Sejamos todos feministas

Sejamos todos feministas Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Beatriz1971 21/11/2023

Para se iniciar no assunto
Esse livro, inicialmente, foi uma palestra realizada pela escritora, mas que teve tanta repercussão que ela decidiu transformá-lo em livro. E que bom! Assuntos como esses devem estar em vários meios de comunicação para atingir o máximo de pessoas possível.
Sou uma mulher que pretendo me informar sobre o feminismo, entender a causa e abraça-la. E se você é homem e está com receio em começar a ler, indico que leia sim. Afinal, o feminismo é pra todos e não somente para as mulheres. Ah e já vou logo adiantado que não, feminismo não é a mulher querer ser superior a tudo, quem prega essa ideia está errado. O feminino prega a equidade de direitos entre os gêneros.
Leiam, pessoas. Apenas leiam e vocês irão se surpreender.

Malu 20/11/2023

Sensacional, mais uma palestra escrita da Chimamanda Ngozi Adichie sensacional, sejamos todos feministas, é incrível e impecável em cada palavra, uma aula!

Habib's_131 20/11/2023

A cultura é feita por pessoas?
É um jeito simples e direto da autora dizer pro mundo "Ei, eu estou aqui!!".

Achei a autora muito inspiradora, nunca tinha lido nenhum escritor da Nigéria, com certeza vou ler outros livros dessa querida!!

Dani 04/11/2023

Fácil de ler
O livro é bem curtinho e de leitura fácil. A autora explica que foi adaptado de uma palestra, e realmente parece isso. Senti falta de mais dados para corroborar os casos citados. Não que não concorde com eles - me identifiquei em vários -, mas eu fui com a expectativa de encontrar algo mais aprofundado.

lauralopesa 29/10/2023

Excelente introdução às leituras sobre o feminismo.
Linguagem clara e acessível para quem quiser começar a se inteirar sobre a temática.

Feliky 29/10/2023

Leitura rápida
É um livro bastante pessoal, na verdade. Chimamanda relata experiências na sua vida em que ela sofreu machismo e utiliza-as como exemplo de por que há muito o que evoluir na sociedade quando o assunto é distinção de gênero, justificando parte dos seus motivos para se identificar com o feminismo. Por ser muito da experiência pessoal da autora, o foco é mais na Nigéria, seu país de origem.

Ou seja, é mais algo escrito com a intenção de introduzir uma pessoa ao feminismo, tentando mostrar a ela por que ele é importante. Como eu já reconhecia o feminismo como importante, não me agregou muita coisa além de poder ter um vislumbre de como é tais questões na Nigéria (mas um vislumbre superficial ainda). Não tem como pretensão aprofundar em nenhuma ideia ou ser algo mais teórico ou que tu pegue para estudar, é mais uma palestra que visa tocar quem lê por outros meios.

Não é algo que eu recomendaria como muito essencial, mas também não foi nenhuma perda já que é gratuito o e-book na Amazon e a leitura ainda foi interessante em certos aspectos.

Evelyn.Nardino 26/10/2023

Todos deviam ler
Uma leitura fácil e rápida, mas que mostra de forma bem clara o preconceito e a dura realidade de que ainda estamos muito longe do bom ou razoavel no que se refere ao recorte de gênero.

Marcelo Rissi 22/10/2023

"Sejamos todos feministas" (Chimamanda Ngozi Adichie).
A autora e professora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie protagonizou fala em dois Ted Talks que, pela relevância dos temas abordados (e por inumeráveis outros aspectos), são absolutamente essenciais (ambos contam com versões legendadas).

Num deles, intitulado "O perigo de uma única história" (no original: "The danger of a single story"), encontrável com legendas em português em https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg , a autora discursou, com maestria, a respeito dos riscos do conhecimento apenas unilateral de fatos históricos.

"O perigo de uma única história" alerta sobre o risco de criação de estereótipos mediante retratação falsa e deturpada da história de povos, tradições e culturas a partir de versão degenerada e distorcida de colonizadores ou de nações que, a qualquer título, exerçam dominação sobre outras.

Esse é um brevíssimo resumo de um discurso curto, mas genial (e bastante maior em detalhes).

Chimamanda advertiu que, tradicionalmente, muitas histórias são contadas, logo ao seu início, a partir do "segundo" fato (do momento, por exemplo, em que o colonizador "descobriu" determinado país ou continente). Despreza-se, assim, a existência histórica de povos e comunidades que, anteriormente, já ocupavam aquele local com seus costumes, tradições e religiões.

Essa constatação, firmemente destacada pela autora - e nem sempre percebida facilmente -, é, além de extremamente inteligente e arguta, bastante elucidativa sobre a forma como as narrativas unilateralmente contadas induzem ao conhecimento parcial e deturpado (e, portanto, falso) do passado histórico de povos e culturas, perpetuando-se estereótipos, estigmas e preconceitos.

Na outra participação em Ted Talk citada, à qual se intitulou "Todos nós deveríamos ser feministas" (no original: We Should All Be Feminists), encontrável com legendas em português em https://www.youtube.com/watch?v=mSO5EgN1MII , a autora palestrou a respeito da importância do conhecimento da pauta feminista - dever de TODOS -, apoiando-a.

