As seis lições

As seis lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Vivica 14/07/2021

Objetivo e esclarecedor
É um clássico do liberalismo e excelente introdutório para entender a base da argumentação ideológica. A organização do livro está ótima, a introdução também. Foi excelente.

Lucas Malta 10/07/2021

Bem vindo a Escola Austríaca
Começo informando que estou postando essa resenha com bastante atraso, pois terminei de ler esse livro ainda em janeiro deste ano.

Mas falando diretamente da obra, posso dizer primeiramente que o livro de Mises é um ótimo início para quem quer conhecer de maneira fácil o pensamento liberal.

Logo na apresentação, a esposa do autor explica que o livro é uma adaptação de palestras que o austríaco fez na Argentina. Essas ?lições? foram facilmente transcritas e editadas de maneira bem didática.

A simplicidade das explicações talvez seja a marca registrada desse livro e também por isso a obra tem sido tão difundida por jovens iniciantes do pensamento econômico, que não é muito encontrado no mainstream.

Foi ainda a partir desse livro, que passei a conhecer e seguir muitas das ações do Instituto Mises Brasil. Além do livro, a entidade autônoma difunde bastante obras de outros pensadores da chamada Escola Austríaca.

Gracinha 09/07/2021

Recomendo!
Uma leitura rica em conhecimento;fala sem nenhuma restrição sobre capitalismo, socialismo, intervencionismo, comunismo, fascismo, política econômica e sobre os perigos da ditadura. Não parece, mas a leitura desse livro é bem tranquila. Satisfatória!

Pedro Duarte 09/07/2021

Ótimo livro que serve como introdução às principais ideias do Liberalismo Econômico. Com uma linguagem direta e de fácil entendimento é possível entender o quanto o intervencionismo do governo impacta no crescimento econômico de um país.

Cezar.Tosta 05/07/2021

Conceitos essenciais - política e economia.
Um livro muito bem elaborado. Como diz o autor em várias partes, não esgota os assuntos a que se propõe, mas nos orienta quanto aos principais aspectos, bem como a refletir e a aperfeiçoar nossa bagagem teórica a respeito do socialismo, do capitalismo, da inflação, do intervencionismo, dos investimentos estrangeiros e das políticas e ideias capazes de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver, através da liberdade política e econômica.

Bruna Beatriz 04/07/2021

São as ideias que iluminam a escuridão.
Bom, como começar descrevendo a filosofia?
Mises foi um intelectual excelente em seu trabalho, absolutamente incrível em tudo o que diz. Normalmente diria que fez sentido para mim, porém, como nunca li nada sobre política antes, foi uma leitura, digamos complicada, pois mesmo lendo e entendendo um pouco mais sobre esse mundo, ainda ficou várias lacunas abertas - mas é porque eu realmente tenho dificuldade para estudar o assunto. Contudo, gostaria de dizer que é o livro ideal pra quem busca conhecer esse universo.

Rene 03/07/2021

Excelente leitura sobre as bases da economia, intervencionismo e liberalismo.

É uma edição das palestras ministradas por Mises na Universidade de Buenos Aires em 1959.

Elton 27/06/2021

As Seis Lições.
As seis Lições.

Esse livro é um clássico. Recomendo a todos que desejam conhecer e entender sobre os principais problemas "invisiveis" que afetam nossa civilização.

Neste, Mises relata com clareza problemas e soluções sobre o Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimentos Externos e política, de forma tão lúcida que até mesmo um indivíduo totalmente leigo em economia entenderia.

Ideias, somente ideias podem iluminar a escuridão.

Assim como o mises, acredito na evolução da sociedade e no crescimento dos defensores e proclamadores do Liberalismo de mercado.

gabilopeswb 25/06/2021

Livro excelente para pessoas que assim como eu, desejam começar a estudar sobre pólica e economia.
Traz conceitos básicos sobre o tema de forma muito didática e pedagógica para o leitor.
Recomendo muito, mesmo que você não saiba absolutamente nada sobre política esse é um livro que vai te esclarecer muitos conceitos.
Com certeza aprendi muito e super recomendo.

