Guerra Civil Marvel Comics
Stuart Moore

Resenhas - Guerra Civil

Bya 14/08/2021

Guerra Civil
No começo me senti meio desamparada, por ter vários heróis e pessoas que nunca havia ouvido.
No entanto foi complicado o começo por nunca ter lido esse tipo de conteúdo.
Ao decorrer da história, ela foi ficando mais interessante, e fui entendendo todo o universo em si.
Gostei bastante da história inteira por trás de toda Guerra Civil e todos os motivos.
Eu amei tudo, além de envolver o melhor (Wolverine ?).
Fiquei decepcionada com o final, pelo meu time não ter ganho, mas eu entendi o verdadeiro por quê.
Enfim recomendo demais aos marvetes de plantão.

Deireádh 04/02/2021

É um livro que eu recomendo principalmente para os fãs da Marvel. Tem uma escrita fluída e explica bem as motivações dos personagens. Achei a narrativa interessante, embora não surpreendente. É bem diferente do filme, e com uma quantidade abundante de super heróis.

Laisa.Ruiz 12/09/2020

Análise:
??????: Guerra Civil
?????: Stuart Moore
???????: 318
??????????: 2015
???????: Novo Século

?? ?????? ???? = 4,5 - MUITO BOM
?? De que lado você está?
?? Confesso que comecei a ler umas 500x e sempre deixava ele de lado, não sei talvez me faltasse vontade, mas dessa vez o negocio foi.
?? O livro é completamente diferente do filme do MCU, e isso me deixou meio fora de orbita durante alguns capítulos, mas como não havia nenhuma especificação dizendo que um era baseado no outro então ignorei o roteiro cinematográfico.
?? Entendendo um pouco da Lei imediatamente entrei na defensiva e escolhi um lado, Capitão América, sei que isso pode causar uma boa confusão, mas escolhi esse lado não pelos heróis, mas pelo que eles defendiam a acreditavam, não sei se seria uma boa heroína, pois no final minha razão e minha emoção entraram em conflito e acabaram se bagunçando em relação aos times.
?? A quantidade de crossover de heróis é incrível e a narrativa é muito boa e fluida, acho que para os nerds de plantão é um ótimo livro, e para as pessoas em geral é uma narrativa bem interessante.

+ Resumo:
Quando uma tragédia, envolvendo super-heróis (ou devo dizer, super-heróis em treinamento) destrói Stamford, matando diversas pessoas, os Vingadores e agregados são pressionados pelo povo e pelo governo a tomarem uma iniciativa, contra as consequências de uma batalha.
Tony Stark então se baseia na Lei de Registro de Super-Humanos, forçando a todos os super-heróis e super-vilões a revelar suas identidades e suas capacidades ao governo. Para Capitão América isso é uma ofensa e um risco, afinal a partir do momento que todos souberem a identidade de um herói não só ele corre perigo, mas sua família também, nesse instante os super-humanos se dividem em dois, os a favor da lei e a Resistência (liderada pelo supersoldado).
Uma guerra então se inicia, aqueles que lutam contra a lei acabam sendo capturados e lavados presos para a prisão da Zona Negativa, criada por Reed Richards (Senhor Fantástico) especialmente para pessoas com habilidades especiais. Stark junto com o governo (SHIELD) distribui aqueles que aceitaram a lei entre os 50 estados, criando uma super equipe para cada um, além de campos de treinamento para jovens heróis e vilões em reabilitação, tudo parece certo, mas algo incomoda não só Tony, mas outros heróis.
Rogers se esconde nas sombras buscando fortalecer seu grupo, os fora da lei, que sem se identificarem continuam salvando vidas e honrando o legado da América. É apenas quando em uma batalha Bill Foster, Golias, é morto por um clone de Thor quer os heróis começam a perceber e a se decidirem definitivamente em que lado dessa guerra estão, foras da lei passam para o lado da lei, os do lado da lei entram para a Resistência. Capitão América e Homem de Ferro se enfrentam, ambos visando um tipo diferente de liberdade, e ambos tentando proteger os membros de suas equipes.
Aos poucos em missões variadas os heróis finalmente entendem que uma guerra entre si não resolvera o problema de confiança, mas muitos ainda precisam aprender a confiar em si mesmos.

