Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Luciano 30/06/2023

Gestão de pessoa
Um dos melhores livros sobre gestão de pessoas e ambientes agradáveis para florecer a criatividade no ambiente de trabalho! Leitura mto boa, com ótimos exemplos e de fácil leitura! Para gerentes, leitura obrigatória!!!

Rebeca 28/06/2023

Esse livro não é um livro de dicas para ser criativo, nem algo do tipo. Apesar do título da capa, o livro é mais uma espécie de análise da liderança corporativa afim de fortalecer a criatividade no ambiente de trabalho.
O livro usa o contexto da Pixar, do que se passava lá dentro, na criação das histórias e animações da empresa. Mesclando com insights sobre gestão e liderança.

Marina516 27/06/2023

Criatividade que inspira
O livro, apesar de ter um foco maior na parte empreendedora da Pixar e sua cultura de criatividade, também aborda muito bem toda a trajetória da empresa, contando cada detalhe de sua fundação e crescimento no mercado.
Sinceramente, não tenho nada a reclamar, no livro, Ed. Catmull aborda muito seus pensamentos e analogias sobre como liderar uma empresa, especialmente quando se está criando ela ao mesmo tempo. É uma história absurdamente inspiradora e contagiante
Além de tudo é impossível ler esse livro e não ter sentimentos nostálgicos ao ver algumas das ideias originais de filmes que via quando eramos pequenos, ver como cada um deles teve suas dificuldades e o tamanho do impacto que tiveram da indústria das animações
O livro também nos mostra como a Disney foi essencial pra Pixar, mas, ao mesmo tampo, sem a Pixar talvez a Disney não estivesse mais aqui também, mostrando uma mutualidade em seus trabalhos muito incrível
A cultura apresentada no livro sobre ambiente de trabalho e criatividade são inspiradores e admiráveis, é quase impossível não ter vontade de trabalhar lá ou em algum local com ideias parecidos com os da Pixar
Ed também nos fala especialmente sobre os cofundadores da Pixar, Steve Jobs e John Lasseter, e é muito lindo ver como a história deles é interessante e, especialmente a de Steve, muito diferente do que costumamos ouvir por aí
Em geral, amei o livro e creio que qualquer pessoa que goste de empreendedorismo ou animações deveria colocá-lo nas suas prioridades de leitura

Laura Braga 06/06/2023

Incrível
O livro me deu uma nova visão sobre o trabalho em equipe e muitos outros aspectos. Ele me fez repensar minha maneira de trabalhar. Vai ficar entre meus livros de cabeceira, com certeza.

Elpaulin 18/05/2023

Maravilindo
Esse livro é maravilhoso, eu estou muito feliz por ter conhecido a empresa que criou meu filme favorito, eu lembro quando minha mãe comprou o DVD Toy Story pra mim lá por 2009, gostei demais do filme é a partir da li mesmo sem saber se tornou meu filme favorito.

Eu gostei demais de ver como foi criada a Pixar, os desafios e dificuldades, é muito bom saber que coisas grandiosas passam por momento não tão grandioso para chegarem lá. Ed Catmull é um visionário, acreditou até quando ele mesmo não acreditava, saber como foi criado muitos dos filmes que eu vejo desde pequeno é muito bom também, saber que tem um verdadeiro esforço para chegar na perfeição que são é legal demais. Achei bacana conhecer mais do Steve Jobs pelo olhar de alguém que trabalhou com ele mais de 25 anos, saber que se não fosse ele muitas coisas na Pixar não aconteceriam, e é legal saber que Steve, apesar de todos os erros ele era sim uma pessoa incrível.

Todas as pessoas que querem ter seu próprio negócio, ou se já tem, deveria ler este livro, o que Ed ensina diretamente e indiretamente neste livro é ouro, saber como a Pixar funciona por dentro é muito louco, porque com certeza não é só mais um empresa convencional, mas que é uma empresa que verdadeiramente se importa com os funcionário e com o que eles pensam, mas suas ideias.

Se você não leu ainda, tá esperando o que pra ler?

Jean.Guimaraes 12/04/2023

Interessante e, até certo ponto, inspirador
O livro tem conteúdos muito interessantes sobre gestão e processos criativos, com certeza esses métodos que são muito valiosos para o contexto que as empresas que ele trata (Pixar e Disney) estavam inseridas naquele determinado momento. Porém, senti ele meio ?chapa branca?. Senti falta de situações mais embaraçosas e complicadas de gerir em uma equipe, mais dificuldades encontradas na gestão das duas empresas. Mas vale a leitura, é bom e realmente é bem inspirador em vários momentos.

Lio 29/03/2023

Que livro bom cara?
Misturar criatividade, estratégia, gerência com um toque sentimental e documental é algo difícil de se fazer, e este livro faz do começo ao fim.

Minha admiração a pixar, Ed catmul, Steve Jobs e a Disney animation só aumentou, junto com minha percepção do que é criatividade e como gerenciar uma equipe criativa! Virou favorito!

Guira 22/02/2023

A cultura da Pixar repercutiu na Disney com a ajuda de Jobs.
O livro conta a trajetória profissional do co-fundador da Pixar e como a cultura criativa da empresa foi amadurecendo ao longo dos anos, colocando a proteção das ideias recém-nascidas (de filmes) e a sinceridade nos feedbacks entre os pilares fundamentais para o crescimento criativo sustentável do negócio. Um dos conceitos do livro que mais me agradou é que para tentarmos algo novo, precisamos estar vulneráveis aos erros e fracassos inevitáveis de todo processo criativo, só assim conseguimos extrair aprendizado, seguir em frente e realizar algo inusitado e inédito em nossas vidas.

