Waaal

Waaal Paulo Francis

Resenhas - Waaal

Jether 24/09/2012

Um drink com Paulo Francis
Imprestável como instrumento de aprendizado, porque consiste de opiniões sumárias a respeito de pessoas e produções do mundo cultural, organizadas em ordem alfabética. Pode ser divertido, porém, pra quem gosta da personalidade do autor;pode ser lido como entretenimento, visto dessa forma despretensiosa e totalmente irresponsável. Só pode ser lido como entretenimento. O que há de errado com isso? Nada. Provavelmente a intenção foi essa mesma, uma conversa despretensiosa que não chega a lugar algum, flanando por vários tópicos chiques. Pode ser útil como ponto de partida para quem não conhece muitos nomes de obras e pessoas importantes, em interessá-las em ir atrás, embora já com um pré-julgamento.

Marcone 26/07/2012

Manual do Inconformismo
Este é um ótimo livro para quem pretende se iniciar no universo fantástico de Paulo Francis. Enciclopedicamente organizado em verbetes, sobre os quais o autor emite suas opiniões, oferece um panorama bastante amplo acerca do pensamento e da personalidade deste jornalista.

Para quem já conhece o Francis, é de leitura deliciosa! Remete aos bons tempos em que ele publicava sua coluna "Diário da Corte" na Folha de SP e, mais tarde, no Estado de SP. Foi daí, inclusive, que Ruy Castro começou a organizar o material deste livro, sendo continuado depois pelo saudoso Daniel Piza.

O leitor poderá amar ou detestar as opiniões do autor - ou ambas as coisas, em diferentes verbetes - mas é impossível não se sentir tocado pela contundência do texto! Impressionante também a erudição do jornalista, que fala com propriedade sobre temas que vão da política e economia à música dodecafônica. Sobre este último, por exemplo, nota-se que Francis não faz uma mera especulação advinda de leitura em diagonal (como já o acusaram), mas dono de um autêntico conhecimento ao analisar, comparar e criticar de forma pertinente diversas obras, seja no verbete "dodecafonia" ou "Arnold Schoenberg" - temas que o grande público detrator do Francis sequer conhece.

No meu caso em particular, este livro foi o princípio da grande admiração que tenho por Paulo Francis. Foi por "culpa" deste livro que tenho, hoje, todos os livros do jornalista, as duas entrevistas que ele concedeu ao programa "Roda Viva", o longa metragem "Caro Francis" em DVD, e a honra de ter um exemplar deste "Dicionário da Corte" autografado pelo próprio Francis, no qual ele conclui sua dedicatória, enigmático como o sorriso da Gioconda:

- Well, you know...