As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Gabriel 12/07/2020

Liberdade e política
São coisas que deveriam andar juntas, mas o tempo e as mudanças na sociedade não seguiram esse rumo. Esse livro traz uma luz sobre a liberdade e como o intervencionismo é ruim para o povo.

Levovitch 09/11/2021

Seis lições que devem ser seguidas
Seis lições que mises deu em uma palestra em Buenos Aires (infelizmente a Argentina não o escutou) que se seguidas, levarão todos a liberdade econômica, mises defendia o livre mercado, o capitalismo, o único modelo econômico que pode levar a prosperidade.

Diógenes Gimenes 15/08/2020

Libertador
Há 10 anos eu tinha uma forma de pensar política e econômica moldada ao gosto do governo. Depois de confrontado por um amigo, fiquei pensativo por não saber responder algumas questões. Estudando uma forma de contra-argumentar meu amigo, percebi que realmente a conta não fechava. Parece que ficha caiu. Em seis lições, Ludwig Von Misses lança luz sobre as estruturas do Estado e mostra de forma clara como as intervenções do governo prejudicam toda estrutura econômica do país. Os jovens brasileiros deveriam ler Misses pelo menos para pensar um pouco melhor sobre economia. Infelizmente há um imposição de pensamento, estrategicamente promovida pelo Estado que torna nossa juventude revoltada, frustrada e estéril.

Marcos Caio 08/01/2023

É como dizem : a história se repete.
O mundo vive em uma repeticao de ciclo. Uma vez que a evolução é certa, estamos progredindo, os cenários são outros, as condições são outras, mas a história em seu núcleo, os erros, as insistências banais no que já foi tentado e vivido por outros, persiste.
As seis lições reúne as palestras que foram ministradas em 1959 por mises, apesar disso, se encaixa perfeitamente hoje em 2023 e parece que narra todos os erros das politicas de hoje em dia.
Mises acreditava que apesar das condições das políticas do passado se compararem em muitos aspectos com as do império romano (que ruiu até ser destruído), haviam também enormes diferenças.
A maior diferença é que na atualidade menos barbara tudo surgia através de ideias (ao invés de forma mandatária e brutal como no passado, sem espaço para argumentos).
De acordo com ele, ideias podem ser derrotadas por outras ideias e por isso a situação requer no mínimo mais otimismo.
Passado 64 anos desde o compartilhamento destas ideias e levando em consideração que pessoas tem a tendência de adotar péssimas ideias, não sei se tenho muita fé que em algum momento todo um povo será evoluído o suficiente para jamais voltar a repetir a história, de novo e de novo e de novo.

Fagundes 27/11/2020

Mises é essencial no séc XXI
Segunda vez que eu leio e, novamente, fico impressionado como Mises dando uma palestra em 1959, em Buenos Aires, consegue abordar temas que parecem o Brasil dos anos 2000. As típicas medidas governamentais fadadas ao fracasso, mas que o político promete que dessa vez vai dar certo. E nunca dá.
Todas as práticas ruins que o país já adotou, previsto e explicado por Mises.
E tudo o que poderíamos estar fazendo para melhorar o país.
Incrível como parece que a Argentina não aprendeu nada com Mises. Antes tivesse vindo no Brasil.

PRiX 01/12/2020

O que é socialismo, capitalismo...? Direto ao ponto
O livro surge a partir seis palestras feitas pelo próprio Mises a uma universidade na Argentina. De forma simples, direta e com exemplos ele explica sobre: capitalismo; socialismo; intervencionismo; inflação; investimento; política e ideais. Aos poucos ele vai elucidando como é necessário que um país garanta a maior liberdade econômica para que a longo prazo este siga crescendo. A intervenção insistente do governo não tem lastro financeiro (alô inflação!) para que suas ações perdurem por muito tempo sem que o país sofra com perdas diversas como emprego, qualidade de vida, exportações, liberdade de escolhas - desde saúde, passando por educação e emprego/empreendedorismo.

Ofelia 09/02/2023

Vale a pena a leitura
Eu admito que estava com altas expectativas sobre esse livro, esperava que fosse mais como o livro A Lei, que ate hoje apos meses de leitura, nao saiu da minha cabeça ainda kk. Mas ele é muito didático, ele entra bastante nas questões históricas o que é bom pra ter uma perspectiva melhor, mas em alguns momentos fica um pouco cansativo. Enquanto A lei do Frédéric Bastiat fala sobre o que deveria de fato ser a lei, o estado, nesse livro de Von Mises, ele fala mais sobre o Governo, inflação e mostra isso na história mesmo. É uma leitura super válida.

Danielle.Bertagnolli 05/03/2023

Em defesa da liberdade
Excelente livro, em que Mises aborda de maneira direta e pragmática os principais aspectos do liberalismo econômico.

fae.francine 14/12/2021

AS SEIS LIÇÕES
Leitura essencial e necessária.

A palestra transcrita no livro é direta e fluida, com os conceitos muito bem explicados, exemplos reais e vislumbre das possíveis consequências.

mesmo aqueles que não estudaram economia/ política/ RI, conseguem acompanhar muito bem e deveriam ler.

