Um acidente e outras histórias

Um acidente e outras histórias Agatha Christie

Resenhas - Um Acidente e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4

Claumdd 20/03/2023

Contos
Não sou fã de contos, apesar de ter alguns divertidos besse livro. Alguns deles, já os havia lido em outro momento.

voandocomlivros 19/03/2023

🔸 "Os anos que vão dos vinte aos quarenta são anos cerceados, restritos pelos laços pessoais e emocionais. Isto é inevitável, é a vida. Inicia-se então um novo estágio. Passamos a refletir, a observar, a descobrir muita coisa sobre os demais, e a verdade sobre nós mesmos. A vida torna-se real, significativa. Vemo-la como um todo e não somente como uma cena em que participamos como atores. Nenhum homem, nenhuma mulher completa-se antes dos quarenta e cinco. É quando a individualidade se afirma."

"Um Acidente e outras histórias" foi publicado pela primeira vez em 1939, é uma coleção muito agradável de contos. Um deles apresentam Hercule Poirot, mas você também encontrará Miss Marple e Mr. Parker Pyne, o detetive do coração. Há também uma história em primeira pessoa incrível - No Fundo do Espelho, que na verdade é mais uma fábula moral do que qualquer outra coisa e é meu conto favorito desse livro. Nem todas as narrativas são de assassinato, a mistura nessa obra evidencia o potencial criativo de Agatha Christie, e esse é um dos pontos mais agradáveis em ser sua fã, uma versatilidade incansável que sempre leva frescor para seus leitores.

Sempre me surpreendo com a habilidade de Christie em desenvolver diálogos autênticos. Não é de admirar que tantos de seus romances e histórias tenham sido transformados em programas de TV, filmes ou peças de teatro.

A maioria dessas histórias tem aproximadamente 20 páginas e nada sofre com a brevidade. Para mim, a marca registrada de um grande escritor é, além de outras coisas, a capacidade de contar uma história de forma sucinta, sem enrolações estranhas, apenas para aumentar a contagem de palavras. Esse livro comprova que Agatha Christie também foi uma grande contista.

Os contos que você vai encontrar nessa edição são:

O Chalé do Rouxinol

Problema na Baía de Polensa

Os Íris Amarelos

Miss Marple conta uma História

No Fundo do Espelho

A maioria dos contos foi uma releitura para mim. Foi muito gostoso relembrar cada história e me surpreender com as novas. Indico a leitura para quem já é fã da autora e para quem ainda não conhece a escrita dela. Como são contos curtinhos e reúnem vários estilos da autora em um só livro, é um ótimo primeiro contato.

Infelizmente, hoje, só encontramos esse livro em sebos. Espero que as editoras voltem a publicá-lo.

Com essa leitura eu completo 40 livros lidos da autora e continuo sedenta por mais histórias dessa Rainha. Amo muito!

site: https://www.voandocomlivros.com/post/um-acidente-e-outras-hist%C3%B3rias-resenha

hiliandra.faggion 12/03/2023

Este livro é uma reunião de contos, sendo que alguns eu já havia lido. Parker Pine, Poirot, Miss Marple são alguns dos personagens que surgiram nestes contos.

Michely 08/03/2023

Alguns contos foram bons e outros realmente nao me prenderam e nada e li arrastada so pra nao abandonar.

Canteli Marcio 05/03/2023

Contos simples com personagens consagrados
Histórias curtas, simples, sem muitos elementos marcantes
Agatha deixando a imaginação fluir

Ponto positivo: Retorno de personagens já conhecidos.

Ponto negativo: histórias simples, nada memoráveis.

Gostei da história sobre o bloqueio criativo de um escritor, pois mostra o quanto é difícil encontrar elementos para uma boa trama.

De 0 a 5 Nota 3,5

Vitoria293 16/12/2022

Agatha Christie - Um Acidente E Outras Histórias.
Aqui temos contos super rapidinhos e interessantes de se ler!
Prenderam bastante a minha atenção!
Nesse livro também temos:dois contos que possuem a participação de Poirot e Miss Marple,infelizmente não são os dois juntos....Daria tudo para ver os dois resolvendo um caso juntos!

Confesso que só gostava de ler as histórias em que o Poirot aparecia,mas dei uma chance para outros livros,que não possuem os personagens famosos criados por Agatha,e não me arrependo!
Pode ser com qualquer personagem,Agatha consegue te cativar e prender sua atenção com suas histórias!

Wanessa 07/12/2022

Leve
É muito fácil reconhecer a escrita da Agatha Christie, nesse a leitura flui de forma leve e divertida.

Renato 29/11/2022

Quase todos os contos de Um acidente e outras histórias são muito curtos. O amor, a ganância, a mentira e a sordidez permeiam os textos. Isso não é nada novo para os leitores da Rainha do Crime; sabemos que os seus ?métodos? consistem em perscrutar a mente e a personalidade dos personagens como meio de chegar até o desfecho do mistério. Enfim, o livro me agradou e satisfez o meu objetivo de uma leitura leve, rápida e prazerosa após o enfrentamento de um clássico com toda a sua densidade e grau de impacto.

