O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Bruna 02/04/2020

Um livro com uma riqueza de detalhes e uma história extraordinária! Vale muito a pena (apesar de bem extenso!)

rayra 03/02/2013

De um larápio das ruas de Portsmouth a capitão
Se não fosse a escrita maravilhosa e deliciosa que só o o John Boyne tem eu nem imaginaria que em momento algum estava lendo algo do mesmo autor de O Menino do Pijama Listado e Noah Foge de Casa, porque quem já leu esses livros sentiu diferença e o quanto que o Boyne mudou. Comparada a eles, está é uma história mais madura, sentimental e com uma pegada mais pesada. Me surpreende com a mudança dele e mesmo assim adorei!
Momento certo, hora certa, pessoa certa para um futuro incerto... É assim que se deu início a uma longa aventura marítima abordo do Bounty depois que um órfão, John Jacob Turnstile, de catorze anos faz uma tentativa fracassada de furtar o relógio de um fidalgo francês que o levou a optar entre o xadrez ou ser criado do capitão, escolhendo, assim, este que queria fugir na primeira oportunidade que lhe aparecesse.
Turnstile... uma garoto esperto, atrevido e, apesar de tudo, ingênuo e traumatizado que com suas experiências e mudanças vai percebendo o quanto o que ele era não tinha motivos de orgulho, que acabou resultando num ódio e raiva pela pessoa que lhe fez ser o que era, o sr. Lewis.
O que acontece na viagem de ida e volta é algo que nunca esquecerei ): E, na minha opinião, a história não poderia ter um final melhor!
Recomendo, recomendo e recomendo!!!

Marcelo F. Zaniolo 06/06/2013

"A expectativa é geralmente baixa quando se lê um novo autor. Independentemente de nome, fama ou prêmios, a primeira leitura é envolta em uma aura de descoberta, até porque não se sabe o que de fato esperar.

Mas a segunda… essa sim é o grande “problema”.

Se a primeira leitura for ruim, talvez ela nem aconteça. E se acontecer, certamente será repleta de receios e barreiras, fazendo com que os pontos negativos saltem aos olhos e nublem a obra. Por outro lado, se for boa, o leitor não se conterá e exigirá mais. Cada vez mais.

E foi justamente neste ponto que me encontrei ao ter O Garoto no Convés nas mãos (...)"

Para continuar lendo acesse: http://lokotopia.com.br/resenha-o-garoto-no-conves/

Fran 09/06/2013

O que dizer? Apenas fantástico!
Olá Caros Leitores!

Como começar essa resenha? Algumas vezes sinto que é mais difícil falar daqueles livros que achamos perfeitos, impecáveis, do que daqueles que não achamos tanto assim. Creio que isso acontece pelo fato de que a história nos envolve e encanta de tal maneira que, qualquer coisa dita será inferior a beleza do livro do qual estamos tentando expressar o mínimo da sensação maravilhosa que ele nos passou. Ainda sim, vou tentar, mas já deixo registrado aqui que, independente do que eu fale, este livro é algo soberbo.

O Garoto no Convés conta a história de John Jacob Turnstile, um garoto de catorze anos que desde muito cedo sobrevive nas ruas cometendo pequenos furtos. Ele é explorado junto com diversos outros meninos pelo Sr. Lewis que os ensinou o “ofício”.

Porém em um dia que parecia perfeitamente normal, ele tem um encontro com um fidalgo francês que mudaria sua vida para sempre. Depois de lhe roubar o relógio John é preso e para escapar de doze meses na prisão ele aceita a proposta do fidalgo que lhe oferece trabalho em alto mar a bordo do Bounty como criado do Capitão.

O primeiro pensamento do garoto é fugir assim que apareça a oportunidade, mas o que lhe espera é uma grande aventura de proporções épicas onde não faltarão conflitos, perigos, tempestades e uma ilha paradisíaca. Ele vai encontrar amigos, inimigos e será testemunha do motim que acabaria por se tornar o mais famoso da história naval inglesa.

“Ele acenou a cabeça, dispensando-me enfim, e voltou às suas compras. Eu fiquei pensativo.
A situação primordial. O momento que põe tudo em movimento.
Isso eu menciono aqui e agora porque, para mim, o momento que pôs tudo em movimento foi justamente o encontro, dois dias antes do Natal, com aquele fidalgo francês, sem o qual talvez eu não tivesse vivido nem os dias radiantes nem os tenebrosos que estavam por vir.”

Sem dúvida, depois de ler um segundo livro do autor, posso garantir a vocês que minha admiração se consolidou e posso me declarar uma nova fã de John Boyne. O que este escritor faz é algo incrível. Ele pega um fato histórico e em cima dele cria todo um enredo perfeito. O leitor se embriaga entre as páginas e se sente a bordo do Bounty em cada aventura narrada.

