Guerra Civil

Guerra Civil Marvel Comics
Stuart Moore

Resenhas - Guerra Civil

Raphael 08/01/2015

Quem são os verdadeiros heróis?
Afirmar que "super-herói é coisa de 'nerd'" tornou-se redundância em meio à cultura étnica restritiva do século XXI. Porém, negar que o universo super-humano transcendeu os limites das páginas dos quadrinhos e alcançou (e ainda alcança) cada vez mais admiradores é uma banalidade fútil, que é desmascarada pelas crescentes vendas de produtos e adaptações cinematográficas relacionadas aos super-heróis. Os tempos mudaram...hoje, qualquer casal de namorados pode assistir ao novo filme do Homem-Aranha sem nunca ter lido uma "HQ" na vida. Qualquer grupo de amigos pode comentar sobre "Os Vingadores" sem parecer antiquado. Essa invasão poderosa (literalmente) atingiu o cinema, o teatro, a televisão, a música e (por que não?) a literatura. "Guera Civil", de Stuart Moore, veio para provar que histórias em quadrinhos podem ser transformadas em narrações em prosa sem a perda de sua essência e maestria.

Como o próprio autor da obra tão bem declarou: "um livro não é uma história em quadrinhos". Adaptar uma série tão ilustre de "HQs" como a "Guerra Civil" para um livro, mantendo a fidelidade do material original, não deve ter sido tarefa fácil, mas Moore a fez brilhantemente. Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Aranha e outros super-heróis foram otimamente caracterizados na trama. Moore conseguiu manter a essência dos personagens e moldar uma consciência psicológica neles que supera o alcance dos quadrinhos; entender suas motivações e seus conflitos pessoais tornou-se fácil até para quem não sabe a diferença entre Marvel e DC. Além disso, a descrição rica e o modo de escrever do autor são perfeitos para a imersão do leitor em toda a obra. As batalhas épicas são sentidas com emoção e sagacidade; os diálogos e os momentos cômicos e reflexivos são prazerosos de se ler. Toda a obra tem um apelo enfático que supera a necessidade de aspectos visuais.

Outro ponto positivo é o arco de eventos relatados no livro. Adaptar a "Guerra Civil" dos quadrinhos foi uma escolha inteligente, pois trata-se de uma das melhores histórias de super-heróis já feitas! A quebra do maniqueísmo é latente na trama; não se trata mais de heróis contra vilões, mas sim de heróis contra heróis, movidos apenas por motivações diferentes. Homem de Ferro lidera a Iniciativa (grupo de heróis que decidiu adaptar-se às novas leis de registro e controle super-humano) e Capitão América, a Resistência (grupo de heróis que não aceitou essas mesmas leis). Ambos os lados disputam a hegemonia e o apoio do leitor. Trata-se de uma história realista do começo ao fim, dotada de questionamentos sobre aceitação, relativismo cultural, divisão de interesses e bem-estar público - não é à toa que "Guerra Civil" possui diversas aclamações.

Por fim, a obra de Stuart Moore tem potencial para inaugurar uma grande tendência de adaptações desse gênero. É difícil citar pontos negativos desse livro emocionante, mas, para não passar impune, alguns heróis poderiam ser melhor aproveitados e terem superado a condição de "figurantes". Outro problema (este ligado à editoração) são os constantes erros de digitação no livro (uma revisão por parte da editora cairia bem). Mas, em suma, "Guerra Civil" é um ótimo livro que merece ser lido por qualquer pessoa que goste ou não do gênero. Trata-se de um livro de tirar o fôlego que, independentemente de faixa etária, traz a vontade de penetrar no universo dos super-heróis e alistar-se à Iniciativa. Ou à Resistência, quem sabe? Afinal, quem são os verdadeiros heróis?
Andreza 21/01/2015minha estante
Resenha perfeita!Nunca tinha lido uma tão detalhada assim e que colocasse a essência do livro em questão de forma tão evidente e envolvente, fazendo com que as pessoas, ao lerem a resenha, sintam-se atraídas pela história e tenham vontade de ler o livro o mais rápido possível!!! Obrigada pela excelente recomendação!! Beijos!!

