Batman: Silêncio - Parte 1

Batman: Silêncio - Parte 1 Jeph Loeb...

Resenhas - Batman: Silêncio Parte 1

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo Nunes 24/02/2023

Um inimigo nas sombras
Essa é a primeira parte da história. Nessa saga, Batman enfrenta dois de seus principais inimigos: Crocodilo e Hera Venenosa. Há suspeita de alguém nas sombras manipulando ambos. O Homem-Morcego conta com a ajuda da Mulher-Gato para investigar a sequência de crimes que envolvem esses dois.
Batman: Silêncio deu origem a um filme em animação com o mesmo nome lançado em 2019.

@fabio_entre.livros 28/06/2020

Perfeito equilíbrio entre roteiro e arte
Se há uma dupla que combina perfeitamente nos quadrinhos, além de Batman e Robin, é o premiado roteirista Jeph Loeb e o desenhista sul-coreano Jim Lee: o roteiro vertiginoso e cheio de camadas de Loeb não poderia estar em melhores mãos do que as de Lee, com sua arte detalhista e dinâmica. “Silêncio” é uma obra de arte visual que com certeza merece ser conferida, por menor que seja o grau de nerdice do leitor ou seu conhecimento sobre o universo do Homem-Morcego. Isso porque, apesar de a história ser brilhantemente construída e trazer vários personagens – de heróis a vilões – Loeb insere na narração “resumos” sobre quem são tais personagens à medida que eles aparecem ou são mencionados; isso facilita bastante a compreensão da cronologia dos fatos ocorridos antes dessa história (como, por exemplo, a ordem e o destino dos Robins). Outro ponto fascinante nessa graphic novel é a forma como Loeb e Lee trabalham com as memórias e as lembranças do Batman. Para quem conhece um mínimo do herói, sabe o quanto seu passado (sobretudo sua infância) tem influência sobre quem ele se tornou.
A história é um thriller frenético que começa com o aparentemente casual sequestro de um jovem herdeiro de uma indústria química pelo Crocodilo, que exige um resgate milionário pelo garoto. Batman intervém e confronta o vilão, mas, nesse ínterim, o dinheiro do resgate é roubado pela Mulher-Gato. Na perseguição à felina, Batman sofre um acidente gravíssimo, necessitando de uma cirurgia craniana; um velho amigo de infância de Bruce Wayne, agora um respeitado neurocirurgião, é convocado para tal missão e consegue salvá-lo. Já recuperado, Bruce/Batman investiga os acontecimentos envolvendo seu acidente e descobre que o sequestro, o roubo e seu acidente estão conectados a um misterioso personagem denominado “Silêncio”, o qual tem usado os inimigos (e até alguns amigos) do Batman como peças de um intrincado jogo criminoso. Daí a presença – além do Crocodilo e da Mulher-Gato – da Hera Venenosa, Arlequina, Coringa, Espantalho, Charada, Cara-de-Barro, Ra’s al Ghul e até o Super-Homem. A dinâmica da trama se constrói nos desafios que o herói é forçado a enfrentar para chegar até Silêncio e desvendar sua identidade.
Há muito mais a falar sobre a história, mas o risco de maiores spoilers me aconselha a parar por aqui. Contudo, preciso enfatizar o desfecho da obra; mesmo já conhecendo a animação baseada nesta obra, ela não me preparou para este desfecho. Gostei muito do filme, mas via muita gente que leu a HQ criticando: agora entendo por quê. O final desta graphic novel é significativamente diferente, muito mais impactante, de cair o queixo. Em suma, um primor narrativo de ação e suspense.

Silvio Roni 14/05/2021

Excelente
Mais uma HQ bem "batman" com muito mistério e problemas a solucionar. E de forma alguma isso é ruim. Mas se for ler a parte 1 recomendo ter a parte 2 em mãos, pois é lá que a ação se desenrola e você não consegue parar.

