As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Igor Rocha 17/09/2022

Um livro com um texto bem sucinto
Um livro com um texto bem sucinto que cumpre o que propõe. Explica os 6 conceitos (lições) com uma linguagem bem simples, sem tecnicismo nenhum.
Além disso é um livro bem curto que da pra ser lido em até dois dias (apesar de eu ter demorado 5 ?).

Caroline.Kinchin 05/09/2022

As 6 lições
O livro trata 5 conceitos sobre política e economia com viés liberal. O último capítulo trata das ideias do próprio autor sobre os temas e seu posicionamento geral. Excelente para conhecimento de conceitos gerais, conhecimento de mundo no que tange história, política e economias.

Isa 02/09/2022

É um ótimo livro introdutório ao pensamento liberal, pois é muito fácil de ler e entender. Qualquer pessoa leiga no assunto é capaz de absorver o que Mises está dizendo.

Éllen Marianne 11/08/2022

Chega a ser assustador o quão atual é esse conteúdo.

?Há um remédio e esse remédio è a força dos cidadãos, cabe-lhes impedir a implantação de um regime tão autoritário, que se arrogue uma sabedoria tão superior ao cidadão comum. Esta é a diferença fundamental entre a liberdade e a servidão. ?

iagofelipeh 09/08/2022

Uma bosta kkkkk
Muito ruim, burrice típica desses neoliberalóides protofascistas de merda kkkkkkkkk

Impossível não se entristecer com o fato dessa porcaria desinformar MUITOS jovens Brasil afora.
belzhi 27/10/2022minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Henrique609 11/07/2022

Simples e verdadeiro
As seis lições é aquele tipo de livro que é escrito por um sábio, que poderia ter sido escrito com muitas palavras difíceis e bonitas... Mas que ao invés disso, o autor usou palavras fáceis de serem entendidas.

Escrever difícil não é usar palavras difíceis, mas escolher palavras que o assu tô difícil seja entendido por qualquer um.

É isso que Mises faz nesse livro, ensina a liberdade econômica através de seis lições: o capitalismo, o socialismo, o intervencionismo, a inflação, o investimento externo e a política das ideias.

Mises consegue criar uma ligação entre essas lições e explicar a maioria dos problemas que hoje perduram na nossa sociedade.

Thiago 08/07/2022

Boa introdução, porém um pouco rasa
Em 6 palestras na Argentina, Mises explica o ponto de vista liberalista sobre diversos assuntos e modelos econômicos, pontuando falhas e acertos de cada assunto, mas incluindo suas observações e opiniões.

Cada assunto é explicado e abordado de maneira bem acessível a qualquer um que queira entender ou iniciar suas leituras no liberalismo. Dito isso, caso o leitor já tenha bagagem nesse modelo econômico, os assuntos talvez não sejam tão enriquecedores, pois não são profundamente abordados, talvez sendo de maior aproveitamento os exemplos de como simplificar explicações e discurso para momentos de conversas e debates com terceiros.

Gostaria que as sugestões de melhorias fossem mais aprofundadas e elaboradas, abordando situações que poderiam acontecer na aplicação das suas ideias. Mas devido ao livro ser uma transcrição de palestras, limitadas devido ao tempo disponível, não pôde ser devidamente trabalhado, restando ao leitor buscar outras obras que se aprofundem mais no aspecto das soluções propostas.

Camila 03/07/2022

ESSE AUTOR É LEVADO A SÉRIO?
Comecei um projeto pessoal de leituras da ideologia liberal e da ideologia comunista.
Esse livro do Mises apareceu em várias listas
de recomendação para iniciar os estudos liberais.
Confesso que conhecia o autor apenas pelo instituto Mises aqui do Brasil e já tinha uma pré concepção de como seria, mas não imaginei que seria tão ruim.
Ele é um compilado de palestras dadas em uma universidade argentina. Partindo disso, a argumentação desenvolvida por ele é fraca, até pelo que o livro se propõe a ser, um compilado para ser acessível ao público acadêmico.
Há vários erros de argumentação que foram superados há muito tempo (e não foram rebatidos) por escritores marxistas.
Mises parte de pressupostos totalmente equivocados para validar suas teses. Acredita, como uma religião mesmo, que a única alternativa é o capitalismo.
Há diversas frases absurdas que fogem da realidade... Ele ignora fatores sociais e históricos e coloca o "sucesso" capitalista de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, em algo chamado "acumulo de capital".
Beira o mau caratismo a argumentação dele em dizer o porque países subdesenvolvidos são subdesenvolvidos. As associações da Alemanha nazista com socialismo me renderam boas gargalhadas também.
Pensei que, como título introdutório, seria algo realmente palpável e sério (como grandes doutrinas marxistas são) mas o nível aqui está bem abaixo.

Roger XD 29/06/2022

bem nerd
Apesar de durante os períodos de avaliações n consegui ler, voltei a ler agr nas férias e foi bem rápido pra terminar. A leitura é bem fluída, o que facilita muito. Recomendo mt.

ps: a divisão dos tópicos é mó boa

Mariana113 27/06/2022

Uma boa leitura
Um compilado de 6 palestras do economista Ludwig von Mises realizadas na Argentina em 1959. O livro aborda as ideias do palestrante quanto as 6 lições:

Socialismo
Capitalismo
Intervencionismo
Inflação
Investimento estrangeiro
Política e ideias

Acho uma leitura fluida, pelo fato de serem transcrições das palestras, as ideias são apresentadas em tópicos bem estruturados e sem enrolação. Gostei bastante do conteúdo do livro.

?? um país rico tem mais condições de suportar más políticas que um país pobre.?

Ana 19/06/2022

A meu ver, é sempre bom poder ter contato com as mais diversas formas de pensar, independente de com quais nos identificamos mais. E, por isso, gosto tanto de ler livros com visões econômicas variadas, sendo estas de direita, esquerda ou o que for. E confesso que esse livro me surpreendeu bastante...
Não, não concordo integralmente com as ideias de Mises. Mas foi bastante interessante ter como esclarecidos alguns conceitos importantes dentro da lógica capitalista, além de entender o porquê de certas propostas em contextos passados e mesmo atuais. Valeu a leitura!

Matheus 31/05/2022

Livro Ótimo
Livro Ótimo, bem introdutório sobre o pensamento da economia de mercado, ao longo do livro o autor afirma que todas as demais liberdades só podem ser condicionadas por meio da existência de uma economia livre.

LuisIV 26/05/2022

Bem didático
Como eu li "Livre para escolher" do Friedman antes desse, muitos conceitos já me eram familiares. Mas foi interessante conhecer sob outro ponto de vista e com uma linguagem muito mais simples.

Recomendo muito para quem tá começando a ler sobre economia e seus princípios.