?Quote?
???? ? ?? ?? ????? ??? ???? ?? ??????"- ????????.

dini 20/08/2022

MEU DEUS QUE LIVRO BOM
achei MARAVILHOSO, um dos melhores livros que eu já li na vida, se for pra comparar o filme com esse livro o livro dá de 10 a 0 no filme, tem tudo (e todos literalmente) que vc possa imaginar e mais, eu ainda tô tentando processar tudo que eu li!!!

Gomes109 25/12/2022

Guerra Civil
" - Tantos heróis. Centenas deles, e sabe-se lá quantos vilões. - Tony já mantinha dossiês sobre a maioria deles, mas agora se via a compulsivamente atualizando as informações. - Tem muito poder aqui."

Guerra Civil é bem simples de se entender, mas muito difícil de se controlar emocionalmente. Um grupo de heróis tenta prender um grupo de supervilões. Um dos supervilões tem poderes atômicos e explode, reduzindo tudo e todos ao seu redor a uma pilha de cinzas - esse "todos" engloba uma escola e dezenas de casas e civis inocentes. O governo fica descontrolado e resolve criar uma medida drástica: os heróis e vilões devem ser registrados. O anonimato se torna uma característica criminosa, e todos que não obedecerem serão considerados criminosos. Tony Stark apoia o registro. Steve Rogers não. E começa a guerra civil.

A narrativa traz toda a tensão e o tema sombrio dos quadrinhos. É uma história tensa por se tratar de dois grupos de super-heróis se enfrentando por ideais diferentes. É um tema sombrio pelo mesmo motivo acima citado. Capitão América é o homem da liberdade, ele veste a bandeira americana no corpo, ele lutou contra nazistas e contra um regime que acreditava na ditadura e na submissão. Ele é um soldado disposto a tudo para proteger os inocentes, disposto a sacrificar tudo para garantir o direito de liberdade das pessoas - e isso inclui os heróis também. A lei de registro é uma invasão, um ultraje aos homens e mulheres que escolheram se arriscar contra um mal maior. Eles se escondem debaixo de máscaras porque suas vidas civis também correm risco, e um risco maior ainda, já que são eles que estão colocando a cara a tapa contra os vilões. Uma vez que o governo tire isso, o que resta aos heróis?

"- Existe uma diferença entre viver livremente e receber ordens de um governo opressor. Governo que, para manter seu poder, espalha o medo entre seu próprio povo."

Tony Stark acredita na ordem. Ele acredita no que é melhor para o "ali e agora". Depois do terrível incidente envolvendo os heróis novatos e o supervilão explosivo, Stark acredita que registrar os combatentes do crime significa ter maior controle sobre as pessoas que estão lá fora criando riscos para a civilização. Ele é movido completamente pelo medo de novos acidentes, cego para a obviedade de que esse registro será o causador deles. Stark não vê os perigos que a revelação das identidades secretas traz porque ele já revelou a sua. Acima de tudo, não há como negar, o Homem de Ferro é muito egoísta. SIM, ele é um herói, sim, ele é o meu favorito, sim, eu entendo os ideais dele, todos muito bem construídos. Mas ele é cego pela própria realidade, se esquecendo de que as centenas de heróis lá fora - e mesmo os vilões - são completamente diferentes dele. Ele não consegue enxergar os pontos do Capitão América porque sua sede de controle, a necessidade exaustiva de fazer as coisas funcionarem do jeito que ele acredita ser certo, o transforma em um homem frio, do tipo que toma decisões pesadas para o "bem maior".