Jessica M. 19/02/2023

Já li o livro da Disney e fiquei encantada. Esse foi QUASE a mesma coisa. Quase somente porque os capítulos 9 e 10 foram praticamente dispensáveis. Acredito que faltou uma edição para deixá-lo um pouco mais enxuto e objetivo. Outro ponto negativo é o excesso de conselhos para liderança de criativos, mas dei um desconto porque, afinal, o próprio título já propõe isso.
Mas foi interessantíssimo observar a evolução da Pixar, da ideia inicial até seu sucesso. Gostei muito de saber também a ideia original de filmes como Monstros S.A., UP Altas Aventuras e Procurando Nemo!
O final é emocionante, quando ele fala sobre como era trabalhar com o difícil Steve Jobs. Interessante que li a autobiografia e senti que Jobs era um gênio, mas não pude ver essa ‘evolução espiritual’ descrita por Ed Catmull, e o autor cita justamente sobre esse fato, então foi importante saber sobre sua personalidade através de outro ângulo. Jobs foi importantíssimo para a Pixar.

Lais.Sales 16/02/2023

Vou começar dando cinco estrelas para esse livro, apesar que no começo eu senti que a leitura foi um pouco mais maçante. Não que era uma leitura ruim, mas porque abordava assuntos dos quais eu não entendo, como, computadores, tecnologias, software (..)
Conforme fui avançando foi ficando muito bom, e consegui tirar muitas dicas valiosas, lições e aprendizados.
Para quem não sabe, o livro conta a história da Pixar, em como ela partiu de um sonho, até se tornar o que é hoje, e gente, foram muitos altos e baixos, mas a persistência deles foi tremenda e de se admirar. Ed nos ensina com detalhes em como gerenciar empresas, como lidar com pessoas, resolver problemas, ser criativo, acreditar em si mesmo e nas suas ideias, e mais ainda, nos mostra os segredos do gerenciamento da Pixar, o que levou a empresa a ter sucesso e como cada funcionário é ÚNICO e IMPORTANTE.
Aborda a fusão com a Disney animation, o porque desse acontecimento, a reação dos funcionários de ambas empresas, o que mudou no gerenciamento a partir disso e o que permaneceu igual. Enfim, tem uma homenagem linda ao Steve Jobs que me fez chorar, pois você percebe uma mudança muito significativa no comportando dele após ter investido e comprado a Pixar lá atrás, a convivência e se tornar amigo dessas pessoas foi o amolecendo. Não quero dar spoiler, mais é bonito demais ver essa transformação.

Geanne 31/01/2023

Para uma fã do universo Pixar/Disney, um livro ótimo!
Uma leitura inspiradora, que atravessa gerações e traz uma visão interna de como a criatividade não é algo pronto. Reforçando a importância de uma boa equipe para o sucesso ser alcançável.

Dionathan 29/01/2023

A mais alta régua da excelência
Muito bom livro sobre liderança e o poder de potencializar a critavididar dentro de uma equipe de trabalho!

Além disso, o relato do Ed Catmull mostra um lado B das biografias do Steve Jobs, e nos faz vibrar com a histórias por trás da criação dos melhores desenhos que acompanharam as nossas infâncias!

Mas o que me deixou mais empolgado foi entender que, por mais que tu tente fazer algo parecido com a Pixar, a probabilidade de conseguir é quase nula, tamanha a excelência que atingiram! Estilo Apple, assim!

heldajk 25/12/2022

Criatividade S.A ??????????
Finalmente terminei de ler essa obra prima depois de mil anos hahaha.
E quando terminei eu tive o mesmo sentimento que tenho quando termino um dorama muito bom: ?e agora? o que eu faço da minha vida??

Eu definitivamente preciso um dia ter esse livro físico em minhas mãos, vou marcar muuuito e reler várias vezes.

Tem tantos ensinamentos e é muito lindo acompanhar a ordem cronológica dos acontecimentos.

Depois de ler esse livro eu quero ver todos os filmes de animação da Pixar e da Disney.

Esse livro me ensinou e encantou tanto, que me fez me apaixonar um pouco pela gestão de pessoas e perceber o quanto é divertido e criativo.

(fiz essa leitura pelo kindle)

rrodolfo.lima 04/12/2022

Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar, explica como a empresa foi criada, como foi a venda para a Disney e suas consequências e como manter uma cultura criativa viva pra continuar inovando. Ele mostra como liberdade para falar, foco no produto e na qualidade fizeram os filmes da Pixar serem o que são. Em algum momento do livro ele fica muito específico de coisas que aconteceram na empresa e a leitura fica um pouco mais tediosa, mas para ambientes criativos talvez seja bom saber

bella 15/11/2022

É um livro muito bom pra quem faz administração ou qualquer outra coisa relacionada com gestão de pessoas, mas também é ótimo para pessoas criativas.

Além disso, é muito interessante poder saber todo o processo de criação da Pixar e o "backstage" de alguns filmes e personagens.

Vou levar os ensinamentos desse livro pra vida e espero um dia poder trabalhar em um lugar tão agradável quanto o ambiente de lá.