Homunculus nº 1

Homunculus nº 1 Hideo Yamamoto

Resenhas - Homunculus nº 1

jordanpessanha1 12/01/2022

Devorei esse volume! Excelente início!
Esse é meu primeiro contato com Homunculus e meu deus que mangá sensacional! Além do traço muito característico e muito bem feito tem também uma história super envolvente, que me prendeu do início ao fim do volume, tanto que li numa tacada só.

Aqui a gente acompanha Susumu Nakoshi, um rapaz que mora em um carro e que de repente é abordado por um rico estudante de medicina que lhe oferece 700 mil yen para que ele seja sua "cobaia" em um experimento cirúrgico chamado Trepanação, onde é feito um buraco no crânio do paciente para que, em tese, seu cérebro tenha uma maior capacidade de funcionamento, podendo até gerar um tipo de sexto sentido no indivíduo.

Gostei muito de como o autor segura bem o mistério ao redor do protagonista. Além disso, a arte é excelente, mostrando um ótimo trabalho na utilização dos ângulos, o que só melhora a experiência com a obra. Super recomendo!

alexandra165 18/07/2022

bah
me deu um trabalho para conseguir ler esse mangá, mas finalmente consegui.
primeiro volume legal e interessante, porém não acho que terminou com um grande gancho (apesar daquela loucura q nakoshi está vendo).
doida para saber o pq dessa ficção dele pelo carro.
curtia personalidade do protagonista tmb
DANILÃO1505 25/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Raeder 10/02/2023

Excelente início
Assisti ao filme (e odiei), então por indicação decidi começar a ler o mangá e gostei bastante apesar de ser bem parecido com o filme. O traço é bem característico e bonito até, gostei da premissa.

Victor 23/12/2022

Perfeito para aquele que se sente um empata
Homunculus apresenta uma resolução e visão das coisas que não é tão vista comumente em mangás ou livros da atualidade (ao menos em minha opinião), tratando de temas tanto reais ? psicologia num geral, traumas e dissociação ? quanto de temas mais abstratos ? no seu literal significado.

Homunculus é diferente, arriscado eu acho, mas muito interessante.
"O que significa ser humano?"

Becky Cunha 13/11/2009

Um dos mangás mais geniais que eu já vi, com traços muito bons.
É uma boa pedida para quem gosta de coisas psicológicas e bizarras, e até mesmo quem não gosta pode ler e gostar.

Camagi0 13/04/2023

Acabei de reler esse, e, definitivamente é meu favorito, não consigo avaliar qualquer volume dessa obra prima abaixo de 5 estrelas, nada que já li foi capaz de superar, perfeito

Pedro Luka 12/11/2021

li inteiro em uma noite e fiquei anestesiado depois, que história genial, mas fiquei agoniado com algumas cenas bem graficas

miri.miri 26/06/2023

Muita originalidade
Uma das obras mais originais que já li e com uma cena final inesquecível, todos os volumes valem a pena e o primeiro te enche de curiosidade sobre onde essa história vai chegar. E realmente ao todo se torna um mangá até perturbador em termo psicológico, a arte é linda, é boa até para ler pelo celular! Muito bem bolado pra prender a atenção do leitor até o final e o fazer pensar.

mica 26/02/2022

achei bom mas, por enquanto, nada tão extraordinário, acredito que os outros volumes vão ser bem melhores. As artes são lindas. Vale a pena ler

.emii ;) 13/12/2023

Homunculus #1
Esse início foi muito promissor, estou curiosa para entender melhor sobre esse procedimento e acompanhar essa jornada. Achei o mangá muito interessante e original, tem um design até que bem simples e genérico mas consegue se destacar nas pequenas coisas. Sinto que a história tem muito a dizer pra te fazer refletir e repensar sobre a vida e as pessoas e estou muito instigada a continuar.

mirai0 11/05/2023

Maio 2023
Um bom primeiro volume! De fato, muito interessante a história, e o final foi legal demais.
Não sei o foco da história em si, o que vai acontecer depois, mas espero que seja algo mais brutal, voltado pro sobrenatural.

§abio82 02/03/2024

Começo
Realmente rápido, dinâmico e até que curto ao meu ver. A leitura de Homunculus não é algo super difícil, então é muito rápido a leitura.

Doc Brown 06/01/2012

Realmente não sabia o que estava perder ao, de inicio, ignorar este mangá. Seguramente, após o fim de Death Note, este é o melhor mangá atualmente em bancas tupiniquins.

Narra a história de Susumu Nakoshi, um cara misterioso, que se veste bem bem , mas mora dentro de um carro, entre um parque e um hotel de luxo, aparentemente Bulimico (vomita após comer) e mitomaniaco (tem mania de mentir para os outros com a intenção de mentir pra si mesmo), nada mais é revelado sobre o personagem, mas é perceptivel que ele tem uma "relação especial" com seu carro, sua posição fetal em que dorme e a maneira como trata a "máquina" chega a assustar um pouco.

