A Teoria de Tudo

Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Thainara Ramalho 27/06/2020

Muito bom!
Fascinante, vale muito a pena a leitura!
A história de Stephen Hawking e Jane Hawking é realmente surpreendente!

Bea 02/03/2023

A história é muito boa, mas...
A leitura é muito cansativa, foi um dos livros que mais demorei para terminar.
Em contrapartida, foi incrível conhecer a história de um dos maiores cientistas do mundo e como a Jane lidou com tudo

Tali | @capitulo.final 28/05/2020

O livro conta a história do cientista Stephen Hawking, contada pela visão da sua ex esposa, Jane Hawking (autora do livro). Após ser diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Hawking acaba conhecendo Jane, uma admirável garota estudante de artes. O livro mostra a superação de Stephen sobre todas as expectativas dos médicos sobre sua expectativa e vida, e como ele chegou a ser um dos maiores, se não o maior, cientista do planeta.

Sabe aquele livro que te faz refletir sobre seus atos diários? Então... ‘A Teoria de Tudo’ foi assim para mim. Ele é um dos meus livro favoritos, talvez seja pelo motivo de que eu sempre admirei os estudos e descobertas do Stephen, e lendo esse livro e vendo tudo o que ele passou para chegar até ali mesmo com a doença, me fez admirar ainda mais ele como cientista.

Mas o modo apaixonantes que a Jane escreve e relata sua vida ao lado dele fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela leitura. Em alguns momentos o livro acaba ficando um pouco arrastado, mas como é uma história real é possível de se entender que a vida não são só flores.

Esse livro é um dos meus preferidos da vida, eu amei a leitura e tudo que ele me fez refletir. Vale cada capitulo.

site: https://capitulofinall.blogspot.com/

Geovana Rodrigues 29/04/2021

Odeio física, mas sou fascinada pelas obras do Stephen Hawking!
Ele aborda assuntos complicadíssimos mas de uma forma totalmente descomplicada, o que acabou tornando artigos sobre buracos negros, buracos de minhocas e até física quântica, em algo muito interessante e legal de se ler.

E existem diversos livros, biografias, artigos e documentários sobre a grande vida do Mestre Hawking, mas em A Teoria de Tudo, temos a visão da ex-esposa Jane. O amor que surgiu entre os dois é delicado e singular (sim, eu chorei!) e a doença degenerativa que colocou Stephen, aos 20 anos em uma cadeira de rodas é terrível. Pude conhecer o E.L.A (esclerose lateral amiotrófica) e entender como a doença, que apesar de ter retirado os movimentos, jamais apagou seu brilho.

No livro, acompanhamos o dia-a-dia dos dois, a adaptação tanto dele quanto dela em relação à doença que avançava cada vez mais, a criação dos filhos, a rotina dele nas universidades e palestras...

Passaram por tantas dificuldades, preconceitos e mesmo assim persistiram. Naquela época ainda não tinha transporte adequado. Então foi feita uma cadeira de rodas, adaptada para que ele conseguisse estudar e disseminar o conhecimento enorme que ele possuía.

O amor que ela sentia por ele era sublime! Me emociona em saber que existiu tamanho comprometimento e carinho. Jane abriu mão da carreira dela, pra cuidar em tempo integral dele – mesmo com todo o auxílio e médicos e enfermeiros, nos estágios mais avançados do E.L.A a pessoa fica totalmente dependente. A esclerose levou muito rápido sua juventude e a independência de Stephen, mas Jane sempre estava lá por ele. Os dois possuíam uma cumplicidade grandiosa.

Mesmo com todas as adversidades, a relação complicada entre Jane e a família de Stephen, ela sempre esteve ao lado dele, assim como ele ao lado dela. Ela era a musa, companheira de conquistas, muito mais que esposa, era amiga e alma gêmea.

