O Cão Que Guarda As Estrelas

O Cão Que Guarda As Estrelas Takashi Murakami

Resenhas - O cão que guarda as estrelas

Dani Moraes 01/05/2016

Tocante
Um mangá muito tocante, especialmente, para aqueles que amam animais.
Vale muito a pena conhecer essa história.
Se você quiser saber mais sobre a minha opinião clique no link abaixo.

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2016/04/o-cao-que-guarda-as-estrelaso-outro-cao.html

Senhor Aragorn 25/12/2018

Girassois e Estrelas
" O Cão que guarda as estrelas" título perfeito para uma história ainda mais perfeita. Quando peguei pela primeira vez esse mangá em mãos e vi a ilustração do cão no campo de girassois ao lado do carro destruido, já senti uma forte emoção vindo daí - e essa emoção foi recíproca. Temos histórias como Marley & Eu, onde temos um cachorro, um cão, e esse personagem, essa criatura pura nos cativa durante a narrativa inteira. E sempre que chega no final, e a história nos conta o destino daquele ser especial, algo pelo menos pra mim, aqui dentro de mim sofre com aquilo. Cães são criaturas muito especiais, com um amor sincero e uma amizade que dura até o fim dos seus dias. O Cão que guarda as estrelas leva isso ao pé da letra.
A chegada no campo de girassois, é um dos momentos mais emotivos porque a gente sabe o que irá acontecer ali desde o início da história. Me vi com os olhos marejados de lágrimas, em cada quadro do cão sozinho aguardando seu dono que infelizmente (alerta de spoiler) não irá mais acordar. Se meu coração não tivesse em fragmentos no momento em que o cão reencontra seu dono em outras "condições", teria total certeza de que não tem algo vivo dentro de mim. As estrelas que não podem ser alcançadas pelo cão e nem vistas por seu dono, mas ouvidas como ele diz, parecem como peças de um quebra cabeça que quando juntas formam nossos sonhos brilhantes. Não temos que desanimar, porque não podemos alcançar algo que pareça impossível, mas jamais devemos deixar de nos virar para aquela direção reluzente no céu.

Nathy 27/08/2016

Uma história extremamente tocante entre amizade, companheirismo e amor. Impossível não chorar lendo essa preciosidade ?

"A emocionante aventura de um homem que, sem emprego, abandonado pela esposa e diagnosticado com uma grave doença, parte acompanhado somente de seu cachorro em uma viagem pela costa em direção ao interior do Japão e de um lugar que ambos possam chamar de lar."

Luiza 29/08/2016

Uma história já conhecida
O cachorro é conhecido por ser um animal fiel e amoroso com o seu dono. Não raro, aparecem história sobre cães que se mantiveram devotados a seus mestres mesmo após a morte destes. Aconteceu isso com Hachiko, no Japão - que inspirou o filme “Sempre ao Seu Lado” (2009), estrelado por Richard Gere -, com Bobby, na Escócia - cuja história pode ser visitada nos filmes em “Meu Leal Companheiro” (1961) e Greyfriars Bobby (2005) - e acontece com Happy, no mangá “O Cão Que Guarda As Estrelas”.
Como explicado na própria edição, o título vem do japonês “hoshi mamoru inu”, expressão designada para descrever pessoas que querem algo impossível, inspirada na imagem do cachorro que olha para o céu como que desejando alcançar as estrelas.
A história já tem início com uma investigação policial que encontra um carro com dois corpos em um campo de girassóis: um é humano que já havia morrido há mais de um ano, e o outro é de um akita, já bem mais conservado.
Logo após o choque inicial, somos verdadeiramente apresentados a Happy, o grande motivo e narrador de boa parte da história.
Ao passar das páginas (esquerda para a direita, vale lembrar), acompanhamos a rotina e o envelhecimento da família, e compartilhamos com Happy a incompreensão das pequenas mudanças que acabam se transformando em uma avalanche nas vidas do cachorro e do “papai”. “Mamãe” pede divórcio, Miko, a outrora garotinha que acolheu Happy e brincava com ele, cresceu e tem novos interesse, e papai se vê desempregado e sem local onde morar. É nesse momento que o homem decide voltar à sua terra natal, acompanhado do cacho e, quem sabe, começar uma grane aventura.
A partir daí o leitor é conduzido pelas alegrias, dificuldades e provas de amor entre homem e cachorro que os dois vivenciam até voltarmos para a cena do carro no campo de girassóis.
Mas não acaba aí. É iniciada, então, a segunda parte do mangá, “Girassóis”, e testemunhamos a busca de um singelo assistente social pela identidade desconhecida do homem encontrado morto no carro, procura esta desencorajada pelos colegas de trabalho.
Ao mesmo tempo que o assistente social tenta descobrir quem era aquele indigente, que para muitos era considerado alguém infeliz, somos guiados pelas lembranças do “detetive” e entendemos sua real motivação para aquele trabalho todo.
A história emociona. Até porque narrativas envolvendo cachorros sempre causam bastante comoção, principalmente à aqueles que possuem um animalzinho de estimação. Outro ponto de forte empatia é a narração inocente e o tom despretensioso de Harry, que promove uma maior introspecção do leitor.
No entanto, como citado logo no começo, “O Cão Que Guarda As Estrelas” é um reconto de uma história já bastante conhecida de um animal que não consegue compreender a morte de seu dono e o guarda/espera/vigia até o fim de seus próprios dias. É uma boa leitura, mas perde um pouco da força sobre aqueles que já conhecem essas outras histórias.
Para esses leitores, a segunda parte do mangá é a mais emocionante, que traz um ponto de vista e trama mais passível e identificação, pois trata do redescobrimento de si mesmo.

