Mar da tranquilidade

Mar da tranquilidade Katja Millay

Resenhas - Mar da Tranquilidade

Lizzy 15/09/2014

The Sea of Tranquility é o livro de estreia da americana Katja Millay. Fiz uma breve pesquisa sobre o êxito da obra e fiquei absolutamente surpreendida com as mais elogiosas referências nos sites especializados. O incentivo foi imenso e tão logo tive acesso ao livro através de uma cessão muito especial, ingressei na história e, literalmente, fui sugada. Após algumas horas de sono e algumas xícaras de café, concluí a leitura e senti algo totalmente diferente de quando eu comecei, uma satisfação de ter tido a oportunidade de apreciar algo tão profundamente emotivo, eloquente, capaz de deixar sua marca no leitor.

O livro está classificado como uma obra voltada para o público jovem adulto. Eu não concordo com isso. A proposta da autora vai mais além. Ela ousa se afastar dos clichês usuais e apresenta um texto extremamente realista e maduro, capaz de atingir todos os públicos possíveis. Uma escrita magistral, envolvente, simples, mas está longe de ser inerte. Ao contrário, somos provocados a sentir o que os personagens sentem, suas aflições, seus medos, suas necessidades. A odiar e a amar junto com eles.

Nastya tem dezessete anos e está recomeçando em uma nova cidade, em uma nova escola. Ela agora está na companhia da sua tia Margot e se afastou de sua família de uma forma que nem mesmo ela sabe explicar. Ela somente tem consciência de uma coisa, o acontecimento de um dia mudou sua vida para sempre. A menina prodígio que preenchia o mundo com sua música ao tocar piano, se transforma em uma jovem que não falava há quase dois anos. Simples assim, ela decidiu não falar mais. Além disso, ela busca um refúgio em uma aparência não convencional, roupas pretas e escandalosas, maquiagem pesada, tudo com o intuito de repelir, ela não quer se socializar, ela não quer ser amada e, acreditem, ela tem sérias razões para isso.

O plano de Nastya seria perfeito se vivêssemos em uma bolha. Mas esse é o mundo real e não há hipótese alguma disso acontecer. Ela claramente percebe isso quando se depara com Josh Bennett. Inicialmente ele é apenas um garoto que se sentava isolado em um banco na hora do intervalo. Não, não é apenas isso. Na verdade, ninguém se aproxima dele. Ele definitivamente é diferente. É como se ele estivesse isolado por uma espécie de campo de força invisível afastando todos os inconvenientes, algo que ela sinceramente cobiçava para si. O que ela não sabe é que Josh tem uma forte ligação com a morte. Ele perdeu todos os seus entes queridos. Toda a sua família. Desde os oito anos de idade ele teve que conviver com a dor da perda. Todos conhecem sua trágica história de vida. A morte de sua família o tornou imensamente rico e sozinho.

Esse improvável casal aos poucos cria uma forte relação. Não é um encontro qualquer, é como se o destino tivesse movido suas peças e unido essas almas tão feridas. Ambos possuem suas fugas, Nastya corre e possui uma verdadeira obsessão com o significado dos nomes. Josh adora criar móveis de madeira, um ofício que ele aprendeu com seu pai e que o tranquiliza e preenche suas noites. Ele também encontra amparo na amizade de Drew, o atraente e conquistador colega de classe de ambos. Em uma das noites em que Nastya corria, inconscientemente, seus passos a levam até a casa de Josh. Ele trabalhava em sua garagem. A partir daí eles criam um vínculo que ambos não desejavam, e a linha tênue da amizade e da confiança vai se formando e se transformando em algo muito maior, inesperado, mas com uma intensidade irresistível.

O casal possui uma química muito forte, uma empatia, eles se completam, isso é algo que me agradou muito. Nastya é um personagem difícil, complexa, sua melancolia não é algo que agrada imediatamente, mas aos poucos somos tragados para o seu mundo e logo somos induzidos a querer compartilhar com ela suas dores. Josh não é diferente, ele foi obrigado a amadurecer antes do tempo, um jovem envelhecido pelas experiências de vida, mas sua relação com Nastya é algo novo que o pega totalmente despreparado.

Não poderia deixar de mencionar a importância dos personagens coadjuvantes, com destaque para Drew que, por trás de uma aparência frívola e desapegada, mostra como uma amizade incondicional deve ser, o que foi uma grata surpresa durante a leitura.

A cada capítulo em que as parcelas das vidas de Nastya e Josh são reveladas eu sufoquei a emoção. A densidade dos acontecimentos pesa sobre os ombros do leitor e eu queria desesperadamente o alívio, o mesmo sentimento compartilhado pelos personagens. Entretanto, o enredo é sabiamente conduzido para mostrar que, apesar dos acontecimentos trágicos dos quais não podemos nos esquivar, a vida consegue traçar segundas oportunidades e recomeços quando menos esperamos.

Tacila 03/10/2014minha estante
Eu perdi as contas de quantos livro eu já li só por causa das suas resenhas, obrigada por essas ótimas indicações beijos.

Lizzy 03/10/2014minha estante
Obrigada Tracila =D, fico feliz por incentivá-la. Bjs

Ivanete.Bampi 10/10/2014minha estante
Eu li por causa da sua resenha, e confesso que não sou muito fã de romances contemporâneos que envolvem pessoas de 17, 18 anos de idade, pq já dobrei isto faz tempo e muita abobrinha me enjoa. Porém, este livro me deixou sem palavras, é uma escrita absolutamente envolvente e sai totalmente do lugar comum. Obrigada pela sua resenha, ela é perfeita e foi muito útil ao me fazer buscar este livro que fala ao coração.

