Dora

Dora - Bianca Pinheiro
Dora, a estranha.

Simone.GAndrade 11/03/2017

A garota que não chora
Uma novela gráfica de terror que conta uma história de Dora através da perspectiva de sua mãe, uma garota incompreendida e solitária que por onde passa deixa um rastro de medo.

Babi 17/05/2018

Misterioso e reflexivo
Dora foi um dos primeiros quadrinhos criados pela Bianca Pinheiro – que ficou conhecida pelas tirinhas de Bear, no Facebook, e que mais tarde ganharam versões físicas. Ao contrário do que vemos nos quadrinhos de Bear, com um traço fofo e cores que dão vontade de lamber, em Dora vemos um traço irregular e em preto e branco que reflete bem a tenção e o clima da história.

Dora nasceu no mesmo ano que Bear, porém de forma independente. Por isso foi um dos quadrinhos escolhidos para o Desafio Literário UMML de Abril. Hoje, o quadrinho é publicado pela Editora Mino. Sua história tem como ponto de partida um interrogatório entre um policial e a mãe da personagem que dá nome ao quadrinho. O policial acredita que Dora seja a responsável por 14 assassinatos que aconteceram de forma misteriosa ao longo dos anos, sendo a jovem o único ponto em comum.

Quadrinho Dora, da Bianca Pinheiro, criadora de Bear.

É por meio de flashbacks, narrados pela mãe, que vamos conhecendo a vida e o comportamento excêntrico da personagem e, em todo tempo, percebemos uma mãe desesperada em proteger sua única filha. A história tem um clima de suspense e mistério, com um toque de macabro, que me lembrou um pouco de Carrie, A Estranha, de Stephen King – um dos maiores autores do gênero de terror (e eu diria suspense, mas essa polêmica deixo para explicar em outro post).

Em Dora, Bianca Pinheiro faz a gente refletir sobre os muitos pontos de vistas e as muitas verdades que uma única história e fatos podem conter. Temos a tendência de intuir automaticamente explicações e verdades a partir de alguns pontos que tomamos conhecimento, mas por mais que pareçam óbvios nem sempre são as únicas explicações. Afinal, sabemos que as histórias são contadas a partir do lado vencedor, certo? Já adianto que se você não é fã de finais abertos, então talvez Dora não seja uma boa indicação. Mas se você gosta, vê prazer em especular possíveis fins e refletir sobre tudo o que foi narrado, então vem que é um prato cheio.

site: http://ummetroemeiodelivros.com

Ellem - @colecionandoprimaveras 14/02/2019

Eu li esse livro ano passado e foi uma grata surpresa. Ele é bem diferente dos outros quadrinhos que eu já li, tem uma pegada bem terror/sombrio.

Conta a história de uma garota, Dora, que é diferente desde que nasceu. E conforme ela vai crescendo, coisas estranhas vão acontecendo. E então, a garota desaparece e sua mãe precisa explicar as 15 mortes atribuídas a ela.

Toda a história é contada através de lembranças e flashbacks da mãe. Isso, de certa forma, humaniza a garota que todos consideram um monstro.

O quadrinho tem uma reflexão bem legal sobre a tolerância da sociedade a pessoas diferentes e a linha tênue que existe entre vítima e monstro

site: https://www.instagram.com/p/BtE0VCqhekP/

Sara 13/10/2022

Achei muito bem escrito e com uma narrativa bem envolvente. Dei 4 estrelas pq achei q a história ter sido um pouco mais desenvolvida. O final não me satisfez como leitora.

Jessica599 17/02/2019

Muito bom!
A história começa num interrogatório. O policial questiona a mãe de Dora a respeito de 15 assassinatos que aconteceram ao longo dos anos e que estão ligados, de alguma forma, à garota Dora. Em negação, a mulher vai contando sua versão dos fatos e vamos acompanhando a história através de flashbacks. Seria Dora a culpada de todas essas mortes?

Com uma pegada que lembra “Menina Má” de William March e elementos sobrenaturais que conversam com “Carrie, a Estranha”, de Stephen King, Dora é um quadrinho que prende a atenção pelo mistério e pela empatia que somos instigados a ter pela garota, como quando você ouve o discurso do vilão e percebe que, no fundo, ele faz sentido.

Dora é um quadrinho que eu sempre quis ler e não me arrependo. Os traços são expressivos, os personagens e os diálogos convencem, a capa é belíssima e, quando acabou, eu fiquei querendo mais!

site: www.instagram.com/cjessferreira

Laura Regina - @IndicaLaura 14/04/2019

Uma graphicnovel de Terror Brasileira
HQ nacional mostrando a força de uma mãe em acreditar na inocência da filha após estranhos acontecimentos ao redor da menina...

A autora mistura vários elementos de terror, horror e realismo fantástico para nos introduzir ao mundo da mãe de Dora, suas dúvidas, medos e certezas com relação à filha e seus vizinhos e familiares.

O traço é em preto e branco, dando também a sensação de constante sufocamento e receio de que algo vai ocorrer. A história é simples, mas trazida em várias camadas, revelando aos poucos o que está ocorrendo dentro da cabeça da mãe e no mundo exterior (mas sem muita delimitação fixa). Adorei.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura

Tamiris.Souza 11/06/2019

O mistério de Dora
Aos olhos de sua mãe (como quase todas as mães), Dora não passa de uma criança inocente e diferente das outras, mas há algo de misterioso e estranho sobre Dora, o jeito como a autora nos prende a querer entender como e o por que de Dora ser como ela é fascina e faz com que seja uma história maravilhosa de se ler.