O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Danny 01/05/2021

Devo dizer que Jonh Jacob Turnstile é um protagonista cativante, apesar de ter apenas 14 anos, é um menino forte que já passou por diversas situações tensas, difíceis e complicadas. Após furtar um relógio de um fidalgo francês acaba sendo preso, e para fugir de sua sentença, embarca na fragata Bounty, que está sob o comando do capitão Bligh, a partir daí acompanhamos Jonh Jacob nessa viagem de 2 anos, passando por mares generosos, como também por impiedosas tempestades, conhecendo várias ilhas, lidando com diferentes culturas, passando por um motim, e sofrendo as consequências derivadas do mesmo. É a primeira aventura marítima que leio, e fiquei perdida em algumas partes, tive que parar e fazer umas pesquisas pra poder compreender os termos náuticos, as partes do navio e acompanhar melhor a história; gostei bastante do livro, ele é narrado em primeira pessoa, tudo vai sendo contado pelo Turnstile, a história te envolve e causa curiosidade sobre os fatos que ocorreram no passado e sobre o que ainda estar por vir, causa pesar sobre os traumas vividos e pena pelas as coisas que estão acontecendo agora, fazendo com que você torça pra que ele resista a tudo isso e sobreviva.

Fabrícia 01/11/2009

O que me impressionou neste livro foi a capacidade do autor de escrever metade da trama em uma viagem de navio e uma boa parte a rotina de 18 homens durante 48 dias em alto mar numa pequena barca. Haja criatividade.

A história é envolvente e os personagens são tão bem descritos sutilmente que se consegue imaginar como cada um se comporta nos momentos que são citados. Dá até pra imaginar as caras que fazem em cada situação.

Adoro livros assim, que se parar para pensar não aconteceu quase nada e aconteceu muita coisa ao mesmo tempo. É engraçado, eu sei, difícil de explicar.

A leitura desse livro vale cada minuto investido. O garoto era um nada e acabou amadurecendo em meio a pessoas que o ajudaram a se transformar.

Dominique 01/11/2009minha estante
Parabéns pela resenha. Adorei!!! Esse é um dos livros que está na minha lista de Natal, rsrsrs. 5 estrelas? Deve realmente ser muito bom.

Vanessa 28/04/2020

O que falar....
Eu poderia vir aqui e escrever algo imenso para mostrar o que eu senti e vivi lendo esse livro, mas perderia toda a graça para os futuros leitores.
John Boyne escreve com maestria todas as palavras e se confirma como meu escritor favorito, esse livro só pode ser definido a partir da leitura e contemplação da obra, assim como suas outras escritas.
Uma recomendação maravilhosa para todos.

Ellie 11/01/2022

Lealdade
Quando comecei a ler achei cansativo mas foi ficando interessante e os detalhes em alto mar nos faz viver aqueles momentos.
A vivência que o menino teve com o capitão mostrou quanto é importante o respeito e a obediência e o transformaram em um homem corajoso.
Adri 12/01/2022minha estante
Estou encantada com os relatos feitos pelo menino.

Ivonir0 04/09/2020

Lembranças
Certamente, em outra vida, também navegava em misteriosas aventuras no imenso Mar.

Esse livro realmente fez com que pudesse viajar em devaneios a bordo do Navio Bounty. Sentir a briza do mar, a fúria do vento, o enlouquecer da fome, a tristeza da perda de um marujo.

Dias, noites, oceano, mar, fome, mar, dia, noite, sede, mar e mais mar. CAPITÃO.

Um garoto, Turnstile. Perdido em seus próprios pensamentos. Dezesseis anos, sem família, sem rumo, criado nas ruas, batedor de carteiras, acolhido por um interesse. Vendido!

Narrativa a qual descreve a História de um garoto em 1787, cujo sua vida miserável e cheia de aflições, se depara com uma alma generosa, com que o faz entrar em uma expedição em alto mar, que mudaria sua vida.

História fascinante, intrigante, muito gostosa de ler. História que te prende, te arrepia, te faz refletir..

Recomendo!
By Ivonir Oliveira

Jojo Cristine 11/09/2020

Eu me apaixonei por esse livro. Confesso que o tenho a anos na estante e ainda não havia lido. Peguei pra ler depois de uma resenha de uma parceira e estou apaixonada por John Jacob Turnstile. Chorei, ri, torci para correr tudo certo.
Achei o final sensacional.

Raul Oliveira 27/09/2009

Terminei de ler O garoto no convés hoje, e sinceramente, achei o livro muito bom. Difícil de largar. A história não possui partes entediantes e transcorre de forma fácil e com direito a muita emoção. Você chega a sentir as gotículas de água na cara ou sentir a fome dos navegantes. Vale a pena! ;-D

Jú Rodrigues 25/05/2020

Uma aventura épica.
Não achei que ficaria tão presa ao jovem John Jacob quando iniciei a leitura. Mas uma aventura é sempre uma aventura, em alto mar, é ainda melhor. E a evolução da narrativa do garoto que sob as intempéries da vida e do mar, se transforma em homem, é louvável e fascinante. É um livro divertido, reflexivo, e memorável.