Lizzy 10/10/2014minha estante
Obrigada Ivanete pelas preciosas palavras. Bjs

Angela 15/10/2014minha estante
Eu estava com dúvidas se lia o livro ou não, mas você me incentivou muito com sua resenha. Parabéns!!! Bjos

Lizzy 15/10/2014minha estante
Agradeço Angela, boa leitura!!! Bjs

Lucila 23/11/2014minha estante
Menina Lizzy,
Que bom ler suas resenhas aqui. Gostava muito em Romances in Pink e como as resenhas pararam ali, te encontrei aqui. Ótimas como sempre.
beijinho

Lizzy 07/01/2015minha estante
Oi Lucila, vi seu recado agora, me desculpa, o skoob não está notificando sempre. Sobre o romancesinpink, eu era uma colaboradora eventual, assim como outras colunistas, no entanto a proprietária do blog deu uma pausa, eu também gostava muito do blog, foi um dos primeiros no estilo que eu acompanhei. Bjs

Jhe 03/01/2022minha estante
Adoro esse livro, tenho ele e o leio uma vez no ano. ?

Lizzy 31/01/2022minha estante
Eu também li mais de uma vez =)

Thaynara.Nasciment 23/07/2022minha estante
Tô lendo agora por enquanto estou amando ele.

Thaynara.Nasciment 14/12/2022minha estante
Virou o meu livro favorito de todos,essa linda História de Nastya e Josh Bennet,de amor,superação e um romance jovem de tirar o fôlego,e foi totalmente gratificante apreciar essa leitura tão especial.

Jessica A 13/06/2016

Belamente trágico e incrivelmente comovente!
Completamente apaixonada e encantada com esta história!

Há muito tempo eu estava precisando ler livros mais profundos, que toquem na alma, lá no fundo que nos deixa espantosamente aparvalhada com a beleza da escrita e das histórias fornecidas. E depois da leitura de Sr. Daniels, acho que mais do que justo (e por puxões de orelha) comecei a ler Mar da Tranquilidade (pqp, como não peguei nesse livro antes!!!!!!) e me apaixonei a primeira lida.

Dois personagens quebrados e machucados, que deixaram de viver só para existir. As coisas que aconteceram com eles são bem complicadas e difíceis de aceitar, são dois mundos cheios de tragédias que se colidem trazendo finalmente a redenção, a amizade, o amor e a cura.

Nastya tem um dor terrível, pelo o seu maior sonho ter se desfeito de uma hora para a outra, num passe de mágica ter ido por água abaixo. Ela começa a viver uma segunda vida, com uma força interior surpreendente, porém sem esquecer as memórias de dor e sofrimento, tirando aquela menina feliz e sonhadora que um dia ela já foi. Já Josh é igualmente quebrado, perdeu todas as pessoas que ele mais amava e com isso, se oculta do mundo ao seu redor. Esperando que a vida vá tirar dele mais alguma pessoa que ele ama.

De uma forma gradual o relacionamento entre eles acontecem, sendo bastante angustiante, mas ao mesmo tempo bonito. Com dois personagens totalmente danificados, só que fortes. E com uma mensagem linda de segunda chance e de que todos nós precisamos apreciar e viver mais a vida que temos, em vez de ficar reclamando e se lamentando por coisas insignificantes.

Eu fiquei apaixonada pela a escrita da Katja Millay, sendo impecável, tocante e angustiante. Adoro quando isso acontece uma hora o livro está tranquilo e de uma hora para a outra a autora joga uma bomba que nos deixa de cabelo em pé, brincando com a minha mente e com as minhas emoções.

Sem falar nos outros personagens que foram muito bem construídos, principalmente o Drew, que foi a cereja do bolo. Nunca li um personagem secundário tão excêntrico como ele. Amei!

Se recomendo?! Lógico né!
Nota: 5 s2s2s2s2 favoritaço!!!
Janna 13/06/2016minha estante
Sabia que você iria amar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Crika || @pitacosliterarios 13/06/2016minha estante
Obaa!! Vc ter gostado é um bom sinal rsrs. Tenho aqui e ainda não li

Daiane567 13/06/2016minha estante
Amei esse livro tbm! *-*

Jessica A 13/06/2016minha estante
Janna, sério mulher!!! MUUUUUUUUUUUUUUUITO obrigadaaaaa!!!! :D :D :D é lindo demais!

Jessica A 13/06/2016minha estante
Crika, é lindo, perfeito, maravilhoso, encantador, ........... leia cara!

Né Dai?! Lindo cara! s2

Crika || @pitacosliterarios 13/06/2016minha estante
Vou ler sim, depois te conto ;)

Jessica A 13/06/2016minha estante
Isso! Certeza que ele vai te tocar tanto quanto ele me tocou :)

Gabi 13/06/2016minha estante
Se morasse perto ia te dar umas livradas kkkkkkk

Jessica A 14/06/2016minha estante
Coitada da minha pessoa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tícia 28/03/2018

Sabe quando você lê um livro e tem um monte pra falar, só que um estranho bloqueio desponta lá do caralho e te faltam palavras?
Eu e Mar da tranquilidade.

Na primeira vez que li esse livro, fiquei tão de cara que não consegui esboçar sequer um comentário relevante.
Na segunda, porra nenhuma também.
(Sim, releio favorito como engulo brigadeiro).

Daí, na terceira vez, decidi que ia escrever alguma coisa nem que fosse na dentada.
Porque precisamos falar sobre esse livro.

