Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Heliton 28/01/2021

Eu poderia ter vivido em paz. Mas eles me trouxeram a guerra
E assim, o início do fim da hegemonia dos Deuses começa... Mas antes de chegar ao final desta jornada, entre muitas reviravoltas, traições e mortes que acontecem, é crível que durante tais acontecimentos desta saga Red Rising, o destaque é o crescimento e as mudanças que o protagonista desta história sofre durante o seu progresso.

Narrado em primeira pessoa, pela perspectiva do Darrow, "Fúria Vermelha" se passa em uma realidade onde o homem já colonizou Marte. Pertencente à classe mais baixa que constitui o sistema de casta da sociedade em que vive, Darrow possui um pensamento bastante conformista com a sua realidade e o seu mundo. Entretanto, isso muda quando um certo acontecimento, que será usado como o motivador de suas ações, causa uma mudança não apenas em si, mas para um sistema inteiro.

Além do fato da narrativa conter vários plot twists, que para mim, é um dos pontos fortes da obra, Pierce Brown também agrega a ela diversas referências de mitologia, de filosofia política e científica, algumas das quais se referem hipoteticamente a processos da engenharia planetária que realmente existem e estão sendo estudadas para a evolução e existência da nossa sociedade na colonização da raça humana em Marte, um tema já frequente no meio da ficção científica.

Devido as várias informações que são jogadas inicialmente, se não prestar uma devida atenção nelas você se perde; para mim, que fui lendo atento aos detalhes, tornou-se em certas partes confuso, então imagine para quem não leu desta forma. Porém, com o tempo natural de leitura fui me habituando, com uma certa paciência, fui compreendendo sobre o universo criado e a realidade em que o personagem principal se encontrava. Outros personagens, alguns dos quais também serão os principais ao longo da trilogia, vão sendo apresentados durante a leitura, com as intrigas e laços que são construídos e desenvolvidos entre eles, a princípio, para mais tarde dar uma carga emocional ainda maior à trama; dentre eles, gostei bastante de Sevro, um personagem inesquecível, principalmente pela forma simpática que ele fala, um "gentleman" completo.

O enredo, por si só, traz uma série de acontecimentos dramáticos onde, assim que um termina, surge outro logo em seguida, dando aquela sensação de que não haverá "calmaria" em momento algum. Com a presença de vários saltos temporais que ocorrem, partindo de dias, meses e até anos, são adicionados acontecimentos em que você não sabe o que aconteceu durante o período este que foi pulado; em outros casos, são algo facilmente interpretativos, compreendidas conforme se avança na leitura.

Outro ponto a ser abordado é que ?"Fúria Vermelha" também não foge de comparações com outros livros, como, por exemplo, "Jogos Vorazes", que foi lançado seis anos antes da primeira publicação desta obra do Pierce Brown (2014), muito embora eu pense que tal comparação é mais pelo que acontece neste primeiro livro, apenas. Mas pessoalmente falando, creio que o maior paralelo que se possa fazer, de uma forma geral, e que ficou ainda mais claro depois de saber pelas próprias palavras do autor, é que em relação a essência de Red Rising, ela é mais parecida com as obras dos autores Frank Herbert (Duna) e Alexandre Dumas (O Conde de Monte Cristo), que foram a sua fonte de inspiração para escrever a sua história.

E como não deixar de citar, tenho que elogiar bastante a construção do protagonista; sendo mais incisivo no desenvolvimento dele, ??construção?? não seria bem a palavra certa, e sim, reconstrução. Lembrou, e muito (como já foi mencionado pelo próprio autor sobre as origens da sua inspiração), o Edmond da obra "O Conde de Monte Cristo". O personagem sai da pior condição possível para chegar a uma posição superior e "confortável" o bastante para atingir os seus objetivos, se tornando parte daquela típica boa história de vingança. Apesar disso, digamos que o Darrow apanha bastante para pensar em chegar aonde quer que ele queira chegar, muito mais que o Edmond.

Esta trilogia Red Rising, do autor americano Pierce Brown, sem dúvida, em sua grande maioria, merece todas as opiniões e impressões positivas que são lidas por aí; creio que para muitas dessas pessoas, assim como foi para mim, tornou-se difícil não ter criado certo hype, procedido, em consequência desta expectativa, do receio de comprometer a experiência da leitura.