Além da escrita primorosa desse autor, outro ponto forte de seus livros são os personagens. A construção de cada um é muito bem feita. Eles te conquistam e permanecem com você após a leitura. Turnstile em um primeiro momento parece aquele menino muito esperto, mas ao longo da narrativa você se encanta com sua ingenuidade e a força que nem ele mesmo sabia que tinha. Vemos a transformação...

Continue Lendo:

Giuliana Sperandio 18/06/2013

MUITO BOM
Não tenho como declarar que esse livro foi uma surpresa, até porque fui muito reticente ao pega-lo, pois achei que seria um livro de modismo. Mas não esse livro é baseado por raízes históricas verídicas e nos leva aos tempos de fragatas e navios nas épocas das grandes navegações, descobertas e missões reais. Mas acima de tudo a parte sensível do livro o menino pobre que roubava e passava por atrocidades em terra Jhon Jacob Turnstile que ao roubar um relógio e ser preso, recebe a oportunidade de cumprir pena ao em vez da cadeia ir em uma viagem como criado do capitão... Lá ele descobre o poder do afeto, do trabalho honesto, lealdade e companheirismo. Essa história é cheia de reviravoltas e quando achamos que ela irá por um rumo ela te surpreende com mais alguma grande surpresa. Um livro cheio de aventura, suspense, amor e principalmente uma história comovente de um menino que não tinha nada, e ganhou essa nova oportunidade e de se transformar em um homem de valor!
Não tenho palavras para dizer o quanto me apaixonei e estou saudosa desse maravilhoso livro!!!
Recomendo!!!

Kaique 04/08/2013

O Garoto no Convés
O Garoto no Convés é um livro fascinante. É um livro pra entreter, pois mexe com os sentimentos, com a tensão, o suspense, o drama, e até a nostalgia, pra quem já leu A Ilha do Tesouro.

John Jacob Turnstile é um personagem fascinante. Ele só não relata suas experiencias, ele também faz com que nos transportemos pra história, e nos faz sentir suas dores, seus receios, seus desejos. E toda a dor que sentimos com o relato de John Jacob sobre o seu passado, é recompensada pela relação entre ele e um grande personagem do HMS Bounty, William.

John Boyne soube explorar as sensações que o livro poderia passar, e recriou personagens incríveis, e deu uma nova vida para um dos motins mais famosos da história da navegação.

Yara 21/10/2020

O garoto no convés
John Jacob Turnstile um adolescente de 14 anos, órfão que perambula pelas ruas cometendo furtus. Para escapar da prisão, embarca num navio da marinha inglesa na função de criado do capitão.
Muitas aventuras e confusão se inicia então.

Jonscythe 16/03/2021

Lealdade e honra.
John Jacob Turnstile é um ladrãozinho ligeiro, um dia ele acaba encontrando um fidalgo francês, um cavalheiro, tiveram um breve conversa e o garoto safadinho rouba o relógio do cavalheiro sem que este perceba. Só que outros a sua volta perceberam e tentaram matar o moleque. Chegou a polícia e ele foi levado ao tribunal, onde foi condenado a um ano de prisão, que para o jovem larápio, era a eternidade. Mas é aí que a vida e o destino começa a agir, e o fidalgo francês - o mesmo que teve o relógio furtado - salva o menino da sua prisão, em troca disso, ele teria que viajar num barco da Sua Majestade, servindo o capitão desse navio.

Bom, é uma bonita história de lealdade com alguns acontecimentos absurdos na vida de John Jacob Turnstile. Ele é um menino forte. E é bonito a relação entre ele e o capitão do navio. Pois ele é leal e daria a vida pelo capitão.

Enfim, terminei de ler às 02:00 da manhã. Tá difícil descrever o que eu senti lendo. Mas eu gostei.

Bruno 18/11/2014

A inocência perdida...
Este livro ocupa um lugar especial pelo modo que a história foi apresentada. Não lia há tempos um relato tão verossímil de uma criança com sua infância perdida. John Jacob Turnstile cresceu nas ruas imundas de Portsmouth batendo carteiras e fazendo "favores de toda espécie" ao Sr. Lewis, até que de forma inusitada seu ofício ordinário lhe reservou um destino inesperado: o navio Bounty, onde a bordo e sob o comando do capitão William Bligh sua vida teve reviravoltas e aventuras sensacionais. Ora uma criança tentando entender o mundo à sua volta, ora um garoto maduro demais para sua idade, Jacob descobre que a vida pode ser muito boa ou muito ruim dependendo de como cada um lida com as adversidades da vida. Enfim, é um livro que me lembrou muito a inocência contada em As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain, e que nos mostra toda a versatilidade de John Boyne como escritor que, diga-se de passagem possui uma escrita tão suave que suas páginas tornam-se insuficientes num piscar de olhos devido à qualidade apresentada nesta estória.
E ainda nos demonstra de uma forma casual o incidente no Bounty, que em minha santa ignorância não sabia que ele realmente aconteceu.
Silvia 27/11/2014minha estante
Eu tenho este livro, mas ainda não li. Mas fiquei curiosa depois que li a sua resenha.

