As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Kewllyta 16/05/2022

Muito esclarecedor
As teorias de cada uma das lições são baseadas em fatos históricos e dados (não em emoções mal resolvidas e opiniões pessoais - que não devem ser misturadas com política / economia). A leitura é fluída e de fácil compreensão, sem palavras rebruscadas e termos técnicos.

Este livro deveria ser usado como tema de discussão em aulas de política, economia, administração, finanças e até mesmo história.

Espero que os jovens que tiraram seus títulos para as eleições de 2022 o leiam com atenção e reflitam sobre nossa forma de governo.

Felipe 15/05/2022

Concordando em discordar
O livro trata de 6 lições gerais econômicas sob a perpersctiva da Escola Austríaca de Economia. Bem no início é possível perceber o amor que o autor possue pelo capitalismo de livre mercado, defendendo que se aplicado corretamente, seria o modelo que traria maiores benefícios para população global. Ao longo do livro me vi concordando com algumas partes e discordando de várias. Um exemplo indiscutível é a prosperidade geral proporcionada pelo capitalismo, claro que ainda existe um imenso número de miseráveis, mas se comparado há 300 anos atrás essa iniquidade era ainda mais gritante. Porém, em diversas passagens, quase que literalmente virava o olho. Essa visão que os patrões e os empregados na verdade possuiriam os mesmo interesses, não sendo necessário políticas que assegurassem direitos trabalhistas ou sindicatos, já que numa economia saudável os salários e a qualidade de vida viriam naturalmente me soava muito utópica. A tese principal defendia é que "O Estado somente é necessário para fornecer segurança, seja de agressores internos ou externos", qualquer atividade que fuja disso gerará mais prejuízo do que lucro. Exemplo interessante disso é a "lei da consequência oposta", ou algo parecido, que diz que qualquer interferência estatal na economia causará o contrário do pretendido inicialmente. E os casos mais clássicos são sempre dois. O primeiro é sobre o Imperador Romano Diocleciano congelando os preços com o intuito de baixá-los, e como esperado, os preços na verdade sobem (existe toda aquela cascata de oferta e procura dos produtos). O segundo é em nossa querida terrinha, quando o Presidente Sarney tenta repetir a façanha, e veja você, o resultado acaba sendo o mesmo. Ideiais como essas me parecem sensatas, o que já acho demais é dizer que em mesmo tempo de crise, o governo não deve interferir em socorro de seus cidadãos. Uma boa exemplificação que há no livro é a seguinte: "É dever dos cidadãos manter o governo, mas não dever do governo manter o cidadãos". Realmente acredito que devemos na verdade, nos aproximar de uma interseção entre livre mercado e atuação estatal, quase em nada a resposta está em um extremo ou no outro. Enfim, o livro é uma ótima introdução ao pensamento austríaco, possuindo alguns tópicos históricos bem interessante, além de claro, insights econômicos diversos. E gostaria de terminar essa minha primeira resenha com uma frase de Mises: "É preciso tolerar tudo, menos a intolerância."

Hiamara.Hespanhol 11/05/2022

Perfeito Introdutório sobre política e economia
Quer entender um pouco de economia? Mas não quer aquela leitura cansativa! Esse livro é o que você procura. Com uma linguagem clara, objetiva e acessível a qualquer público que queira entender sobre Capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento estrangeiro e política e ideias. Em Seis lições, Ludwing Von Mises nos explica com muita didática sobre os temas acima, em defesa da liberdade individual contra formas de interven-cionismo estatal que podem impedir o progresso econômico e ameaçar o desenvolvimento humano.
Super recomendo!!!

Gabriel 10/05/2022

Um dos principais títulos sobre o liberalismo. Rápido, curto e de fácil entendimento, mas ainda assim bem completo. Recomendo, ao ler sobre filosofias político/econômicas, não se ater em uma só, e mesmo dentro dela ler mais de uma obra. Mas, quando se fala da filosofia liberal (principalmente na área financeira), esse livro tem um lugar de destaque.

