As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Júlio 24/01/2022

Um pequeno e introdutório livro sobre ideias e explicações econômicas voltadas a liberdade transcrito de 6 palestras de Mises em Buenos Aires por sua esposa. É dividido em 6 capítulos com explicações introdutórias e didáticas sobre Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimento Externo e Política e Ideias.
Recomendo a qualquer um que esteja interessado em se iniciar em um pouco de economia.

alice kaspbrak 21/01/2022

recomendo.
a leitura das 3 primeiras lições foi contínua e simples, fácil de compreender. Já para as outras 3 lições é preciso um pouco mais de conhecimento político para entender todos os assuntos abordados. Adorei

Rafael1905 21/01/2022

Livro primordial
É um livro onde Ludwig Von Mises disserta a respeito de sua visão liberal a respeito de alguns assuntos políticos e econômicos, é uma visão lúcida e racional, é o livro primordial e essencial de qualquer um que queira compreender melhor a política, super recomendo!

Marcilio Freire 11/01/2022

Rápido e esclarecedor
De modo geral o livro ainda é atual. Meu objetivo era entender a origem da inflação. E o palestrante trabalha de forma muito didática o assunto.

A leitura é válida, em especial nesse contexto inflacionário que estamos inseridos.

Cezar Souza 29/12/2021

Livro essencial para adentrar nas ideias da liberdade. Mises explica conceitos básicos da economia e como são os sistemas econômicos nos diferentes regimes.

Mauricio101 15/12/2021

Essencial
Leitura essencial, super recomendada. O mais interessante é que essas palestras ( lições) foram feitas na Argentina.

fae.francine 14/12/2021

AS SEIS LIÇÕES
Leitura essencial e necessária.

A palestra transcrita no livro é direta e fluida, com os conceitos muito bem explicados, exemplos reais e vislumbre das possíveis consequências.

mesmo aqueles que não estudaram economia/ política/ RI, conseguem acompanhar muito bem e deveriam ler.

Interessante perceber que essa palestra foi na Argentina e como o futuro desse país poderia ter sido diferente se mais pessoas tivessem participado e escutado Mises.

Mazinha 12/12/2021

Utilidade pública
Livro extremamente necessário, nos apresenta 6 palestras/conselhos que Mises fez em Buenos Aires e que infelizmente os Hermanos não seguiram e por isso estão em derrocada

Bia Cattaneo 04/12/2021

As seis lições
Ludwig Von Mises sempre coerente e um magnífico professor! Suas palestras apesar de curtas, conseguem explicar conceitos completamente deturpados e como más e boas medidas públicas podem mudar uma sociedade. Simplesmente magnífico.

