From Hell

From Hell Alan Moore
Eddie Campbell

Resenhas - Do Inferno

Luciano 18/02/2023

Incrível! Reconheço que para mim não foi uma leitura fácil. Não estava vendo muita lógica na forma como a história estava sendo contada e desanimei um pouco durante a leitura.
Mas depois que fui atrás dos fatos reais e pude perceber em que o autor se baseia para contar essa trama, tudo fez sentido e aí sim pude reconhecer a genialidade da obra.
Para fugir de spoilers só posso dizer que Alan Moore e sua obra são incríveis.

Arthur.Rodrigues 10/01/2023

Alan Moore é um gênio! Nessa HQ ele nos mostra uma teoria de quem teria sido o Jack Estripador, a partir da ótica do próprio assassino, que acredita ter isso como missão na terra. Moore consegue com maestria ambientar a história e chega a nos convencer de que sua teoria pode realmente estar correta. Além de contar a história do "maior" serial killer da história, o autor aborda vários pontos que vão desde misoginia até uma crítica a comercialização de casos como o de Jack. Ótimo quadrinho, trabalho impecável também de Eddie Campbell. Acho que vou precisar ler mais vezes.

Heitor 13/12/2022

Do inferno
Que quadrinho majestoso, Alan Moore nos prende em uma história policial sobre o maior assasino da história, Jack o estripador, com um estudo surpreendente por trás (até onde este assunto permite). A história é rica em detalhes e conspirações que deixam o leitor vidrado na história, e com um final surpreendente
A arte de Eddie Campbell caiu como uma luva na história dando a estética perfeita para a história, com um clima bem de Londres século XIX, com um estilo único e lindo, se tivesse que fazer alguma crítica minúscula seria que o rosto dos personagens são um tanto parecidos e por isso acaba confundindo um pouco, mas longe de isso atrapalhar a história
Um quadrinho fenomenal, essencial para qualquer fã de histórias de assasinos e policiais
Isabela 13/12/2022minha estante
foi o sogro que deu!!!!!!!!

Isabela 13/12/2022minha estante
linda sua análise parabéns

Letícia 01/11/2022

Essa foi a primeira Hq longa que peguei para ler e afirmo que foi uma experiência muito louca. Li seguindo realmente um roteiro, acompanhando com o máximo de precisão para aproveitar melhor a leitura e essa foi uma ótima escolha que fiz.
No final do livro tem o apêndice referente a cada capítulo, detalhando o porquê de cada cena desenvolvida por Alan Moore. Desde fatos históricos, boatos, cenários vitorianos, possível assassino segundo a análise de Moore (cá entre nós, ele me convenceu de que isso pode muito bem ter acontecido da forma como ele detalhou).
Li capítulo + apêndice + capítulo e assim por diante, dessa forma senti uma imersão maior na história. Não falarei mais porquê soltarei spoiler sem querer, mas recomendo muito.

Zombief 18/08/2022

A história é a teoria de Alan Moore sobre quem foi Jack, O Estripador. Pesquisa foi minuciosa a ponto do autor andar de localidade em localidade em Londres pra confirmar se os tempos são plausíveis com a realidade. Ao final tem várias páginas sobre a pesquisa que tornam tudo ainda mais legal.

Os desenhos no começo causam um estranhamento, bastante rabiscado, achei feio mas charmoso, mas encaixou perfeito com o tema. Se fosse só sobre o caso já seria muito bom por si só, mas tem uma parte que tem uma viagem temporal meio doida e mostra como a mídia sensacionalista carniceira começou a se moldar a partir destes acontecimentos. Essa parte eleva tudo a outro nível.

Gabriel 14/07/2022

A história do Jack estripador narrada com maestria por Allan Moore , o roteiro é simplesmente incrível que cativa e te envolve em diversos momentos, sem falar na arte do Eddie Campbell que é de encher os olhos ,uma obra densa,muitas informações que no fim se juntam e dão um "final " pra uma trama nunca resolvida , é simplesmente uma leitura incrível

Tiago 15/06/2022

Não se trata de quem, e sim o porque.
Épico do começo ao fim. Roteiro Alan Moore e só o fato desse cara ter escrito, já é argumento suficiente para ti provocar curiosidade em ler essa graphic novel. A arte desse quadrinho é absurda em algumas paginas parece que estamos em um tuor no distrito de Londres.
Os temas abordados são de estripar sua mente e colocar pra fora qualquer ideia sua sobre a realeza inglesa, maçonaria, esoterismo, política, métodos de investigação, prostíbulos, pobreza. Sem sombra nenhuma de dúvidas e com toda certeza e experiência de leitor, essa de fato vai ser umas das melhores experiências se tratando em graphic novel que você ira ter.