Pastorelli 03/02/2021

O garoto no convés
John Jacob Turnstile não é o mocinho típico e inicialmente parece ser um personagem pelo qual não vale a pena torcer, mas os erros que o levam à bordo do Bounty e seu passado doloroso são suplantados e o permitem tomar um novo caráter, destacando sua lealdade em momentos decisivos, é um bom livro para quem gosta de aventuras no mar.

rubinho.gomes.54 20/05/2021

Excelente livro.
Livro cativante, o qual nos leva a embarcar numa estória de aventura e desfechos outrora não imaginados. Meu livro favorito, não pelo aspecto ser melhor, mas pelo momento que o li.

Tauan 12/09/2015

Um dos melhores do autor
Lembro de ter me divertido muito lendo esse, que é daqueles que fazem lembrar que a literatura é o melhor dos hobbies. Com ele você viaja, se diverte, se informa...
O livro é narrado pelo próprio personagem, o jovem inglês John Jacob Turnstile, que para escapar de um ano de cadeia (sim, ele é um jovem delinqüente) embarca em um decadente navio da marinha inglesa, o Bounty, como criado do capitão.
Ele não sabe muito bem qual é o destino ou a razão da viagem, apenas que a meta é chegar à Otaheite (Taiti), ele também não se importa muito, pois pretende fugir na primeira oportunidade. Com o tempo ele passa a compreender o funcionamento e o dia-a-dia do navio, a conhecer as peculiaridades dos marujos e a desenvolver uma relação de lealdade com o capitão Bligh.
Posteriormente ele descobre que o propósito da viagem é conseguir um meio mais barato de alimentar os escravos da coroa inglesa em além mar.
Na viagem de ida até Otaheite não há grandes transtornos, mas a partir do momento em que eles estão na ilha, a relação entre a tripulação muda. Turnstile conhece os encantos femininos. O resto da tripulação também se entrega aos prazeres proporcionados pelas nativas, e a partir daí começam os rumores de um iminente motim. Após o motim os que permanecem leais ao capitão seguem viagem em uma barca. Eles passam por um longo período de dificuldades a deriva; no fim eles alcançam um meio de voltar à Inglaterra, não sem algumas baixas na tripulação.
Neste livro Boyne se coloca realmente no lugar do narrador-personagem (aliás, esse parece ser o estilo dele), por isso parece mesmo que foi o jovem Turnstile que o escreveu.
Concordando com o texto de capa do livro, ele é uma empolgante mistura de romance de formação, aventura marítima e reconstituição histórica.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
gs 03/10/2015minha estante
Concordo com você, esse é realmente um ótimo livro.
Eu li ele enquanto andava de ônibus para ir a escola, e parecia que o tempo voava enquanto lia ele. Parece que você está junto com o personagem, durante suas aventuras!

Lorayne.Stinguel 13/04/2022

A leitura prende a gente e além de ser de fácil entendimento, tem uns trechos bem engraçados. Foi muito legal acompanhar o desenvolvimento do jovem Tutu.

Geslei 06/02/2016

"Roguei a Deus que me deixasse vivo só mais uma noite."
John Boyne escreveu uma obra incrível. O Garoto no Convés é uma aventura fascinante e que tem personagens marcantes. Creio que todos os leitores deste livro criaram um sentimento de carinho pelo jovem protagonista, John Jacob Turnstile... O Personagem amadurece conforme a história vai se seguindo... No fim do livro o protagonista com certeza é praticamente outra pessoa.

A História é fascinante. O Autor consegue descrever os personagens com uma descrição precisa. O sentimento ao final do livro é de admiração por diversos personagens, satisfação pelo desfecho da história e um coração saindo pela boca de tanto torcer pela sobrevivência dos homens em pleno mar durante 48 dias. O incrível neste livro é como John Boyne retratou toda a viajem de forma realista. Sem muita viajem ou coisas fantasiosas.

Uma obra incrível! Recomendadíssimo.

Juliana 01/08/2022

Resolvi reler o Garoto no Convés para revisitar essa que foi um dos meus livros preferidos da adolescência. A história fora em torno de John Jacon Turnstile, um adolescente que vivia à margem da sociedade e que se torna ajudante em um navio da marinha como forma de punição por um furto.
O romance histórico tem toda uma narrativa de aventura e bem envolvente, amei reler cada página e me vi muito imersa na história, acho que ele tem uma pegada que me lembra Os Miseráveis também. Tem algumas críticas sociais, ainda que eu ache a forma que falam dos nativos, em especial das mulheres um pouco problemática, mas é evidente que é uma tentativa de reproduzir o pensamento da época.
É uma excelente aventura marítima e gostei demais de ainda achar uma leitura ótima depois de tantos anos.