A história é narrada com muitos detalhes e sentimentos. E para quem quer se emocionar ainda mais, assista ao filme, os atores escalados interpretaram o casal com maestria. É emocionante!

site: https://www.instagram.com/capitulo_20/

Matheus656 27/04/2021

Leitura cansativa
Avaliar uma biografia, não é avaliar a história a ser contada, por ser algo real e não podermos julgar os acontecimentos, mas avaliamos a forma pela qual é escrita. Nas primeiras 200 páginas, eu achava que ela estava contando de forma fragmentada, porém depois disso a leitura foi ficando cansativa de tantos detalhes talvez um tanto desnecessário. Ao mesmo tempo que ela consegue faltar com descrição em certos momentos, ela consegue descrever coisas que poderiam facilmente serem deixadas de lado.

Lilian 22/10/2020

Monótono
Talvez este não seja o meu tipo de leitura, foi um dos livros mais arrastados e que demorei um certo tempo pra terminar, quase foi um dos abandonados.

No começo eu estava muito empolgada
para lê-lo, e não estava sendo chato, mas depois você percebe que a autora apresenta inúmeras pessoas que, para ela talvez faça sentido pois ela as conheceu, mas a forma que foi escrita, não tornou a história nem um pouco fluida.
Uma das coisas que dá para parabenizar e muito a autora, é que ela com certeza é uma mulher muito forte, e teve que aguentar coisas que provavelmente outras pessoas teriam largado.
O fato de ter o apoio dos pais de Stephen de vez em quando e a família falar pra ela que era fácil cuidar dele, isso realmente acontece, inclusive já passei por isso. Para quem olha de fora pensa que a família está bem, mas mal oferecem uma simples ajuda.
Além de ter que cuidar do Stephen, ela ainda dedicou-se ao estudo também, além de ter que cuidar da casa e dos filhos, com um turbilhão de emoções que com certeza ela não exprimiu muito do que sentia para não se expor e expor ainda mais sua família.
Certas singularidades do casal, não são demonstradas, mas ao que parece Stephen era uma pessoa com uma personalidade difícil de lidar.
No contexto geral não devemos julgar, pois estamos falando da vida real, e não deve ter sido fácil o que eles passaram.

O livro não vai retratar as questões da física ou sobre Stephen, mas ela vai relatar a vida deles desde o início e como foi a trajetória dos dois quanto casal e sobre ter um marido com E.L.A., mas também ter que governar a casa, cuidar dos filhos e tudo mais.
Ana Domingues 24/10/2020minha estante
aaaa não vou ler sua resenha pq quero ler o livro ainda kkkk ta em casa só me esperando

Lilian 26/10/2020minha estante
Aii mds, já quero ler a sua kakakak

Poli 03/06/2021

Gente, esse livro é muito lindo, eu amei esse livro, quem gosta de romance emocionante leiaaa!

Andressa.Almeida 06/06/2021

Uma mulher extraordinária
O livro me cativou muito porque eu sentia sinceridade na narrativa feita por Jane. Ela conseguiu transmitir ao leitor as diversas sensações que vivenciou enquanto casada com Stephen Hawking.

Lendo, eu percebi o quanto ela merecia ter mais sido reconhecida, tanto por Sthphen como pela mídia e apêndices.

Ela é uma mulher extraordinária porque sempre buscou manter a harmonia familiar e a colocou em primeiro plano.

Além disso, percebi que um ser humano ele pode ser o mais extraordinário de todos, porém é impressindivél a essência da humildade.

@gugugb 10/04/2020

Insuportável.

Deyse.Lucy 16/03/2020

Cansativo e Lento
Livro fraco. Parágrafos grandes, história sem grandes emoções ou acontecimentos. Vida de uma mulher que casa com um cientista deficiente e genial. Enfrenta muitas dificuldades para cuidar dele, mas como ele não gosta de falar sobre a doença, ela não relata muitos detalhes. O que na minha opinião enriqueceria o livro. Só o final é que salvou um pouco o livro. Inesperado !!

