From Hell

Eddie Campbell

Resenhas - Do Inferno

LaAs183 17/12/2021

Obra prima
Uma das melhores história em quadrinhos que li até hoje. Cheia de nuances e detalhes que engrandecem ainda mais a obra.

Ogaiht 11/10/2021

Alan Moore é Incrível
Um dos maiores quadrinistas de todos os tempos encontra uma das maiores histórias da humanidade. Ao decidir recontar o caso de Jack, o Estripador, Moore toma uma atitude completamente diferente do que esperaríamos de uma narrativa de suspense e policial: desde o início já sabemos a identidade do criminoso e toda a narrativa vai sendo mostrada através dos olhos dele. Para aqueles que ainda não conhecem a história de Jack, o Estripador, este teria sido o primeiro assassino em série registrado na história, tendo matado várias prostitutas na Londres do final do século XIX. Tudo é muito bem contado e os personagens são muito interessantes. O autor nos dá um panorama da sociedade inglesa daquele tempo, que apesar do deslumbre e da riqueza acumulada com a Revolução Industrial, ainda havia uma enorme quantidade de pessoas vivendo na pobreza e tendo que ganhar a vida da melhor maneira possível (como as prostitutas de Whitechapel). A narrativa também é um espelho da sociedade atual, mostrando o sensacionalismo e a banalização da violência por parte da imprensa diante daqueles crimes. Esta é, inquestionavelmente, uma obra que marcou os quadrinhos e que merece ser redescoberta.

Isabel 28/07/2021

Uma ótima HQ
A história é realmente muito boa, sem dúvida o trabalho de pesquisa por trás dela é gigante. Eu tirei meia estrela por causa do número de personagens, que é enorme, e o fato de o traço ser meio confuso, acaba dificultando o reconhecimento de quem é quem. Em alguns momentos a história acabou se tornando cansativa tbm, em outras era bem confusa. Mas acabei gostando de modo geral.

EduardoCDias 11/07/2021

Obra de arte
Um dos melhores quadrinhos que já li. Misturando história, misticismo, religião, sexualidade, costumes, monarquia e muito mais, desenvolve-se uma história bastante interessante, porém apenas provável, para explicar e desvendar os crimes de Jack, o estripador. Muito bem embasada, desenvolvida e conduzida chega a nos deixar certos da veracidade. Ao final, outra história em quadrinhos, hilária, debochando das teorias conhecidas.
brunaponce 11/07/2021minha estante
Quero muito ler!!

EduardoCDias 12/07/2021minha estante
Leia, Bruna! Me surpreendeu! Bom demais!

Jéss 23/06/2021

muito interessante a forma como a história de jack o estripador é contada. além de fazer alusão ao quanto somos obcecados com esta figura.

Jimmy Deyvid 25/05/2021

Uma obra de arte
Alan Moore é sem duvida o maior escritor de quadrinhos de todos os tempos é impressionante como ele consegue transformar uma simples historia em uma obra de arte. Aqui a historia de Jack O Estripador é elevada as alturas é impressionante os detalhe colocados aqui e a teoria da identidade do assassino é magistral, com uma conclusão apoteótica, nada do que eu falar aqui vai conseguir descrever o quanto essa obra mudou minha visão da lenda, pra mim ja superou tudo que eu já li do autor até então

Thuringwethil 28/03/2021

Do inferno
Melhor título do Alan Moore que já li. Os apêndices e sua bibliografia impecável são, por si só, uma obra prima da pesquisa do caso do serial killer não descoberto.

Valesi 26/03/2021

Uma obra prima
Alan Moore se supera na pesquisa para essa reconstituição do que poderia ter sido a história de Jack o Estripador. Meio confuso no início (como costumam ser as obras de Moore, que não dá colher de chá para o leitor começando do zero, mas já o joga no meio da história), à medida que as peças vão se encaixando você vai sendo absorvido pela genialidade do texto.
As ilustrações de Eddie Campbell não perdem nem um pouco em maestria, e espelham (fielmente, acredito), a Whitechapel vitoriana.
O apêndice comentado é praticamente outra obra em si. Imperdível.

carolofir 16/03/2021

Do inferno...
Confesso que acho que a grande expectativa que eu tinha com essa leitura pode ter atrapalhado um pouco a minha experiência, mas de forma alguma deixou de ser boa. Uma narrativa bem densa que te faz ficar bem imerso na história, e descritiva a tal ponto que é fácil se imaginar pelas ruas junto a Netley e Dr. Gull. Muito bom!