Mar da tranquilidade é uma história que te faz pensar muito.
E o mais impressionante é que ao reler, sempre me identifico (de novo e de novo) com alguma cagada diferente, defecada por um dos personagens.

Em outras palavras, sempre vem aquele insight de o quão escrota já fui com determinadas pessoas, pelos motivos mais imbecis.

Quantas vezes medi o valor ou caráter do alheio baseando-me em sua aparência?
Ou fui egoísta desejando que a dor de um amigo acabasse porque EU (com ênfase na egolatria) não entendia ou não aguentava mais, afinal, a dor do outro desconcerta quem está próximo. Não é confortável. Você não sabe onde põe as mãos.
Podre, mas verdadeiro.

Ou então, quantas vezes afastei alguém ou me fechei porque não sabia ou não queria lidar com os sentimentos, afinal, devolver afeto na mesma medida é questão de entrega, exige muito.

A história:

Josh e Nastya são mocinhos que possuem suas próprias legiões de fantasmas. Ambos têm apenas 17 anos, mas puta que pariu pra carga que já carregam no lombo.
Ele é um solitário com poucos amigos que encontrou refúgio na marcenaria.
Já Nastya, não fala há mais de dois anos e repele qualquer um que ouse tentar se aproximar, inclusive sua família. Por que ela faz isso? Porque foi vítima de um monte de bosta repleto de maldade gratuita, também conhecido como ser humano.

Bem, o fato é que contra todas as probabilidades, Josh e Nastya tornam-se amigos. E a amizade evoluiu pra mais. Mas a questão é: como se relacionar com uma pessoa que afasta qualquer um que se aproxime de mais?
Imagina o nível da complicação.

E a história anda, desanda, com direito a choro, raiva, alegria, riso e, nesse meio, lá estava eu na oscilação de sentimentos que a história provoca, numa tensão doida que fode com o emocional de qualquer um.

E confesso que o jeitão da Nastya dá nos nervos porque você fica vendo quem vale a pena só na boa intenção e ela lá, só no coice. E por conta disso, ela faz merda e, numa reação desgraçada em cadeia, o Josh vai lá e faz outra merda maior ainda. Ou não, sei lá. Tô sensível.
Preciso de um abraço.

Vou falar mais nada não.
Prefiro que você leia esse livro se ainda não leu.
Aliás, por que você ainda não leu???

Recomendo com todas, TODAS as forças.

;)

Visita nozes lá na página!

Nati 29/03/2018minha estante
" Quantas vezes medi o valor ou caráter do alheio baseando-me em sua aparência?
Podre, mas verdadeiro."

Manoooo!!! Nem sei o que falar... só queria pedir autorização para "roubartilhar" esse trecho da sua resenha e postar em todas as redes sociais que tenho, porque as pessoas precisam ler isso.

Cláudia.Borges 29/03/2018minha estante
Você como sempre ótima nos comentários. Amei esse livro com a mesma intensidade que você , pelo visto.
Também o recomendo com todas as forças.
Lindo de doer.
Obrigada pela resenha .

Tícia 29/03/2018minha estante
Sério, Nati? kkkkkkkkkkk
Pode, sim. A gente é podre desse jeito. kkkk

Tícia 29/03/2018minha estante
Brigadão, Cláudia.
Esse livro é realmente muito lindo, mexeu muito comigo.
Por mais livros assim no mundo. ;)

Nati 29/03/2018minha estante
Sériooooo!!! Isso é muito real e acontece demais com a gente, né? E talvez na maioria das vezes nem nos damos conta.

Cláudia.Borges 30/03/2018minha estante
????

16/07/2018minha estante
por que suas resenhas são sempre as melhores?

Leticia.Jardim 07/08/2018minha estante
Eu não tenho palavras pra descrever esse livro.
To destruída.

Grazii.Moura 11/09/2018minha estante
Amoo esse livro já li várias vezes uns dos favoritos sou apaixonada pelo Josh da vontade d abraçar e não larga mais RECOMENDOOOO

Caroline Gurgel 18/11/2014

Leitura maravilhosa
Eu tenho feito constantemente anotações na minha cabeça dizendo que vou deixar de ser coração mole e passar a dar 5 estrelas somente a livros excepcionais, com escrita impecável e blá blá blá. Então me deparo com uma história emocionante e todos os meus planos caem por terra. Não sou imune à emoção, não ainda - e talvez não queira nunca ser.

Mar da Tranquilidade é um romance voltado para o público jovem-adulto que conta a história de Nastya, uma garota de 17 anos, cheia de segredos e mistérios, que muda de cidade e passa a se esconder sob roupas pretas e muita maquiagem, não quer ser vista, não quer piedade, não quer nada de ninguém e não fala uma palavra desde um certo acontecimento cerca de três anos antes. Nastya perdeu o que tinha de mais precioso e se sente morta, até que vê em Josh, um garoto que também se esquiva de todos e sofre ainda a perda de sua família, um pouco de si mesma. Sem perceber, começa a entrelaçar sua vida na dele e surge uma linda história, construída dia a dia, passo a passo, batalha por batalha. Poderá um ser a salvação do outro?

A narrativa é feita em primeira pessoa, em capítulos que se alternam entre os pontos de vista de Nastya e Josh, em um ritmo bem lento, porém deliciosamente gostoso. É incrível quando o autor consegue a proeza de escrever uma história sem pressa alguma e ainda assim torná-la prazerosa.

Os personagens são extremamente cativantes e vão lhe conquistando e lhe envolvendo ao longo da trama. Fico encantada quando consigo sentir como se estivesse dentro deles, como se eu fosse parte de tudo, como se a dor deles também fosse minha, cada pequeno sorriso também fosse meu, como se eu tivesse uma pontinha de participação em cada batalha vencida. Estar na pele deles me fascina e Mar da Tranquilidade me proporcionou isso.

