O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

babisenberg 31/07/2023

É um livro bem escrito e bastante fluido. Na metade ele fica meio chatinho mas depois a estória deslanvha de novo. Gostei.

Joao.Marley 21/05/2021

Um livro de aventura . John Boyne excelente autor.
Um livro de aventura. Fala sobre amizade. Tem ação. Tem paixão e o garoto no convés ainda trás uma história de abuso como pano de fundo.

Ray 23/08/2021

Uma aventura emocionante
Esse livro traz a história de Turnstile, um jovenzinho que embarca em um navio, e acaba por viver as mais insanas aventuras marítimas. Confesso que o que me motivou a ler o livro foi que o mesmo é baseado em um dos maiores motins da história britânica, o motim do Bounty.

Dentro da trama, o autor encaixa a vida de Turnstile com uma desenvoltura impressionante, o livro tem uma linguagem engraçada, pois entramos na cabeça de um adolescente de 14 anos e descobrimos suas paixões, anseios e medos. Tutu (apelido carinhoso) me prendeu desde o início, e eu devorei esse livro com prazer.

Outro ponto positivo foi que o autor procurou ser o mais fiel possível aos acontecimentos históricos, o nos permite não só apreciar a parte ficcional, como também a não-ficcional, despertando-nos a curiosidade de pesquisar mais sobre o assunto.

É uma leitura para todas as idades, que enriquece o conhecimento, vale a muito pena.

Josi 02/10/2021

Um livro sobre aventuras no mar, sim, mas vai além disso. Confesso que alguns fatos relatados me deram um nó no estômago, mesmo conhecendo um pouco sobre o estilo do autor, não esperava isso nesse livro.
Alguns personagens são muito cativantes, a relação de amizade entre o garoto e o comandante do navio é bem construída ao longo da narrativa.
A leitura é bastante fluida, apesar de levar tanto tempo para finalizar o livro (por motivos pessoais), a história é empolgante e em quase todo final de capítulo fiquei querendo saber o que aconteceria no próximo.
Finalizei sentindo um quentinho no coração e a esperança de um mundo mais justo e próspero.

Djulia Azevedo 12/12/2021

Bom, mas com ressalvas
A história é interessante e o autor fez um bom trabalho de historiador para colocar os fatos neste livro, porém, há algumas partes um tanto quanto enfadonhas nele.
O autor segue a mesmo formato dos outros livros (que já li) dele: um garoto como protagonista e que vai passar por diversas situações complexas e, neste caso, perigosas. Achei interessante a história do motim que é contada pois nunca tinha ouvido falar nela até então. Porém, considerando todos os livros que já li deste autor (este foi o terceiro), este foi o que menos gostei. Particularmente não gosto muito de história em alto mar (por conta dos termos técnicos usados constantemente) e isso influenciou na minha experiência com o livro, com certeza.
Um ponto que acho importante ressaltar: se você pretende ler esse livro porque gostou de ?O menino do pijama listrado?, tenha em mente que ?o garoto no convés? tem uma história completamente diferente e talvez não seja uma boa opção para você ler em seguida.

Carla 24/12/2021

confesso que foi umas das leituras mais difíceis. Foram 3 tentativas para conseguir e agora que consegui também confesso que foi um dos melhores livros que li até hoje. Fantástico

Susin 24/07/2023

Oportunidades e Destino
Enfim terminei essa leitura, extremamente, agradável, diga-se de passagem. Livro de fácil leitura, rápido, simples e envolvente.
O garoto no convés conta-nos a história de John Jacob Turnstile, um garoto inglês abandonado no interior da Inglaterra do século 18.
No início do livro John, uma criança ainda, é vítima de seu destino e se vê perdido e ignorante em relação a sua própria vida, praticamente, tendo seu conhecimento de mundo construído na base da dedução e observação (isso o autor consegue capturar muito bem).
Por algum bénéfice do destino, Turnstile acaba por ser escalado ?voluntariamente? para a embarcação de sua majestade ?Bounty? o qual tinha a missão muito importante de obter ?frutas pão? na Ilha Taiti, no outro lado do planeta.
Dentro desse contexto, John amadurecesse, é desafiado e vê-se a mercê de seu destino.

Não posso escrever com mais detalhes sem dar um spoiler, porém, sugiro a leitura a qualquer público.

Nayonara 07/02/2022

Parecia que eu não ia acabar nunca, não é de todo ruim mas é meio arrastado, teve muitos momentos em que achei bem chato

btsebben 11/07/2023

Diferente de O menino do pijama listrado, esse livro não me prendeu.. acho bacana o tema, mas para mim não deu muito certo...leitura bem mais arrastada.

Lici 03/08/2022

Esse livro me deixou obcecada, eu passava boa parte do meu dia pensando no que ia acontecer.
A escrita é simplesmente incrível e uma ambientação a altura, eu conseguia sentir até o cheiro do mar

Jhosi 22/11/2022

Favoritadíssimo
Estou felicíssima com minhas leituras de 2022! Este ano tem me proporcionado o encontro com autores simplesmente incríveis e é o caso de John Boyne.
Este livro é sensacional. Ele tem um ritmo único, gostoso de ler.
O protagonista entrou para o ranking dos meus 3 preferidos desse ano!

Yago 13/01/2023

Livro espetacular.
Este livro sem dúvida nenhuma é lindo de mais. Uma história cativante sobre aventuras em alto mar, vividas por um menino de 14 anos e que fazem seu coração estrebuchar de emoção e também desespero por ele. Está maravilhosa história escrita por John Boyne tem uma delicadeza e uma forma humana de trabalhar os personagens que parecem reais de mais, é quase possível tocar-lhes a face de tão humanos; uma verdadeira autópsia da realidade vivida por homens da Marinha Real em suas aventuras quase suicidas pelo mundo desconhecido.

Observação: a tradução de Luiz A. De Araújo está excelente e bem traduzida para a língua portuguesa.