Açúcar amargo

Açúcar amargo Luiz Puntel




Resenhas - Açúcar amargo


112 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Zi 15/05/2021

-
Já sou muito vermelhinha então gostei muito deste livro.
Recomendo para qualquer adolescente.
comentários(0)comente



mell :) 05/05/2021

Agora é que a história começa
Já havia lido esse livro em 2018 e lembrava que tinha gostado muito. Decidi ler novamente e ver se minha opinião continuava a mesma.
A história se passa em cidades do interior, as quais muitos moradores trabalham como boias-frias. Marta, a personagem principal, é uma adolescente que não se dá muito bem com o pai e só vai a escola como um "favor" dele. Quando sua família precisa se mudar de cidade, sua vida também muda completamente.
Vários assuntos são abordados no livro, como: machismo, a importância de sindicatos trabalhistas e como a população pode reivindicar seus direitos por meio de greves, as transformações da adolescência, entre outros.
Pontos positivos: Mesmo com poucas páginas, há uma grande evolução dos personagens; O leitor consegue entender perfeitamente a situação dos boias-frias em relação aos salários, condições de vida, acidentes e até mesmo com os chamados Gatos; Gostei muito da Marta, que é uma personagem forte e determinada.
Pontos negativos: Acredito que a relação do Agenor e Marta tenha sido um pouco atropelada na história, não teve o desenvolvimento que eu esperava; Queria também ler mais sobre Tião, que aparece bastante no meio do livro e só volta no fim.
Para finalizar, gostaria de mencionar a homenagem que o autor fez para mulheres boias-frias que são símbolos de luta assim como Marta. Foi emocionante.
O livro é ótimo, rápido de ler e com escrita fácil. Recomendo!
Bia 05/05/2021minha estante
QUE COMENTÁRIO MEUS AMIGOS!!!


mell :) 05/05/2021minha estante
???




ana beatriz 03/05/2021

Necessário!
Tipo de livro que a gente julga pela capa e não dá nada. Traz temáticas extremamente necessárias e de forma fluída. Me fez refletir muito.
silvnics 10/05/2021minha estante
Por nada!


ana beatriz 10/05/2021minha estante
o que seria de mim sem vc? ????


silvnics 10/05/2021minha estante
Nada ????




Duda 03/05/2021

Preferido
Eu amo muito esse livro, apesar de pouco conhecido, gostaria que todos pudessem ter a oportunidade de lê-lo.
Conta a história de uma família pobre, de boias-frias, fala sobre as raizes patriarcais, o machismo, a violência doméstica e contra os trabalhadores rurais, a realidade dos boias-frias, a desigualdade salarial...enfim, tantos assuntos importantes...
A leitura é super fácil e rápida, leiam já!
gabs.0 03/05/2021minha estante
Que nostalgia, aaaa! Li em meados de 2014 e sou apaixonada até hoje!


Duda 03/05/2021minha estante
Ai mdsss, é muito bom




Tamy Vianna 11/04/2021

Açúcar Amargo - Luiz Puntel
Açúcar Amargo - Luiz Puntel (obra infanto-juvenil)

No passado a criação dos filhos era machista e ignorante, as mulheres eram submissas desde a mãe até a filha, infelizmente nos tempos atuais ainda é possível ver essa criação ridícula se propagar, porém houve mudanças, graças as mulheres feministas que sofreram muito por todas nós; apesar de ser extremamente importante conhecer a história da luta feminina, não é disso que esse livro se trata, apenas mencionei esse fato importante, pois nossa personagem principal, a Marta, teve a mesma criação machista de outrora, porém essa menina provocou grande reflexão na luta dos trabalhadores "boais frias" que eram explorados nos grandes canaviais, no interior de São Paulo, pessoas humildes e sua grande maioria não alfabetizadas.

Essa obra é uma ficção que foi baseada na luta real de todas as mulheres guerreiras, trabalhadoras, exploradas e assassinadas nos canaviais do passado.
Uma leitura infanto-juvenil, que eu indico para os adultos, e principalmente, para aquele ignorante que precisa urgente "sair da bolha machistas", também é ótimo livro para leitor iniciante e leitor pós ressaca literária.

AMOR TAMY VIANNA
comentários(0)comente



Pam 25/03/2021

Me lembro de ter lido esse livro quando era criança, e me recordo de todas as sensações de injustiça ao ler esse livro.
Quase 30 anos depois a releitura não foi muito diferente.
A jornada da Marta é muito bem escrita e detalhada, dando a quem lê a vontade de entrar no livro para ajudá-la, nem que seja com um abraço fraternal.
comentários(0)comente



Beatriz 21/02/2021

Que história incrível!
Toda a trajetória da Marta ecoa a luta de muitas mulheres pelo país, todas as barreiras sociais que impedem que trabalhadoras e trabalhadores sejam respeitados.
Que muitas Martas tenham essa força e continuem mudando a história!
comentários(0)comente



Elias.Reis 31/01/2021

Livro ótimo
Livro legal se você leu kkk bem provável foi um trabalho de escola, sofri pra ler quando era adolescente.
comentários(0)comente