A narrativa trabalhou bastante esse embate de titãs, especialmente as consequências que isso traz para os outros heróis. Sue Storm, do Quarteto Fantástico, tem grandiosos pontos de vista na história. Sua participação é muito mais emotiva e magoada, mas também poderosa. A virada do jogo envolvendo seu time na Guerra Civil é um ponto importante da trama, especialmente pelas consequências que isso traz.

"Sue se deu conta do que aquilo se tornara: uma batalha irreconciliável entre Homem de Ferro e Capitão América, cada um deles absolutamente convencido de que sua causa era justa. Nada podia detê-los, nem deuses, nem vilões, nem mesmo seus amigos heróis."

Homem Aranha é outro pilar importante da história. Existe a Guerra Civil antes e depois da sua troca de time também. Peter Parker é movido pela emoção na maior parte das vezes; é um dos heróis mais poderosos da Marvel, e por isso um dos mais desejados ao lado de Stark. Tony tem o apoio dele, mas conforme a trama avança e decisões perigosas são tomadas, mais ele começa a perder o lado humano de Peter.

Não vou me ater a detalhes, mas um determinado acontecimento é o choque que a história precisava para crescer e então estourar em seu final perturbador. Uma guerra civil pela liberdade.

20/12/2022

Law 13/07/2021

Capitão América ou Homem de Ferro?
Meu lado? Nenhum dos dois, pra mim os dois tem um pouco de certo e errado, entendo as causas mas discordo TOTALMENTE das ações.

Fernanda2503 09/09/2020

Guerra Civíl
"Capitão deu um soco no maxilar dele, um golpe poderoso. O soco que sempre quis dar em Hitler, Mussolini, Stalin."
Página 133.

"Passou pela mente de Peter: Será que ela vai me bater com a pá?"
Página 179.

[...] "Talvez fosse o traje, a leveza do velho vermelho e azul. O uniforme que ele mesmo costurou, poucos dias depois de a aranha radioativa ter picado o adolescente Peter Parker.
Ou talvez, pensou ele, seja porque finalmente estou do lado certo"
Página 261

" Não é o Thor, ele se lembrou. É o clone do Thor. Clor"
Página 295

Wender.Carlos 22/02/2022

Guerra Civil
Esta história aborda um dos grandes acontecimentos dos quadrinhos, a briga entre dois grandes heróis com ideologias bem diferentes. Buscando aqui demonstrar seus pontos de vista.

Tudo começa a partir de um desastre causado por heróis imaturos onde termina em milhares de mortes. Temos a reflexão de que tudo que eles fazem é correto mesmo à custa da distribuição da sociedade. Ao utilizarmos nossas identidades secretas somos acima da lei ? Então a partir disso temos um grande momento de reflexão de nosso homem de ferro onde como ação temos a criação da lei do registro.

Enquanto homem de ferro busca criar um banco de dados sobre cada herói, com sua personalidade, fraquezas e identidade secreta. Capitão América junto a alguns heróis não aceitam isso e desejam continuar do jeito que estão, pois perderia-se a essência dos atos heróicos e sim seria tudo feito através de contratos. Não importa quem vc é debaixo de sua máscara.

E através dessas duas ideologias temos grandes batalhas e para demonstrar esses dois lados temos a visão do nosso amigo da vizinhança que vai ter uma grande participação da história. Além disso temos personagens chaves como o quarteto fantástico entre outros.

Este é um ótimo livro para quem curte o universo marvel, trazendo pontos de vistas importantes de cada personagem e como reflexão levo até onde podemos chegar para demonstrar que estamos certos, será q vamos perder nossa essência para atingir nossos objetivos ou preferimos tê-la. Precisamos de medidas tão radicais para alteração ou devemos ouvir todos os lados, e sim devemos construir juntos o futuro, pelo que seremos lembrados.

