As seis lições

As seis lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Dudu 28/04/2021

Mises gênio
Esse livro não aprofunda nenhum tema, então se você já tem um amplo conhecimento sobre liberalismo é melhor ler outro título, contudo, se você esta embarcando no mundo das leituras politicas e econômicas é um excelente livro, pois a linguagem é fácil(pois esse livro é uma transcrição de 6 palestras que mises ministrou na argentina) e terá poucos termos difíceis. Enfim recomendo para aqueles novos liberais.

Sandra Clara 20/04/2021

Um discurso memorável na Argentina
Pessoal, esse livro não deve ser lido. Esse livro deve ser estudado. Não se engane com a finura e as pouquíssimas páginas. Este livro será a sua porta de entrada para a Escola Austríaca. Mises deve ser lido e relido junto com Ortega Y Gasset, Sowell, Bastiat, Rothbard e João Pereira Coutinho. Leitura imprescindível. Fico imaginando um restaurante em Berlin e Roger Scruton conversando com Mises sobre política , economia e liberalismo... recomendo

Gui Mendes 10/04/2021

Excelente
É um livro sobre economia e política diferente dos demais, pois trata dos principais problemas dos sistemas com uma linhuagen simples, feita para pessoas mais jovens poderem compreender melhor a ideologia liberal/libertária, livro fantástico.

Caro1ina 07/04/2021

O autor aborda de forma esclarecedora, digamos que também didática a maneira que funciona a economia, em suma capitalismo e socialismo. Aprendi bastante lendo essa cópia. Esse livro foi só a chave da porta para a busca de mais conhecimento nesse viés.

Raíssa 01/04/2021

Liberalismo
O autor realmente usa uma linguagem acessível para falar sobre coisas da economia, mas não concordo com o liberalismo ali defendido. Creio também que tal sistema econômico não seria efetivo na atual situação de pandemia, com tantas pessoas desempregadas e passando fome. Um estado mínimo é claramente ineficiente em crises como essa. De qualquer forma, é sempre bom estudar sobre assuntos que descordamos, para ser contra com embasamento e certeza.

Victor 22/03/2021

Perfeito para leigos em econômia e politica(sem spoiler)
O livro são seis palestras que o economista Mises deu na Argentina.
Nesse livro, eu aprendi, como leigo, os temas essenciais que rondam o meio da econômia e da política.
Esse livro é aquele para a pessoa dar o primeiro passo no seu conhecimento de politica e economia.
O que, de fato, eu mais gostei foi a linguagem SUPER acessivel e a forma como o Mises trouxe esses assuntos mastigados em poucas palavras.

Tiago Fachiano 21/03/2021

Livre mercado
O livro constitui em seis palestras realizadas na cidade de Buenos Aires por Von Mises. Nessas palestras ele fala sobre temas que depois de anos continuam em roga.

Socialismo - O autor conta a história da criação do estado socialista Russo até seu total declínio. Fatos interessantes que ocorreram e iam totalmente contra as ideias do livre mercado e foi um total fracasso, gerando um povo miserável, escravidão e mortes por fome. Tentando implementar um sistema na base da ditadura e do ódio, Lenin e Stalin protagonizaram uma sociedade que até hoje é um exemplo real de como transformar uma nação para a miseria.

Comunismo - Nessa palestra Von Mises crítica alguns fatores da teoria comunista, como o intervencionismo em políticas econômicas. A forma estatizar os recursos limitando o crescimento do capital é a forma mais fácil de conseguir chegar a crise e consequentemente gerar a pobreza do povo.

Intervencionismo - Como o intervencionismo é forma de política que gera vários fatores limitantes e corroe o livre mercado e consequentemente o acesso ao capital e investimentos. Outro fator basico que o intervencionismo causa é a inflação

Inflação - A inflação sem dúvida alguma é a forma mais rápida da destruição de recursos. Utilizando de intervencionismo econômico e limitando os investimentos, a política consegue de várias maneiras aumentar a inflação e isso irá gerar desintegração do valor moeda. Até hj a inflação assombra o mundo, principalmente em países que tentam manipular sua riqueza "via impressão moeda"

Investimento estrangeiro - Ele demonstra como várias nações cresceram e prosperam sabendo utilizar recursos estrangeiros e colocando isso em prol da infraestrutura do país e isso consequentemente facilitando investidores internos a prosperar e realizar mais investimentos e isso consequentemente gerando mais emprego e aumenta da renda per capita.

Política e ideias - O mundo é composto de muitas ideias sobre políticas, mas muitas fracassam por não respeitar questões básicas da macro economia. Um exemplo foi a queda do império Romano pelo intervencionismo e não conseguir controlar a inflação e isso desencadeou a exterminação da moeda e poder de compra do povo e sua revolta. Mas outras prosperaram, mesmo após momentos dificies, como foi o caso da Suécia e sua política de livre mercado.

Flávia 15/03/2021

Livro obrigatório
?Ludwig von Misses, é um dos pensadores de maior destaque do século XX. Seus trabalhos filosóficos, suas pesquisas históricas e, acima de tudo suas notáveis contribuições à Ciência Econômica permitem situá-lo à altura dos intelectuais mais influentes e de maior renome do mundo contemporâneo.?
Esse livro foi recomendado nas páginas da @anapaulavolei e @kemily.srodrigues para quem está iniciando estudos sobre os temas, mesmo tendo um pouco mais de conhecimento sobre, resolvi lê-lo, e foi um grande presente.
O livro foi escrito pela esposa de Mises, em 1979, o autor faleceu em 1973, através da transcrição de 6 palestras feitas na Universidade Buenos Aires, em 1958.
Um livro fantástico, com uma linguagem simples, e para os que querem iniciar um estudo sobre economia e política é um ótimo começo.
Ele fala sobre Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimento Estrangeiro e Política e Idéias.
Daqueles livros que lemos numa sentada e nos enriquecem com tanto conhecimento.
Foi meu primeiro livro do autor, agora quero ler todos.???

