O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

Luiz 24/04/2020

Devo confessar q não esperava muito, não sei ao certo pq, talvez pela velocidade que foi escrito(ignorância minha) ou por achar que ficaria preso na história do nerdcast de RPG (que é fantástico, fica a recomendação), mas estava completamente enganado, o Leonel caldela se superou a escrever esse livro, as páginas passam voando enquanto acompanhamos a história do menino cabra e todas as sua reviravoltas.
O livro funciona perfeitamente bem sozinho não precisando que o leitor ouça o podcast para compreender ou gostar da história, mas recomendo ouvir antes de ler, pois além de ser muito bom a várias referências que vão tornar a leitura muito mais rica e divertida

Lucas1429 02/06/2020

Dessas fantasias de RPG...
Como já deixa claro na apresentação, o livro é uma dessas fantasias de RPG. Caldela o escreveu para isso, afinal. Nesse sentido, é uma boa leitura, despretensiosa. Ruff Ghanor é um personagem meramente interessante, ainda que faça o estilo "criança-escolhida-super-prodígio" que já está tão desgastado. O destaque mesmo vai para Axia, a feiticeira do grupo, e o menino Korin, que tem boas sacadas e carrega os melhores diálogos. Mas ambos são apenas sombras do protagonista, que nem de longe sustenta a história. As descrições são rápidas demais, falta ambientação, e o ritmo da história não é dos melhores. Além disso, senti falta da representatividade. No geral, a trama começa muito melhor do que termina. Parece até que foi apressada a partir de certo momento. No fim, os clichês de fantasia tomam conta, e nem mesmo aquele plot twist me deixou com vontade de ler o segundo volume. Termino por aqui.

CAMBARÃ 19/08/2020

Com certeza não foi o melhor livro que li porém se for comparad as duas obras do autor que li, ozob e essa do ruff, o livro do ozob não chega nem perto da lenda de ruff. Apesar dos clichê q até acho normal nesse universo o livros é bastante satisfatório. Tenho q por em análise o fato q o livro surgiu de uma narração de RPG, o mais importante é q o primeiro livros da lenda de ruff vai me fazer ler os outros dois e comprar pus outros livro de Leonel. Meu foto de leitura estava mais na politica e na formação do Brasil porém é bom dá uma folguinha para o cérebro.

kurara 17/01/2024

De 0 a 10000
A construção do personagem é bem feita, o plot me parece um pouco óbvio já que é um livro de fantasia medieval sobre a jornada do herói, mas o jeito que leonel escreve você dúvida até mesmo do seu próprio pensamento. a evolução do personagem foi construída de forma sensata e digo, poucos livros que realmente gosto do personagem principal e esse foi um deles. digo ainda que o plot twist me atropelou igual um trem e que eu devia ter visto chegando KKKKKKKK ótimo livro e ansiosa para o segundo.

portonguese 28/10/2020

Uma obra bem feita e linear de fantasia que não se excede em convenções e ainda trás uma boa reviravolta.

Leonardo Felix 09/11/2020

Excelente
Fãs de fantasia conheçam. Como não é surpresa para a maioria, a ideia para os personagens e o universo nasceu de uma partida de RPG clássico gravado em um podcast com 3 partes ao todo. Atualmente o Nerdcast de RPG conta com três cenários, um de Fantasia, um de Cyberpunk e o mais recente inspirado nos trabalhos do mestre H.P Lovecraft. Para expandir para um romance o cenário da primeira edição, um dos expoentes da Literatura Brasileira Fantástica e grande autor Leonel Caldela foi chamado para o projeto. Como um fanático por RPG e ávido por fantasia, Leonel era o homem certo para o trabalho e entrega um livro fantástico. Ambientado num mundo brutal e opressivo, povoado por monstros, dragões, magia, deuses, religião e é claro, humanos, que não ficam para trás quando o assunto é maldade, mesmo comparado à seres demôniacos. Esse é um vislumbre do universo Ghanor, com um personagem principal muito carismático que aprende a viver ao lado de outros igualmente interessantes e cativantes.