Renan.Oliveira 15/02/2020

O livro começa com os heróis querendo prender um grupo de super vilões. Quando um desses super vilões tem um poder atômico e acaba reduzindo todos a cinza. Então o governo cria uma medida para que todos os heróis e vilões tenha um registro e deixem de usar o anonimato.

Jubs 19/07/2022

civil
Queria ler por causa do filme claro, mas aqui nesse livro tem coisas totalmente diferentes, personagens conhecido so nos quadrinhos. Team Cap sempre.

Guilherme Amaro 12/11/2020

Guerra Civil - Melhor saga de super-herói de todos os tempos
Livro adaptado da HQ Guerra Civil (2007) dos aclamados Mark Millar e Steve McNiven, um grande desafio e responsabilidade para Stuart Moore, publicado em 2014, editora Novo Século,
Contém 400 páginas.

Stuart Moore desenvolve essa épica obra prima da Marvel, um pouco diferente do universo cinematográfico (2016), infelizmente não retrata o cenário "aeroporto", e adiciona outros personagens desconhecidos para a maioria dos fãs. Porém realiza alterações que enriqueceram ainda mais o enredo, envolvendo muito mais personagens como o Quarteto Fantástico, os X-Men, os guerreiros de Wakanda, os guerreiros de Atlantis, Deuses de Asgard e do Olímpio, claro os membros dos Vingadores. Mas muito fiel aos quadrinhos, com maestria o escritor detalha muito bem os pensamentos e motivações dos personagens, além das cenas de batalhas, consegue instigar o leitor a escolher um dos times de heróis e a se identificar com uma das causas. (Eu particularmente me identifiquei com a parte ilegal "contra a lei" que buscam a liberdade ou seja o lado da Resistência).

Uma épica narrativa envolvente que tem início quando um jovem grupo de aspirantes a super-heróis caçando alguns vilões, sendo gravado para um reality show. Uma enorme explosão no centro de Stamford, Connecticut causada pelos poderes de um dos integrantes do grupo deixa inúmeros mortos, vários feridos além de destruição e caos nos arredores. O governo dos Estados Unidos resolve então sancionam a polêmica Lei de Registro (todos devem revelar suas verdadeiras identidades secretas ao público, aceitarem ser treinados, controlados pelo governo e ficarem em outra dimensão na prisão na Zona Negativa). Com pontos de vistas diferentes, muitos se rebelam, heróis, anti-heróis, vilões são convocados para fazer parte de um dos times, essas tensões políticas e ideológicas, geram uma batalha de grandes proporções em Nova York, o universo da Marvel está dividido.

O cenário está desenhado, os principais protagonistas são dois líderes Vingadores: um é uma lenda de soldado um meta-humano versus super gênio da tecnologia, Capitão América (Steve Rogers) versus Homem de Ferro (Tony Stark) - Resistência versus Iniciativa - Heróis versus Heróis - Vilões e agentes da SHIELD também envolvidos dando início a Guerra Civil.

"- Você está me pedindo para prender pessoas que arriscam suas vidas por este páis sete dias por semana?
- Não, Capitão. Estou pedindo para obedecer a vontade do povo americano."

- "Agora você tem trinta e uma moedas de prata, Judas" pg 169 Matt Murdock - Demolidor

" Eles não são um exército, Capitão se deu conta. São indivíduos, acostumados a trabalhar sozinhos ou em pequenos grupos. E hoje eles vão enfrentar toda a força da Stark Enterprise, da S.H.I.E.L.D e do governo dos EUA."

Mas teria que ser suficiente. Muita coisa depende disso. Nossa própria liberdade e a de nossos amigos. O futuro do nosso próprio modo de vida.
Esta noite, de uma forma ou de outra, o futuro seria decidido. " pg 260.

lau 14/12/2021

Muuuuuuuuito bom!!!!!
Ótima adaptação dos quadrinhos, extremamente fiel e bem feita. Stuart Moore fez simplesmente tuuudo, amei cada detalhe.