A personalidade dos personagens é muito bem construída, sem ser óbvia demais, certinha demais ou errada demais. São palpáveis, são críveis, têm mais de um lado, são reais. A princípio parece que serão clichês estereotipados, mas prova-se o contrário, mesmo com os secundários. E aí preciso abrir espaço para falar de Drew. Que personagem maravilhoso! Drew é um amigo perfeito da maneira mais esquisita que você possa imaginar. Pensei que iria odiá-lo, terminei amando-o.

Passei a amar cada gesto de Josh, cada trapalhada de Drew, cada desenho de Clay, cada movimento de Nastya. Deu para amar até seus bolos e cookies, os jantares na casa dos Leighton... deu para se enfarar de sorvete, sentir o cheiro do verniz e o cansaço das corridas... deu para visualizar o clarão da garagem de Josh em plena escuridão da noite. Deu para sentir tudo, e mesmo com toda a dramaticidade, a narrativa não é depressiva. É triste, nos aperta o coração, mas estamos sempre esperançosos e cada pequena conquista nos conforta e nos aquece.

Recomendo de olhos fechados essa bela história que fala de perdas, recomeços, fraquezas, medos, angústias... fala de dor, de luto, da importância de acreditar, de esperar, de saber ouvir, de ser paciente... fala de amizade e de quanto ela pode tirar alguém da escuridão... fala, especialmente, de amar, do amor que não se prevê, que não se programa, do amor que simplesmente acontece. Do amor que emociona. Cinco lindas e românticas estrelinhas.

site: www.historiasdepapel.com.br
Tícia 18/11/2014minha estante
Esse livro é perfeito. Um dos favoritos.

Lainha 18/11/2014minha estante
Eu viajo nas palavras da Caroline. ...

Jakeline 18/11/2014minha estante
Minha próxima leitura seria UM DIA DE CADA VEZ, mas depois da sua resenha vou de MAR DE TRANQUILIDADE rsrsrsrs

Caroline Gurgel 18/11/2014minha estante
Tícia, também amei. Fiquei morrendo de pena de terminar rs

Caroline Gurgel 18/11/2014minha estante
Meninas, vale super a pena. É um livro sem pressa, super envolvente. Espero que gostem :**

Nanda Claret 27/12/2014minha estante
O final é triste?

Caroline Gurgel 19/01/2015minha estante
Nanda, desculpa a demora em responder, mas só vi agora - o skoob não me avisa mais por email :/
O final não é triste ;)))

Thaise66 22/08/2019

Nastya, Emilia, Em, Milly... Flor do Dia.
"Eu te amo, Flor do Dia. - digo, antes de perder a coragem.- E não estou nem aí se você quer que eu ame você ou não."

Derramei algumas lágrimas, mas passo bem.
Nastya é o tipo de protagonista que odiamos e amamos ao mesmo tempo, é complicada e ao mesmo tempo muito fácil de ser decifrada, é sincera e ao mesmo tempo sabe mentir muito bem, ela é o tipo de mocinha que foi construída com mínimos detalhes.
Josh é o protagonista que amamos assim que aparece no livro, é o tipo de pessoa que encontramos na rua, que não olha para o lado para responder um bom dia, e na verdade concordo e muito com ele nesse ponto, até porque nem sempre estamos em um dia bom. Mesmo sabendo tudo o que tinha acontecido com ele durante a vida, para mim ainda foi uma surpresa descobrir cada nuance dele ao desenrolar do livro.
Na verdade, foi o tipo de livro que me surpreendeu do começo ao fim, simplesmente por nos mostrar um lado da personalidade deles a cada linha escrita, e mais surpreendente ainda ver que eles são somente adolescentes, descobrindo o que significa viver, e admito que foi uma experiência incrível.
Não posso dar detalhes dessa enorme história da protagonista porque sinceramente iria estragar com o suspense, mas adianto logo que é um livro sensível, tocante, engraçado, forte e amoroso, com personagens melhores ainda, e com o final simplesmente arrepiante.
PS: Tudo o que há na capa do livro, é explicado no decorrer do livro, não literalmente, mas foi captado.
Fabi129 23/08/2019minha estante
Sabia q vc ia amar!

Thaise66 23/08/2019minha estante
Amei, amei Fabi \o/

Carol 05/04/2020minha estante
Quero mais livros como esse que emocionam e que amamos

Thaise66 07/04/2020minha estante
Sim Carol, os livros que nos faz pensar sobre tudo, e que nos faz chorar de emoção, em que nos vemos nos personagens

Carol 07/04/2020minha estante
Alguma dica? Estou carente dessas emoções

Thaise66 10/04/2020minha estante
Carol, eu indico Tudo por Amor de Judith, Todo o ar que Respiras, Aos Perdidos com Amor e From Lukov With Love.
Eu amo todos eles, e os personagens trazem consigo muita emoção, prepare-se para chorar ;)

Carol 10/04/2020minha estante
Ahh obrigada pelas dicas!! Desses eu já li Todo ar que respiras, Aos perdidos com amor .. os outros vou buscar ?