Josiane PADIAR Zoch 22/11/2021

1) O capitalismo teve inicio com a produção de bens baratos e em massa.
A ascensão social só se deu por meio do capitalismo. Antes dele, o status social era hereditário e permanecia inalterado até o fim da vida.
Os empregados que nela produzem, são os mesmos que dela compram.
Os consumidores ditam as regras no capitalismo.
Capitalismo é baseado no acúmulo de capitais: quem mais acumula, mais ascende.
2) No socialismo o Estado decide tudo pelo indivíduo. As ordens vem de cima e devem ser cumpridas sem contestação.
O socialismo intervém até na economia, abolindo o Mercado e os preços de mercado, isso acabaria com o cálculo econômico, que é usado para saber o que é ou não vantajoso de se produzir, gerar avanços e riquezas.
Em um sistema aonde não há liberdade de mercado, aonde não há poder de escolha, onde o governo determina tudo, todas as liberdades são ilusões.
3) Intervencionismo é o governo querendo intervir no Mercado.
Medidas intervencionistas do Governo restringem a supremacia do consumidor. O Estado quer escolher o que o cidadão vai consumir. O Governo não deve gerir empresas de serviços. Quando empresas de governo têm déficits elas são financiadas pelos cofres públicos para cobrir seus prejuízos, prejudicando o dinheiro arrecadado que deveria estar indo para investimentos importantes. Intervencionismo sempre gera escassez.
4) Inflação. Se a oferta de dinheiro aumenta, o valor do dinheiro (poder de compra) diminui. Isso é inflação. Há certos grupos da população que são beneficiados primeiro com o novo dinheiro impresso. Neste primeiro momento, estes grupos tem uma vantagem sobre o resto da população e, para eles, a inflação é boa - neste momento. Ex.: as empresas fornecedoras do governo são as primeiras a receber o dinheiro impresso do governo
Arrecadar mais através do aumento de impostos é uma medida impopular, então por vezes o governo escolhe a inflação como método para aumentar a arrecadação.
5) Investimento estrangeiro. Os investimentos eram feitos de um país para o outro com a certeza de que que retornariam. Mas pode acontecer calotes. Assim, passou-se a praticar alguns métodos de controle da entrada de capital estrangeiro. Isso chama-se Protecionismo.
Mas o protecionismo atrasa o desenvolvimento dos países praticantes destas medidas.
Países em desenvolvimento precisam de capital e conseguem isso apenas com o liberalismo. Nas verdade os capitalistas não acreditavam que alguns países pudesse ser antiético o bastante para descumprir uma dívida, para expropriar e confiscar capital estrangeiro.
6) Políticas e Ideias. Após o Iluminismo, predominava um espírito optimista no mundo. Os partidos políticos passaram a ser grupos de pressão, esses representantes do povo eram na verdade representantes de seus próprios interesses.
Até hoje dificultam a aprovação de leis e decretos que não beneficiam a seus interesses e de seu grupo. Mas também hoje em dia há quem defenda boas ideias e, só boas ideias podem derrotar ideias ruins.

julibtz 18/11/2021

Gostei
Gostei e foi bem educativo pra mim, aprendi muito lendo. Confesso que fui um pouco forçada a ler depois que meu dindo me emprestou o livro e depois me obriguei a terminar, já que eu realmente não to acostumada a ler livro de economia, mas no geral é um bom livro e simples para quem quer começar a pensar e aprender sobre o assunto da economia liberal e tal.
Felipe 18/11/2021minha estante
Recomendo: Anatomia do Estado (~50 páginas) e A Lei (~80 páginas). Todos eles se complementam ??

Levovitch 09/11/2021

Seis lições que devem ser seguidas
Seis lições que mises deu em uma palestra em Buenos Aires (infelizmente a Argentina não o escutou) que se seguidas, levarão todos a liberdade econômica, mises defendia o livre mercado, o capitalismo, o único modelo econômico que pode levar a prosperidade.

LuckazTavares 07/11/2021

"Ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão."
Demorei um pouco pra ler, mas nesse fim de semana terminei. Um livro fundamental e essencial, não só para entender o cenário econômico atual(como havia pensado), mas para compreender o que é ser livre, e os efeitos de seus atentados. Entender que a liberdade nos permite ser o que quisermos, e ela está ligada ao fato de que podemos errar, e se errarmos, que sofremos as consequências. Uma linguaguem simples, de no caso, uma palestra.

"Um ditador(pode ser substituído por qualquer político) pode começar fazendo toda a sorte de promessas, mas, ditador que é, não as cumprirá. Em vez disso, suprimirá imediatamente a liberdade de expressão, de tal modo que os jornais e os oradores do parlamento já não podem assinalar que no primeiro dia de sua ditadura, dissera algo diverso que passou a praticar dali por diante." "Precisamos, apenas, substituir más ideias por ideias melhores."

Obrigado Mises.

Like a Sir 29/10/2021

Essencial
Essencial para entendermos como funciona a economia de fato.

Depois de ter lido esse livro, fiquei com raiva do nosso atual sistema estatista, que desde a infância coloca lixo nas nossas mentes, fazendo acreditar no "Papai Estado Tudo Resolve".

Quanto menos Estado, melhor. Quanto menos intervenção, melhor. Quanto mais individualismo, melhor. Quanto mais industrialização, melhor. Quanto menos política, melhor.