Luana:) 28/03/2022

Surpreendente
Acho que esse livro é muitas vezes encarado de uma maneira errada, pois ele não é uma biografia do Stephen, como ouvi falar antes de começar a ler, mas sim da Jane e da vida que os dois levaram. Entretanto, isso não deixa de forma alguma o livro ser ruim, muito pelo contrário.
A forma como ela descreve a vida dos dois desde o início do relacionamento, como eles foram construindo a vida juntos e como cada vez mais o Stephen foi ganhando cada vez mais destaques pela suas teorias, mas que mesmo assim, passavam por diversas dificuldades que iam muito além da doença, traz um novo olhar para sobre ele.
Além disso, mostra como Jane foi também muito importante, que ela se dedicou durante anos ao marido e aos filhos e que mesmo assim teve forças para continuar com seus próprios estudos e interesses.

Graxaim 17/11/2021

Sempre admirei Stephen, mas ver o lado familiar, os aspectos da ELA e toda a batalha de sua esposa é muito interessante.

Rosana 22/02/2015

O que é afinal o humano?
Terminei há algum tempo o livro. A história é contada do ponto de vista da mulher que foi esposa de Stephen Hawking por 25 anos. Não sei se foi a tradução (eu li em Português), mas as digressões ficaram confusas em alguns momentos. Ela não usa linearidade, o que dá um aspecto interessante ao texto, mas, em alguns pontos específicos, ficou um “buraco”. Nada que comprometa a história. É uma biografia, não um livro literário.

A parte instigante da história relaciona-se mais, para mim, com a “imagem” que eu construí do Hawking ou talvez da imagem que eu não havia construído. Para mim, talvez em função do enorme respeito pela sua contribuição para a física, ele era alguém que utilizava recursos de última geração e sua relação com a deficiência fosse “tranquila”.

Também imaginava que ele teria tido todo tipo de “facilidade” e sua genialidade reconhecida todo o tempo. Nunca havia pensando em Stephen Hawking “antes da fama”. Por esse motivo, o livro foi uma agradável surpresa e me aproximou muito da humanidade de alguém que eu havia, talvez, como acima de nós reles mortais.

A narrativa da Jane também me pareceu muito franca e honesta. Apesar de ter total consciência dos motivos que a levaram a escrever o livro e também de todas as dificuldades inerentes ao processo de rememoração.

Recomendo muito a leitura do livro. A proximidade com o humano, com aquilo que nos aproxima, ou nos distancia, do outro foi constante em minhas reflexões durante a leitura. A impermanência da vida e a importância de não se deixar “cegar” pelo orgulho, pela “ilusão” de que somos especiais também.

A leitura me fez pensar sobre "O que é afinal o humano?"

Vivi 03/06/2020

Stephen Hawking é um dos mais renomados cientistas do século. Ele descobre ainda muito novo ser portador de uma doença neurodegenerativa que paralisa progressivamente os músculos de seu corpo - ELA (esclerose lateral amiotrófica). Jane, a autora do livro, se apaixona por Stephen, e, algum tempo depois, eles se casam. Jane passa então a viver por Stephen e pela família que eles constroem juntos. Ela deixa de lado até mesmo sua vida profissional, não medindo esforços para ajudá-lo, mesmo diante de todas as limitações que a doença lhe oferece, a continuar sua carreira na ciência. Stephen continua seus estudos e pesquisas e se torna um gênio, alcançando sucesso comercial com muitos trabalhos em que discute suas próprias teorias.
A extraordinária história de Jane e Stephen Hawking.
Ler A teoria de tudo foi pra mim uma saída da zona de conforto, visto que não tenho o costume de ler biografias - e talvez este tenha sido o motivo da leitura ter sido tão arrastada -. De toda forma, isso não exclui a grandiosidade do livro. Lendo-o é impossível não se colocar no lugar de Jane como mãe de 3 filhos e esposa de um grande cientista com necessidades especiais. É impossível não se colocar no lugar de Jane quando ela abdica dos próprios sonhos para cuidar de Stephen no caminho para sua carreira brilhante, passando a viver única e exclusivamente para sua família. Ler A teoria de tudo é se colocar também no lugar de Stephen como portador de uma doença tão cruel. É também se colocar no lugar de seus filhos, que, assim como Jane, também foram afetados psicologicamente.
Quero ficar ao seu lado enquanto ainda temos tempo. E se não durar muito, é o que nós temos, vai ser suficiente. - Jane Hawking.