Leka 30/08/2016

Uma história de amor incondicional
Sempre fui apaixonada por mangás desde pequena, e me deparar de novo com eles depois de "crescida" foi bem interessante. Existem duas histórias nesse livro/mangá. A primeira, 'O cão que guarda as estrelas' acompanha a vida de Happy, um cão abandonado que é encontrado e adotado por uma família comum. Conforme os anos passam, Happy vê a família entrando em crise aos poucos quando o pai fica doente até o ponto em que todos se separam. Se vendo sozinho com o cão, o pai decide sair em uma viagem pela costa do Japão, até um lugar que possam chamar de 'lar'. Uma história cativante do amor não somente do dono pelo seu cão, mas também do cão pelo seu dono. A segunda história, 'Girassois', acompanha a história de um assistente social que, ao se deparar com o caso dos dois corpos (do homem e seu cão) encontrados sem identificação, sai em busca da verdade sobre o caso enquanto se lembra de seu próprio cão.

Achei as duas histórias muito comoventes e emocionantes. Ela nos faz (re)pensar sobre o amor e os relacionamentos que construímos na vida. Além disso, também nos convida a refletir sobre as pequenas coisas e sobre os sonhos que temos. A expressão 'hoshi mamoru inu', título dessa obra, é usada no Japão para alguém que quer algo impossível, que sonha alto demais. Mas a sua história nos traz reflexões de coisas simples, que muitas vezes esquecemos de valorizar porque sonhamos com algo mais. É uma leitura muito agradável, além de ser acompanhada de ilustrações belíssimas.

Uma citação:
"Você deseja, deseja e mesmo assim não consegue realizar.
Mas é por isso que continua sonhando." Pg. 121

Acho lindas as histórias com cães, porque elas quase sempre trazem uma fidelidade absurda que só podemos compreender observando os cães. Sou apaixonadas por essas criaturinhas peludas que estão sempre do nosso lado, nos dando amor sem pedir absolutamente nada em troca. Eles nos ensinam lições de amor e de perdão maiores que qualquer livro possa tentar nos trazer, e o fazem através de suas ações sem palavras.
Eles são nossos fieis companheiros para uma vida inteira.

Extra:

Faz tempo que não posto nada extra por aqui. Hoje decidi postar uma foto das minhas criaturas, que estão dia a dia me acompanhando na felicidade e na tristeza e me amam sem cobranças nem julgamentos:

Naí­za 15/12/2016

Delirium Nerd - “O Cão que Guarda as Estrelas” e “O Outro Cão que Guarda as Estrelas”, de Takashi Murakami
[...] Cada história é bem dramática, mas em nenhuma delas isso é percebido pelos cães. O fato do Murakami ter humanizado os cachorros criando falas para eles, como se pudéssemos ler seus pensamentos, os fez parecer com crianças em sua mais pura inocência. Eles ficam do lado dos donos chamando pra brincar e passear, sem perceber o abismo psicológico em que eles vivem. Aí estão as inalcançáveis estrelas em que os cães miram, o amor e a gratidão por seus donos. [...]

site: https://deliriumnerd.com/2016/09/16/mangas-takashi-murakami-resenha/

Moo 04/02/2017

Um acalento no coração...!
Sempre é possível achar alguém que se importe.

Anne 07/06/2017

Simplesmente Lindo!
Chorei do começo ao fim!! A história é simples e emocionante! Lindo demais!! ??

Aletheia (@almaletrada) 29/06/2017

Triste e lindo!
Leitura para refletirmos sobre questões sérias da nossa vida. Amor, família, lealdade, amizade e cuidado são temas que aparecem de forma leve e descontraída quando um cachorro e seu dono começam uma jornada rumo a uma melhor condição de vida.

Willian.Izidio 05/07/2017

Emocionante
A história é muito bem desenvolvida tanto neste volume quanto em sua continuação "O Outro Cão Que Guarda As Estrelas" e nos envolve do início ao fim, pois consegue fazer nos identificarmos com um ou outro personagem que se depara com situações a princípio banais, mas que quando exibidas do ponto de vista de um cão de estimação nos vira do avesso. A arte também é excelente, desde a primeira página já sentimos o clima desta obra. Se você não tiver um coração de pedra (como o meu, rs) prepare o lenço.