Interessante perceber que essa palestra foi na Argentina e como o futuro desse país poderia ter sido diferente se mais pessoas tivessem participado e escutado Mises.

Isa Moura 29/07/2023

Somente as boas ideias podem iluminar a escuridão
?Sempre que tentamos convencer um grupo de pessoas que não depende diretamente da solução de um problema, o fracasso é certo?

Mazinha 12/12/2021

Utilidade pública
Livro extremamente necessário, nos apresenta 6 palestras/conselhos que Mises fez em Buenos Aires e que infelizmente os Hermanos não seguiram e por isso estão em derrocada

Josiane PADIAR Zoch 22/11/2021

1) O capitalismo teve inicio com a produção de bens baratos e em massa.
A ascensão social só se deu por meio do capitalismo. Antes dele, o status social era hereditário e permanecia inalterado até o fim da vida.
Os empregados que nela produzem, são os mesmos que dela compram.
Os consumidores ditam as regras no capitalismo.
Capitalismo é baseado no acúmulo de capitais: quem mais acumula, mais ascende.
2) No socialismo o Estado decide tudo pelo indivíduo. As ordens vem de cima e devem ser cumpridas sem contestação.
O socialismo intervém até na economia, abolindo o Mercado e os preços de mercado, isso acabaria com o cálculo econômico, que é usado para saber o que é ou não vantajoso de se produzir, gerar avanços e riquezas.
Em um sistema aonde não há liberdade de mercado, aonde não há poder de escolha, onde o governo determina tudo, todas as liberdades são ilusões.
3) Intervencionismo é o governo querendo intervir no Mercado.
Medidas intervencionistas do Governo restringem a supremacia do consumidor. O Estado quer escolher o que o cidadão vai consumir. O Governo não deve gerir empresas de serviços. Quando empresas de governo têm déficits elas são financiadas pelos cofres públicos para cobrir seus prejuízos, prejudicando o dinheiro arrecadado que deveria estar indo para investimentos importantes. Intervencionismo sempre gera escassez.
4) Inflação. Se a oferta de dinheiro aumenta, o valor do dinheiro (poder de compra) diminui. Isso é inflação. Há certos grupos da população que são beneficiados primeiro com o novo dinheiro impresso. Neste primeiro momento, estes grupos tem uma vantagem sobre o resto da população e, para eles, a inflação é boa - neste momento. Ex.: as empresas fornecedoras do governo são as primeiras a receber o dinheiro impresso do governo
Arrecadar mais através do aumento de impostos é uma medida impopular, então por vezes o governo escolhe a inflação como método para aumentar a arrecadação.
5) Investimento estrangeiro. Os investimentos eram feitos de um país para o outro com a certeza de que que retornariam. Mas pode acontecer calotes. Assim, passou-se a praticar alguns métodos de controle da entrada de capital estrangeiro. Isso chama-se Protecionismo.
Mas o protecionismo atrasa o desenvolvimento dos países praticantes destas medidas.
Países em desenvolvimento precisam de capital e conseguem isso apenas com o liberalismo. Nas verdade os capitalistas não acreditavam que alguns países pudesse ser antiético o bastante para descumprir uma dívida, para expropriar e confiscar capital estrangeiro.
6) Políticas e Ideias. Após o Iluminismo, predominava um espírito optimista no mundo. Os partidos políticos passaram a ser grupos de pressão, esses representantes do povo eram na verdade representantes de seus próprios interesses.
Até hoje dificultam a aprovação de leis e decretos que não beneficiam a seus interesses e de seu grupo. Mas também hoje em dia há quem defenda boas ideias e, só boas ideias podem derrotar ideias ruins.

Caro1ina 07/04/2021

O autor aborda de forma esclarecedora, digamos que também didática a maneira que funciona a economia, em suma capitalismo e socialismo. Aprendi bastante lendo essa cópia. Esse livro foi só a chave da porta para a busca de mais conhecimento nesse viés.

Titi 17/01/2024

Breves lições de economia
Este livro é resultado de algumas conferências dadas pelo Mises que foram posteriormente transcritas; desse modo, este livreto pode ser lido em apenas um único dia e sem precisar pensar muito a respeito, pois sua linguagem é simples e clara. Todavia, um olhar mais crítico da obra de Mises revela certos problemas e incompatibilidades com certas teorias escolásticas a respeito da liberdade, Mises defende liberdade ao erro, já os escolásticos (ao menos os tomistas) defendem liberdade à verdade; portanto, há certa diferenças cruciais que demonstram uma incompatibilidade em certos pontos da doutrina misesiana da ética e da doutrina tomista da ética, que, no entanto, tem sido negada por uma crescente de pseudointelectuais liberais/libertários da internet, que tentam a todo custo unificar.

Natasha Viana 14/05/2021

O livro é pequeno, são palestras que Mises fez na Argentina. Então de forma resumida foram abordados temas importantíssimos. Foi esclarecedor e só fez eu querer ler mais ainda. Nesse tempo, com ideologias tentando te fazer acreditar em mentiras, é importante você procurar por conhecimentos que não sejam vindo de coletivos, de um "disse me disse". Você deve estudar, pesquisar para depois concluir por você mesmo qual é a verdade e não porque alguém te disse.