Sendo assim, depois de ter concluído os três livros, eu recomendaria esta obra para quem curte o gênero de ficção e distopia ao estilo Jovem-Adulto (YA). Entretanto, vale o alerta: a violência aqui, junto aos gatilhos, é bastante presente, diria que o primeiro livro é o mais brutal entre os três. Se é algo que não te incomoda muito, leia.
Sandra Mika 30/01/2021minha estante
Darrow é....!!!!

Heliton 30/01/2021minha estante
!!!!!!

Senses 01/02/2021minha estante
Minha trilogia favorita como já devo ter escrito por ae.
Primeiro que realmente, se você não prestar atenção em cada detalhe, se perde rapidamente, o autor criou um mundo novo, uma sociedade nova, futurista, e cada coisinha nova é mais informação que pode ser perdida, admito que apenas na releitura eu entendi tudo o que se passava a volta do protagonista. E falando nele, que protagonista, Darrow parece realmente uma pessoa, alguém real, tem seus medos, suas alegrias, tem erros e acertos, e claro, se desenvolve de maneira incrível ao longo da trilogia toda, sempre mostrando algo novo, mostrando ao leitor como a sociedade realmente funciona naquele mundo.
E também falando nele, que mundo meus amigos, que mundo. A parte mais incrível dessa trilogia foi o mundo criado, a sociedade, as castas das cores, as tecnologias, os acontecimentos. Quantas vezes durante as leituras eu queria mais informações sobre os primeiros ouros, as chuvas de ferro, as conquistas da raça, as guerras. É lindo como que com poucas informações, apenas uma ou duas frases em todas as trilogias, Pierce consegue dar informação que faz o leitor criar mil e um acontecimentos na cabeça e pensar em mais, querer mais. Simplesmente amo esses três livros.

Heliton 01/02/2021minha estante
Darrow foi dos melhores personagens que conheci. Sobre a origem dessa sociedade e tudo o mais, teria sido muito bom ler e saber mais sobre; um spin-off focado nesse período seria algo sensacional também. Ainda lerei na gringa os livros seguintes, pois como um possível tradução para o br é mínima, é o que se pode fazer pra acompanhar o seguimento após o fim desta trilogia.

Senses 01/02/2021minha estante
Eu ainda quero aprender bem mais de inglês antes de partir para a leitura da próxima trilogia ou até mesmo do spin off em quadrinhos. E já fica a dica se não tinha conhecimento, se passa uns anos antes.

Heliton 01/02/2021minha estante
MDS, n sabia!! Vlw msm, vou atrás para ler esse tbm.

Lara 20/03/2021minha estante
Eu AMO. pena que provavelmente não vão trazer a segunda trilogia pro br

Senses 21/03/2021minha estante
não vao mesmo, já desistiram, e eu comecei a aprender ingles a um tempo, mas pra ler no nivel que esse livro precisa vai demorar, mas algum dia vai

SterPKL222 10/03/2023minha estante
Gente como faz para ler?

oz. 12/03/2023

Humanos transformados em deuses.
Se você gosta de ficção científica, vai amar essa leitura. Se você gosta de distopia, vai amar essa leitura. Se você gosta de mitologia, vai amar essa leitura. Com isso tudo junto, essa história foi escrita para ser grandiosa.

?Fúria Vermelha? vai acompanhar a história de uma Sociedade que há muito abandonou a humanidade. Um universo realmente muito bem escrito que, apesar de ser narrado em primeira pessoa, tem peso e profundidade. Nessa trama é apresentada uma hierarquia social marcada por cores, em que os Ouros são a elite, os governantes.

Nosso protagonista, Darrow, um Vermelho ? a escória, os escravizados ? vive uma mentira durante toda sua vida. Aqui, temos o planeta Marte colonizado com esse sistema dominante já enraizado. Darrow, um jovem-homem de 16 anos, é inconscientemente mantido como escravo a fim de manter o solo de Marte habitável enquanto o resto da população vive sem dá importância à existência dos Vermelhos.