Layla.Ribeiro 27/01/2021

Mesmo voltado para o público infanto-juvenil, é um livro que é necessário ser lido por todas as idades, trata de temas como exploração, péssimas condições de trabalhos, violação de direitos humanos, machismo e lutas de classes, se pensarmos no ano em que esse livro foi publicado, percebemos o quanto evoluímos em questão de direitos e principalmente sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, criado 06 anos depois. A sensibilidade em que o autor nos apresenta esses temas, é maravilhoso, nos transporta de uma forma que sentimos nas pele os desafios dos boias-frias. Livro curto, podendo ser lido em poucos dias, ele é ideal para ser trabalhado em sala de aula. Super recomendo essa leitura, principalmente se você for o publico alvo do livro ou professor.
Renato 28/01/2021minha estante
Os livros da coleção vaga-lume contribuam para minha infância ser mais feliz e cheia de aventureiras. Esse título ainda não li, mas com certeza deve ser incrível.


Layla.Ribeiro 28/01/2021minha estante
A minha também, graças a essa coleção comecei a ter o gosto pela leitura , a conhecer esse mundo mágico.




Aline 01/12/2020

Mais um livro que nos relembra a luta cotidiana
Pode ser saudosismo, mas a coleção Vagalume é uma das melhores coleções de obras da literatura infanto juvenil que eu conheço. Mas não nos deixemos enganar. Apesar do livro Açúcar Amargo fazer parte da coleção, ele traz questões muito profundas sobre a vida dos trabalhadores rurais, as desigualdades, violências e injustiças que enfrentam no cotidiano.
Eu gosto de livros com narradores fortes e presentes, e esse não é diferente. Quem narra é uma menina muito jovem, uma adolescente que ainda tem muita dificuldade de se encontrar no mundo e lutar contra o que "naturalmente" seu mundo reserva para ela. Ou seja, temos uma narradora forte! Viva, transformadora! Não há acomodação da personagem.
Entre muitas cenas, algumas são muito forte e tocantes, como o fim na vida na fazenda, a descoberta do que é viver na cidade, as mazelas que essa nova vida traz para a família.
Esse é outro livro essencialmente brasileiro e forte. Está na minha estante ao lado de Torto Arado. É um livro que narra um Brasil Rural que não queremos ver, mas que existe, ou existiu e que se faz presente em nossas vidas.
Tem 98 páginas, dá para ler em um sentada. Recomendo demais!
comentários(0)comente



Cíntia Costa 22/10/2020

Baseado em fatos reais
Eu amei esse livro.
Trata de problemas sociais. Vai falar dos trabalhadores boias-frias, foi muito interessante conhecer sobre esse tipo de trabalhadores. Aqui no cenário de corte da cana-de-açúcar. Esse livro é baseado em fatos reais. Em mulheres que morreram trabalhando nesses lugares (por acidentes, ou outros problemas). Marta nessa história é a protagonista, uma adolescente forte que vai crescendo na história. Tem problemas com o pai, que se torna boia-fria, ao ter que abandonar a vida de cuidador de uma fazenda. A família se ver obrigada a mudar de cidade e de emprego. Ou seja, o livro trata de êxodo rural.
O livro é muito bom. Para quem pensa que os livros dessa série, são todos bobinhos, se engana, e muito.
comentários(0)comente



Stéphanie 19/08/2020

Que livro! Me prendeu do início ao fim! *-*
História interessante. Leitura rápida.
comentários(0)comente



Mauricio 18/05/2020

Uma jovem e uma questão social
A história se passa nos anos 1980, portanto antes do advento da colheita mecanizada da cana, quando uma legião de trabalhadores vindos de todas as partes pobres do Brasil se deslocavam para o interior de SP em busca de trabalho na colheita da cana, mas também da laranja. Trata do drama pessoal de uma jovem tendo como pano de fundo a questão social do êxodo rural no estado de São Paulo, o machismo, a exploração do trabalho braçal, as lutas de classe. Uma história simples, escrita fácil, indicado portanto a adolescentes, mas a história por trás é uma dura realidade recente e que ainda hoje merece maiores estudos. Ainda hoje encontramos espalhadas em várias cidades essas pessoas que trabalhavam de bóias frias, como estão hoje? Seus filhos, suas famílias, etc?? Qual teria sido a consequência da revolução tecnológica da colheita mecanizada em suas vidas? - colheita mecanizada que teve maior difusão a partir dos anos 2000, recente portanto. Essa saída tecnológica por parte dos proprietários para uma questão sócioeconômica nem chegou a ser cogitada nesse livro, naquela época isso era uma realidade distante. Estudaram, encontraram empregos de melhor qualificação? Não há dúvidas que houveram melhorias, mas tudo isso são questões que merecem aprofundamentos e quem sabe novos pequenos (ou grandes) romances, mas com questões e dilemas contemporâneos.
Cíntia Costa 22/10/2020minha estante
O livro é realmente muito bom.


Felipe.Ferreira 06/01/2021minha estante
Não gostei do final. Dava para dar mais ênfase aos sonhos da menina( falar que ela foi para a faculdade, que se tornou medica, etc.)




Patrick.Kilber 13/05/2020

Pensativo
O livro aborda uma realidade bem brasileira nos campos da lavoura. Tem uma narrativa romântica, mas aborda temas que trás reflexões. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8