As Portas da Percepção/Céu e Inferno

Aldous Huxley

Resenhas - As Portas da Percepção / Céu e Inferno

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

leh.dias2 24/05/2020

É difícil descrever o que li, Huxley me deixou com vontade de sair correndo para o primeiro museu que aparecer e contemplar as obras de arte, buscando aquilo que ele descreve !

Thiago Barros 21/05/2020

A percepção da vida
Esse obra fantástica retrata não só as experiências do autor com o uso do peitote (alucinógeno extraído de um cacto), mas também a relação histórica do Homo Sapiens com as substâncias de alteração de percepção. Achei fantástico as observações que o autor faz quando se encontra em transe, pois retrata o que vinha a falar em um de seus livros ?Adonis e o alfabeto?: a relação da mente virgem, do observar o objeto com o mais puro dos sentimentos, como se fosse a primeira vez que estivesse vendo o tal. Essa perspectiva de compreensão ?Virgem? segundo ele é trazida à tona com o uso de substâncias assim como por meio da meditação, pois a mente estando vazia e pura, consequentemente estará livre de crenças e limitações, podendo assim, dar relevância até mesmo ao mais simples dos objetos que encontramos todos os dias que não damos a mínima importância.
O autor também trás análise de obras e pinturas, apontando a importância da simbologia e da cor nas experiência do homem.
O posfácio dessa edição ficou de uma natureza muito bela, apontando implicitamente o pensamento do autor ao criticar a hipocrisia social e os problemas do mundo.

Daniel Teles 13/05/2020

Uma brisa séria
Pois é gente. É isso. Alguns seres humanos decidiram que alguém do grupo deveria usar uma droga (em ambiente controlado, é preciso dizer) e registrar tudo que o usuário diz e percebe ao seu redor. No começo achei que ia ser uma galhofa, mas é tudo muito sério. "Profissional".
Depois do tal experimento, o autor busca , de forma cética, fazer um paralelo desse espandimento da percepção causada pela droga, com o que as religiões e as artes causam nas pessoas.
Na opinião dele, as mudanças químicas no corpo, são responsáveis por termos essas percepções.
Eu estou colocando tudo aqui de forma bem rasa pois o papo é complexo.
Depois da leitura, eu considero o livro como sendo de nicho. Então só indico pra quem gosta do assunto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6