MAGO.SUPREMO 07/05/2022

Esclaredor e importante
O livro ''As Seis Lições'' do autor e economista, Ludwig Von Mises, é uma transcrição do que foi dito nas palestras dele em Buenos Aires. O livro trata de Intervencionismo, inflação, protecionismo, entre outros, de forma esclarecedora e instrutiva, para que assim não repitamos os mesmos erros daqueles que foram à contramão da liberdade.
No dito livro, Mises consegue de forma clara nos passar o conhecimento acerca das políticas econômicas adotadas pelos governos, como, por exemplo: a inflação, além de nos dar breves explicações do porque impérios e governos caíram e/ou encontraram dificuldade para se perpetuarem, seja em razão das suas economias restritas, seja pela má formulação de políticas econômicas eficientes.
Com uma linguagem fácil de ser compreendida e trechos muito bem formulados acredito que esse seja um dos melhores livros de economia que existem, sobretudo relacionado a liberdade econômica. A obra possui poucas páginas, tornando a leitura rápida e propicia para seguirmos para as demais obras do autor, sempre buscando entender os panoramas maiores da economia. Em suma, foi uma das melhores leituras que já fiz, super esclarecedora e com uma miríade de exemplos reais.
Recomendo ''As Seis de Lições'' para todos os estudantes, entusiastas e pessoas de que alguma forma tem interesse em economia. O livro não só aborda as políticas econômicas como também os contextos do porque tal coisa ocorreu. Ademais, é sempre bom variar e ler livros de não-ficção.

Felipasso_ 07/05/2022

Excelente guia de introdução para o liberalismo
Gosto muito da maneira como o Mises escreve. Ele é muito claro quando vai comentar sobre o tema de determinado capítulo. Mas mesmo sendo um livro de assuntos aparentemente complexos, a escrita do Mises é objetiva, simples, mas nunca vazia. Um bom início para aqueles que querem entender o pensamento liberal. Recomendo demais

Marcelo 25/04/2022

"Menos Marx, Mais Mises"?
Trata-se da reunião de 6 palestras ministradas por Mises na Argentina. Nesses encontros Mises expôs suas ideias sobre economia e comportamento humano, já que para ele, a Ação humana é o objeto central do estudo econômico.

Nas palestras, aborda de maneira simples e didática temas de muita relevância para entendimento da dinâmica dos eventos em economia, assim como revela os efeitos nefastos do intervencionismo no contexto econômico.

Assuntos como: Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimento Estrangeiro e Política, são abordados de maneira muito direta, obviamente que com considerações alinhadas aos conceitos científico e valores defendidos pelo autor.

Trata-se de uma clássico da teoria liberal que influenciou e influência essa linha de pensamento. Concordemos 100% ou não com o que está posto na mesma(Mises é um fervoroso liberal), vale muito a pena a leitura para entender a base teórica em que se funda o modelo econômico hegemônico nos dias atuais.

Não se trate de "Menos Marx, Mais Mises", bordão que recentemente tem tido espaço nos movimentos liberais no Brasil, mas sim de entender o que vem a ser o "Menos Marx", e por outro lado o "Mais Mises".

JoAo.Padilha 24/04/2022

Obrigatório
Mais um livro obrigatório. Na verdade o conteúdo dele é retirado de 6 palestras feitas em Buenos Aires. Uma obra leve, rápida e obrigatória para todos que estão iniciando os estudos em liberdade de mercado e liberdade econômica. Espero que os outros livros do autor tenha a mesma acessabilidade.

Giovanna.Pereti 15/04/2022

Cristalino como a água
Maravilhada no quão claro e didático Mises consegue ser!

Nesse livro ele trata de assunto os quais majoritária porcentagem da população mundial é leiga: inflação, socialismo, capitalismo, investimento estrangeiro, intervencionismo e política x ideias.

Cada capítulo tem subtítulos bem assertivos, que te ajudam a se localizar no conteúdo, repleto de analogias simples do cotidiano? com certeza tu terá um redpill por capítulo!
rrodolfo.lima 15/04/2022minha estante
Esse livro é muito bom. Cada capítulo uma aula

Caroline Dama 05/04/2022

6 didáticas lições
Se você espera um tratado teórico sobre o livre mercado em todas as suas nuances, esse livro não será útil.
Mas se precisa de um livro com linguagem bem simples, para entender (ou começar) a entender o básico da economia mais liberal, então esse é o material que precisa.

