Dora

Dora Bianca Pinheiro

Resenhas - Dora

KD 29/10/2014

A trama é muito bem elaborada. Uma mistura de mistério/suspense/sobrenatural que, desde o principio já prende a atenção. Foi para mim, uma nova sensação ao ler uma revista em quadrinhos, praticamente da para imaginar a tensão no ar e, apesar de curta, quando acaba você acaba pegando sentimento pelo protagonista da história.

Para aqueles que adquiriram o livro, boa leitura!
Aos que não conseguiram, perderam!

Mar Fernandez 25/10/2023

Valha-me
Pra mim a Dora é realmente culpada,mas daí olhando do ponto de vista da mãe dela... dá uma pena gigantesca da menina e eu começo a pensar p0rra se eu tivesse no lugar dessa mana eu já tinha me exilado da sociedade,pulado de uma ponte ou sei lá,enlouquecido

Isabella 12/01/2023

Sinceramente não sei nem o que dizer, não gostei nada, pela sinopse achei q teria muito mais coisa mas não tem nada, é isso, o livro é simplesmente nada, me decepcionou de verdade

Marieliton M. B. 01/05/2017

Sobre uma pessoa especial
Desde o seu nascimento, a mãe de Dora já sabia que sua filha era especial. Não especial do tipo que carrega alguma doença ou má formação, mas um tipo diferente de pessoa especial. Na medida em que Dora crescia, coisas, no mínimo esquisitas, ocorriam ao seu redor. Coube a sua mãe proteger ela daqueles que não conseguiam enxergar o quanto que sua filha era especial. E as consequências disso não afetaram apenas as vidas de mãe e da filha, como também a vida dos seus perseguidores.

Conheci o trabalho da Bianca Pinheiro lendo a Graphic MSP Mônica – Força, e lá ela já me deixou bastante impressionado. Logo, quando peguei essa primeira graphic novel dela, ainda com gênero de terror, fiquei com muita curiosidade pra saber como era esse quadrinho dela. E de antemão já digo que gostei bastante do gibi!

É óbvio que ao ler Dora a gente já faça a correlação do Carrie - A Estranha, do Stephen King, mas em seu quadrinho, a Bianca usa do ponto de vista da mãe pra contar a estória de uma menina com um aspecto e jeito de ser diferente das demais pessoas. E isso deixa a leitura bem mais densa e com um ar de suspense maior, já que pra mãe, com o seu instinto protetor, não enxerga o quanto que sua filha é especial, e isso faz com que até o leitor fique em dúvida em alguns momentos.

A arte, sem muitos detalhes, mas mais focada nas expressões dos personagens, casou bem com a trama. As reações, não só da Dora, como dos demais personagens, passam uma mensagem bem mais interessante e chamativa da cena sem precisar apelar pra texto algum. Aliás, por falar em texto, esse pra mim foi o ponto baixo desse quadrinho. O tipo de fonte e a distribuição do texto nos balões de diálogos me incomodaram durante a leitura. Tanto que em alguns momentos duas ou mais palavras estavam tão juntas que parecia uma só.

Depois de ler um gibi bem emotivo e agora um de terror, Bianca Pinheiro se mostra uma excelente contadora de estórias. Já estou ansioso para ler os outros trabalhos dela (Bear e Meu Pai é Um Homem da Montanha) e os próximos também.

Anniye 26/12/2023

Onde vocês vêem um monstro eu vejo uma sobrevivente
Terror psicológico gostosinho de ler, adorei ler a história e ver como as mortes vão acontecendo, mas o melhor pra mim foi a parte final que trás o questionamento da mãe.
Recomendo muito a leitura

Tamiris.Souza 11/06/2019

O mistério de Dora
Aos olhos de sua mãe (como quase todas as mães), Dora não passa de uma criança inocente e diferente das outras, mas há algo de misterioso e estranho sobre Dora, o jeito como a autora nos prende a querer entender como e o por que de Dora ser como ela é fascina e faz com que seja uma história maravilhosa de se ler.

Laura Regina - @IndicaLaura 14/04/2019

Uma graphicnovel de Terror Brasileira
HQ nacional mostrando a força de uma mãe em acreditar na inocência da filha após estranhos acontecimentos ao redor da menina...

A autora mistura vários elementos de terror, horror e realismo fantástico para nos introduzir ao mundo da mãe de Dora, suas dúvidas, medos e certezas com relação à filha e seus vizinhos e familiares.

O traço é em preto e branco, dando também a sensação de constante sufocamento e receio de que algo vai ocorrer. A história é simples, mas trazida em várias camadas, revelando aos poucos o que está ocorrendo dentro da cabeça da mãe e no mundo exterior (mas sem muita delimitação fixa). Adorei.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura

Jessica599 17/02/2019

Muito bom!
A história começa num interrogatório. O policial questiona a mãe de Dora a respeito de 15 assassinatos que aconteceram ao longo dos anos e que estão ligados, de alguma forma, à garota Dora. Em negação, a mulher vai contando sua versão dos fatos e vamos acompanhando a história através de flashbacks. Seria Dora a culpada de todas essas mortes?

Com uma pegada que lembra “Menina Má” de William March e elementos sobrenaturais que conversam com “Carrie, a Estranha”, de Stephen King, Dora é um quadrinho que prende a atenção pelo mistério e pela empatia que somos instigados a ter pela garota, como quando você ouve o discurso do vilão e percebe que, no fundo, ele faz sentido.

Dora é um quadrinho que eu sempre quis ler e não me arrependo. Os traços são expressivos, os personagens e os diálogos convencem, a capa é belíssima e, quando acabou, eu fiquei querendo mais!

site: www.instagram.com/cjessferreira

Ellem - @colecionandoprimaveras 14/02/2019

Eu li esse livro ano passado e foi uma grata surpresa. Ele é bem diferente dos outros quadrinhos que eu já li, tem uma pegada bem terror/sombrio.

Conta a história de uma garota, Dora, que é diferente desde que nasceu. E conforme ela vai crescendo, coisas estranhas vão acontecendo. E então, a garota desaparece e sua mãe precisa explicar as 15 mortes atribuídas a ela.

Toda a história é contada através de lembranças e flashbacks da mãe. Isso, de certa forma, humaniza a garota que todos consideram um monstro.

O quadrinho tem uma reflexão bem legal sobre a tolerância da sociedade a pessoas diferentes e a linha tênue que existe entre vítima e monstro

site: https://www.instagram.com/p/BtE0VCqhekP/

Sara 13/10/2022

Achei muito bem escrito e com uma narrativa bem envolvente. Dei 4 estrelas pq achei q a história ter sido um pouco mais desenvolvida. O final não me satisfez como leitora.

Kaire 16/02/2024

Adorei!
A história contada a partir da visão da mãe só aumenta o mistério a respeito da Dora ser ou não culpada conscientemente das coisas que faz. Só lamento não ter uma continuação, porque eu adoraria ver como ela se encontra agora.