Kelly Martinez 13/05/2017

Não me pegou de jeito!
Eu sei q posso tá com probleminha de cabeça mas ... posso falar? Não achei esse livro tuuuudo não!
Tudo bem q os adolescentes protagonistas tem lá sua carga de tragédias pessoais mas , sinceramente, o livro não funcionou comigo!
Achei o início bem arrastado e demorei muito pra me conectar com a história.
Lá pela metade do livro que comecei a deslanchar na leitura.
Dei 3 estrelas porque tô de bom humor!
Honestamente, sei q existem livros com um dramaticidade muito melhor barrada do que esse.
Se recomendo? Nem sei... se vc for ler sem muita expectativa... recomendo sim... caso contrário, nem tente!
Naná 14/05/2017minha estante
Também ñ funcionou cmg ñ

Kelly Martinez 14/05/2017minha estante
Né? Vi tanta gente falando bem, achei q ia me apaixonar... mas nada aconteceu!

Naná 14/05/2017minha estante
Algum dos personagens precisa ser cativante, já leu raio de sol e beleza perdida?

Kelly Martinez 14/05/2017minha estante
Então, menina... tenho os 2 e vc acredita que não li?! Acabei um livro agora é tava pensando em algum livro pra começar a semana... acho q vou de "beleza perdida" . Vc gostou?

Naná 14/05/2017minha estante
Foi meu livro favorito desse ano até agora! Vou te adicionar depois vc me conta o que achou? Terminei Raio de Sol hj gostei muitooo mas Beleza Perdida é melhor!!

Kelly Martinez 14/05/2017minha estante
Ótimo! Vou começar Beleza Perdida!
Brigadaooo pela dica! Depois te falo o que achei!

Ana Ramos 14/05/2021

Envolvente
Que livros maravilhoso, sensível, forte.
Essa leitura realmente me surpreendeu, eu amei a hsitoria, os traumas, sentir as dores do nosso casal, e que química, que lindos. Queria mais dessa história, quero mais deles, queria ver nossa personagem bem, mesmo sabendo que agora ela está no caminho certo pra isso. Foi lindo.
LuaTeresa 14/05/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem gatilho ou cena +18? Não gosto de hot

Ana Ramos 14/05/2021minha estante
Hot não tem, mas tem gatilho, porque tem algo que aconteceu com a garota ( não foi abuso) mas não sei, se quiser q eu fale oq foi pra vê se vc leria, eu falo.

Ana Ramos 14/05/2021minha estante
Tem cena, mas nada hot é bem neutra, não dá pra falar mais se não vou fazer perde a graça do livro rs

LuaTeresa 14/05/2021minha estante
Entendi. Não precisa dizer o gatilho então. Eu só estava preocupada mais com o hot mesmo porque não gosto. Mas obrigada por avisar

Ana Ramos 14/05/2021minha estante
Ah pode ler tranquila, não tem hot não ?? ser ler, me fala se gostou, espero que a história te cative, tanto quanto me cativou rs

Está certo. Obrigada

Alyne 28/07/2022

Mar da tranquilidade
Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!! (Minha reação durante o livro inteiro foi essa)
Aí gnt q livro foda, nem sei oq dizer, só leiam.
(E o segredo dela no final gente?????? Acabou comigo, estou chorando igual um bebê)

Quote q eu gostei:

"? Só para você saber? eu lhe informo?, um dia eu vou me cansar de dividir o seu afeto com aquela mesa de centro e vou obrigá-lo a escolher.
? Só para você saber? ele me imita?, eu cortaria aquela mesa em pedaços e a usaria como lenha antes de ter que escolher entre qualquer coisa e você."
Maila15 05/08/2022minha estante
Perfeito né, fez ou outra fico aqui olhando quem leu pra poder matar um pouco a saudade deles? amooo tanto esse livro, esse casal é tão maravilhoso ???????????????

LuaTeresa 29/09/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas tem hot? Não gosto

Alyne 29/09/2022minha estante
Tem não amg, pelo q eu me lembre

LuaTeresa 29/09/2022minha estante
Ok. Obrigada!!!

Grazii.Moura 16/10/2022minha estante
Meu livro preferido ?

Fabi129 24/10/2016

AMEI
''E se meu Mar da Tranquilidade fosse de verdade, seria este lugar aqui, com ele.''

Como é bom você dar uma chance a um livro, que meses antes você tinha adicionado no skoob e depois exclui pensando que era um livro besta.
Mar da Tranquilidade foi um livro que comecei ler sem muita fé que ia gostar.
Uma amiga minha já tinha lido este e como ela não gostou da personagem e tal, daí não quis ler também.
Mas como dizem, gosto é gosto.
E muitas pessoas já leram ele e gostou.
Daí resolvi dar uma chance.
E que bem-vinda chance foi.
Gosto de personagens que tem sua carga emocional já lotada de dramas, aqueles personagens perfeitinhos não me encantam muito.
Quando juntam 2 personagens assim, é amor à primeira leitura para mim hahahaha
Nastya Kashnikov é uma garota que tem um passado que esconde de todos na escola. Josh Bennett todos os dias se senta sozinho na escola e logo Natsya entra no mundo dele a fim de descobrir como um cara bonito desses vive sem amigos ao redor.
O que ela não sabe é que Josh tem seu próprio drama: ele vive sozinho em casa, todos da sua família morreram.
Muitos podem não entender Nastya por ela ser mesquinha com os pais, magoar que está perto dela.....
Mas se você parar para pensar tudo que ela passou ( É, NÃO VOU CONTAR O QUE ACONTECE COM ELA NÃO: SPOILER), dá para entender um pouco ela.
E a decisão dela não falar, foi para não se lembrar constantemente o que ocorreu com ela.
Josh também foi me encantando aos poucos.
Ah, lembrando que ele a chama de Flor do Dia.
Que amor s2 s2 s2

‘’ - Eu te amo, Flor do Dia – digo, antes de perder a coragem. – E não estou nem aí se você quer que eu ame você ou não.’’