Estamos na mais extrema e absoluta região da mente humana, um mundo das profundezas escuro e inconsciente. Um abismo radiante onde os homem encontram a si mesmos...O inferno, Netley. Nós estamos no inferno. Cap. IX-31

Wania Cris 08/05/2022

Sublime!
Alan Moore e Eddie Campbell decidem contar a história da lenda do que seria Jack, o Estripador, baseando-se na literatura contemporânea dos fatos, ressalvando que até hoje nada se sabe sobre esse assassínio.

Ricamente ilustrado, com lacunas habilmente preenchidas, visualizamos o que os autores imaginaram de crível para os acontecimentos. Se não esclarece, instiga muitos questionamentos.

Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Genial
A trajetória do maior assassino de todos os tempos, demonstrada pela ótica do genial Allan Moore. Simplista fantástica.

Guilherme 14/03/2022

Do Inferno
Eu nunca deixo de me impressionar com a escrita de Alan Moore. O roteirista inglês escreve suas histórias com tamanha riqueza, que os personagens parecem ganhar vida. Aqui ele constrói uma verdadeira tese sobre a identidade e circunstâncias que permeiam a lendária história do assassino serial conhecido como Jack Estripador, que atuou no final do século XIX na Inglaterra.

A contrução de época nos convida a um verdadeiro mergulho naquela sociedade que habitava a sombria e suja Londres, entre a pompa hipócrita dos nobres vitorianos e a miséria dos plebeus explorados pela dita revolução industrial.

Essa obra é densa, realmente desafiadora de ser lida, e certamente necessita de uma segunda leitura para uma melhor compreensão e absorção de tudo que nela é abordada. O roteiro intrincado não entrega tudo de bandeija e a arte, mesmo sendo eficiente, não deixa de ser ligeiramente confusa principalmente quando o assunto é a caracterização dos personagens.

"Do Inferno" é interessante e involvente, seu objetivo de formular uma hipótese sobre o mistério que envolve uma das figuras mais marcantes desse período histórico é profunda e bem construída. Vale a leitura.

aThati 13/02/2022

SENSACIONAL!
Brutal e sensacional. Os desenhos, a história, os personagens, a forma como o leitor é envolvido. Eu li e leria novamente. Além de muito bem escrito ainda é lindo demais visualmente falando!

Bruno 29/01/2022

Leis são como teias...
Do inferno de moore, traz uma boa teoria de como foi e quem foi o jack estripador. O livro apresenta as motivaçoes do jack e como o facinio por algo pode fazer um ser chegar tão longe na sua perversidade. No entanto, na minha opinião, a principal menssagem na obra é de como a realidade pode ser distorcida e moldada para o beneficio de certos individuos, principalmente dos poderosos.
"LEIS SÃO COMO TEIAS, UMA PRESA PEQUENA FICA PRESA, MAS UM SER GRANDE CONSEGUE ARREBETAR A REDE" Anarcasis

Niborson 26/01/2022

"Nunca houve um Jack - o Estripador"
Resenhar sobre livros é uma tarefa difícil, mas resumir uma Graphic Novel sendo Alan Moore o autor, é muitíssimo mais.

A GN "Do Inferno (From Hell)" é uma obra que apresenta os eventos históricos dos assassinatos de Whitechapel (Londres - Reino Unido), no período de 1888 à 1891, atribuídos a Jack - o Estripador.

Narrado com detalhes doentios, o enredo retrata os reais assassinatos em série que motivaram a primeira cobertura jornalística da história, e sugere que Sir William Gull, médico da rainha Vitória, seja o assassino.

Jack, o Estripador nunca foi encontrado e preso. Certamente levou para a sepultura o mistério de sua identidade e a autoria de seus crimes hediondos cometidos na escuridão da noite londrina.

PS: existe uma adaptação cinematográfica (2001) parcialmente fiel a GN, mas na minha opinião muito boa.

M@g@ 02/01/2022

Complexo
Quando comecei a ler HQs pensei que todas fosse fáceis de assimilar, más Do Inferno me ensinou que ás vezes o formato de HQ é a forma mais fácil de absorver algo complexo.
Os traços são tão lindos que sinceramente eu senti o desejo de transformar alguns em quadros, o desenvolvimento é bom, e algo que me surpreendeu positivamente é que no final do livro existe um apêndice com comentários e justificativas para toda a linha de raciocínio utilizada em cada capítulo, os quais são devidamente feitos de forma organizada, conta ainda com desenhos e um segundo apêndice com mais uma história.
Sinceramente o livro vale cada centavo, se tornou um dos meus queridinhos na estante, gostei do final? Eu esperava um final mais impactante, não que este não seja, até porquê o final do personagem principal foi muito bom, talvez eu estivesse esperando sentir medo ou algo do tipo.