Um dia Nakoshi recebe uma oferta em dinheiro (muito dinheiro) para passar por uma Trepanação, que consiste em furar o crânio sem alcançar a membrana que cobre o cérebro, afim de aumentar a pressão sanguinea no cerébro e despertar um "sexto sentido". O jovem médico que realiza a trepanação é o medroso Manabu Ito. Apesar de ter muito medo de fantasmas e afins, ele tem muita esperança de que com o tal sexto sentido Nakoshi seja capaz de ve-los(ou não, para provar definitivamente, que coisas assim não existem).

Nada acontece, até que Nakoshi percebe que ao tampar seu olho direito ele é capaz de ver coisas estranhas, as pessoas ao seu redor se transformam em "monstros" (em suas própias palavras). Ele não sabe se esta sofrendo os efeitos colaterais da cirurgia ou se liberou o sexto sentido....

Depois de uma experiência arrebatatora com um mafioso da Yakuza (não vou contar mais para não estragar surpresas, mas é pertubador) ele e Manabu descobrem que suas visões se tratam de Homunculi, Nakoshi é capaz de unir taodas as sensações passadas pelas pessoas, mais a expressão de seu interior e forma um "monstro".

Laura 03/02/2020

Não tente isso em casa
Homunculus flerta graciosamente com o terror e a psicologia. Com um suspense muito bem elaborado (a cada fim de capítulo fica o gostinho de quero mais) e uma arte sensacional, Hideo Yamamoto narra a vida de Susumu Nakoshi, um cara misterioso que vive em seu carro. Um punk doidão aparece e pergunta “Posso fazer um furo na sua cabeça?”, e o resto é história. Um mangá muito bom mesmo que entrou pra minha lista de favoritos.

Nuqton 30/10/2022

Souvlaki Space Station
Um mangá lindamente filosófico ao demonstrar em metáforas do quão complexo e diverso é o indivíduo. Dos mais sábios ao mais tolos, dos justos aos injustos, do vulnerável ao invulnerável, do versátil ao limitado... Homunculus nos mostra como, independente de nossa impermeável personalidade, todos possuímos traumas e pontos fracos que, quando enfrentados, podemos tomar um rumo, um caminho, não só para adquirir a auto-aceitação, mas também o auto-conhecimento sob nós mesmos (e é claro que o nosso protagonista está incluso nesse meio).

Tendo isso em mente, preciso falar sobre o nosso protagonista (Nakoshi): um rapaz que já foi rico e bem sucedido, e hoje se vê quebrado financeiramente. Após perder tudo e viver como um sem-teto, vaga sem rumo pelo mundo em busca de um objetivo, vendo-se no meio termo de um passado que cobiçava, ao presente que ele jamais esperara. Quando o nosso protagonista finalmente se encontra com Manabu (o nosso brilhante coadjuvante), ele adquire um dom bastante peculiar: ver os "corações" das pessoas, seus pontos fracos... seus homúnculos.

A partir daí, o nosso protagonista se torna uma espécie de herói, que ao esbarrar em pessoas psicologicamente quebradas, ele as ajuda resgatando memórias e traumas passados que, mesmo estando fixos no inconsciente, ainda refletem no próprio indivíduo a dor de ter sentido aquele trauma. Não darei mais detalhes pois senão quebrarei a sua doce experiência.

Ao terminar a leitura desse mangá, fiquei abismado não só pelo final que presenciei, mas pela revelação que o nosso protagonista se choca: ele tinha o dom de ver o coração dos outros, mas se esqueceu e perdeu o rumo de saber quem era ele mesmo depois de tanto rejeitar seu próprio passado. Ou seja, ao caminhar sob a história, não iremos conhecer somente as vítimas e seus traumas passados, mas também o que tanto assola o nosso protagonista.

Homunculus é uma linda jornada sobre o psicológico humano, que mostra passos profundos de auto-conhecimento diante uma trilha de imensa caminhada. Ao chegar no fim de uma trilha para percorrer outra, para a nossa surpresa, existem dois caminhos (duas opções irreversíveis) a serem seguidos em meio a essa caminhada: o da direita (plenitude e aceitação), e o da esquerda (loucura e obsessão). Qual desses caminhos o nosso protagonista vai seguir? Seria esse realmente o destino final? Existe algum final?

Adoraria responder essa pergunta, mas não sei se tenho resposta... Você tem?
Nuqton 30/10/2022minha estante
Aos curiosos sobre o título que coloquei na resenha: Sim! Eu coloquei propositalmente o nome de uma música do Slowdive.

Por que? Simples... Quando eu tava lendo esse mangá e o Nakoshi viu pela primeira vez os homúnculos, a música havia começado a tocar: entrando em sintonia com cada quadro que eu ia lendo (e vendo, é claro). Nem preciso dizer que isso me marcou, né?