#asseisleis #ludwigvonmises #bibliotecaparticularfláviaschütz #books #bookstagram #leitura #conhecimentoépoder #amoler #livros #bonshábitos

Josi 01/03/2021

Particularmente, não gostei.
Um livro pequeno, mas achei a edição mal feita. Alguns erros de coesão e digitação. Quanto ao conteúdo, as primeiras afirmações me pareceram muito errôneas. É preciso ter um conhecimento prévio do assunto e das obras anteriores do autor. Muita informação compilada de palestras e escrita por um terceiro, me deixa com o pé atrás.

Há informações interessantes, não é uma perda de tempo total. Toda leitura é válida, a meu ver. Preciso conhecer melhor o assunto.

Priscila Cysneiros 24/02/2021

O básico que você precisa saber está aqui!
Você está começando agora, e quer entender, de maneira clara, alguns conceitos básicos? Então já coloca "As Seis Lições" na sua lista de leitura!

Esse livro é uma compilação de transcrições de seis palestras ministradas pelo economista austríaco Ludwig Von Mises, em 1959, na Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

As "seis lições" são sobre os seguintes temas:

1. Capitalismo
2. Socialismo
3. Intervencionismo
4. Inflação
5. Investimento estrangeiro
6. Política e ideias

Em poucas páginas, Mises desmistifica vários pensamentos amplamente difundidos por aí. Lembro bem que, quando li, fiquei impressionada com o tanto de informações equivocadas que são divulgadas sobre economia, até mesmo por fontes supostamente confiáveis.

Por isso, devemos ter muito cuidado com o que lemos e, especialmente, com o que compartilhamos. Às vezes, as ideias apenas soam bem aos nossos ouvidos, parecem ter uma certa lógica, a priori. Mas o que não te contam é a parte dos RESULTADOS dessas ideias, que, historicamente, são sempre catastróficos. Por outro lado, há outras ideias que, no decurso do tempo, mostraram resultados muito melhores.

Como disse o autor:

"Tudo o que ocorre na sociedade de nossos dias é fruto de ideias, sejam elas boas, sejam elas más. Faz-se necessário combater as más ideias. Devemos lutar contra tudo o que não é bom na vida pública. Devemos substituir as ideias errôneas por outras melhores, devemos refutar as doutrinas que promovem a violência sindical. É nosso dever lutar contra o confisco da propriedade, o controle de preços, a inflação e contra tantos outros males que nos assolam.

Ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão."

Leiam ??

brendasnb 19/02/2021

Sensacional
6 palestras de Mises sobre livre mercado, sobre capitalismo, socialismo, inflação... Conceitos tão bem abordados que, mesmo em tão poucas palavras, foram muito bem esclarecidos. Quem dera pudéssemos todos aprender a realidade de tais conceitos de maneira tão clara assim nas nossas escolas.

Jeferson Rafael 17/02/2021

Bela introdução
Para quem está iniciando os estudos o livro mostra de forma clara e objetiva, com muitos exemplos, conceitos básicos de economia. Ótimo ponto de partida.

Igor.Borges 15/02/2021

Uma introdução ao liberalismo
Uma vez um grande professor meu me disse o seguinte: "Desconfie do cientista (e aqui leia-se ciências sociais também) que, ao palestrar ou ministrar alguma aula a qual ele tenha que passar seu conhecimento a pessoas leigas, utilize termos técnicos demais, resultando em uma incompreensão parcial ou total por parte do destinatário da mensagem". Isso faz com que o público leigo veja aqueles temos técnicos, de difícil compreensão, e acredite, baseado nisso, que o interlocutor é um excelente profissional da área. Bom mesmo é aquele sujeito que faz com que o leigo entenda tudo que está sendo dito, mesmo que o assunto seja complexo, esse cara sim é diferenciado. É isso que temos neste livro. É óbvio que o propósito aqui não é se aprofundar no tema, para isso outros textos seriam recomendados, mas achei válida a comparação para encorajá-lo(a) à leitura.

Essa obra do Mises é a melhor porta de entrada para você que deseja conhecer mais sobre o liberalismo e a economia de mercado. Caso este assunto interesse a você, será um prato cheio. Leitura recomendada.

Bruna3810 15/02/2021

Leitura essencial
Durante a década de 50, Ludwig Von Mises palestra em Buenos Aires acerca das 6 lições concebidas pelo capitalismo, essenciais para o desenvolvimento das nações. Capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento externo, políticas e ideias são os temas destrinçados na obra, pequena e de fácil leitura. Para os leigos (assim como eu), As seis lições é uma introdução perfeita ao estudo do liberalismo e da Escola Austríaca.

Paola.Fico 14/02/2021

O livro apresenta a transcrição de 6 palestras do autor realizadas na cidade de Buenos Aires no final da década de 1950. De forma clara e com uma leitura muito simples e agradável são apresentados conceitos básicos sobre economia. Leitura excelente para iniciar no tema.