Inclusive, só entendi algumas ideias expostas em "marxismo desmascarado", livro do mesmo autor, aqui nessa obra.

Esse livro é para qualquer um que quiser começar a entender mais de economia e ver o que estamos enfrentando hoje. E são mesmo reflexões para hoje e amanhã!

Tha 11/03/2022

Uma ótima introdução sobre algumas políticas
O livro é uma transcrição de seis palestras dadas na Argentina (uma pena que o país não vigorou nas lições) sobre assuntos essenciais para o entendimento da liberdade política e econômica de um país. Ele traz conceitos amplos e de uma forma muito simples de ser compreendida. Como ele mesmo cita, isso é apenas uma parcela para entender um assunto complexo, que tem muito mais a ser explorado, mas é um excelente início. Um livro que, certamente, seria excelente de ser divulgado em escolas.

Lucas.Jones 16/02/2022

Excelente leitura. Nota 10!
O livro é muito bom, basicamente são as palestras dadas pelo autor em forma escrita, a leitura é muito fluida e o conteúdo é profundo porém de fácil interpretação e análise. Esse livro deveria ser leitura obrigatória de escolas pela grandeza de seu conteúdo e a forma simples como é transmitido ao longo da leitura. Super recomendo aos que querem entender melhor sobre temas econômicos e os pensamentos liberais, socialismo e capitalismo.

Ninguem 03/02/2022

Imagine que você vai num cabeleireiro que se recusa sempre a cortar o teu cabelo. Esse é o Mises trabalhando como economista. Mais ideólogo de sua classe do que um teórico.
Brenno 11/03/2022minha estante
Esse livro é uma transcrição de uma palestra... se tu estava esperando que isso fosse um livro com teses complexas de economia... poxa cara, te faltou muito bom senso, é obvio que esse livro vai ser mais simples e mais ideólogo na defesa do livre mercado.

Camila 03/07/2022minha estante
Brenno, ainda que o livro seja a transcrição de uma palestra, ele é fraco!! Horrível, do ponto de vista argumentativo. Mises utiliza de conceitos equivocados. Tem tanta coisa absurda nessa livro, que cheguei a marcar pois não tem como alguém levar a sério o que esse cara fala.

Brenno 06/07/2022minha estante
Camila, me dê um exemplo de coisas absurdas que foram faladas.

Camila 06/07/2022minha estante
"as empresas de grande porte, alvo dos mais fanáticos ataques desfechados pelos pretensos esquerdistas, produzem quase exclusivamente para suprir a carência das massa" posicao 143 no livro kindle. bom, nem preciso discorrer muito do porque isso é MENTIRA né?

Camila 06/07/2022minha estante
essa aqui eh muito boa, porque a primeira ideia até faz sentido, o problema é usar Estados Unidos e Europa como exemplo: "um aumento dos salários reais resulta não só num aumento da população; resulta também, e antes de tudo, numa melhoria do padrão de vida média. É por isso isso que temos hoje, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, um padrão de vida superior ao das nações em desenvolvimento, às da África, por exemplo" O CARA IGNOROU ANOS DE COLONIALISMO E METEU ESSA MESMO kkkkk

Camila 06/07/2022minha estante
tem varios exemplos, mas estou perdendo 3 anos da minha vida cada vez que releio essa merda

Brenno 08/07/2022minha estante
"O CARA IGNOROU ANOS DE COLONIALISMO E METEU ESSA MESMO", são fatos, querer botar ainda o fator da colonização como justificativa para o não desenvolvimento africano é ignorância. Basta ver Botswana que deu a volta por cima, simplesmente por ter adotado mais liberdade econômica, o mesmo não acontece com os outros países africanos, muitos estão presos a governos autoritários, com liberdade econômica praticamente inexistente e nem preciso falar do poder monetário que é pífio.