Com linguagem leve, bom humor, mas, sobretudo, com fala contundente, elaborada com argumentos sólidos e convincentes - ilustrados, inclusive, com situações pessoais ou sabidamente reais que refletem a realidade sexista não apenas na África, mas no mundo -, a autora desmistificou, num primeiro momento, o tom e o sentido pejorativos (infelizmente ainda existentes, para alguns) do termo feminismo.

Um parêntese: é lamentável que a locução "feminismo" - com toda a sua séria e essencial pauta - ainda traga ínsita, na mentalidade retrógrada de alguns, acepção negativa e depreciativa. Essa ignorância apenas reforça, como argumento autoexplicativo, a necessidade de amplo conhecimento e, sobretudo, engajamento em sua causa e agenda.

Em sequência - e o mais importante -, a autora-palestrante, ao longo do Ted Talk, retratou, em fala cirúrgica de aproximadamente 30min, um panorama contendo a síntese da pauta e da finalidade da agenda feminista. Em seu discurso, convidou a todos, homens e mulheres, ao engajamento nessa causa, justificando, com argumentos sólidos e concretos, a necessidade de congregação indistinta nessa agenda, que interessa a todos, independentemente do sexo ou do gênero.

A obra "Sejamos todos feministas", adaptação da palestra em questão, é transcrição fiel à fala originária, com algumas adaptações pontuais, a fim de lhe conferir um tom e um formato literários. Não houve qualquer prejuízo ao conteúdo da palestra, essencialmente preservado na adaptação ao livro.

Leitura absolutamente essencial. A todos!

Recomendo, inicialmente, a audição dos Ted Talks e, após, a leitura da obra (que é bastante enxuta e, assim, finalizável em poucos minutos).

"Sejamos todos feministas" - seja a obra, seja o discurso do Ted Talk - ecoa insistente, ao seu fim, inúmeras mensagens e reflexões na mente do leitor/ouvinte, a partir de assertivas cirúrgicas, precisas e inteligentemente desenvolvidas com base em fundamentos sociais e históricos amplamente ilustrados com exemplos reais.

Boa leitura!

Ana 17/10/2023

Simples e direto ao ponto
A Chimamanda tem uma linguagem fácil e pontual. o livro é bem curtinho, se eu pudesse eu leria mais 100 páginas do que ela tem pra dizer.

Luiza.Oliveira 15/10/2023

Um discurso que trás à tona de forma simples a discussão de disparidade social entre os gêneros. É uma fala que te leva a refletir e buscar entender sobre o assunto, esse livro é adaptado de uma palestra que a autora ministrou, não é para compreender 100% do assunto, mas é para te levar ao incômodo e sair da zona de conforto.

Ladybabylon 13/10/2023

Um livro curto, direto e essencial
É o primeiro que leio dela, pretendo ler outras obras.
"Quanto mais duro um homem acha que deve ser, mais fraco será seu ego"

Isabeli.Francioni 10/10/2023

Nada inovador, mas vale
O livro foi baseado em um TED Talk de Chimamanda, o qual, por isso, acaba sendo de linguagem simples e didática. A obra, entretanto, não explora novas questões, mas expõe a questão de gênero da sociedade de hoje, principalmente na Nigéria - de onde ela é.
A autora hora e outra dizia umas frases que me deixaram refletindo por um bom tempo, costumes naturalizados que nem paramos para pensar.
Gostei bastante: leitura leve, mas superficial. Por ter sido feito um livro a partir da palestra, imaginei que fosse uma abordagem não vista antes.

andbia 06/10/2023

Levei um tapa na cara com esse livro...
Me fez pensar sobre muitas coisas que achava "normal", mas que na verdade não passam de uma cultura machista.

O livro apresenta uma visão clara e perspicaz sobre as questões de gênero, destacando a importância do feminismo na sociedade atual.

Uma das maiores qualidades do livro é a forma como a autora aborda o feminismo de maneira acessível e envolvente. Ela utiliza exemplos pessoais e situações cotidianas para ilustrar as complexidades das desigualdades de gênero, tornando o tema mais palpável para um público amplo.

Além disso, "Sejamos Todas Feministas" é um livro curto, mas impactante, que pode ser lido em uma única sessão. Isso facilita a disseminação das ideias feministas, tornando-as mais acessíveis a um público que pode não ter tempo para se aprofundar em textos mais longos sobre o assunto.

A voz forte e apaixonada de Chimamanda Ngozi Adichie ressoa em cada página, inspirando leitoras e leitores a refletirem sobre as desigualdades de gênero e a se engajarem na luta pela igualdade. Sua mensagem é clara: o feminismo não é apenas uma causa das mulheres, mas uma questão de justiça e igualdade para toda a sociedade.

Em resumo, "Sejamos Todas Feministas" é um livro que merece ser lido e celebrado por sua capacidade de educar, inspirar e desafiar as normas de gênero, tornando-o uma leitura essencial para todas as pessoas interessadas na busca por um mundo mais igualitário e justo.

Marina.Menchero 02/10/2023

Feminista
Um bom livro para compreender o ponto de vista das mulheres! Ser Feminista não é quer ser melhor que os homens, não queremos é a distinção entre homens e mulheres.
Muitas pessoas só olham para os externos e acreditar que nos tempos de hoje já não há uma diferença de géneros tão grande e olhar para o copo meio vazio. MM