Esse regime tem como inspiração o império romano, tendo inclusive adotado nome de postos da elite romana, sem contar a similaridade ideológica vista ao longo da leitura. Eles tomam a mitologia romana enquanto brincam de deuses em um jogo maluco cujo objetivo é manter os Ouros no comando.

?Deuses, na vida real, não descem para fazer justiça.?

Durante toda a leitura, o leitor é levado a perceber o quanto o império áurico é podre e errôneo. Tendo uma similaridade com a Capital de ?Jogos vorazes?, os Ouros lançam adolescentes em uma arena (O Instituto), onde eles lutam entre si usando qualquer recurso para sobreviver, inclusive o homicídio. Mas em vez de dispor a baixa sociedade, submetem a juventude áurica para tal massacre. Uma seleção dos aptos ao comando para que o regime continue. Assustador e genial.

?Eu pensava que a Sociedade só fazia seus jogos com os escravos. Errado. Julian não teve as mesmas notas que eu nas provas. Ele não era tão fisicamente capaz quanto eu. Portanto, era um cordeiro a ser sacrificado.?

?? Este é o propósito de tudo isso aqui. Fazer com que você fique morrendo de medo de um mundo onde você não governa. Segurança e justiça não são dadas. Elas são feitas pelos fortes.?

É uma leitura emocionante, cheia de reviravoltas de tirar o fôlego. As informações sobre o universo que o autor criou são dadas aos poucos, na medida em que o próprio protagonista as descobre. Uma obra de arte que vale a pena ser lida. As coisas demoram para acontecer, e da metade pro final os personagens ficam o tempo todo no instituto. Mas é um livro com início, meio e fim. Não tem como ser de outro jeito. Um começo de trilogia perfeito.

Aline Marques 06/07/2015

WTF!
Deixe-me esclarecer algo, Fúria Vermelha é um livro tão FOrmiDÁvel que terei problemas em me expressar. Só consigo pensar em palavrões para descrevê-lo, o que, provavelmente, só dificultará mais o processo.

Se assim como eu, você gosta de ser surpreendido, não leia a sinopse oficial e evite resenhas detalhadas.

Darrow é o protagonista, nascido em Marte e responsável por manter o sonho de outros em continuidade, ou seja, um escravo disfarçado de operário. Ele é um Vermelho, um adolescente forjado através da miséria e mentiras de uma sociedade sedimentada que, supostamente, precisa de seu sangue e suor para se manter viva.

"Lembre-se das palavras do nosso líder dourado. Paciência e obediência, meu jovem. Paciência é a parte principal do valor. E obediência é a parte principal da humanidade. Escute os mais velhos." (Página 15, epub)

De forma equilibrada e assombrosa, a trama é composta de tragédia, romance, política, ficção científica, estratégia... Se tivesse que escolher uma única palavra para descrever esta distopia, escolheria PUNGENTE.

"O homem não pode ser libertado pela mesma injustiça que o escravizou." (Página 329)

Gostaria de me mudar para o cérebro do Brown porque uma trilogia não será suficiente. Toda minha fé e ansiedade na frase que finalizou o melhor livro do ano: "Você vai gostar pra cacete dos próximos dois livros".

site: www.instagram/ousejalivros
Cleber Oliveira 21/07/2015minha estante
Vou ir comprar agora mesmo, sua resenha me deixou animado. Obrigado :)

Aline Marques 21/09/2015minha estante
Obrigada, Cleber. Espero que tenha amado a leitura, tanto quanto eu.
Por favor, conte-me o que achou! Rs
Preciso falar desse livro com alguém... ;)

Julliana 06/12/2016minha estante
Olá Aline, bom dia.
Fiquei louca pra ler esse livro, você poderia me falar de que se trata essa "LISTA DE CLASSES
Ouros,Pratas,Brancos,Cobres....
Azuis: São os viajantes e exploradores do universo.... e etc..

Fiquei curiosa. Obrigada desde já, e amei seu perfil.

Ferreira.Souza 21/10/2020minha estante
achei fraco
as avaliações aqui são boa
mas não se pode chamar isso de literatura
aqui penso que o autor achou ou somou fórmulas bem batidas , mas pra que as cores?

@lendocomjulian 16/09/2023

Sensacional, violento e incrível
Esse livro é f#da. É isso.