Ace Barros 07/07/2015minha estante
Só discordo no ponto em que diz que a obra tem um apelo que supera a necessidade do apelo visual. As descrições dos personagens quase sempre deixam a desejar, vide a do Arraia. Quem não conhece os personagens muitas vezes não consegue imaginá-los.

Raphael 05/01/2016minha estante
Ace Barros, essa questão está totalmente relacionada ao estilo e à eloquência da prosa de Stuart Moore. Há escritores que optam por descrever exaustivamente as características físicas de seus personagens; e há também escritores que deixam a caracterização física dos personagens mais aberta, para que certos pontos sejam preenchidos pelos próprios leitores. Eu, por exemplo, não senti tanta falta dessas descrições físicas, principalmente porque a ênfase foi na descrição da personalidade e do psicológico dos heróis, e os personagens menos caracterizados, fisica e psicologicamente, foram os que ocuparam o "papel secundário" na trama, algo que poderia ser melhorado (como mencionei na resenha).
Quando eu afirmei que o apelo da obra supera a necessidade do apelo visual, enfatizei que a obra consegue ter coesão e profundidade e, acima de tudo, sustentar-se por si própria, sem exigir aspectos visuais para ser totalmente compreendida e apreciada (ou seja, consegue transportar a essência de uma história em HQ para a prosa de um romance).

Mariana.Machado 11/02/2016minha estante
Muito boa mesmo a resenha!
Mas concordo com Ace Barros, achei que a descrição dos personagens deixou a desejar, não havia lido os quadrinhos antes então confesso que durante a leitura tive que buscar alguns personagens menos conhecidos por mim como Arraia e Manto no Google imagens para poder imagina-los.

Patrick 20/04/2016minha estante
Resenha otima ,
Eu estava pensando em abandonar o livro logo no começo , mas a sua resenha foi o que me motivou a continuar .

Douglas 27/09/2020minha estante
Baita resenha

Yasmim.Cristina 02/02/2023minha estante
nossa moço que resenha massa

Ezio 10/08/2016

Comentário sem spoilers.
Surpreso com HF.
Admirado pela atitude de Sue, e do Aranha. Eles verdadeiramente lutam por uma causa!

Recomendo o livro!
Resenhando Com Luke ® 02/09/2016minha estante
É realmente já era super fã do Aranha e depois desse livro meu carinho pelo herói só aumentou!

Passei agora pro Guerras Secretas e novamente estou adorando. Vou ter que colocar alguns outros livros de heróis na minha lista

Ezio 02/09/2016minha estante
Jesse momento estou lento a Morte do Capitão America.

Ezio 02/09/2016minha estante
Nesse momento, estou lendo A Morte do Capitão America...

Resenhando Com Luke ® 11/11/2016minha estante
Legal depois fale sr é bom?

Resenhando Com Luke ® 20/12/2016minha estante
Depois fala se é bom?

Cabral 11/03/2019

Acreditei que eu fosse gostar mais do livro. Da história de Guerra Civil no formato de livro, mas me enganei? não foi tudo o que eu pensava.
Eu gosto da história, desse arco do Capitão América, porém não me surpreendeu na escrita. Em alguns momentos eu tive a impressão de que o Stuart era TeamIron, pois existe muito mais conteúdo e, um pouco mais minucioso, do que quando ele escreve o lado do Capitão.
Não é o melhor livro para quem está tendo um primeiro contato com a Marvel, apesar de ser um bom livro (regular), pois não somos ?apresentados? aos personagens. Existe muita história antes desse arco, a grande maioria já está ?consolidado? nesse universo e Stuart não os trata como personagens novos, que precisam ser apresentados.
E são muitos personagens!
Para quem já é fan dos quadrinhos, vai ser uma leitura tranquila
Marcelly 26/03/2019minha estante
Tb esperava mais.

andreia.crislainy 02/04/2019minha estante
Tenho ele comecei a ler mais não deu a leitura

Guilherme Amaro 12/11/2020minha estante
Cabral vi que vc cita outros livros desse universo de heróis. Quais outros livros da série MARVEL vc indicaria. Só tive contato com esse até o momento.
Quero ler Vingadores e Guerra Secreta, sabe vale a pena?

Paraíso dos Livros 24/04/2016

Resenha | Guerra Civil - Stuart Moore
ATENÇÃO: Esta Resenha contém spoilers

Para aqueles (como eu) que estão aguardado o filme "Guerra Civil" ansiosamente e queriam ter uma base do que poderia acontecer nas telinhas, sinceramente acredito que o filme não seguirá exatamente o que está escrito no livro. Primeiro pelo fato de homem-aranha ter grande destaque na história, assim como o quarteto fantástico. Segundo considerando que o livro se baseia nos HQs e que adaptações na maioria das vezes não são precisas...

Bom, mas falando do livro...Guerra Civil se inicia com uma interpretação de um jovem grupo de heróis, que acaba em uma tragédia, onde várias pessoas morrem por conta da imprudência dos mesmos. Após o ocorrido o governo e a S.H.I.L.D.E. se unem criando a lei de registro ( um RG para heróis) porém o porta-voz desse movimento obrigatório, por condições bem satisfatórias é ninguém mais que Tony Stark (nosso amado e odiado Homem de Ferro).

Vendo que a S.H.I.L.D.E não é mais seu paraíso particular, Capitão América fica contra a nova lei, relutante a revelar sua identidade; logicamente ele não é o único, começando assim uma aliança com outros, que como ele são contra o registro.
Declarada a guerra entre América x Stark, homem-aranha e quarteto fantástico ficam literalmente no meio do fogo cruzado. Homem-aranha pelo fato de achar que deve retribuir de alguma forma os "favores" que Homem de Ferro o proporcionou e Quarteto Fantástico por terem opiniões divergentes sobre qual lado devem ficar.

O livro é cheio de ação do inicio ao fim, seguindo um ritmo intenso de conflitos pessoais e diretos entre os personagens. Em "Guerra Civil" um personagem querido pelos fãs já está morto e isso se torna um divisor ainda maior para que Capitão América e Tony Stark quebrem a antiga aliança. Apesar de o livro ser empolgante, o final é um pouco decepcionante, não é ruim, mas realmente achei que o livro acabaria de uma forma totalmente diferente, já que o mesmo te faz pensar isso. Foi nobre para "um certo personagem" tomar a decisão que tomou no desfecho da história, mas pareceu que o motivo que tanto lutou acabou se perdendo no final. Enfim de modo geral gostei muito do livro, ele é ótimo e atende muito bem seu propósito. #Recomendo

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com.br/2016/04/resenha-guerra-civil-stuart-moore.html
27/04/2016minha estante
Amei esse livro *-*

Letícia Nayana 29/04/2016minha estante
O homem aranha estar super engraçado! Também curti muito!

Victor 26/03/2024

Muito legal
Achei o livro extremamente divertido. Muito bom ver uma história boa como a guerra civil em livro . Me deu vontade de ver a dos quadrinhos agora. E meu herói preferido (Homem-Aranha), ao meu ver foi o melhor desenvolvido. Recomendo pra fãs de Heróis.
Kaah 06/04/2024minha estante
eu comprei o livro numa promoção só pq tava num preço bom, obrigado pela recomendação, agora me deu vontade de ler

Victor 06/04/2024minha estante
Opa tranquilo, aproveite

Luan 23/04/2016

Muito bom, não curti muito o final, não gostei de como encerrou tudo, e a história não é lá essas coisas, praticamente é só um pretexto para rolar a porrada entre heróis. Mas não achei ela ruim, tem momentos bons, principalmente no começo. Mas eu gostei do livro em geral, tem muita ação e é bem legal essas partes.

O livro é muito bem narrado, é uma ótima adaptação das HQ.
Hugo 24/04/2016minha estante
O que achou da leitura ?