Dudu 16/02/2021

Um dissecação sobre Jack
Essa obra de Alan Moore com desenhos Eddie Campbell sobre uma possível identificação de Jack o estripador é sem sombra de dúvidas uma leitura pesada.
Não apenas pelo seu teor adulto com cenas de sexo explícito e violência transmitidas através de mutilações e retaliações as prostitutas da época, mas pelo seu volume em páginas e seu rico apêndice. A obra da um pouca da mente de seu autor ao revelar cada detalhes escolhido e cada fonte pesquisada.
É como se estivéssemos lendo uma obra e assim que terminamos um estudo acadêmico sobre a mesma.

Sem sombra de dúvidas a pesquisa aqui feita foi um divisor de águas na carteiras do mago dos quadrinhos e de muitos que levariam a profissão mais a sério.

Tatiane.Souza 31/12/2020

Obra densa e difícil
Sem dúvida é uma obra prima para ser relida várias vezes, pois é impossível apreender a quantidade de informações presente nessa HQ em uma única leitura, afinal temos aqui um trabalho de 20 anos de Allan Moore.... não é para qq um

Joao.Paulo 26/12/2020

a
Moore parte de um evento como tentativa de concretização divina. A arte mais crua já da uma ideia de uma quase radiografia do real. O uso de personagens e eventos históricos só denota mais ainda o desejo de entornar todo esse misticismo em algo real e concreto, que está constantemente se dissolvendo e tomando nova forma, para depois retornar a sua forma antiga.

Para um evento místico nada mais justo do que tudo ser disparado por uma situação gráfica e ritualizada como o assassinato em série. É entre a magia do excesso de racionalização e a estilização gráfica e ritual que os assassinatos acabam por gerar as visões de Gull, que a HQ vai se formando. Existe muitas vezes esse movimento revelador da aproximação do objeto, antes borrado ou obscurecido, que no caso dos assassinatos revelam um horror, mas quando direcionado a Gull revela uma superação da realidade, uma transcendência propriamente dita. Há um trabalho bem evidente na forma como a arte lida com as luzes, que obscurecem subitamente, alguns quadros até de forma aleatória, como se simplesmente buscasse por alguma mudança.

Lucas.Oliveira 10/12/2020

Intrigante e surpreendente
Apesar do Jack Estripador ser muito famoso, na minha vida tive pouco contato com histórias que abordassem ele, até mesmo não saberia dizer se era real ou apenas um conto famoso.

Alan Moorre e Eddie Campbell, fazem um trabalho de pesquisa minucioso e relatam sua história à partir de uma teoria onde o Will Grull(médico da rainha) é o Jack Estripador, com citações maçônicas e conspirações da realeza inglesa, machismo entre muito outros temas.

A HQ faz o leitor se surpreender até que ponto essa loucura vai. E entende da relevância do Jack na sociedade atual. Do Inferno tá nas minhas HQ favoritas da minha vida, é chocante, impactante e surpreendente, com idas e vindas entre passado e futuro, de começo ficamos perdido na montanha de personagem, mas logo conseguimos entender quem é quem e no final entendemos como tudo se encaixa perfeitamente, Gosto da critica sobre o jornalismo da nascença do sensacionalismo contemporâneo como conhecemos hoje e seus malefícios. É impressionante como cada personagem é complexo e muito interessantes, o medo, a vingança, a loucura tá tudo expressa nessa HQ.

a arte é um tanto complexa de entender no começo, mas conforme vamos lendo, entendo mais o estilo e combina muito bem com a história contada.

sobre o apêndice, achei extremamente detalhado, e estava ficando um pouco maçante, lí algumas partes achei interessante, mas deixei o apêndice para uma leitura futura.