O livro é intenso a todo momento, não há periodos de paz. Todo momento temos batalhas, estratégias de batalha, politica e violência.

Darrow é um protagonista excelente e MUITO bem motivado.

Vacila, mas gosto do Ceifeiro!

Vale a pena a leitura! Recomendo
Vannielly Souza 19/09/2023minha estante
Um dos melhores livros favoritos desse ano a trilogia é MARAVILHOSA ?

@lendocomjulian 20/09/2023minha estante
To ansioso para pegar o segundo, mas ainda não tenho

Julia 18/09/2022

O meu primeiro favorito do ano. Não acho que tenha lido algo igual, tão visceral, assim. Mescla o que tem de melhor com uma narrativa que não cansa em nenhum momento.
beatriz 18/09/2022minha estante
sou doida pra ler ele

Heynik 18/09/2022minha estante
Vou ler

Tamirez | @resenhandosonhos 05/02/2016

Fúria Vermelha
Fúria Vermelha é uma ficção científica distópica, onde num futuro distante, um grupo de pessoas vive no subsolo de Marte, trabalhando arduamente para tornar esse planeta habitável para os terráqueos, já que nosso planeta estaria condenado.

Darrow, nosso protagonista, é um mergulhador do inferno, um minerador. Ele extrai hélio-3, que segundo o governo, é o combustível que vai purificar a atmosfera marciana. Porém, mais importante do que sua profissão, é sua classe. Darrow é um vermelho, o nível mais baixo da sociedade. Nesse mundo não é somente o dinheiro ou a profissão que denomina sua posição social, mas também sua genética.

Todos são geneticamente modificados e apresentam as características de sua cor, e com o cruzamento entre eles, as linhagens se solidificaram. Nessa sociedade que é dividida por cores, o cabelo, a cor dos olhos, a estrutura física e a postura já dizem de cara quem você é, e é impossível se esconder ou disfarçar. Ou quase.

O mergulhador do inferno acredita que desta vez conseguiu vencer a competição mensal pela Láurea, e isso vai por comida na mesa do seu povo, porém não é tão simples assim e parece que o governo não está interessado em dar a um vermelho essa honra. Darrow é casado com Eo, sua amiga de infância. Ela tem uma alma livre e revolucionária e não acredita que a forma como a sociedade está estruturada hoje é correta. Eo tenta falar sobre isso com Darrow, mas ele acredita devotamente que as coisas estão certas, e que do trabalho deles depende a sobrevivência daqueles que ainda vivem na Terra.

“Ele acha que homens como eu são fracos. Ele me considera idiota, sub-humano. Não fui criado em palácios. Não cavalgava nos prados nem comia língua de beija-flor. Fui forjado nos intestinos deste mundo duro. Afiado pelo ódio. Fortalecido pelo amor. Ele está errado. Nenhum deles sobreviverá.”

Porém, depois que uma tragédia abalar sua vida, não só a visão e os princípios desse jovem vão ser modificados, mas Darrow vai começar a ver Marte e seus governantes com olhos mais claros e mergulhará na luta que antes ignorava ser necessária. O que eles escondem? O que há na superfície? Para que eles realmente trabalham? E o mais importante, como é possível vencer?

MINHA OPINIÃO
Eu desconhecia completamente a história, já que tenho essa ótima mania de não ler sinopse, mas sabia que era um livro que vinha surpreendendo muitos leitores. Fúria Vermelha não é um livro leve ou de fácil leitura. Ele é denso, pesado e precisa de umas boas 170 páginas até você se sentir confortável para palpitar sobre a história. O autor tira seu tempo para explicar a complexa sociedade que criou e o leitor precisa estar de olhos muito abertos para não perder nada.

Porém, a espera vale a pena e quando você se dá por conta, está no meio de um cenário em que Jogos Vorazes encontra Spartacus. Sim, vamos ter sangue rolando, assim como muitas batalhas e cenas de ação. A história pede isso, e é quando adentramos essa segunda parte do livro, que a trama flui melhor, apesar de ainda ser difícil prever o que virá pela frente.