Juliana.Duarte 04/06/2023

Silêncio
Já tinha assistido a animação, e de vez em quando gosto de ler HQs, não são meu forte

Gosto principalmente do jeito que os quartos são dispostos, sem ser padrão, dentro das páginas, dando destaque ao necessário, afora ouro maneirismo das HQs(isso me chama mt atenção rs).

História, Batman detetive sendo Batman detetive?.
Se envolvendo de leve com a Gatuna, sim ele tem sentimentos rs

Enfim boa HQ

Wilber.Lacerda 20/01/2023

Batman não decepciona
Não sou um leitor de hqs. Mas decidi ler algumas que ganhei da DC dessa série. Gostei muito da história e mal posso esperar pelos desdobramentos da segunda parte.

P3te3rr 18/07/2023

Um clássico controverso...
O Batman está atrás de um garoto que foi sequestrado pelo Crocodilo em troca de dinheiro. E a história começa com essa missão. Muitos outros vilões (e aliados) do Batman acabam sendo envolvidos nesse plano. E tudo isso está orquestrado por um inimigo misterioso que vive espreitando o homem-morcego.

O roteiro de Jeph Loeb é muito bem escrito. Trazendo de volta vários vilões da galeria do Batman, Loeb consegue envolver tudo em uma trama que funciona perfeitamente. Laços novos e antigos são criados e, consequentemente, melhorados. Toda a interação do Batman e Bruce Wayne é muito bem escrita.

Vale lembrar que aqui tem a clássica cena do beijo entre o Batman e a Mulher-Gato...

A arte de Jim Lee é magistral!! O cara é um gênio. Funcionando perfeitamente com o ambiente da HQ, Lee consegue detalhar cada mínimo traço nessa obra. Com a arte dele você se sente mais imerso... você se sente grato por ler algo tão lindo. É ótimo ver a interpretação dele de Gotham e dos vilões, que são reformulados artisticamente.

E a edição da Eaglemoss traz um extra bem legal: a história Detective Comics 27, onde ocorreu a primeira aparição do Batman. É legal ver também a biografia dos autores e algumas curiosidades das obras. A Eaglemoss fez um bom trabalho aqui...
ssam 21/07/2023minha estante
vai me emprestar

Lucas Muzel 07/04/2024

Só vale pela arte
Jim Lee é o fator positivo dessa metade da saga Silêncio. O roteiro do Jeph Loeb é fraco em demasia. Um desfile de vilões, um adversário novo, e um recordatório do Batman que parece ser feito por outra pessoa. É o tipo de saga que me deixou perplexo, pois vendeu bastante nos EUA.
A edição extra é a Detective Comics #27, republicada em inúmeros lugares, mas ainda assim necessária para conhecer a origem do personagem.

Rinaldo 03/05/2020

Silêncio
História com a marca Loeb e Lee, mistério, aventura, brigas memoráveis, o Morcego entrando em lutas com o Super... maravilhosa história.

Marieliton M. B. 12/12/2015

História simples mas que pode melhorar
Primeiro volume da coleção de graphic novels da DC pela Eaglemoss, trás o arco Silêncio dividido em duas partes. Trama essa que conta um caso envolvendo vários vilões clássicos das histórias do “morcego homem”.

Essa é a primeira história que leio escrita pelo Loeb, e como de costume (pelo que pesquisei sobre o autor), ele coloca na história um personagem misterioso que, ao que parece, anda financiando as ações de alguns vilões de Gotham. E cabe ao maior detetive do mundo descobrir quem é esse indivíduo e quais as suas motivações.

Achei bem fraquinha a história desse encadernado. Pelo destaque de dão pra esse arco, não achei que é pra tudo isso. Talvez ao ler a parte dois a coisa melhore mais e eu mude minha opinião.

Como pontos positivos, destaco a arte do Jim Lee, que combina com o tom da história, e o gancho que surge no final do encadernado, dando esperanças de que o “bagulho pode ficar louco” no volume 2. 8)

Inlectus 19/05/2016

Belo.
Arte nos desenhos e texto.

