O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Binho 08/11/2022

instigante
Um livro sobre valores que andam fora de moda nos dias atuais como verdade e lealdade.
A relação de respeito e admiração que se estabelece entre o capitão Bly e menino Tutu serve para exemplificar que respeito, admiração e lealdade caminham juntos é triplé de uma boa relação seja profissional ou pessoal.

Kelvin 02/02/2023

O Garoto no Convés
Quando você menos percebe... Já está envolvido na história e entendendo de viagens marítimas... Valeu demais!

Heloisa 28/01/2023

John boyne é um dos meus autores favoritos, então é meio redundante dizer que eu adorei esse livro. A escrita é clara e envolvente. A história do livro é bem interessante e realmente, como disseram aqui não é uma história leve e divertida, mas é super inteligente e interessante. Para os leitores wud já leram outras obras do John boyne, o final tem uma surpresa agradável que se conecta com outro livro do autor. Achei essa parte bem legal.
Eduardo Rockwell 07/06/2023minha estante
Poderia falar o nome do livro que se conecta com ele? Só pra eu ter certeza de ler antes ksksks obrigada!

Heloisa 10/06/2023minha estante
Não faz diferença nenhuma na leitura, é só um detalhe no final. Mas o livro que se conecta é ?o ladrão do tempo?. Muito bom, inclusive.

Paula1735 11/12/2022

Jonh um menino órfão sempre sofreu abusos . Na tentativa de se dar bem no Natal , em que acaba preso e indo para a bordo de um navio. Que no início sofre , mas no passar do tempo vai se afeiçoado com o capitão do navio.

Geslei 06/02/2016

"Roguei a Deus que me deixasse vivo só mais uma noite."
John Boyne escreveu uma obra incrível. O Garoto no Convés é uma aventura fascinante e que tem personagens marcantes. Creio que todos os leitores deste livro criaram um sentimento de carinho pelo jovem protagonista, John Jacob Turnstile... O Personagem amadurece conforme a história vai se seguindo... No fim do livro o protagonista com certeza é praticamente outra pessoa.

A História é fascinante. O Autor consegue descrever os personagens com uma descrição precisa. O sentimento ao final do livro é de admiração por diversos personagens, satisfação pelo desfecho da história e um coração saindo pela boca de tanto torcer pela sobrevivência dos homens em pleno mar durante 48 dias. O incrível neste livro é como John Boyne retratou toda a viajem de forma realista. Sem muita viajem ou coisas fantasiosas.

Uma obra incrível! Recomendadíssimo.

Milena 24/02/2023

Um menino
O livro trás a tona a história de um menino órfão,que se vira pra sobreviver,mas ninguém imagina o que ele já passou, e o que está prestes a enfrentar,mostra uma história de superação, e que nem sempre o nosso passado, define o nosso futuro, vale a pena cada página.

Juliana 01/08/2022

Resolvi reler o Garoto no Convés para revisitar essa que foi um dos meus livros preferidos da adolescência. A história fora em torno de John Jacon Turnstile, um adolescente que vivia à margem da sociedade e que se torna ajudante em um navio da marinha como forma de punição por um furto.
O romance histórico tem toda uma narrativa de aventura e bem envolvente, amei reler cada página e me vi muito imersa na história, acho que ele tem uma pegada que me lembra Os Miseráveis também. Tem algumas críticas sociais, ainda que eu ache a forma que falam dos nativos, em especial das mulheres um pouco problemática, mas é evidente que é uma tentativa de reproduzir o pensamento da época.
É uma excelente aventura marítima e gostei demais de ainda achar uma leitura ótima depois de tantos anos.