Erivaldo21 24/03/2022

Uma grande aventura
John Jacob Turnstile é um menino que teve uma infância sofrida, sem pai nem mãe. É acolhido pelo Senhor Lewis, um homem que o explora sexualmente e o ensina a roubar para tirar vantagem. Jacob aprende a roubar e pego pela polícia. Para não ter de ficar na cadeia, aos 14 anos, recebe uma proposta, do homem, ao qual estava roubando, de embarcar em um navio da marinha e fazer parte da missão do rei. Lá ele conhece pessoas de bom caráter e outras, nem tanto. Vive muitas aventuras, sofrimentos e emoções. Aprende a ser leal, amigo, e descobre do que as pessoas fazem pelo poder.

Que aventura! Ao ler, sempre queria saber o que ia acontecer depois. Ver a desenvoltura do Jovem Turnstile no navio bounty, onde, trabalha como criado do capitão. Foi muitas vezes humilhado por todos serem superiores a ele. Não faz muitos amigos no navio, contudo, as amizades que faz são as melhores, principalmente com o Capitão Bligh. Encontra seu primeiro amor nessa aventura. Fica à deriva, passando por muitos sofrimentos. Enfim, a obra conta essa história que se desenrola ao longo de dois anos e três meses. Gostei do fim. Em determinados momentos a leitura foi arrastada. Turnstile vive no navio a lealdade; que o jovem demonstra, a confiança; em momentos difíceis, a coragem; nos desafios, e a amizade.

Pedro Schabarum 25/01/2021

O Garoto no Convés
Desde o começo me prendi ao livro, com sua narrativa ágil. Gostei dos diálogos que, sem dúvida, nos envolviam como se fossemos parte da conversa, e principalmente, da evolução do caráter de Tutu.

Gustavo.Fortes 24/11/2023

Fascinante
Há algum tempo atrás li "A Incrível Viagem de Shakcleton" e me lembro de ter ficado absorto com aquele enredo dentro de um navio e aventuras marítimas nos tempos das descobertas do que hoje é nosso mapa. Lembro de ter pensado ser aquele um livro único, uma obra-prima
Ao ler O Garoto no Convés, percebi que Boyne, com a singularidade única da sua narrativa, conseguiu colocar seu livro na prateleira dos melhores desse gênero que eu já li.
Adorei o livro. Gostei muito das aventuras e descrições sob o ponto de vista de pessoas que viviam no século XVIII. Singular e fascinante.

Lodir 14/03/2010

Um dos melhores e mais bem escritos romances que lí
O que posso falar sobre este livro? John Boyne, o autor, transborda talento, coisa que eu já havia notado com a leitura de "O Menino do Pijama Listrado". Depois desse livro, no entanto, só posso torcer para que a editora traduza para o português logo suas outras obras, só lançadas em inglês.

Este livro é um dos romances mais bem escritos que lí, e apesar de ter quase 500 páginas, é de fácil e agradável leitura. Viciante, você passa as páginas sem querer parar, e se tiver alguma coisa para fazer (como uma ida ao banheiro) é capaz de adiar só para ler mais um pouco.

O personagem principal é rico em detalhes: nossa história com ele contando como foi parar no navio onde se passa o livro, depois que ele, um ladrão de ruas, tentou roubar um relógio de um francês, e foi condenado por isso. O personagem vai contando os acontecimentos que o levaram até o navio, sua chegada, descrevendo personagem por personagem e cada parte do navio e da aventura com muitos detalhes. Boyne tem uma maneira única de narrar, e quando usa a primeira pessoa (como nos seus dois livros publicados no Brasil), ele o faz muito bem, pois a narrativa parece uma conversa e o personagem consegue nos passar de forma muito natural sua opinião sobre tudo e todos, usando sempre as mesmas expressões sobre alguns personagens e com um humor característico, tornando-se sempre divertido.

O livro conta ainda com um grande momento, quando o capitão sobre um motim, que muda toda a história e poe alguns dos personagens em uma pequena barca, onde eles passam fome, sede e dormem muito mal. Essa parte é interessante, e é verdade que as vezes se torna um pouco cansativa, mas já é quase o final e vale a pena continuar para saber que destino terá o jovem.

Ler esse livro é viajar junto com o personagem principal a bordo do navio e não perder nenhum detalhe. É viajar com ele pelo mar, pelas ilhas, acompanhar cada acontecimento e sofrer com ele na parte final, torcendo para chegue logo ao seu destino.

Vale muito a pena comprar e ler, com certeza!

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 27/08/2021

Bem, a escrita do john é algo que me chama atenção por si só e por isso decidi ler o garoto no convés, apesar de ser um livro muito bom e muito bem escrito eu fiquei um pouco chocada com as atrocidades contidas nele por não esperar isso mesmo no contexto da história, não recomendo para aqueles sensíveis a violência, estupro entre outros.

Dayane Nunes 06/09/2020

Aventuras e mais aventuras
Não é difícil se envolver nas aventuras do jovem Tutu. Sentimos tudo à flor da pelo quando se trata de John Jacob Turnstile, suas emoções, dores, fraquezas, alegrias, humilhações e até o seu coração partido.

Mas a grandeza e a maestria da sua valentia sobressai quaisquer resquício infantil deixado por ele, assim que embarcou ao Bounty.

Sua superação diária e lealdade torna o leitor muito próximo dessa vida marinha relatada em 1787.

De antemão, uma leitura rápida e agradável, aos apaixonados pelo mar, como eu, recomendo de olhos fechados. Pois todo dia é um dia para aprender algo novo e evoluir junto ao jovem leal e corajoso, Tutu.
Leitura e . 06/09/2020minha estante
Oii... Boa noiteee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... tem sorteio rolando lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto