Guerra Civil

Guerra Civil Marvel Comics
Stuart Moore

Resenhas - Guerra Civil

Raphael 08/01/2015

Quem são os verdadeiros heróis?
Afirmar que "super-herói é coisa de 'nerd'" tornou-se redundância em meio à cultura étnica restritiva do século XXI. Porém, negar que o universo super-humano transcendeu os limites das páginas dos quadrinhos e alcançou (e ainda alcança) cada vez mais admiradores é uma banalidade fútil, que é desmascarada pelas crescentes vendas de produtos e adaptações cinematográficas relacionadas aos super-heróis. Os tempos mudaram...hoje, qualquer casal de namorados pode assistir ao novo filme do Homem-Aranha sem nunca ter lido uma "HQ" na vida. Qualquer grupo de amigos pode comentar sobre "Os Vingadores" sem parecer antiquado. Essa invasão poderosa (literalmente) atingiu o cinema, o teatro, a televisão, a música e (por que não?) a literatura. "Guera Civil", de Stuart Moore, veio para provar que histórias em quadrinhos podem ser transformadas em narrações em prosa sem a perda de sua essência e maestria.

Como o próprio autor da obra tão bem declarou: "um livro não é uma história em quadrinhos". Adaptar uma série tão ilustre de "HQs" como a "Guerra Civil" para um livro, mantendo a fidelidade do material original, não deve ter sido tarefa fácil, mas Moore a fez brilhantemente. Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Aranha e outros super-heróis foram otimamente caracterizados na trama. Moore conseguiu manter a essência dos personagens e moldar uma consciência psicológica neles que supera o alcance dos quadrinhos; entender suas motivações e seus conflitos pessoais tornou-se fácil até para quem não sabe a diferença entre Marvel e DC. Além disso, a descrição rica e o modo de escrever do autor são perfeitos para a imersão do leitor em toda a obra. As batalhas épicas são sentidas com emoção e sagacidade; os diálogos e os momentos cômicos e reflexivos são prazerosos de se ler. Toda a obra tem um apelo enfático que supera a necessidade de aspectos visuais.

Outro ponto positivo é o arco de eventos relatados no livro. Adaptar a "Guerra Civil" dos quadrinhos foi uma escolha inteligente, pois trata-se de uma das melhores histórias de super-heróis já feitas! A quebra do maniqueísmo é latente na trama; não se trata mais de heróis contra vilões, mas sim de heróis contra heróis, movidos apenas por motivações diferentes. Homem de Ferro lidera a Iniciativa (grupo de heróis que decidiu adaptar-se às novas leis de registro e controle super-humano) e Capitão América, a Resistência (grupo de heróis que não aceitou essas mesmas leis). Ambos os lados disputam a hegemonia e o apoio do leitor. Trata-se de uma história realista do começo ao fim, dotada de questionamentos sobre aceitação, relativismo cultural, divisão de interesses e bem-estar público - não é à toa que "Guerra Civil" possui diversas aclamações.

Por fim, a obra de Stuart Moore tem potencial para inaugurar uma grande tendência de adaptações desse gênero. É difícil citar pontos negativos desse livro emocionante, mas, para não passar impune, alguns heróis poderiam ser melhor aproveitados e terem superado a condição de "figurantes". Outro problema (este ligado à editoração) são os constantes erros de digitação no livro (uma revisão por parte da editora cairia bem). Mas, em suma, "Guerra Civil" é um ótimo livro que merece ser lido por qualquer pessoa que goste ou não do gênero. Trata-se de um livro de tirar o fôlego que, independentemente de faixa etária, traz a vontade de penetrar no universo dos super-heróis e alistar-se à Iniciativa. Ou à Resistência, quem sabe? Afinal, quem são os verdadeiros heróis?
Andreza 21/01/2015minha estante
Resenha perfeita!Nunca tinha lido uma tão detalhada assim e que colocasse a essência do livro em questão de forma tão evidente e envolvente, fazendo com que as pessoas, ao lerem a resenha, sintam-se atraídas pela história e tenham vontade de ler o livro o mais rápido possível!!! Obrigada pela excelente recomendação!! Beijos!!

Ace Barros 07/07/2015minha estante
Só discordo no ponto em que diz que a obra tem um apelo que supera a necessidade do apelo visual. As descrições dos personagens quase sempre deixam a desejar, vide a do Arraia. Quem não conhece os personagens muitas vezes não consegue imaginá-los.

Raphael 05/01/2016minha estante
Ace Barros, essa questão está totalmente relacionada ao estilo e à eloquência da prosa de Stuart Moore. Há escritores que optam por descrever exaustivamente as características físicas de seus personagens; e há também escritores que deixam a caracterização física dos personagens mais aberta, para que certos pontos sejam preenchidos pelos próprios leitores. Eu, por exemplo, não senti tanta falta dessas descrições físicas, principalmente porque a ênfase foi na descrição da personalidade e do psicológico dos heróis, e os personagens menos caracterizados, fisica e psicologicamente, foram os que ocuparam o "papel secundário" na trama, algo que poderia ser melhorado (como mencionei na resenha).
Quando eu afirmei que o apelo da obra supera a necessidade do apelo visual, enfatizei que a obra consegue ter coesão e profundidade e, acima de tudo, sustentar-se por si própria, sem exigir aspectos visuais para ser totalmente compreendida e apreciada (ou seja, consegue transportar a essência de uma história em HQ para a prosa de um romance).

Mariana.Machado 11/02/2016minha estante
Muito boa mesmo a resenha!
Mas concordo com Ace Barros, achei que a descrição dos personagens deixou a desejar, não havia lido os quadrinhos antes então confesso que durante a leitura tive que buscar alguns personagens menos conhecidos por mim como Arraia e Manto no Google imagens para poder imagina-los.

Patrick 20/04/2016minha estante
Resenha otima ,
Eu estava pensando em abandonar o livro logo no começo , mas a sua resenha foi o que me motivou a continuar .

Douglas 27/09/2020minha estante
Baita resenha

Yasmim.Cristina 02/02/2023minha estante
nossa moço que resenha massa

Victor 26/03/2024

Muito legal
Achei o livro extremamente divertido. Muito bom ver uma história boa como a guerra civil em livro . Me deu vontade de ver a dos quadrinhos agora. E meu herói preferido (Homem-Aranha), ao meu ver foi o melhor desenvolvido. Recomendo pra fãs de Heróis.
Kaah 06/04/2024minha estante
eu comprei o livro numa promoção só pq tava num preço bom, obrigado pela recomendação, agora me deu vontade de ler

Victor 06/04/2024minha estante
Opa tranquilo, aproveite

Rebeca 13/01/2023

Certo e Errado
O dilema que o livro aborda te faz questionar a respeito do que é certo e errado. E durante muitos momentos do livro você se questiona a respeito da sua decisão e de que lado você está. Embora o final tenha deixado um pouco a desejar a história te prende.

Sweet Pudding 15/04/2021

Guerra Civil
Moore não erra em nenhum momento e cumpre perfeitamente bem a tarefa de adaptar todo um arco dos quadrinhos em um único livro.
Conciso em relação à obra original, mas completo, coisa que os estúdios Marvel não chegaram nem perto nos cinemas.
Envolvente do início ao fim.
Sem dúvidas, o livro para fãs de HQs adorarem!
Vale ressaltar a beleza da edição.

giovanna 04/09/2022

primeira vez que prefiro o filme do que o livro
comecei achando que o steve até que tinha um ponto razoável mas no final minha consciência voltou a funcionar e vi que quem tinha razão era o tony
claro que ambos erraram com varias decisões burras, precipitadas e extremistas
mas por deus a resistência ficou fazendo alusão a hitler pelo amor de deus o homem so queria paz que odio
enfim de qqr forma foi um livro de leitura rápida porem meio chato viu, nada cômico como os filmes de heroí geralmente são, e meio insensível tbm, amizades de anos que viravam nada mto facilmente

Leonardo.Ribeiro 26/05/2021

Estava com medo desse livro não atender minhas expectativas,mas ele conseguiu. A história é cheia de ação e pequenas reviravoltas que vc não esperava no começo. É muito bom para quem gosta desse tema de super-heróis. Pra mim os dois estavam em certas partes certos mas agiram de maneiras um pouco erradas.

gi :) 03/06/2021

Eu amo muito a Marvel, e ler esse livro foi uma experiência incrível. Para ser sincera eu demorei bastante para conseguir engatar na leitura, mas depois de um tempo se tornou algo legal. Apesar de gostar muito da Marvel, eu ainda estou assistindo a "coleção" dos vingadores que tem no disney plus, e também nunca li os quadrinho, então em várias vezes eu tive que parar a leitura para pesquisar o personagem para ver como ele era etc. O livro é muitoo diferente do filme mas vale a pena ler

gaby 10/06/2020

sensacionaaaallll, MAS TOTALMENTE DIFERENTE DO FILME. se você quiser lê-lo, tenha em mente que não é quadrinho
Leitura e . 10/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Leticia 04/04/2021

Achei divertido
Sempre quis ler as historias que vi no cinema em quadrinhos. Não foi possível comprar as HQs,então este livro é uma forma de ter acesso a essa historia.
Mesmo com a minha dificuldade de imaginar cenários eu consegui visualizar bem as lutas e os cenários

Tonny conseguiu estar mais errado do que no filme, impressionante.

Duda 04/06/2022

MUITO BOM POREM NAO TEM NADA A VER COM O FILME LAHSLAGDJD
juro esse livro comparado ao filme mdsss é mt melhorr veyy
nesse tem mt mais historia em torno da "guerra civil" que eles estao vivendo e mt mais rebeldiaaaa
apesar d eu amar esse filme n tem comparacao com esse livro mano ent se vc gostou do filme LEIA ESSE LIVRO Q EU SEI Q VC VAI AMAR

Tati- Leitora 04/07/2020

Melhor que o filme
Segunda vez que escrevo essa merda porque o aplicativo apagou minha primeira. Vamos lá então!

Na minha opinião a lei de registro no filme não parece ter muito impacto, lógico os heróis se dividem e lutam entre si mas no próximo filme eles estão todos juntos novamente, o grupo rebelde do capitão em momento algum é tratado como criminoso e heróis como o homem aranha não tiveram suas identidades reveladas para o público como diz na lei.

No livro as coisas já são mais diferentes, é mostrado o impacto que a lei teve na vida dos heróis que a apoiaram revelando suas identidades e também dos que se recusaram a segui-la e dessa forma se tornam um grupo rebeldes e criminosos. Essa visão sobre como a lei afeta a vida dos heróis faz toda a diferença na minha opinião, transformando o livro de uma forma muito positiva.

Antonio Maluco 07/12/2021

Hq e Livro
O livro conta histórias com novos personagens do filme Capitão América Guerra Civil e seria interessante ver o filme desse livro

Gleicy | @gleicymonjardim 28/02/2022

Acredito que funcione bem em quadrinhos, depois de se ler acompanhando uma sequência, mas para livro fluído, ou seja, uma leitura direta, ficou tudo muito confuso, com muitos personagens e pouco aprofundamento, tem momentos que você até meio que se perde quem está de qual lado de tanto herói que tem na história.
Sei lá... Mistura X-Mens, Vingadores, Quarteto Fantástico, Jovens Heróis, Atlânticos, deus gregos, deus nórdico, e fora uns outros que nunca ouvi falar na vida. É uma confusão sem fim.

A leitura é rápida, mas é preciso estar bastante atento com a divisão dos personagens que se dividem em dois grupos. O início é bem devagar, mas do meio para o final simplesmente tudo acontece de uma só vez.

Não gostei muito do final :(

Milly 20/06/2021

Eu encalhei esse livro de propósito por achar que ele seria muito chato kkkkkklkk mas isso foi bom pq como eu não tinha expectativas acabei me surpreendendo.
É uma boa estória, construída de um modo que mostra o principal motivo de terem criado aquela lei dos heróis, com o desenvolvimento narrado por 4 personagens diferentes: Homem de Ferro, Capitão América, Homem Aranha e Mulher Invisível. Todos os pontos de vista acrescentam algo significativo, não estão ali só pra encher linguiça.
Eu não esperava as narrativas da Susan e do Peter, gostei bastante. A Susan é meio apagadinha, mas acho que esse é o jeito dela mesmo, não sou muito fã do Quarteto Fantástico, então não posso afirmar. E eu me sinto na obrigação de declarar meu amor pelo Peter, que personagem incrível, meio que separaram ele para fazer os filmes, retratando cada lado dele de modo independente, o que me deixou triste, mas no livro ele é completo e me proporcionou as melhores cenas.
Agora minha opinião sobre a guerra e a lei é a seguinte: a lei faz sentido sim, e o pessoal que era contra me cheirou muito white people problem (problema de gente branca), porque sempre davam umas desculpas tão esfarrapadas e fracas que tudo o que eu fazia era revirar os olhos. Porém, o modo como foi executada contra os heróis foi errado, não concordei com muita coisa desse lado pró lei. O lado bom é que esse livro só me mostrou que eu estava certa em não gostar do Tony Stark, odiei tanto ele, acho que nunca odiei tanto um personagem na minha vida, que cara insuportável kkkkkk
Enfim, foi uma leitura muito boa, me prendeu muito e eu fiquei envolvida com a estória.