Fernanda 02/11/2016

Não tenha medo do efeito Boyne, sem lágrimas dessa vez...
O que dizer de John Boyne? Esse foi o terceiro livro que li dele e contava com o apoio de um caixa de lenços para terminar a leitura. Depois de "O menino do pijama listrado" e "O palácio de inverno" nada mais justo. Mas, apesar de ter suas alfinetadas, apesar das agonias que o protagonista passa eu não considerei este um livro "para chorar".
        Apenas algumas páginas livro adentro percebi que não seria um drama nível Boyne e, passada a (leve) decepção, eu fui embarcando na estória do jovem Tutu ou melhor John Jacob Turnstile. O texto é perfeitamente escrito e a cada página dá mais vontade de ler. Quando tudo parece resolvido e estamos na maior expectativa por uma coisa acontece outra e lá vamos nós devorar o livro inteiro sem perceber. Para mim o ponto alto do livro são as reflexões e perguntas inocentes do Senhor Turnstile. Afinal, enquanto para todos os (bons) homens cristãos a viagem pela fruta-pão parecia um grande feito, o jovem tripulante parece ser o único a ver que tudo não passava de uma forma de obter ainda mais poder, mais dinheiro e mais domínio sobre os escravos e colonos da época.
        Regado por um delicioso clima histórico, pelo jargão dos marinheiros e pelas descobertas de um adolescente sobre o mundo, os homens e a si mesmo "O garoto no convés" não me decepcionou. Eu que, pessoalmente, sou uma fiel amante dos livros dramáticos não vi nada que deixasse a desejar nessa estória, que não chega nem perto do sofrimento dos outros dois livros do autor que citei.
         Com toda certeza recomendo a leitura!! Para mim mereceu 5 estrelas.

site: prateleirasdafe.blogspot.com.br

Norberto 11/01/2017

Havia momentos em que eu gargalhava com John Jacob Turnstile, outros em que não tem como não sentir tristeza pelo que ele passou. Além de tudo, sentir muita raiva de personagens desprezíveis e entender (ou imaginar) ainda um pouquinho do que aconteceu na vida real - embora esse seja um livro de ficção. O relato do nosso narrador é incorrigível, e se tornou um dos meus personagens preferidos de sempre. Um dos melhores livros que já li - se brincar é um daqueles que se transforma em livro "da vida"! Já tô com saudades dessa história.

Toni Nando 08/04/2018

Melhor livro
Sem duvidas uma das melhores leituras que fiz esse ano, sabe aquele livro que você não consegue parar, que ficam um tempo morando na sua cabeça, O GAROTO NO CONVÉS, JOHN BOYNER, é sem duvidas um desses livros. Recomendo para quem gosta de uma leitura que mesclam todas suas emoções; com esta obra você chora, rir e odeia, numa mistura empolgante. Linda obra, excelente escritor!
Michelle.Danielle 08/04/2018minha estante
Foi o primeiro do autor que li. Adorei. Grande aventura. Depois li o menino no alto da montanha.

Toni Nando 10/04/2018minha estante
Esse autor é incrível

Nélio 22/04/2018minha estante
Sensacional.
Estou adorando a leitura.

Leticia.Zloccowick 10/07/2018

Grande história , ótima leitura !!
Muito interessante a mistura de fatos reais sobre a história do Bounty e a ficção criada pelo autor. A narrativa prende a atenção e surpreende mesmo quem já conhece a história real. Com riqueza de detalhes me fez sentir dentro do navio durante vários momentos. Gostei muito, não conseguia parar de ler !!

Ogando 21/02/2020

O Garoto do Convés
Acompanhando a vida de um jovem ladrãozinho embarcamos em um navio rumo ao Otaite, aventura onde ele ia se descobrir e se conhecer como nunca.

Helder :) 14/05/2016

Livro Instigante
Esta incrível obre escrita por John Boyne, mesmo escritor de “O Menino do Pijama Listrado”, no ano 2008, nos conta as aventuras vividas por um adolescente na faixa de 15 anos que após um certo incidente na cidade onde morava, acaba tendo que ir viajar em um navio, cuja a tripulação é bem estranha e diversificada, para uma missão especial ao Rei.
A história é meio água com açúcar, é aquele livro que você pega pra ler quando não quer ficar pensando muito, apenas ler e admirar. O livro nos proporciona emoções em muitos momentos, principalmente quando o passado de John (personagem principal da historia) é descrito pelo próprio.
Fiquei preso por varias horas dos últimos dias nesse livro, apesar de não ter um grande significado ou querer passar uma grande ideia, se torna muito interessante devido a maneira que é descrita pelos olhos de John.
Mesmo tendo muitas paginas a leitura flui de uma maneira tão gostosa e natural que o tempo se torna aleatório ao momento da leitura.
Recomendo para qualquer pessoa ler, tem pouquíssimos temas mais pesados, mas em geral é uma leitura bem calma e que te prende em quase todos os capítulos.