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 06/09/2017

“Você deseja, deseja e mesmo assim não consegue realizar. Mas é por isso que continua sonhando”. Pág 121

O mangá é contado aos olhos de um cachorrinho, então vemos toda as expectativas que um cão tem com seus donos, ele é levado para seu lar ainda filhote, sua dona (uma garotinha) o batiza com o nome Happy.

“ E assim os dias foram passando. O Papai, a Miku e a mamãe foram envelhecendo. E eu envelheci o mesmo que sete anos no tempo dos humanos”. Pág 15

O tempo vai passando, Happy vai envelhecendo assim como sua família e tudo começa a mudar. O papai é o único que se importa com Happy, Miku não brinca mais com ele. Tudo muda de fato quando o papai e a mamãe se separam. Depois do divórcio não sobra quase nada para o papai, então papai decide ir para o sul de carro. E assim começa a jornada de Happy com o papai.

“Os humanos são sinceros na frente de um cachorro. Ele me abraça e chora quando você vai para algum lugar e só para quando você volta”. Pág 37

É um livro extremamente emocionante, o livro faz com que a gente tenha mais afeto com os nossos animais de estimação.

"Enquanto viverem todas as pessoas são “Cães que guardam as estrelas”. Pág 122 e 123

Gramatura Alta 25/12/2017

O mangá criado por Takashi Murakami e lançado originalmente no ano de 2008, e a graphic novel conquistou o público: vendeu mais de 400.000 cópias no Japão, recebeu diversos prêmios e foi adaptada para o cinema em 2011. O título original é: HOSHI MAMORU INU, que é uma expressão japonesa usada para descrever pessoas que querem o impossível, sonhadoras demais.

Vamos conhecer a história de um homem que, após ser diagnosticado com uma doença grave, perde o emprego. Acompanhamos o cotidiano da família até que, pouco tempo depois, a mulher do homem pede o divórcio e ele perde tudo, seu único companheiro é o cachorro Happy. Assim, ele decide fazer uma viagem pela costa do Japão, seguindo para o sul sem destino, buscando seu lugar no mundo.

O mais incrível dessa obra é que vemos tudo pelo ponto de vista de Happy, o cachorro, nosso protagonista e narrador. Ele se refere ao dono como "papai", então demoramos um pouco a descobrir o nome real dele. A forma inocente e carinhosa que o cachorro vê as coisas e as pessoas ao seu redor, cativa qualquer um. Ele sempre pensa positivo, é leal e ama incondicionalmente o dono. É tocante como o cachorro fica feliz com coisas tão simples, se mostra grato por gestos de carinho e devolve todo o amor que recebe.

Outra característica inusitada deste mangá é que o autor nos conta o final na primeira página, só depois é que acompanhamos o desenrolar da história até chegar nesse final. Não vou falar o que acontece para não prejudicar a experiência (emocionante) de leitura de ninguém, porém já aviso que é de partir o coração. Assim, vamos nos preparando ao longo da leitura para o que está por vir, mas quando acontece, não conseguimos evitar a tristeza.

O autor mescla a história de diferentes personagens e, nelas, conseguiu exprimir muitos sentimentos de forma extraordinária, principalmente amizade, lealdade e companheirismo. De forma simples e profunda, ele nos apresenta várias realidades do ser humano, como o medo e a solidão, e nos toca, despertando muitas emoções (e fazendo chorar).

Ao mesmo tempo em que acompanhamos situações tristes, são transmitidas tantas mensagens bonitas de esperança que aquecem nosso coração. No entanto, nem todos os finais são tão felizes quanto esperamos; isso me fez chorar bastante, porque eu sempre tinha esperança de que os finais seriam grandes clichês, mas, às vezes, Murakami nos surpreende bastante. O que me incomodou um pouco é que tudo acontece muito rápido, o que pode ser um problema para algumas pessoas.

A leitura é fantástica, rápida, fácil e emocionante. Os leitores que gostam de dramas familiares, histórias emocionantes e cães vão amar.

RESENHA ESCRITA PELA SARA PARA O GETTUB.

site: http://www.gettub.com.br/2017/12/o-cao-que-guarda-as-estrelas-o-outro-cao.html

Larissa 13/02/2018

O cão que guarda as estrelas
É emocionante do início ao fim. Impossível não se apaixonar.

elizaloschreuw 14/02/2018

Emocionante
Comprei-o em uma loja de mangás sem saber do que se travava, sem imaginar o tesouro que estava levando para casa. Fiquei encantada com a leitura, praticamente devorei as páginas! Me emocionei muito. A história me fez refletir sobre alguns pontos da vida. Vale muito a pena a leitura!