Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga

Resenhas - Marília de Dirceu

Luan 25/01/2024

Arcadismo em estado puro
"Eu tenho um coração maior que o mundo,
Tu, formosa Marília, bem o sabes;
Um coração..., e basta,
Onde tu mesma cabes."
Para mim, esses são os versos mais bonitos de todo o livro. Por meio de inúmeras liras bucólicas, Tomás Antônio Gonzaga quis homenagear sua amada em uma época em que o brega não era brega e em que o romantismo ainda estava em pleno desenvolvimento e, portanto, não era clichê. Só o amor poderia fazer com que alguém transmitisse em palavras tão efusivas tudo aquilo que sentia no coração. Nem os problemas políticos, nem a distância da sua amada, nem qualquer empecilho impediram o autor de colocar toda a sua emoção nos versos, expondo sentimentos de modo a deixar uma marca por toda a história da literatura brasileira. Tão grande era sua paixão, que por vezes se torna até repetitiva a leitura. Mas, entendo perfeitamente a dificuldade de expressar em poucas e simples palavras um amor que se sente no fundo da alma, um amor pelo qual vale a pena viver. Terminando a resenha, desejo que a modernidade valorize poesias clássicas como esta e nunca deixe esse homem romântico, exageradamente exagerado, morrer.
Henrique 25/01/2024minha estante
Vô tê q lê dps dessa

Sofia 25/01/2024

Poético e belo apesar de me faltar a habilidade cognitiva
Demorei mil anos pra ler. Mas amei! Quero muito estudá-lo mais a fundo pra entender todas as partes que ignorei e passei direto ?

niica00 19/01/2024

"nem me cega a paixão, que o mundo arrasta;
pra viver feliz, Marília, basta
que os olhos movas, e me dês um riso."

Matsufugi 14/01/2024

Mais ou menos
Um livro de poemas que giram entorno de Dirceu e de seu amor por Marília. Divido em 3 partes, a primeira apresenta o amor e a exaltação do homem pela moça, o segundo a sua melancolia por estar afastado dela, mas o terceiro não me passou mensagem nenhuma, é bem confuso e necessário entender o contexto histórico no qual se passa a escrita.
Apesar disso, o livro conta com referências à Grécia antiga e suas mitologias e também outras literaturas, tornando o livro bom.

Lau Pinheiro 01/01/2024

Primeiro do ano e primeiro da fuvest!
Por ser uma leitura obrigatória achei que eu iria odiar BEM mais, mas achei tão legal os poemas e ele criou as metáforas mais bonitas e inteligentes possíveis pra homenagear a sua amada. depois da parte 2 o livro fica bem mais sério e pesado, devido ao contexto de vida do autor, mas mesmo assim a leitura não se tornou árdua. o arcadismo é realmente uma escola literária delicinha de se ler.
gosto bastante de mitologia grega, então ver menções aos heróis e deuses gregos foi bem interessante!
a meta é achar alguém que te dedique poemas como os de dirceu à marília.

JosA225 31/12/2023

Dirceu de Marília
Uma estória de amor da vida real. O inconfidente e poeta Tomás Antônio Gonzaga e a moça Doreteia(Marília). Um amor no meio de uma revolta contra a coroa portuguesa.

sophmiras 28/12/2023

Não vale a pena ler tudo
Nunca tenho problema para ler livro pra escola/vestibular, mas conseguir ler Marília de Dirceu foi difícil. Tudo bem que, a princípio, é só uma coletânea de poemas, e, se for pra ler assim, fica ótimo, mas organizar todos e ler tudo? Não perca seu tempo. São as mesmas analogias, mesmas referências, mesmas palavras. Raramente tem alguma progressão entre uma lira ou outra. Pegue um resumo na internet se for fazer vestibular. Se for ler por vontade, não leia tudo de vez ou será brochante.

Tori 28/12/2023

Não é meu estilo de livro, li apenas para os vestibulares. A leitura é bem maçante e cansativa, além de monótona e repetitiva. Mas, não foi o pior que eu já li.

R.H N'fer 15/12/2023

LEITURA OBRIGATÓRIA
Este deveria ser um livro que todo brasileiro deveria ler. Nestes versos de amor pastoril, estão as marcas históricas da Minas Gerais que um dia sonhou em ser revolucionária mas que, por muito, não tornou Tomás Antonio Gonzaga em um marco republicano no lugar do débil Tiradentes. Digo que por trás dos versos de amor, tão bem metrificados e líricos por Gonzaga, há uma parte de nossa história politica que o autor enfrentou ao ser parte da Conjuração Mineira, desta forma este não é apenas um livro arcade em estética mas, também, em essência ao ser um documento histórico sobre o Brasil do antigo regime.

Maria17400 04/12/2023minha estante
achei realmente repetitivo, acabei de fazer uma prova sobre esse livro

anna 03/12/2023

Li para a escola e nao tenho muito o que comentar, nao é um estilo que eu aprecie mas foi melhor que outros livros da historia do brasil e etc

Caroles2 29/11/2023

É um clássico, isso não há dúvidas. Achei a leitura difícil (como todo livro antigo rs), reconheço sua importância e tals, mas não foi uma leitura prazerosa ainda mais quando a leitura veio depois do Romanceiro da Inconfidência.

iris 22/11/2023

é?
Ok, tem seu valor histórico, pois o autor participou da Inconfidência Mineira e tal, mas é tão chato ler como o homem ama mais a Marília do que cabeças de gado?