Arquivos - Serial Killers

Arquivos - Serial Killers Ilana Casoy

Resenhas - Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? & Made in Brazil

Reemilk 25/08/2020

Incrível
Este livro é um compilado de dois trabalhos: "Louco ou Cruel" - que acompanha a ação de serial killers de forma geral e "Made in Brasil" - que aborda a temática do homicídio em série nas terras tupiniquins, com todas as suas peculiaridades. De certa forma, o estilo da Ilana consegue ser extremamente imersivo nas duas partes, apresentando toda a sua bagagem enquanto especialista renomada na área para conduzir o leitor em uma jornada na mente dos serial killers e fazer uma reconstituição de seus crimes. Por isso, é importante ressaltar que este não é um livro recomendado para iniciantes no assunto, muito menos para menores, por ser cru demais. Acredito que mesmo aquele que tiver mais fé na humanidade sairá desnorteado ao final desta leitura. Por outro lado, para quem já estiver familiarizado com o tema, este é um trabalho que essencial para se ter na estante, principalmente por acrescentar nuances que outras obras do gênero não conseguiram captar.

Deca 03/08/2020

Resenha no meu canal
Citei na resenha que fiz sobre o livro O colecionador, para o meu canal no YouTube. Clica no link para saber a relação (macabra) entre os dois livros.

site: https://youtu.be/bi6YcgpZ2js

Murnyx 03/08/2020

“A maldade é a vingança do homem contra a sociedade pelas restrições que ela impõe” - Sigmund Freud
Primeiro livro: Louco ou Cruel:
A primeira parte temos explicações muito bem escritas sobre o que é o serial killer, como age, o que pode levar a pessoas a cometer tais atos, é uma leitura densa e com partes e escrita mais técnica, o que pode, de certa forma tornar a leitura complicada e mais lenta. Após toda a teoria temos a apresentação de 16 serial killers, com um resumo dos casos, com informações sobre as vítimas, as investigações e a condenação. Nada de novo para quem já está familiarizado com o assunto, nomes muito conhecidos como Bundy e Gacy e apenas um caso de mulher. Desses apenas não conhecia um.

Segundo livro: Made in Brazil:
Apresenta uma introdução mais breve sobre o tema em geral e sete casos de serial killers brasileiro. Confesso que a minha compra foi fortemente motivada por está parte, uma vez que quase nunca temos brasileiros incluídos em listas de serial killers, o que pode dar a falsa impressão de que não há este tipo de crime no Brasil.
Ao contrário do primeiro livro, não achei a leitura tão fluida, principalmente na parte das entrevistas que podem ser confusas e cansativas.

Talvez minha expectativa tenha sido um pouco alta, mas terminei o livro extremamente cansada e não pelo tema, uma vez que é algo que leio com certa frequência, mas da forma de escrita. Não é um livro indicado para pessoas mais frágeis, uma vez que apresenta algumas fotos e relatos de morte, que podem chocar facilmente. A edição é linda demais, mas bem pesada, uma vez que são dois livros em um.

Annie Bitencourt 30/07/2020

Leitura pesada
Cumpre exatamente tudo o que promete. Bastante detalhado com uma ampla pesquisa por parte da Ilana. A primeira parte do livro : "Louco ou Cruel?" conseguiu me encantar mais. Já o Made in Brazil me causou um desgaste horrível. Não se se por serem criminosos, literalmente, Made in Brazil, mas senti um peso muito maior nessa segunda parte.

Ana Maria 25/07/2020

socialmente obrigatório
A Ilana trata de todos os criminosos com muita humanidade, sem deixar de lado o horror dos crimes cometidos. Apesar de parecer destinado a pessoas que gostam do assunto, deveria ser lido por todo mundo. Te atenta para perigos do cotidiano, sobre quem você confia e sobre como vivem esses criminosos, o tratamento legal destinado a eles e como nosso sistema ainda é muito precário lidando com assassinos em série.

Jéssie Anicésio 23/07/2020

Contém dois livros, o primeiro Louco ou cruel? E o segundo Made in Brasil.
Amei os dois livros.
Ela estudou as mentes mais perversas, e traz definição sobre serial killers, as motivações do crime, comportamentos, investiga os métodos de agir de cada um desses assassinos mais cruéis, retrata como é modo de investigação do perfil e vítima pelo FBI.
Restante da resenha no insta @descando_cafeelivros

Lia 18/07/2020

Ilana não nos decepciona nunca!
Um prato cheio para quem gosta de ler sobre serial killer. Cada capítulo conta a história de um serial killer, sua infância, seus crimes e possíveis motivos.

Lavs 17/07/2020

Serial Killers
Edição linda e ótima de se ter na estante. A primeira parte do livro trata de serial killers de todo o mundo, cada historia trata de um tanto justo de informação sobre cada serial killer, por isso a leitura é bem, fluída.
A segunda metade do livro, que trata dos serial killers brasileiros é riquíssima em detalhes, contendo entrevistas feitas pela própria autora, o que torna a leitura mais pesada e menos fluída (por varias vezes tive que interromper a leitura por conta do quão pesada estava sendo). Indico a leitura de ambas as partes do livro serem feitas ao mesmo tempo.

lets 22/06/2020

Macabro de um jeito bom
Por incrível que pareça, por mais horripilantes e assustadoras que os relatos sejam, eu amei esse livro. Ele tem muitos detalhes e é super bem construído. Vale lembrar que essa é uma edição especial, feita após o lançamento dos dois livros separados e por isso tem mais informações e é atualizado. Ilana Casoy é incrível.

Raiane Santos 21/06/2020

Pesado
Este livro me deixou em vários momentos tensa. Algumas vezes tive dificuldade de dormir diante de tanta coisa mórbida e monstruosa que li.
É difícil imaginar que o ser humano, possa ser capaz de cometer atos de extrema crueldade. Porém, agora sei que há maldade no mundo, e que o mal pode ser galanteador, simpático e frágil.

Maapaes 10/06/2020

Arquivos
Definitivamente um livro INCRÍVEL, para quem gosta desse tipo de assunto.

Yas (@vestigiosdesolitude) 05/06/2020

Edição especial da Ilana Casoy
Um livro que considero bem completo e que apesar da leitura densa e diversas vezes descritiva sobre crimes reais que a autora traz é um livro incrível, bem construído, com um apanhado vasto de informações sobre cada figura que cita!!! Um ótimo livro para pessoas que gostam de estudar sobre o assunto, psicólogos, psicanalistas, criminalistas e entre outros profissionais!!! Recomendo demais!!!

lenamendes 26/05/2020

Acabei de terminar e não sei nem o que dizer, nessa edição são dois livros com MUITA INFORMAÇÃO E MUITO estudo sobre a mente e vida dessas figuras perigosas e conhecidas, é muita informação e parece que a minha cabeça vai explodir, para uma leiga no assunto que se interessa sobre e quer trabalhar nessa área, as primeiras partes do livro foram essenciais para todo um entendimento construído ao longo da narração, essa primeira parte é uma das mais importantes, me peguei voltando nela mil vezes para consultar e estudar sobre, já que as correlações com a classificação que é dada os assassinos, a primeira infância, o modus operandi e a assinatura são importantes. Eu de verdade achava que já conhecia os casos, mas olhar de uma forma tão aprofundada pela Ilana por meio da sua escrita e de suas vivências junto de outros profissionais da área forense, me deu uma outra visão e uma sensação que o meu saber era a ponta do iceberg.