Um livro de personagens imperfeitos, que se dão uma segunda chance e que te fará sofrer junto com eles.

Você merece conhecer a história de Nastya e Josh!
Josielem Lima 31/10/2016minha estante
Faz tempo que esse estou com esse livro pra ler e dava preguiça. Agora ne animei.kkkkkk

Fabi129 03/11/2016minha estante
ah lê sim amiga, eu gostei bastante da história :)

Josielem Lima 03/11/2016minha estante
Ja comecei...hehe

Fabi129 05/11/2016minha estante
aehhhhhh

Andréia Karoline 05/02/2015

Não consigo escrever nada sobre esses livros que me marcam de mais, foi assim com A Viajante do Tempo, Me Chamam Artemio Fúria, e agora com Mar de Tranquilidade...esse livro e terrivelmente doloroso, horrível e lindo ao mesmo tempo, não sei se recomendo,é uma leitura agridoce, e o tipo de livro que te faz deixar de enxergar o mundo tão colorido. Uma história de amor. redenção, perdão, salvação e segunda chance.
Dani Vale 05/02/2015minha estante
Comprei esse livro a uns 3 meses, estou adiando a leitura, pois todas as resenhas que leio sempre falam em um livro profundo e doloroso.

Andréia Karoline 05/02/2015minha estante
E é sim Dani, mas é lindo também, mas eu estou desesperadamente atrás de um livro bobo, bem felizinho para quebrar o "gelo" hahaha.

Dani Vale 06/02/2015minha estante
não sei o que aconteceu comigo, as minhas ultimas aquisições foram todos dramas, livros pesados! rsrsrsr. No momento estou lendo Os meninos dos Fantoches de Varsóvia, e estou amando.

Andréia Karoline 28/03/2015minha estante
Nunca Os meninos dos Fantoches, é bom? eu sempre dou um tempo depois de livros pesados assim, elas me deixam sobrecarregada.

Izabella 04/11/2016

Emocionante, perturbador, arrebatador!
MEU DEUS DO CÉU!
Por que eu não li este livro antes? Alguém sabe me dizer? Podem me bater, porque estou merecendo.
Que perfeição de livro! Trata-se de segunda chance, perdão, vida real.

Estava com receio de ler porque não queria algo tão profundo no momento, mas a imensidão de resenhas positivas é tão grande que eu tive que me render. Graças a Deus que me rendi.
Consumi esse livro, me emocionei, chorei, fui tocada.. o livro é intenso, perturbador, fenomenal.

Nastya é uma sobrevivente, uma guerreira. Josh é sobrevivente tanto quanto. O encontro dos dois poderia resultar em apenas uma de duas coisas: destruição ou salvação. Leia o livro e descubra no que deu! ;)

Adoro ler livros que me façam repensar a vida. Repensar os atos. Repensar a humanidade. Adoro livros que me toquem bem mais do que as páginas de uma história inventada. Este livro é NADA e TUDO que eu precisava ao mesmo tempo. Estou encantada, emocionada e transtornada. Acho que vou sonhar alguns dias com essa história.

"...nada do que eles façam poderá ser suficiente para consertar as coisas.
Então talvez eu ainda não seja capaz de acreditar no perdão,
mas consigo acreditar na esperança e
gostaria de acreditar no sonho das segundas chances."

Super recomendo a leitura, obviamente!
raissa.pinto.9 10/11/2016minha estante
Cara, todo mundo fala que ele é bom! Quero pra ontem!

Izabella 11/11/2016minha estante
Leia, Raissa!!! Urgente : )

Izabella 11/11/2016minha estante
Leia, Raissa. Urgente!!! Vc não vai se arrepender.. não tem como. ;)

raissa.pinto.9 11/11/2016minha estante
Na listinha de próximos!!

Lud 02/12/2014

Resenha Mar da Tranquilidade

Existe uma coisa que me incomodou desde o primeiro momento do livro: pessoas que se escondem atrás de modos e trejeitos da vida. No caso do livro, de uma mudez pra lá de forçada. Bem insisti porque amigas demais e pessoas com bom gosto me disseram que era o livro do ano.
E continuei mesmo depois de ele ter me cansado no meio da história com as diversas palavras escritas e não ditas pela personagem principal. E também porque existiam passagens e frases dignas de serem lidas e sublinhadas. Na verdade, lá pelas páginas cento e alguma coisa, a autora te brinda com frases lindas e para serem anotadas e guardadas em cadernos.

Mas chegando ao final, não posso nem mesmo dizer que me decepcionei. Na verdade esse livro me ajudou a descobrir uma certa preferência literária. Prefiro personagens egoístas, violentos e agressivos, que usam sua história peculiar pra agirem de modo a se defenderem de possíveis ameaças mesmo que as ameaças da vida sejam na maioria provocadas por eles mesmos. Aqueles personagens que erram por agir e não por se omitirem. Enfim, prefiro personagens que vivem, aos tropeços, mas que de
alguma forma caminham pra frente e não pra trás. Por pior que seja sua história.
Como diria o sábio: o final dela ainda pode sempre ser escrito.
Então a minha nota sobre esse livro ficou comprometida apenas por esse lado. Porque de resto, existe muita alma em cada linha e em cada página.
Tícia 03/12/2014minha estante
Pois é, eu entendi seu ponto de vista, principalmente sua preferência por "personagens que erram por agir e não por se omitirem". Dependendo da cagada que eles fizerem, se não me irritar ao ponto de eu abandonar o livro, tb prefiro assim.