Fabio Shiva 21/10/2022

Reflexões diante do espelho do tempo, sobre uma frase de Agatha Christie
Por sincronicidade, deparei-me essa semana com a resenha da primeira leitura que fiz desse livro, postada em 20/11/10 na Comunidade Resenhas Literárias do extinto Orkut:

Um belo passeio pelo universo de Agatha Christie em nove contos. Tem uma história do Poirot, uma da Miss Marple, duas do Parker Pyne e mais cinco “avulsas”. Os temas e estilos também são bem abrangentes, indo do policial clássico ao romântico, passando por histórias de aventuras e até uma com um climão mais místico.

Já conhecia alguns dos contos, outros li pela primeira vez. O que mais gostei foi “Miss Marple Conta uma História”.

Mais uma boa diversão para os fãs da Rainha!

Nessa segunda leitura, quase doze anos depois, uma passagem me fez refletir:

“Nenhum homem, nenhuma mulher completa-se antes dos quarenta e cinco. É quando a individualidade se afirma.”

Como acontece com todas as generalizações enfáticas, essa afirmação de Agatha suscita discordâncias. Não creio que isso seja uma verdade absoluta, e como refutação me ocorre imediatamente a impressionante galeria de artistas geniais que desencarnaram aos 27 anos: Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin, Amy Winehouse, Kurt Cobain… galeria à qual eu sempre incluo meu poeta favorito, Castro Alves, embora ele tenha desencarnado aos 26 anos, precoce até nisso! Alguém poderia contra-argumentar que o fato desses artistas terem desencarnado antes dos 45 anos não implica em terem alcançado uma “completude”, por mais genial que seja a obra que deixaram. Pois exatamente, sinto (claro que é apenas uma opinião minha) que vida e obra estão sempre entrelaçadas, e que essa partida no ápice da juventude representa também uma “completude”, como se fosse a missão dessas pessoas chegar aqui, brilhar intensamente e partir muito cedo…

Por outro lado, senti reverberar em mim algum reconhecimento ao ler essa frase de Agatha, e a sincronicidade de encontrar essa resenha anterior me fez atentar para algo curioso. Ao ler “Um Acidente e Outras Histórias” pela primeira vez, ainda faltavam oito anos para que eu alcançasse a idade considerada tão emblemática por Agatha Christie. E agora, nessa segunda leitura, já fazem quatro anos que deixei para trás essa mesma idade…

Creio que não se deva à idade o sublime e memorável acontecimento de uma pessoa “completar-se”. Há pessoas que chegam à senilidade sem terem sequer amadurecido, outras são velhos amargurados no pleno viço da adolescência. Mas há também pessoas que já chegam dizendo a que vieram, como é o caso das crianças azuis ou índigo que nascem com cada vez mais frequência. E há também aquelas pessoas que conquistam a grande ventura de aprender algo sobre si mesmas com o passar dos anos. É nesse último caso que acho que a frase de Agatha melhor se aplica.

Eu mesmo, por exemplo, estou tendo a oportunidade de me olhar no espelho do tempo ao reler essas antigas resenhas, que tenho garimpado para o quadro semanal que apresento no programa “Atmosfera 102” da Rádio 102.7 FM (Além Paraíba – MG). Encontro aqui e ali algum olhar que me encanta, que me dá gosto de ter sido esse leitor e escritor de anos atrás. Contudo no mais das vezes sinto é constrangimento de tanta empáfia tacanha e orgulho metido a besta. E digo para mim mesmo, sacudindo a cabeça: “Como é que eu podia ser tão sem noção?” E hoje peço a Deus saúde e disposição para que no futuro, ao ler o que escrevo hoje, eu sinta coisas bem parecidas!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Thiago 12/09/2022

Contos nada emocionantes...
Nesta coletânea de contos, Agatha Christie não consegue nos empolgar, o que, ao se tratar dela, é surpreendente.
As histórias são mais do que superficiais, quase nenhuma tem emoção genuína ou consegue divertir o leitor.
Mesmo contando com seus grandes detetives (Poirot e Miss Marple), os contos não empolgam, sendo insossos. Até mesmo os dois de Parker Pyne são decepcionantes.
Destaca-se o conto, que neste livro é chatíssimo, que deu origem ao romance "Um Brinde de Cianureto", com uma trama praticamente igual.
Para os fãs de Agatha Christie, está entre os piores; para os que não a conhecem, não percam seu tempo.

Viviane 03/09/2022

Várias estórias com finais surpreendente típico de Aghata Christine. Todos muito bons de realmente tirar o fôlego

Regiane @agentejaleu 28/08/2022

Agatha arrasa!
Foi meu livro de contos favorito da rainha do crime. Tem uma galera boa demais: Poirot, Miss Marple e Sr Park Pyne, contos dinâmicos e no estilo Agatha não surpreendendo.

WeltonLuis 20/07/2022

Mais um livro de contos de Agatha Christie, incluindo várias histórias, incluindo a de seus mais famosos detetives, Poirot, Miss Marple e Parker Pine. Não são os melhores textos da autora, mas é um bom entretenimento.

Larissa.Passos 08/07/2022

Livro de contos da Rainha
Estou redescobrindo os livros de contos de Agatha e amando cada um deles. Esse livro é muito bom, recomendo totalmente.

Elis 04/07/2022

Adoro contos
Contos curtos, rápidos e muito interessantes.
Muito suspense e desfechos inesperados. E muitos detetives espertos.

1 | 2 | 3 | 4