Marina 29/03/2023

A lenda de Ruff Ghanor
O livro nos apresenta uma sociedade medieval fantástica muito bem construída e pensada, ótima opção para quem procura uma boa fantasia nacional.

Fiquei bastante cativada pela história no início mas senti que o livro se arrastou do meio para o final, muitos capítulos sem que nada de relevante acontecesse no enredo, mas acredito de que tenha sido uma escolha do autor para desenvolver os personagens e criar uma conexão com o leitor, apesar disto a leitura valeu a pena pelo plot muito bem feito, me senti realmente impactada como o próprio Ghanor.

Algo que gostei bastante foram as reflexões que o livro traz a tona e principalmente a forma em que a religião é abordada, trazendo deuses imperfeitos e até malignos com sua própria criação.
amandafffdo 29/03/2023minha estante
Adoreeeei a resenha ?

Mateus 05/05/2021

carismático e cativante
não existem adjetivos melhores para definir o primeiro passo na tortuosa jornada do nosso herói. forçado a diversas provações, as reflexões sobre fé e humanidade, justiça e conhecimento e outras são de cunho simples mas bastante interessantes. a bondade dos homens é naturalmente questionada nessa ótima obra de fantasia medieval!

igorteuri 04/02/2022

Uma leitura rápida e divertida.
Este é o primeiro livro que leio do autor, e gostei bastante da experiência. É uma leitura fluida e rápida. As páginas voam, sem perceber. A descrições são diretas, mas no ponto certo para atiçar a imaginação.

Muito interessante como o autor conseguiu expandir o universo de Ghanor com as poucas informações obtidas à partir do jogo de RPG. Gostei do desenvolvimento dos personagens, inclusive os vilões. que tem motivos claros e relacionáveis para agir como agem.

Em alguns momentos, senti que as coisas aconteciam rápido demais, alguns aprendizados e evoluções. Mas creio que faz parte do clima e objetivo do livro. É mais uma questão de estilo e gosto do que qualquer outra coisa.

O livro termina com um cliff hanger muito interessante, e que foi antecipado durante todo livro, por isso não soa forçado. Fica claro para mim o background do autor com o RPG de Mesa, as belas descrições de magias, dos descansos, das curas. Além é claro, de ter a facilidade de trabalhar colaborativamente na construção desse universo.

site: https://www.youtube.com/dadoscriticos

JC 02/05/2022

Bom livro
É um livro legal de se ler, os personagens principais são legais e é interessante ver a história de um clérigo mas acho que o livro tem uma pequena barriga no meio que deixa a leitura mais lenta. Conheci o livro pelo nerdcast, o Leonel é um ótimo escrito e acredito que os próximos volumes devem aprofundar mais a história.

Stee Bruno 03/02/2022

Korin tudinho melhor personagem.
Assim, foi uma leitura divertida e tals. O final me deixou ? e tudo, mas várias outras coisas já tavam bem na cara.
A escrita foi boa, mas algumas vezes tinha umas falas meio "teatro" demais. Acho que vou continuar.
Rafael Kerr 03/02/2022minha estante

Izadedo 12/09/2021

Achei ok. Interessante principalmente pra quem já tinha ouvido falar de Ruff Ghanor nos RPGs. Encontrei alguns errinhos na edição do ebook, o que me incomodou um pouquinho.

Rigamont 08/10/2021

O primeiro da série
Este primeiro livro somos apresentados ao garoto cabra, ainda não sabemos ao certo a sua origem mas vemos como ele cresce e se fortalece. As relações entre Ruff, o prior e seus amigos vai nos apresentando um pouco do mundo e do contexto no qual o herói está inserido. Em alguns momentos a história se mostra lenta mas vale a leitura

Tati Freitas 04/11/2021

Uma delícia de leitura
Pela primeira vez leio um livro baseado em um RPG e não o contrário. Foi uma leitura gostosa que me transportou de volta à minha adolescência e aos fins de semana dedicados a invadir masmorras e lutar contra inimigos monstruosos tentando salvar o mundo com meus amigos enquanto bebíamos refrigerante e comíamos biscoito com textura de isopor. Eu amei a jornada e o final me pegou de surpresa. Tô pronta pra segunda parte.