Mas não concordo com o que vc disse da mudez ser forçada. Eu acho que cada pessoa reage a um trauma de forma diferente e supera (ou não) no seu próprio tempo, como foi no caso da personagem.
E todos nos escondemos de alguma coisa pq, no final das contas, não somos todos humanos e exatamente por isso, somos frágeis e não super-homens?
Porra! Que filosofia canastrona a minha! kkkkkkkkkkkk

Muita alma em cada linha frases lindas. Concordo totalmenteeeeee.
Resenha 10! Dorei.

Grazii.Moura 02/03/2015minha estante
Resenha muito boa parabéns!!!
me apaixonei pela historia os personagens, livro muito com uns dos preferidos !!!

Lud 16/07/2015minha estante
Tícia!
Sabe que super respeito sua opinião (você já me dobrou duas vezes para ler Colleen!!!) , mas sério, não é que não havia justificativa para a mudez, é que ela não me parecia tão ligada ao que de fato provocou o drama na história. Ela inclusive me levou a pensar que o segredo se tratava de outra coisa, um pouco mais escura do que o que realmente foi. Mas olha, para uma obra inaugural a autora está de Parabéns, porque pelo menos, fugiu dos clichês e com uma narrativa muito bem construída. Minha birra ficou apenas na personalidade dos personagens...
Obrigada, Grazi, que bom que gostou da resenha mesmo falando do seu livro preferido!

Mirelli 23/05/2015

Mar da Tranquilidade
"Até que morrer não é tão ruim assim depois que já aconteceu uma vez.
E eu já morri.
Não tenho mais medo da morte.
Tenho medo de todo o resto." - Nastya

Nastya é uma garota de 17 anos, colecionadora de nomes e seus significados, se veste de preto, sua válvula de escape é a corrida, ela corre para se afastar de tudo. E em um dia ela decidiu parar de falar para não precisar mentir, o silêncio é sempre mais fácil.
Josh Bennett é um garoto de 17 anos, aficionado por carpintaria, móveis antigos e tem na sua garagem uma oficina para suas criações, aprendeu com seu pai. Ele perdeu quase todos na sua vida, a morte o ronda e ele acha que Deus o que ver sozinho.

"Meu pai tentou me explicar, mas não tem como explicar que uma pessoa que você viu todos os dias da sua vida não existe mais." - Josh

Os dois acabam se encontrando, quando Nastya muda de cidade para fugir de tudo que a assombra. Ambos tem muito em comum, querem esquecer o passado e o modo como as pessoas os olham com pena e curiosidade. Precisam ser salvos das atrocidades da vida, porém nenhum dos dois é capaz de salvar o outro.

"Essa é a ironia entre Josh e eu, e fico envergonhada sempre que penso nisso. Ele não tem família. Ninguém para amá-lo. Eu estou rodeada de amor, mas não queria estar. Desdenho das coisas pelas quais ele agradeceria a Deus." - Nastya

Ah tempos não me deparava com uma história tão linda e trágica. Josh e Nastya são ótimos personagens, bem construidos e altamente explosivos, sim, há uma granada amarrada em suas vidas e ela pode explodir a qualquer momento.
Drew, amigo de infância de Josh é o personagem coadjuvante que eu mais odiei e amei até hoje, ele é um sacana, babaca (como ele mesmo diz), mas é só por fora, só quer fazer pose e botar banca, por dentro é um grande amigo, divertido, um cara preocupado e apaixonado, mas usa Nastya para manter a fama de garanhão.
No decorrer do livro, a amizade/amor dos três se transforma em algo surreal, eles são sensíveis e engraçados.
Josh é o cara mais fofo que 'conheci' rsrs na face da terra. Mesmo querendo ele não faz perguntas e respeita a Flor do Dia (Nastya) como ninguém. E juntos os dois vão aprender que a vida dá uma segunda chance e que o passado não precisa ser esquecido, ele deverá ser lembrado para que a força e a fé não se acabem.

"- Não é idiota desejar ver sua mãe de novo. (Nastya)
- Não é tanto que eu quisesse ver a minha mãe de novo, eu queria que ela visse você." Josh

Enfim, completamente apaixonada por esse livro, gostei de tudo, da história, da escrita da autora, principalmente pelos capítulos alternarem entre Josh e Nastya em primeira pessoa, as maravilhosas cenas construídas, as frases lindas ditas um ao outro e todos os personagens. O final não foi bem o que imaginei, gostei de tudo ter sido resolvido e de Nastya ter 'superado' um pouco as coisas, mas não gostei do motivo do ataque, foi tão sem lógica, tinha pensado em uma coisa o livro todo e no final foi bem aleatório mesmo. Mas não tirou a nota 5 com louvor. Leiam esse livro ele é um ensinamento.

"Não sei ao certo quanto tempo ficamos sentados na caminhonete de Josh, de mãos dadas, cercados pela escuridão e por arrependimentos silenciosos. Mas foi o suficiente para saber que vale mais a pena me agarrar à mão dele do que a quaisquer histórias ou segredos no mundo." Nastya

Léia 23/05/2015minha estante
Interessa trocar por algum meu?

Mirelli 30/05/2015minha estante
No momento não Léia.