Lud 02/12/2016

Gostei
A HQ é muito bem desenhada e tem uma boa quantidade dos vilões do Batman. As batalhas são bem empolgantes. Porém, algo que me perturba nessa HQ é que a história é deixada um tanto quanto de lado, ela é bem fraquinha, sei que os desenhos são muito importantes numa HQ, mas onde foi parar a história? De toda forma, para quem gosta do Batman até que é uma boa aventura.

Marcos Ogre 28/09/2014

É GUERRA
Não, nem tanto alarme. Comecei assim só para engrandecer a disputinha do momento. Já é bem sabido que a Salvat está publicando uma enorme coleção de graphic novels tendo como corpo histórias dos diversos heróis da Marvel. Tenho dois volumes dessa coleção - afinal, os que eu quero nunca chegam... - que tem até uma boa qualidade. E, agora, por sua vez, a Eaglemoss está publicando uma coleção que segue exatamente a mesma base da Salvat (inclusive na enorme imagem que resulta da união das lombadas - baseando-se em histórias do universo DC. E aqui estou eu para falar sobre o primeiro volume dessa última: Silêncio - Parte 1. E, quem sabe, uma hora dessas, eu também faça dos meus volumes da coleção da Salvat.

Silêncio foi uma história publicada apenas no título mensal de Batman, em 2002, durando 12 edições. Foi um sucesso na época, uma boa surpresa, já que os quadrinhos do morcegão não estavam lá aqueeeeela coisa em termos de vendas. Colocaram então Jeph Loeb como roteirista, famoso por grandes títulos de clássicos do personagem como Vitória Sombria e O Longo Dia das Bruxas, além de mais bons trabalhos sobre outros personagens e até mesmo na concorrência. Para melhorar mais ainda escalaram como desenhista Jim Lee, e... Bem, o que dizer sobre Jim Lee sem parecer um fanzinho se derretendo? É melhor mostrar do que falar, hehe'. Difícil não ser um sucesso.

A colaboração entre os gênios junto a uma boa equipe resultou em uma história bem interessante, ainda que não de todo original. Somos apresentados a um suspense bem construído, que se constitui progressivamente, trazendo a tona um mal desconhecido que aparentemente está em todo lugar e em nenhum lugar ao mesmo tempo. Um mal pesado que influencia personagens fortes, tanto bons quanto maus.

Com uma narrativa boa, somos facilmente carregados pela história, muito prazerosamente, inclusive, já que a arte de Jim Lee é fantástica. De sua maneira, Lee consegue me fazer sentir a mesma coisa que sinto com Jason Fabok nos Novos 52: ele encarna nas páginas um Batman perfeito, uma imagem que realmente prega o devido respeito que seria esperado. Vemos isso claramente no caimento da capa, nos olhares, expressões, nos pequenos detalhes. No fim das contas, o roteiro, o desenho, as cores se completam e é fácil demais se deixar levar na história e se convencer dos fatos.

Claro, a história tem os seus defeitos, esses contidos nos roteiros. Existem, sim, algumas resoluções exageradas e difíceis de engolir, alguns arcos mal desenvolvidos. Só que, particularmente, não gosto muito de fixar meu modo de ver nesses pequenos errinhos quando temos uma história tão legal por trás para se apreciar.

Como essa edição da Eaglemoss divide a história em duas partes, não tenho muito o que dizer para o desfecho. Eles cortaram o enredo num momento ótimo e espero que a parte 2 traga bons fins para uma obra interessante. Além de que somos premiados com um extra fan-tás-ti-co! Caso se interesse, o volume está a venda em todas as bancas.

Se você é fã dos vilões e heróis do universo DC, provavelmente vai curtir. Se não gosta, não perca o seu tempo, não é algo grandioso o bastante para te arrebatar.

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4