"as empresas de grande porte, alvo dos mais fanáticos ataques desfechados pelos pretensos esquerdistas, produzem quase exclusivamente para suprir a carência das massa", não entendi aonde esta o problema nessa frase, isso é um fato, empresas grandes tendem a suprir as necessidades das massas, podemos ver isso claramente no setor de tecnologia, desde jogos a smarthphones. Pra uma empresa ter sucesso, é necessário que as massas vão e se sintam a vontade em ir comprar seus serviços e produtos, se não, entrara em falência, isso é o básico do básico de empreendedorismo, logo aonde esta o erro???

""Hoje, nos países capitalistas, há relativamente pouca diferença entre a vida básica das chamadas classes mais altas e a das mais baixas: ambas têm alimento, roupas e abrigo" só uma das frases ditas que beiram o absurdo, sem materialismo ALGUM
" E? Aonde esta o problema, fato é que nos países desenvolvidos os cidadãos tem mais qualidade de vida que nos países subdesenvolvidos, graças ao poder de compra e a liberdade econômica (no ranking de liberdade econômica da Heritage Foundation, o Brasil esta na posição 133, enquanto que países mais desenvolvidos estão mais acima, como EUA que esta na posição 25, Paraguai que esta na posição 73, Colômbia que esta na posição 60 e etc), e isso lembrando que ele esta falando dos países capitalistas, já que nos países onde o socialismo foi adotado, mal tinha comida nos super mercados, tal fato que abriu os olhos do ex-presidente da Rússia Boris Yeltsin, quando foi visitar uma mercearia americana.

Todos os exemplos que vc me mandou, não tem nada de errado, isso qualquer um que sabe o básico de economia e de empreendedorismo vai entender. Sugiro que pare de olhar problemas onde não existem para não passar vergonha... enfim, faça o que quiser.

Ninguem 13/07/2022minha estante
Brenno, use seu proselitismo com quem se importa com essas idéias criminosas. A Camila mastigou tudo mas você não tem estômago.

Brenno 15/07/2022minha estante
??? O que diabos vc está falando? Eu contra argumentei. "use seu proselitismo com quem se importa com essas idéias criminosas" kkkkkkkkk ideias criminosas... pqp nem vou perder tempo aqui.

Brenno 14/03/2023minha estante
??? Ideias criminosas? Vc não contra argumentou em nada meu caro, a Camila argumentou e eu contra argumentei cada ponto que ela botou... Simples assim, até agora estou esperando algum contra argumento por parte dela e nada. Então sugiro que vc (ninguém) fique calado pra não passar vergonha, a menos que queira argumentar.

Ninguem 28/03/2023minha estante
O jovem de foto de anime continua falando. Vai ler mais que 6 livros na vida e parar de defender panfleto do limitado do Mises. Liberdade econômica é só pura ideologia que se usa para justificar quem deixa os tentáculos capitalistas explorarem mais o terceiro mundo. Passa um dia morando em Hong Kong e não na casa dos seus pais pra ver como é a vida, mancebo imberbe.

Guilherme 30/01/2022

Economia de Mercado
Neste livro, a esposa de Ludwig Von Mises escreve em um conjunto de seis palestras, realizadas pelo seu marido na Argentina, abordando as seis lições: Socialismo, Capitalismo, Intervencionismo, Inflação, Política e Ideias e Investimento Estrangeiro.

Neste livro, Mises relata de maneira simples, porém informativa, sobre esses seis temas que são cruciais para o desenvolvimento econômico sadio de uma sociedade. Certamente, alicerçado a sua ideologia liberal, embora reconheça que haja falhas, assim como em qualquer outra ideologia,defende veementemente o liberalismo como único modelo econômico viável para a prosperidade econômica de país, e consequentemente de seus cidadãos.

Guilherme.Williams 24/01/2022

Mises se destacou na intransigente defesa à liberdade econômica e às liberdades individuais.

Livro introdutório para compreensão do que é Liberalismo, segundo os austríacos. E essa introdução o autor faz com mestria, sendo de fácil compreensão, mas ainda assim com profundidade para te fazer refletir.