Luan 28/04/2016minha estante
Ta ai o que achei :)

Carolzinha41 25/07/2022

"Um livro não é uma história em quadrinhos"
Stuart Moore acertou bravamente com essa adaptação de Guerra Civil, ele foi o mais fiel possível aos quadrinhos e bastante descritivo com as cenas de luta, detalhes de uniformes e ferimentos sofridos nas batalhas.

Essa história nos trás a questão sobre qual lado é o certo, Homem de Ferro tentando criar uma nova forma de trabalhar com os super humanos, ou Capitão América com seu amor à pátria e à liberdade?

Todo vilão é o herói de sua própria história, e foi isso o que aconteceu em Guerra Civil, os dois heróis símbolo dos Vingadores traçaram uma batalha por seus ideais, deixando algumas vítimas no processo.

Guerra Civil é uma das histórias de maior sucesso da Marvel e sua adaptação em prosa é incrível, recomendo a leitura.
byanka15 25/07/2022minha estante
MDS QUE RESENHA LINDA ????

byanka15 25/07/2022minha estante
SEN OR

candicinha 26/03/2022

guerra cível
Depois da tragédia de Stamford é criada a Lei de Registro de Super Humanos em que todos os meta-humanos teriam de se registrar e passar por treinamentos para ter permissão de usar seus poderes em público. Então, os heróis sao dividos. Liderados pelo Capitão América está a Resistência que não concorda com lei, e do outro a Iniciativa comandados pelo Homem de Ferro. O livro é bem bobinho pra passar o tempo msm, a escrita e o enredo são bons, mas não é nada de mais e o final poderia ter sido mlhr, algumas partes poderiam ser mais exploradas.
zzz 26/03/2022minha estante
Simplesmente o livro mais PEBA de todos!!!!!

zzz 26/03/2022minha estante
Melhor ver reprise de carrossel!!!!!

Diego Cruz 25/07/2020

O livro é infinitamente melhor que o filme, até por questões óbvias de dificuldade de adaptação. Então, vale a pena demais quem pra quem curte essa história.
Karoline.Isabele 26/07/2020minha estante
Agora fiquei curiosa para ler... Hahahahah

Diego Cruz 27/07/2020minha estante
Vale muito a pena! Hahah

Joninha 14/05/2021

Ser herói é errado, e eu posso provar!
Com a romantização do ato de salvar vidas, muitos heróis (em sua maioria, jovens) procuram no título de vigilante a fama e a glória que seguem o ato de descer a porrada no vilão.

Heróis contra heróis. Justiça contra justiça.

Eu adoro como essa HQ trás os "infantis" heróis da Marvel e os colocam em um cenário totalmente realista e dramático. Afinal, por que deveríamos confiar em um maluco qualquer que botou uma máscara?!

São perguntas assim que nos fazem refletir sobre a forma de agir dos heróis durante todos esses anos de quadrinhos.

E do outro lado há a resistência (que tecnicamente é o lado errado, mas isso é história para outro dia), que representa nossa essência jovem, livre, e imatura, que enxerga todo o cenário de super heróis apenas como um hobbie, quando na verdade vidas são arriscadas o tempo todo.

Esse é um quadrinho excepcional que garante bons debates na rodinha de amigos, e sem dúvidas, dá um aspecto totalmente diferente ao mundo dos super heróis.

De qual lado você está?
bellareadings 13/06/2021minha estante
você já leu o quadrinho? sabe me falar se é SUPER diferente?

Joninha 07/07/2021minha estante
Você diz o quadrinho do filme ou o quadrinho livro? Se for do filme, sim, é muuuito diferente. Agora o livro, eu não sei. Eu acabei avaliando o livro aqui, mas na verdade eu li o quadrinho, mesmo.

ttborges 07/03/2017minha estante
Usa a opção de contém spoilers na próxima, poxa :(

Maria Fernanda 15/08/2016

#TeamNobody
Como uma grande apreciadora de quadrinhos, eu não sabia o que esperar de uma versão narrada — e sem arte gráfica, socorro! — de um dos plots mais famosos da Marvel. Mas, felizmente, Stuart Moore conseguiu me surpreender.