Davi.Modesto 21/06/2021

Ideias, e somente ideias, podem iluminar a escuridão.
Livro fundamental para ter uma melhor compreensão de mundo no que se diz respeito à política globalizada. Eu, como disse o Mises, acredito totalmente em um futuro, onde as pessoas lutem por um mundo totalmente livre e sem amarras.
Lembrando: o melhor governo é aquele que faz o que é de sua competência.

Rike 02/06/2021

Texto simples, objetivo e muito valioso.
Ouvi comentários ruins sobre Mises. Porém, a obra me surpreendeu.
A cada momento eu queria marcar o texto do livro(eBook). Aquele livro que se pudesse você marcava a página toda com o destaque.
Vale a leitura.

4- A inflação
5- Investimento externo
6- Políticas e ideias

Algumas Citações:
?Há um remédio. E esse remédio é a força dos cidadãos: cabe-lhes impedir a implantação de um regime tão autoritário que se arrogue uma sabedoria superior à do cidadão comum. Esta é a diferença fundamental entre a liberdade e a servidão.?

?Só uma coisa não está representada no legislativo: a nação como um todo. Apenas vozes isoladas se põem ao lado do conjunto da nação.?

Lucas.Cordeiro 27/05/2021

Esclarecedor
Livro feito pela esposa de Mises, este ja havia falecido na época em que foi escrito o livro. Conta as seis lições sobre economia e liberdade que o Ludwig Von Mises palestrou em sua ida à um congresso na Argentina. Leitura bem fluída, textos de fácil entendimento, muito bom para leigos no liberalismo econômico e democrático

Natasha Viana 14/05/2021

O livro é pequeno, são palestras que Mises fez na Argentina. Então de forma resumida foram abordados temas importantíssimos. Foi esclarecedor e só fez eu querer ler mais ainda. Nesse tempo, com ideologias tentando te fazer acreditar em mentiras, é importante você procurar por conhecimentos que não sejam vindo de coletivos, de um "disse me disse". Você deve estudar, pesquisar para depois concluir por você mesmo qual é a verdade e não porque alguém te disse.

@LuanLuan7 02/05/2021

O autor explica 6 conceitos importantíssimos para a compreensão do atual cenário econômico: capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, expansão do investimento externo, politicas e ideias (econômicas).

Vale ressaltar que todo o conteúdo apresenta-se sob o viés liberalista, com exarcebada pretensão de ver o Estado reduzido ao eu mínimo possível (mesmo acreditando que governo nenhum se submeterá a isso).

A leitura é muito fluida e de fácil compreensão. As explicações são esclarecedoras e recheadas com exemplos, sobretudo do Reino Unido e dos EUA.

Há alguns exageros (e equívocos de generalização) na defesa de um ou outro posicionamento, que podem facilmente ser relevados em virtude de o conteúdo do livro ter sido ministrado em 1958.

Vale a pena para um conhecimento inicial a respeito dos 6 tópicos abordados.
Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
A linguagem deste livro é acessível para iniciantes de leitura de economia?

Pedro 03/06/2021minha estante
Sim, Emanuel, pode ler sem medo. Mises é bem acessível.

Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
Maravilha! Então lerei este livro.

@LuanLuan7 03/06/2021minha estante
Emanuel, a leitura é de fácil compreensão, porém apenas introdutória. Após finalizado é importante complementar com outras fontes.

Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
Certo, Luan, farei isso. Muito obrigado pela indicação.

Alecson.Machado 30/04/2021

Esse livro é um compilado das palestras dadas pelo professor Ludwig Von Mises, na Argentina. É um compilado póstumo, onde trata de assuntos da macroeconômica, como inflação, deficit, superavit, comunismo e capitalismo. É um ótimo livro de introdução de como a econômia funciona.