O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Cirne 14/01/2021

Uma novela sobre o motim em alto mar
"O garoto no convés" foi lançado no país logo após o sucesso de "O menino do pijama listrado", em 2009. Naquele mesmo ano, adquiri uma cópia e a mesma acabou parada por mais de uma década na estante. Ao finalmente resgatar o exemplar empoeirado, a leitura confirmou que o escritor irlandês possui um jeito fluído e envolvente com as palavras. Suas narrativas despertam curiosidade e tornam a leitura voraz.

O romance é baseado no episódio verídico de 1789: o motim do navio Bounty. Os fatos são apresentados pelo ajudante do capitão, a partir de um viés novelesco. São quase 500 páginas para um trama interessante, porém previsível e, por vezes, repetitiva - principalmente ao abordar o traumatizante passado do protagonista. De qualquer forma, o passatempo é garantido e, de quebra, sabe-se mais sobre um relato de sobrevivência que entrou para a História.

observação: bizarra a tradução do título para português, uma vez que, no original, é "O motim do Bounty" ("Mutiny on the Bounty"). "O garoto no convés" provavelmente foi escolhido pela Companhia das Letras a fim de pegar carona do livro mais famoso do escritor.

site: Mais sobre literatura, cinema, seriados e pensamentos diversos em www.cultpopmax.blogspot.com ;)

Geo 22/02/2021

Amei o livro!!
A história é sobre um garoto que após um roubo fracassado de um relógio é condenado a 12 meses de cadeia. Mas o homem de quem ele roubou ofereceu o cargo de criado do capitão em um navio da Marinha Inglesa. A partir disso ele vive muitos momentos tensos e outros bem divertidos.
Recomendo muito, a leitura é fluída e divertida!!

Gabrielly.Monteiro 30/01/2021

O garoto no convés
O livro conta a história do Elton John Jacob que ficou 13 anos ficava fazendo pequenos furtos na no sul da Inglaterra, após ser pego como é que um pequeno furto para escapar da prisão ele embarca no navio da Marinha da Inglaterra na função do criador do capitão,mas ele acaba embarcando numa grande aventura onde não faltaram conflitos, sem pensar de, pontos exóticos, ilhas paradisíacas e o montim que acabaria por se tornar o mais famoso na história naval.

Suzanne 23/10/2010

Se você é o tipo de pessoa que fica nauseado com o balanço das ondas, não leia. Você se sente em alto mar junto da tripulação. Acho que é o melhor livro que li.

Victor Hugo 09/01/2010

Tudo Verídico
Muito bom mesmo o livro, e além de tudo se baseia em uma estória completamente verídica e registrada. Leiam!

Eduardo Ogalves 28/01/2023

John Boyne
John Boyne é um dos meus autores favoritos. Mas nesse livro, senti falta das reviravoltas, dos Plot twist que deixam a gente pensando sobre durante todo o resto da nossa existência. Por mais que deixou a desejar não é um livro ruim. Me fez embrar muito de Oliver Twist do Charles Dickens esse livro.

@lucassntn 11/01/2010

Assim como em "O menino do pijama listrado" John Boyne nos mostra nesse livro o universo do ponto de vista de uma criança. Diferente daquele, neste o protagonista é um menino pobre, marginalizado e bastante atrevido. Com seus comentários sarcásticos e sua língua afiada, John Jacob Turnstile nos garante diversos momentos de riso. Mas apesar do seu triste passado e do que ele foi e é obrigado a fazer durante a vida, Turnstile continua sendo uma criança inocente e ingênua. Neste ponto John Boyne acerta mais uma vez, encaixando o pensamento das crianças diante de toda a trama e perversão à volta delas, nos mostrando passo-a-passo a evolução de Turnstile diante de tudo que ele é obrigado a passar durante sua viagem a bordo do Bounty.

Paulo Sávio 25/11/2009

realmente surprenedente,John Jacob Turnstile é meu heroi mesmo depos de tudo que passou demontrou sua dignidade e lealdade acima de tudo,achei incrivel TUTU ter consenguigo "salvar" seus irmaos e tornar-se capitao

Um livro emocionante e bem escrito, O Garoto No Convés é uma história marcante, que, apesar de todos os dramas, de toda a carga emocional de que está repleto, é contado de uma forma tão delicada e sutil que envolve o leitor da primeira à última página.

Nessa Gagliardi 06/03/2010

Mais uma belíssima história contada por John Boyne.
Assim como em "O Menino do Pijama Listrado", "O Garoto no Convés" também tem um protagonista menino ainda. São duas histórias dramáticas, mas bem diferentes entre si.
Impressiona ainda os fatos relatados terem sido baseados em uma história real.
Terminei o livro com lágrimas nos olhos e já esperando o próximo desse escritor tão talentoso.

Allan Tancredo 20/09/2022

Uma aventura triste, mas muito cativante
Eu considero essa uma leitura muito fluída.
Consegui ler bem rapidamente, mesmo que em alguns momentos eu tenha que ter parado para respirar, tendo em vista algumas coisas perturbadoras da história.
Acompanhar o John Jacob Turnstile foi muito muito bom!
Bem no início e bem no fim, tem um personagem que faz parte de outro livro, que é o Ladrão do Tempo, achei legal a menção.
Avaliação Final: Recomendo.

mura 05/01/2010

Livro fascinante.

Muitas aventuras vividas por John Jacob Tunrsntile, personagem principal da história.

É daquelas leituras que prendem o leitor do início ao fim do livro, e quando acaba a gente pensa que foi pouco.

Vale a pena ler.

Eduardo.Ribeiro 14/09/2018

A história do tutu é umas das melhores que já li, tanto que repeti a leitura algumas vezes.

Zé Pedro 18/05/2011

Prosa que flui
O livro tem prosa que flui fácil, o autor é bom narrador e tem um texto agradável, porém a história é chatinha, chatinha; se alonga demais e poderia ter umas 200 páginas a menos que ninguém sentiria falta.