Temos um cenário predominantemente masculino e machista, com várias cenas bastante inquietantes. Porém, as personagens femininas apresentadas também são fortes e tem personalidades muito marcantes e, minha preferida, Mustang, me deu orgulho no final do livro.

A narrativa é em primeira pessoa, portanto veremos através dos olhos de Darrow, o que é um jato de novidade, já que na grande maioria das distopias temos narradoras mulheres ou diversos pontos de vistas.

Esse personagem, que no começo é ingênuo e completamente fiel aos seus ideais, vai mudar drasticamente na frente dos olhos do leitor, durante o ano e meio em que vemos a história desse livro se passar. O Darrow que você conhece nas primeiras páginas não é nem de longe o mesmo que vai alcançar o final do livro, portanto, não se deixe enganar.

E que maravilhosa surpresa foi Fúria Vermelha. Esse é um daqueles livros em que eu acabei e fiquei pensando sobre ele, sobre o quanto o mundo, as estruturas sociais e a lógica da história foi bem construída. Em quanto o pouco romance que está presente é coerente e natural e em como o final me fez cair o queixo. Eu realmente não estava esperando pelo que veio. E isso tem muito valor.

Portanto, apesar de a leitura ter sido cansativa em alguns momentos, em função da densidade do livro, valeu muito a pena e não vejo a hora de ler Filho Dourado e dar continuidade na história. O terceiro livro, Morning Star está saindo agora em 2016 lá fora e esperamos que a Globo Alt possa trazer ele para os leitores brasileiros ainda esse ano, pois essa trilogia está imperdível. E o melhor, já tem os direitos vendidos para o cinema!

site: http://resenhandosonhos.com/furia-vermelha-pierce-brown
Pedrinho 21/01/2021minha estante
Ótima resenha

Rodrigo Digão 03/02/2021

Livro muito bom, porém cerca das primeiras 200 páginas, eh uma leitura densa, morosa , pois o autor nos apresenta seu mundo cheio de conceitos e regras. Após essa introdução, o livro engrena e pega fogo, cheio de reviravoltas e batalhas cruéis. Acabando com um baixa soco no estômago, louco para o próximo.

Thithi 17/08/2021

Acima das minhas expectativas
Se você procura um livro com uma trama política similar a Jogos Vorazes, essa é a trilogia certa!

A mitologia dessa saga é muito bem construída e muito bem detalhada. O autor conseguiu criar uma trama política bem concisa, dá pra perceber que ele tem dominância nos assuntos que ele aborda.

É uma história extremamente madura e que te intriga, e desde o início, você compreende o quão desigual a sociedade é e o motivo do Darrow de odiar os Ouros.

O único motivo de eu não ter dado uma nota maior é pelo fato de eu ter achado Parte 3 do livro um pouco monótona, mas o livro no geral me entreteu bastante, e eu estou ansioso para poder ler os outros dois
Ranna.Nery 17/08/2021minha estante
Eu AMO essa trilogia ?? ??

Isa 16/07/2020

Diferente de tudo que você já leu
Fúria Vermelha foi um DELEITE pra internacionalista fissurada por teoria da guerra dentro de mim. Grande parte do livro é justamente isso: estratégia e guerra. Sangue. Ódio. Tudo tão bem estruturado que me faz querer reler o livro imediatamente, só de pensar nisso.

O autor cria um ambiente tão violento e cruel que é impossível não querer saber mais. A raiva de Darrow é descrita de um jeito que faz o leitor compartilhar um pouco dela. Que livro imersivo, que universo complexo, eu estou ENCANTADA.

Eu poderia passar horas aqui falando sobre como Fúria Vermelha é perfeito. Pierce Brown trabalha assuntos como opressão e classe MUITO bem. Darrow é um "mocinho" (parece sacrilégio chama-lo disso) extremamente carismático em seu ódio, é impossível não ficar do lado dele.

Uma obra prima. Definitivamente um dos melhores livros que já li na vida. LEIAM FÚRIA VERMELHA!!!!!!!

Thiago Araujo 09/08/2022

Transformação pela dor
Quer levar um soco no estômago nas primeiras páginas de um livro? Seja bem-vindo!!! Fúria Vermelha está aí pra isso!!