Eu li as hqs que desenvolvem o confronto de Guerra Civil há bastante tempo e, por isso, pensei que o livro seria um desperdício na minha lista de leituras. Ah, se ignorância matasse... Se hqs encantam pelo traço dos quadrinistas, narrativas encantam pela profundidade. E que profundidade! Pude enxergar personagens já conhecidos sob uma nova perspectiva, e adorei. Moore foi muito feliz ao pegar uma história já existente e recontá-la de maneira totalmente nova, ainda que sem fazer modificações na trama.

Antes, principalmente na época do lançamento do filme — que, aliás, trabalhou um enredo bem distinto do original —, eu me considerava neutra na famigerada briga #TeamCap VS #TeamIron, mas já nutria uma certa aversão pela causa do Capitão América. Agora, essa aversão só foi acentuada pela narrativa de Moore. Não dá para defender o Steve, gente! Na verdade, não dá para defender ninguém nessa bagunça, mesmo que no comecinho da briga Tony Stark estivesse mais com a razão.

Quanto à questão histórias em quadrinhos x livros, talvez eu seja suspeita para falar, já que sempre irei preferir a boa e velha narrativa... Mas, para mim, é realmente inquestionável o fato de que a trama de Guerra Civil tornou-se muito mais viva nas palavras de Stuart Moore. Livro recomendadíssimo!
⠀⠀⠀
P.s. O tempo todo as artes das hqs ficavam passando como um desenho animado na minha cabeça, tão fiel foi a adaptação literária que o autor fez da obra de Mark Millar e Steve Mcniven.

site: http://instagram.com/_bookhunter
Mary.Reis 16/08/2016minha estante
Ai me abraça

Matheus 26/12/2016

Saia do cinema e leia o livro !
Guerra Civil já era uma grande saga da Marvel antes mesmo da empresa se tornar uma potencia do cinema, eu fui um dos felizardos que pude acompanhar essa saga durante seu período em HQ, quando o livro foi lançado não podia perder a oportunidade de rever essa magnifica saga só que agora em um livro.
Não me arrependo, muito pelo contrario senhores, eu recomendo 100%, para os fãs dos quadrinhos, aos adoradores do cinema e até mesmo para aqueles que estão entrando no universo agora.
O livro conseguiu juntar todos os pontos chaves da saga (mesmo deixando de lado alguns) sem perder toda a beleza e grandeza que essa historia representa.
Talvez para as pessoas que apenas acompanham o processo dos Vingadores pelo cinema, a historia possa ficar confusa, porém posso lhe garantir, as historias são diferentes, o pano de fundo é igual porém a historia mostrada no livro é a "real".
Sendo um amante de HQ digo que foi belo poder ler o livro e entender o pensamente dos heróis durante alguns processos que vi durante a HQ. Para um fã de quadrinhos, isso não tem preço.

Guerra Civil é um livro ótimo para todos aqueles que se interessam pela causa, assistindo filme ou não, lendo ou não. Guerra Civil é pra você.
Guilherme Amaro 12/11/2020minha estante
Matheus a ordem é HQ, Livro e Filme? É isso fiquei confuso agora.
Percebi um pouco diferente do universo cinematográfico, não retrata o cenário "aeroporto", porém realiza alterações que enriqueceram mais ainda o enredo, envolvendo muito mais personagens como o Quarteto Fantástico, os X-Men, os guerreiros de Wakanda, os guerreiros de Atlantis, Deuses de Asgard e do Olímpio e claro os membros dos Vingadores.

