A greve do sexo - Lisístrata

A greve do sexo - Lisístrata Aristófanes

Resenhas - Lisístrata

Rafaella 25/03/2024

Supreendentemente atual
Começou o semestre, o que significa que esse é mais um dos livros que li pra faculdade.
Eu realmente não sou a maior fã de peças, elas não chamam muito a minha atenção, mas para uma peça antiga, essa foi uma das que mais me agradou.
A leitura dela é rápida e fluída, e a história é supreendentemente atual, principalmente considerando que foi escrita antes da era comum.

Isadora 23/03/2024

Cômico
Eu me diverti demaais. É um ícone à frente do seu tempo, criado com a intenção de beirar ao ridículo, mas que hoje em dia é referência na luta das mulheres. É muito interessante ver como a sociedade funcionava na época e como isso ainda afeta a realidade atual. Leitura rápida e fluida, linguagem fácil e vulgar. Satírico, cheio de duplos sentidos e nada discreto.
??Leitura obrigatória UFRGS

Darah 09/03/2024

Vamo galera, mulheres!
Ambientado na antiga Grécia e em meio a uma guerra, a mulherada decide se abster de fazer nheco nheco com seus parceiros, por conta de que eles ficavam pouco tempo com elas e muito tempo nas guerras - causada por eles mesmo.

diria que é uma comédia " empoderada", embora tenha sido escrito por um homem. li para o vestibular da ufrgs 2024 e gostei da leitura, bem rápido e fluido. embora maçante em alguns momentos.

Cameater 07/03/2024

KKKKKKKKK???
Se não dissessem a data do livro eu teria julgado como recente. O humor de quinta série unido as críticas de objetificação das mulheres e aos verdadeiros motivos das guerras... ai... obrigado UFRGS, lacrou

Naluzvv 06/03/2024

"Por mim, nunca me cansarei de dançar em louvor de minhas camaradas. Meus joelhos jamais se curvarão ao peso da fadiga. E eu enfrentarei a tudo e todos, junto a minhas irmãs, sobre quem a natureza generosa derramou a virtude que emociona, a graça que encanta, a inteligência que convence."

Totoro4 28/02/2024

Lendo peças gregas pq o professor de história teve a brilhante ideia de fazer os alunos interpretarem, mas agr a gente tem que escolher alguma delas

marii torquato 27/02/2024

????????
O livro conta duas histórias que são aparentemente independentes mas que se intrelaçam e que abordam os mesmos assuntos. ambos narram a tragetória de mulheres gregas independentes e otimistas de forma bem humorada, todas em busca da liberdade feminina em uma sociedade extremamente falocêntrica. escrito em 411 a.c o livro questiona o real papel da mulher não deixando de criticar as ditaduras e as possíveis falhas da justiça.

julguei mt o livro no início por ser um gênero que eu não estou nem um pouco acostumada, mas dei boas risadas e valeu mt a pena

mcrgrath 26/02/2024

? Peça teatral acaba de se tornar um dos meus gêneros favoritos! A greve do sexo data do séc V a.C e aqui está muito bem adaptada.

? A história se trata de quando Lisístrata, cansada da guerra e da ausência dos maridos atenienses, reúne uma rebelião entre todas as mulheres gregas e espartanas para privar os homens de sexo, além de tomarem a cidadela que guardava o tesouro que financia as guerras.

? O livro se torna muito divertido pelos eufemismos, analogias e o quanto elas desafiavam qualquer homem que ousasse cantar de galo:
"[...] E eu gostaria que você tentasse pra te arrancar uma de cada coisa que você tem duas: um olho, uma orelha e um... sabe, não sabe?"

pirocadeperuca 11/02/2024

Essa edição é consideravelmente melhor do que a da Zahar, é muito mais completa, a tradução é perfeita, há glossário tambem

Carine 22/01/2024

Conhecendo a história através da comédia
"Lisístrata," uma comédia clássica escrita por Aristófanes.

Encenada pela primeira vez em 411 a.C., durante a Guerra do Peloponeso, a peça mergulha na natureza humana, política e na dinâmica entre os sexos, oferecendo uma análise satírica única da sociedade ateniense da época.

A trama se desenrola quando Lisístrata lidera um movimento inusitado para pôr fim à guerra. Cansadas dos conflitos intermináveis que separaram maridos de esposas e mergulharam Atenas em caos, as mulheres da cidade decidem tomar as rédeas da paz. Lisístrata propõe uma greve de sexo, persuadindo suas companheiras a recusarem intimidade com seus maridos até que um tratado de paz seja firmado.

Aristófanes tece elementos de comédia, sátira política e observações sociais, oferecendo ao público uma narrativa que, apesar de sua antiguidade, mantém uma notável relevância. A greve de sexo torna-se um veículo para explorar questões de poder, diplomacia e a dinâmica de gênero na sociedade grega, revelando as tensões subjacentes e os conflitos sociais de uma maneira que ressoa ao longo dos séculos.

A crítica social de Aristófanes é afiada, apontando para a irracionalidade da guerra e a capacidade humana de superar diferenças quando motivados por interesses compartilhados.

A comédia grega até o momento tem sido um desafio pessoal, não consigo ?curtir o humor 5° série?, mas tenho me surpreendido com as representações menos idealizadas e mais reais da sociedade grega da época. As comédias são incríveis representações históricas por trazem o ordinário e o privado de forma não ?escrachada?.

Lucy.nee 13/01/2024

Ícones. Fiquei com vontade de ler pq vi em uma série, é uma comédia bem curta, pouquíssimas páginas, as piadas são irônicas e ofensivas, quase todas são de duplo sentido, fala sobre a falta de direito das mulheres e como os homens criam guerras sem motivos, elas conseguiram parar uma guerra só cruzando as pernas, são muito divas.

Madu 23/12/2023

Super fluído e a frente do seu tempo
Definitivamente um livro que se destacou entre as leituras do vestibular. Foi o primeiro livro das leituras obrigatórias que li e ouso dizer que foi o melhor. Dinâmico, engraçado, ousado e perspicaz são alguns dos adjetivos que podemos atribuir a Lisistrata

Bia 25/11/2023

Uma comédia inusitada
Não fã do gênero teatral para leitura, mas esse livro fluiu pra ler e li super rápido.

A história é cômica, mas cheia de reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e poder da união para lutar pelos interesses comuns. Um livro escrito em 400 a.C. porém com um debate ainda atual.