As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Bruno 09/02/2021

Introdução a Mises
Ludwig von Mises é um dos maiores expoentes da escola Austríaca. As seis lições apresentadas em Buenos Aires representam uma abordagem geral de suas ideias, aprofundadas em suas demais obras.
O livro, em si, deveria ter 140 páginas. É o que de fato é de autoria de Mises.
As outras 160 páginas são um assassinato editorial. Múltiplos prefácios que discutem as falas de Mises antes mesmo de serem apresentadas. Ao final, um posfácio de um estudioso conservador que insiste em incluir Mises nessa escola, ainda que este e Hayek tenham deixado extremante claro que não aderem à linhagem conservadora.
As editoras estão destruindo as grandes obras, não aconselho esta edição - existem outras com apenas os discursos no mercado.

May 08/02/2021

Acredito que a leitura dessa obra seja inspiradora para pesquisar mais sobre as lições abordadas, os capítulos é só uma faísca para crescer o conhecimento sobre o assunto.

Aline @contandoleituras 08/02/2021

Excelente livro para quem quer começar a entender sobre política econômica.
Linguagem simples e fácil de entender

Ronaldo 07/02/2021

Atual
O livro é uma transcrição de uma série de discursos realizados em Buenos Aires na década de 50, tais como capitalismo, inflação intervencionismo, etc. Conceitos básicos de economia são tratados de forma simples e clara.

Jonas.Rodrigues 03/02/2021

Uma leitura necessária
As seis lições de Mises são transcrições em seis capítulos de uma palestra dada na Argentina.

Nestes seis capítulos ele fala sobre como o estado grande acaba causando problemas econômicos. Apesar de ser uma transcrição, ou pelo fato de ser, a leitura não é densa e morosa. É uma leitura simples com pouquíssimos jargões ou termos técnicos.

Além disso se trata de um pequeno livro.

Todos deveriam ao menos tentar ler esse livro.

adm.felipemoura 20/01/2021

Ideias, somente idéias, podem iluminar a escuridão.
Livrinho curto e rápido sobre capitalismo, socialismo, inflação, intervencionismo governamental, investimento estrangeiro.

É impressionante a lucidez deste material. De forma simples e clara vemos algumas das políticas desastrosas que os governos insistem em aplicar e os mesmos erros e consequências se repetem em países diferentes, civilizações diferentes.

Se você é leigo em economia e quer aprender sobre a importância da Liberdade Econômica, este livro é um ótimo início.

Com certeza vou ler os outros mais profundos do autor.

ju 02/01/2021

Livro essencial para o entendimento das maiores falácias e termos da economia básica. Apenas essa obra mostra tudo que foi Mises!

Allan Diego 29/12/2020

Essencial para iniciantes
Ótima leitura pra quem quer de uma forma rápida começar a entender alguns conceitos de economia, Mises trata dos seis assuntos de forma clara e muito objetiva, inclusive, trazendo a realidade em temas que alguns insistem em tratar de forma utópica. Infelizmente nossos hermanos não deram muita bola para as lições do Ludwig von Mises.

Mainnã 23/12/2020

O livro aborda seis aspectos considerados importantes para Mises no entendimento econômico e social sob um viés do liberalismo

Sarja 15/12/2020

ESSENCIAL
Neste livro as transcrições das palestras de Von Mises em Buenos Aires são incrivelmente didáticas. Mesmo para um total leigo no assunto, o livro se faz entender de forma muito clara e ensina lições valiosas a ponto de serem imprecificáveis. Tudo o que está exposto no livro é tão real hoje quanto era à época, e provavelmente são ensinamentos que continuarão sendo de uma utilidade ímpar para o futuro. Mais do que recomendo a leitura.

hdcavalcante 11/12/2020

As seis lições
A série de seis palestras em 1959 no auditório da Universidade de Buenos Aires que deram origem ao livro se tornaram um marco atemporal no estudo da economia liberal. Dentre tantos conceitos o que me chamou mais atenção, pela sua característica cíclica e universal, é a dos grupos de pressão aplicando medidas intervencionistas e de inflação que sempre culminaram em perdas drásticas aos que ousaram cultua-las por um grande período e sem lastro financeiro e produtivo para mantê-las. A mensagem otimista que Von Mises nos deixa é que somente ideias podem iluminar a escuridão.

Ferreiro 05/12/2020

Fundamental
Para quem deseja se lançar nas obras de Mises, esse livro é, sem dúvidas, um excelente começo. Em suas palestras foi capaz de fazer um panorama geral da estrutura de pensamento liberal, bem como utilizar de exemplos simples para ensinar conceitos complexos.

PRiX 01/12/2020

O que é socialismo, capitalismo...? Direto ao ponto
O livro surge a partir seis palestras feitas pelo próprio Mises a uma universidade na Argentina. De forma simples, direta e com exemplos ele explica sobre: capitalismo; socialismo; intervencionismo; inflação; investimento; política e ideais. Aos poucos ele vai elucidando como é necessário que um país garanta a maior liberdade econômica para que a longo prazo este siga crescendo. A intervenção insistente do governo não tem lastro financeiro (alô inflação!) para que suas ações perdurem por muito tempo sem que o país sofra com perdas diversas como emprego, qualidade de vida, exportações, liberdade de escolhas - desde saúde, passando por educação e emprego/empreendedorismo.

Fagundes 27/11/2020

Mises é essencial no séc XXI
Segunda vez que eu leio e, novamente, fico impressionado como Mises dando uma palestra em 1959, em Buenos Aires, consegue abordar temas que parecem o Brasil dos anos 2000. As típicas medidas governamentais fadadas ao fracasso, mas que o político promete que dessa vez vai dar certo. E nunca dá.
Todas as práticas ruins que o país já adotou, previsto e explicado por Mises.
E tudo o que poderíamos estar fazendo para melhorar o país.
Incrível como parece que a Argentina não aprendeu nada com Mises. Antes tivesse vindo no Brasil.