Nat 27/08/2017

Thor está morto. Nick Fury também. No lugar do líder da S.H.I.E.L.D, está Maria Hill, mais determinada que nunca em capturar e prender os superhumanos que não se cadastraram pela nova lei do governo. Tony Stark e Steve Rogers sentem uma espécie de culpa por ambas as coisas, pois eles se questionam se poderiam ter impedido a morte de Fury, já que agora os heróis não tem mais seu “líder” ou “mentor”. A morte de Thor também pesa na consciência de ambos: enquanto Stark acha que os Vingadores poderiam ter ajudado o deus do trovão no Ragnarok, Rogers pensa que se Thor estivesse com eles, de alguma forma a morte de Golias teria sido impedida. De um lado, o Homem de Ferro afirma que os heróis devem ser registrados e regulamentados, do outro, o Capitão América se recusa a tomar uma atitude que, a seu ver, só irá tolher a liberdade dos heróis. As discordâncias entre eles só fazem crescer, enquanto tentam recrutar aliados para suas respectivas causas. Famílias viram alvos dos inimigos, casais se separam por questões ideológicas, amigos viram inimigos, mortes com as quais ninguém sabe lidar muito bem, tudo isso vai fazendo com que os heróis percebam que a verdadeira guerra deve ser travada para proteger vidas humanas, não para destruí-las.

Ok. Sobre esse livro. A primeira coisa a falar dele é que eu arrastei demais a parte 1. Não sei porque, afinal, livros que são como este, onde a ação ocupa início, meio e fim da história, eu geralmente não consigo largar até terminar, de preferência no mesmo dia. Mas, nossa, como eu arrastei a leitura. Cheguei na parte 2 com muita força de vontade e só fui me interessar mesmo na parte seguinte. Sobre a história, é difícil falar além do óbvio (que tem muita ação, muita pancadaria, e morte que eu nem imaginava, já que estava com o filme na cabeça). Não li os quadrinhos, então até isso fica difícil de comparar, e não quero traçar paralelos com o filme também. Acho que o fator principal atraente deste livro (para mim) foi que, além de mostrar e me fazer lembrar de alguns super-heróis que até agora não apareceram nas adaptações, eu pude entender o porque de tanta gente tomando partido na briga entre o Capitão América e o Homem de Ferro. Finalmente me toquei que, como todo filme, a história é suavizada, tanto no caráter dos personagens quanto na questão da violência. Na época do filme, eu não escolhi lados e não entendia como as pessoas podiam preferir um ao outro, porque na minha visão limitada, ambos tinham bons motivos para agir como agiam. Agora, depois de ler esse livro, fiquei encucada e simplesmente não consigo tomar partido porque acho que estão ambos errados (percebam a visão lesada da pessoa). Minha percepção: Tony Stark é um sacana arrogante (me deu uma raiva imensa dele usando o Homem-Aranha, quando pelo que já foi mostrado no cinema, dá a impressão de que Tony realmente se importa com o menino, e com aquele Clor – WTF!!!) e o Capitão América, longe de ser aquele cara compreensivo dos filmes, é um cara ignorante que não está nem aí para quem vai machucar. Terminei o livro com uma raiva imensa de ambos os personagens. Um tema que eu gostei: a responsabilidade moral dos dois personagens líderes está mais forte e atuante que nos filmes, e isso, depois que você pega o embalo, te mantém pregado na leitura só para ver qual vai ser o fim de tanta desgraça.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/08/guerra-civil-stuart-moore-idy-2017.html
Guilherme Amaro 12/11/2020minha estante
Excelente resenha curti bastante. Porém eu junto com a maioria dos leitores tomei partido de um dos lados, e claro Resistência kkkk
Gostaria de ser assim ficar em cima do muro, e ver os dois lados, mas sou aquariano isso é impossível, tive que tomar uma postura e escolha e perante isso , escolhi a liberdade.

Gabs 08/09/2016

Despertando
Esse livro interrompeu meu hiatus de leitura. Sempre fui fã de HQ's e devido ao filme quis ler a adaptação da HQ. Gostei muito do livro, da forma de como a história é narrada através de vários personagens dá pra entender bem os lados e perceber as motivações de cada um.
Pedro.Gonzalez 20/10/2016minha estante
undefined