu tive contato com esse livro em 2021 e não havia terminado de ler, agora em 2024 coloquei ele como meta, comecei desde o início novamente e simplismente não consegui mais largar. É uma fantasia incrível, mas não é para todos, mas é uma leitura deliciosa! Os personagens são na grande maioria muito legais, e o Kvothe... é uma pessoa sofrida mas que não desiste das coisas facilmente. Valeu a leitura, ainda bem que resolvi voltar a ler, pois realmente me surpreendeu!

Sabrine 02/03/2024

Melhor livro que li até agora!
Vou começar essa resenha dizendo que provavelmente será a maior que já fiz, com o máximo de detalhes que eu lembrar, então terá spoilers. Não leia se não tiver terminado o livro. E estará bem longe de ser uma resenha formal, eu quero lembrar das reações que tive toda vez que reler. É bom dizer que eu tenho uma péssima memória, e que li esse livro ao longo de pelo menos 3 meses. Então é surpreendente que eu lembre tanta coisa ?
Preciso começar dizendo que esse é o melhor livro que já li em toda minha pequena vida de leitora. Eu quero chorar, só de pensar que parece que vai faltar palavras pra descrever o que esse livro vai mudar no meu caminho com os livros a partir daqui.
O dom que esse autor possuí pra escrever é surreal. Queria ter ao menos 000000000,1% da habilidade. A forma que ele descreve as cenas, o que o personagem está vendo, sentindo, tocando é impressionante. Por incontáveis vezes eu senti por dentro as mesmas sensações. Quantos livros são capazes disso? AAAA É incrivelmente adorável como mesmo o livro sendo detalhado, muito raramente se torna cansativo, na verdade tem momentos que dá vontade de implorar pra que o autor adicione ainda mais coisas pra que o livro fique maior. Juro, eu leria esse livro com maior prazer do mundo se ele tivesse mil páginas.
O livro inteiro é repleto de exemplos pra que o leitor entenda o que personagem sente, ou entenda os pensamentos dele, o que está dentro dele. De verdade, essa parte de exemplificar foi o que mais me ganhou nesse livro. Sabe quando estamos sentindo algo e não conseguimos colocar em palavras? Esse autor sempre consegue e de formas tão tão perspicazes e compreensíveis.
Como quando Kvothe conta da morte dos pais dele, de como foi ficar sozinho na floresta, de quando quebraram o alude dele, de como ele fala como foi pra ele conhecer a Denna, o que ele sentiu quando levou as chibatadas, o que ele sentiu quando percebeu que os amigos dele da Universidade realmente gostavam dele, a raiva dele quando o Ambrose quebra o outro alaude, como ele se sente quando chama o nome do vento, o que ele sentiu quando estava com a Denna em diversos momentos: quando reencontrou ela, quando ela acompanhou ele na busca do Chandriano. Meu Deus, muitos muitos muitos momentos que poderiam estar em outros livros, e seriam cenas maravilhosas, mas com as explicações que o autor inclui se tornam surreais, acontecimentos que seriam maravilhosos se tornam acontecimentos SURREAIS de se ler, de se sentir, de entender o personagem. Sei que estou sendo repetitiva mas é que infelizmente não sei exemplificar como ele kkk
Outro ponto positivo, a história tem pontos principais que se fecham, e isso no final do livro, o que me fez ficar olhando pra porcentagem e pensar ?Mas já vai acabar? Não quero que acabe.? Então pontos que eu amei ler: ele ter conseguido vingança com o Ambrose, ele ter conseguido pagar a Devi (nessa parte eu queria que tivesse descrito como foi o encontro, infelizmente não teve), ele ter conseguido entrar no Arquivo (ter descoberto a passagem), ele ter conseguido ter o melhor alaude, ele ter conseguido informações sobre o Chandriano (apesar de sei que essa parte não fechou porque deve estar no outro livro ?).
3° ponto positivo: o autor muito raramente coloca o protagonista como um protegido, sortudo.
A história do Kvothe é de embrulhar o estômago nos capítulos que se seguem após a morte dos pais dele, quando ele fica em Tarbeam então? e não para por ai, vai se estendendo ao longo do livro com uns pingados de momentos bons, que quando acontecem é simplesmente impossível não vibrar por ele. Isso foi extremamente satisfatório de acompanhar ???
Ok, vamos falar do romance, eu não estava esperando o quanto a relação dele com a Denna iria servir momentos gostosos. E olha que eu achei poucos momentos, mas por serem poucos que acho que se tornaram tão bons. Pra além dos momentos deles, o que mais me cativou foi a forma que ele fala dela? e mais uma vez, dom do escritor de exemplificar. Realmente muito bonito, o cuidado que ele tinha, a admiração, o respeito, o compreender como ela era e quem era. E ali no final ele só abraçar a relação que eles tinham. Até eu aceitei, mesmo sendo a que quer a todo custo que o casal fique junto sempre. Não teve um beijo? e mesmo assim foi tudo muito bonito de acompanhar.

Grifei incontáveis frases, até mesmo páginas, salvei páginas porque nossa? muito bom.
Tenho certeza que quando e se o autor lançar a continuação (?) vou reler ele com maior prazer do mundo.
Então? no contexto geral esse livro merece mil estrelas e o espaço todinho!
Ness_blackthorn 02/03/2024minha estante
Tem romance?

Sabrine 26/03/2024minha estante
Teeeeem. Muito bom, inclusive

DidiVioletta 01/03/2024

Incrível
Meu Deus que livro foi esse! Que livro incrível. Eu amei cada jornada que o protagonista passou, torci por ele em cada pagina.

cmaster_sz 01/03/2024

Denna
Eu gostei bastante da história, só espero que tenha mais viagens do reshi pelo mundo no próximo.

"eu saio de onde não sou bem-vinda. Todo o resto posso arranjar no caminho"
anelymwho 02/03/2024minha estante
denna

cmaster_sz 02/03/2024minha estante
a melhor né ?

anelymwho 02/03/2024minha estante
há controvérsias

Beatriz.Morais 29/02/2024

Comigo não deu certo, tive que abandonar. O livro é parado e acabou por me dar crise de ansiedade, ele contando as coisas no passado e eu ficando ansiosa para saber como iria se desenrolar os acontecimentos. Fui seca esperando lutas e milhares de revitavoltas e estava na página 450 e nada acontecia.

Priscila 29/02/2024

Favoritado provavelmente pela excelente narração de Cláudio Amado no Audible. A história prende, e apesar de Fantasia ser o gênero que menos gosto, o suspense da trama e a ousadia de Kvothe são apaixonantes. Livro perfeito. Recomendo para todos.