Léia 30/05/2015minha estante
Obrigada!:)

Helô 20/03/2021

Recomeços....
Eu terminei de ler esse livro agora. Literalmente.
Não sei como eu me sinto realmente. Cada mínimo detalhe aqui é incrível, e com uma bagagem emocional bem grande. Lendo, percebi que uma pessoa pode sobreviver e não estar viva. Nastya podia ser considerada só uma garota problemática, uma vadia russa que não falava, mas era mais que isso. Ela passou por coisas terríveis e tem todo direito de tomar suas decisões. Josh tem um campo de força ao seu redor que Nastya consegue passar. Drew foi incrível. Os demais personagens fizeram toda a história ser emocionante. Clay, a família Leighton, Tierney, a família Ward e outros.
Sinto muito pela Emilia. Espero realmente que ela fique bem.
Josh e Nastya eram problemáticos, realmente. Mas não acho que seja só isso que os juntaram. Acredito no amor deles.
O livro é tão pouco conhecido que chega ser um pecado.
"Então talvez eu ainda não seja capaz de acreditar no perdão, mas consigo acreditar na esperança e gostaria de acreditar no sonho das segundas chances. Para nós dois." Um recomeço. Para todos eles.
Tassio 20/03/2021minha estante
Se for pra chorar eu já quero!!

Tassio 20/03/2021minha estante
Falam muito bem dele. Medo de ler e me decepcionar kksksk

Helô 20/03/2021minha estante
Decepciona não. Eu não chorei, mas é realmente muito emocionante. E tem um final bem legal, gostei muito

Bruna Britti 06/11/2014

***

Mar da Tranquilidade, da autora Katja Millay, é um sick-lit bem estereotipado na proposta do gênero: o enredo traz uma narrativa cujo relato emocional da protagonista transparece em sentimentos como dor, apatia, medo e até mesmo raiva de si próprio e do mundo a sua volta. A indiferença as pessoas e a autodepreciação são as características mais marcantes, e estão presentes em uma personagem em que o passado misterioso e cruel é desmembrado lentamente ao longo da história. Eu já comentei aqui uma vez que não gosto desse tipo de enredo especialmente pelas características melancólicas do gênero. Mar da Tranquilidade não foi a exceção.

Nastysa é uma garota que mudou-se para uma nova cidade com sua tia. Ela não fala, mas não porque nasceu muda. Ela simplesmente decidiu parar de falar desde o que ocorrera quanto tinha 15 anos. Sua vida perdeu a cor, seus amigos sumiram e ela não se importa com as pessoas da nova escola nem o que estes dizem a respeito de sua roupa preta decotada ou de sua maquiagem pesada. Todo dia Nastysa deseja ter morrido desde o ocorrido e, acredite, enfrentar uma nova escola é o menor dos males. É lá que ela conhece Josh, um garoto que fará com que as coisas comecem a mudar em sua vida.

Josh não parece muito sociável. Quieto e misterioso, o rapaz carrega um passado traumático, mas, após um encontro forçado e inusitado entre os dois, Josh e Nastysa começam a se aproximar. O relacionamento gradativo transforma duas almas perdidas e lhes dão a chance de um novo recomeço. Porém, Nastysa precisará enfrentar o seu passado antes de seguir em frente de dar a si própria a chance de um recomeço. Seria possível deixar tanta dor, ódio e sofrimento para trás? Será que algum dia ela seria capaz de ter uma vida normal novamente?

Narrado em primeira pessoa, sob pontos de vista alternados, Mar da Tranquilidade é uma história morna e apática. O tom delicado que a autora se propõe a passar confere um ritmo lento à história. Tanto o psicológico de cada personagem, quanto o envolvimento emocional entre eles, é ditado por passos sutis e quase imperceptíveis. A evolução da história parece não ocorrer, e tive a impressão, muitas vezes, de ficar estagnada num mesmo ponto. Aliás, a leitura só foi possível porque trapaceei e dei uma espiada no final para saber o que, de fato, ocorreu no passado da protagonista. A todo momento a autora nos fornece algumas pistas, mas fica a sensação do leitor ser enrolado para estender este mistério até as últimas páginas.

Por sem bem escrito, a leitura não foi de todo maçante. Mar da Tranquilidade é o relato emocional e por vezes tocante da dor e do sofrimento de uma pessoa que teve o seu psicológico abalado de forma cruel. A história aborda o luto pessoal e a recuperação gradativa de alguém cuja vida foi destruída em algum momento. Neste ponto, o livro atingi sua proposta. Porém, Mar da Tranquilidade peca por levantar outros elementos como o romance, por exemplo -, e não explorá-los de forma satisfatória. Josh e Nastysa até possuem um bom entrosamento, mas falta aos dois um aprofundamento maior. Os dois passam a maior parte da história sem de fato se conhecerem, e levam muito tempo para engatarem diálogos mais concisos e interessantes.

No final, quando os segredos vêem a tona, tudo parece muito abrupto e terminado de forma conveniente. O desfecho para determinado personagem uma peça chave do livro -, ficou à margem da história. Se no começo a autora desliza por se prolongar muito, nas últimas páginas a solução para resolver as questões propostas parecem apressadas, sem o cuidado que um tema deste requer. Enfim, Mar da Tranquilidade foi uma leitura muito mediana, cheia de altos e baixos.

site: http://supremeromance.blogspot.com.br/2014/10/mar-da-tranquilidade-katja-millay.html
Thainá Cristina 09/11/2014minha estante
ÓTIMA resenha! Exatamente o que achei!!

Bruna Britti 10/11/2014minha estante
Obrigada! :)

Dan 09/03/2015minha estante
Gostei da resenha sincera!
Esse livro realmente nos força a trapacear, pois também tive vontade de espiar o que aconteceu com a Nastya quando estava na metade do livro e senti que ele estava se arrastando demais.
Acho que a própria autora sabe que não foi consistente do início ou fim da história julgando pela última frase nos agradecimentos: "A vida é curta e as listas de livros por ler são longas. Sei que o tempo é precioso e agradeço por ter dedicado parte do seu a este livro."