As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Josiano.Lima 11/01/2023

Deveria ser leitura obrigatória nas escolas
Esse livro é uma introdução ao pensamento liberal da escola austríaca, gostei bastante por sua clareza e simplicidade para expor conceitos que as vezes são passados de maneira tão complexa por outros autores.
As seis lições são: capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento extrangeiro e política e ideias.

Marcos Caio 08/01/2023

É como dizem : a história se repete.
O mundo vive em uma repeticao de ciclo. Uma vez que a evolução é certa, estamos progredindo, os cenários são outros, as condições são outras, mas a história em seu núcleo, os erros, as insistências banais no que já foi tentado e vivido por outros, persiste.
As seis lições reúne as palestras que foram ministradas em 1959 por mises, apesar disso, se encaixa perfeitamente hoje em 2023 e parece que narra todos os erros das politicas de hoje em dia.
Mises acreditava que apesar das condições das políticas do passado se compararem em muitos aspectos com as do império romano (que ruiu até ser destruído), haviam também enormes diferenças.
A maior diferença é que na atualidade menos barbara tudo surgia através de ideias (ao invés de forma mandatária e brutal como no passado, sem espaço para argumentos).
De acordo com ele, ideias podem ser derrotadas por outras ideias e por isso a situação requer no mínimo mais otimismo.
Passado 64 anos desde o compartilhamento destas ideias e levando em consideração que pessoas tem a tendência de adotar péssimas ideias, não sei se tenho muita fé que em algum momento todo um povo será evoluído o suficiente para jamais voltar a repetir a história, de novo e de novo e de novo.

Dani 04/01/2023

Bom livro, escrito de forma clara e sucinta. Livro de grande utilidade para quem quer iniciar nos estudos sobre o liberalismo político e econômico.

Bonifax 27/12/2022

Pra todos entenderem
Genial! Um grande resumo sobre pontos econômicos e políticos fundamentais, abordando esses temas de forma curta e MUITO fácil de entender. Construindo argumentos à favor do capitalismo e da livre economia, bem como explicando o porque de políticas intervencionistas, socialistas etc não funcionarem, sempre de forma muito racional e respeitosa. A grande pergunta que fica é: um livro simples, curto, fácil de entender sobre assuntos muito importantes. Por que não nos deram pra ler na escola?

Evellyn 16/12/2022

Leitura surpreendente, leve e consegui entender o posicionamento do autor. Realmente somos o êxito do movimento capitalista .
Nunca tinha parado para pensar dessa forma.

Rebeca 15/12/2022

Uma ótima introdução
O autor trata de temas relevantes para o entendimento da economia, porém de forma introdutória, afinal esta é a proposta da obra.
Apresentando uma comparação entre capitalismo e socialismo, Ludwig Von Mises revela que o primeiro sistema foi capaz de elevar os padrões de vida das populações e, nesse sentido, indica a reflexão acerca de quais os pontos de partida usados para a análise da sociedade na teoria de Karl Marx.
Por outro lado, deve o leitor se atentar para o período que o livro foi formulado, pois mesmo sendo bastante atual, é perceptível os posicionamentos do autor diante a Guerra Fria.

o.caioalmeida 15/12/2022

Un livro enxuto, contém as informações essenciais para quem deseja se introduzir no assunto.
Leitura leve e dinâmica, conteúdo e escrita impecáveis.

Lara 21/11/2022

Leitura para iniciantes
A obra em si é fantástica para quem tem o desejo de começar a estudar sobre liberalismo político e econômico.

O livro é dividido em tópicos
1-Socialismo

Rápida leitura
Tudo flui muito bem.

Marcelo Duarte 10/11/2022

Seis lições pra vida!
O livro é de um escrita simples mesmo quando o autor explica coisas complexas. É o básico de economia nos seis temas que o autor procura grarar. Vale a pena a leitura. É muito instrutiva.

Lucas.Ribeiro 07/11/2022

introdutorio
livro bom e simples, fala sobre as seis lições sobre economia com um pouco de politica. muito bom para quem quer reforçar ou aprender sobre esses conceitos.

AlefRamos 01/11/2022

Conteúdo bom, edição extensa
O livro é a transcrição de 6 palestras feitas na Argentina por Mises, que se tornou o livro com o título 6 lições.

O conteúdo das palestras são muito boas, porém a edição foi prolixa demais, com muitos conteúdos adicionais. Menos de 40% do livro são as 6 lições, todo o resto são comentários de outros autores. Acho que faltou freio.

A forma que é feita a divisão dos temas é muito boa, porém a versão em ebook deixa a desejar, pois não é possível pular de lição em lição.

Não comentarei minha opinião a respeito especificamente do conteúdo, mas é um livro com boa apresentação das ideias do autor.

Erilane.Rocha 17/10/2022

Gostei.

O assunto me interessou muito e eu acabei pegando o gosto pela leitura.

O autor tem uma escrita bem simples e direta. Fiquei com medo de não entender, pois eu não sei nada (ou quase nada) sobre o assunto, mas ele explica muito bem que me deu até vontade de procurar aprender mais e mais sobre política.

Só não gostei muito do posfácio.

Enfim, é um bom livro.

João 14/10/2022

Um livro perfeito para se iniciar na economia
Este livro pequeno e simples, e um ótimo material para estudar o básico da e economia, ele vai te introduzir em questões, políticas, econômicas e sociais.

Recomendo muito para quem quer começar a entender economia.