Sem ler sinopses nem resenhas, apenas seguindo indicações fui começar essa série tão famosa de ficção científica e acabei levando essa paulada.

Mas é um golpe que te segura, que te alimenta com a mesma fome que o protagonista e que te deixa colado no livro para verem os fatos se desenrolando.

Personagens fortes com muito espaço para transformação é um terreno fértil para uma boa estória.

Darrow parece uma massa de modelar, quem bota a mão dele o transforma um pouco mais e deixa a narrativa ainda mais interessante.

Em alguns momentos o livro se arrasta um pouco, por isso não foi 5 estrelas, mas nada que deixe a experiência ruim. Recomendado!

Taty 20/06/2021

Uma mistura de jogos vorazes com flores pra Algernon. Amei o livro mas acho que os próximos podem levar a história pra um nível maior

Lu Fernandes 09/12/2022

Sinopse:
Fúria Vermelha é uma ficção científica distópica, onde num futuro distante, um grupo de pessoas vive no subsolo de Marte, trabalhando arduamente para tornar esse planeta habitável para os terráqueos, já que nosso planeta estaria condenado. Darrow, nosso protagonista, é um mergulhador do inferno, um minerador.
.d.e.i.s.e. 09/12/2022minha estante
Não gostou??

Lu Fernandes 09/12/2022minha estante
Sim, eu gostei tanto que vou ler a continuação.

Emilia 22/04/2023

Quem não gosta tem mau gosto
Simples assim.
Esse livro é perfeito.
Essa é uma releitura 5 anos depois de ter lido pela primeira vez. Queria ver se eu continuava amando essa história e personagens. Pra minha felicidade, o meu amor por Fúria Vermelha se manteve.
Recomendo de olhos fechados pra qualquer um, mas principalmente pra quem quer uma leitura 5 estrelas.

Maike 17/08/2021

?Resenha: Fúria Vermelha /
FAAALA FILHOTES.
Vishhhh, demorei para trazer essa aqui em...
Eu sei, desculpa. Maaaaaaas, o dia chegou. Vamos falar hoje do livro que virou TOP 4 de todos que li ?
A capa desse é bem sugestiva. Assim que você começa a ler já vai entender o motivo desse design e vai concordar que não poderia ser de outro jeito??
Temos uma diagramação simples aqui. Mais um daqueles livros com capítulos curtos, particularmente prefiro assim. Quem não consegue parar de ler até terminar o capítulo também deve concordar comigo... ?
Agora vamos falar da HISTÓRIA. PQP. QUE HISTÓRIA FODA! ?
Nunca imaginei que fosse gostar de um livro futurista. NUNCA MESMO. Mas não só gostei desse aqui como recomendo para todos vocês.
O autor conta a história de Darrow, um vermelho que vive nos confins de marte. Com confins eu quero dizer debaixo da terra. Escavando e escavando. Ai você se pergunta: Um vermelho?
É! Um vermelho!
Em fúria vermelha as classes são separadas por cores. E as pessoas realmente possuem na pele as cores de sua classe.
Ser vermelho significa ser a classe mais baixa. Mais indigno do que escravo. Só escavando e escavando para um dia colonizar marte e conseguir levar a população para o novo planeta.
Problema e ?SPOILER?: Darrow descobre que marte já está colonizada a muito tempo e que seu povo só está sendo dizimado. Ou seja...
REVOLUÇÃO ???
Você vai ver personagens muito bem construídos. Vai tomar um monte de soco no estomago quando eles começarem a te surpreender com suas atitudes e também vai amar alguns deles.
A trama é assustadoramente palpável. De um nível que em poucas páginas você abraça a revolução junto com Darrow e quer entrar no livro para lutar junto com ele.
Um livro para você devorar com satisfação e colocar na sua estante querendo o próximo volume.

rafamesquita777 18/05/2022

ÉPICO
Furia Vermelha é tudo aquilo que uma fantasia ÉPICA pode ser.
Entrega personagens memoráveis (QUE PROTAGONISTA DO [*****])
Os coadjuvantes são carismáticos a beça (Cassius, Mustang, Roque, Pax, SEVRO)
A história é incrível e sentimos com força a dor da perda se Darrow.
Simplesmente incrível e é apenas o início.
ABSURDO.