Apenas Um Ano

Apenas Um Ano Gayle Forman

Resenhas - Apenas Um Ano

#PandS 06/04/2017

O segundo livro da duologia, Apenas Um Ano, que apresenta a visão de Willem durante o ano em que ele e Allyson (Lulu) passam separados e sem contato, preenche perfeitamente as lacunas deixadas no dia da separação do casal. Nos é apresentado, no transcorrer das páginas, toda a problematização que iniciou entre Will e sua mãe após a perda do seu pai e como foi difícil a compreensão necessária para sincronizar suas vidas novamente.
Um livro intenso e apaixonante que com certeza poderia ganhar um conto extra para descobrirmos mais sobre o casal.
Ambos são ótimos livros para quem gosta de romance e YA. A escrita de Gayle é descomplicada , deixando a leitura bem prazerosa e fluída.

Dear Book 18/03/2017

Drama, romance, mistério, comédia e muita paixão
[Resenha com corte de trechos ilustrativos e imagens; confira no link no blog]
Por Clarissa: Oi gente, minha indicação de hoje é “Apenas Um Ano” da escritora Gayle Forman. Mais um romance para os leitores suspirar de amor.

Willen é um rapaz que adora viajar o mundo e interpretar personagens de Shakespeare, porem em uma de suas viagens ele encontra Allyson – ela se parece muito com a atriz Louise Brooks - ou como Willen a chama, Lulu. E assim ele nunca soube o nome real da garota. Juntos passaram um dia cheio de lembranças que ficarão marcadas em toda a vida deles. Porem na manhã do dia seguinte acontece algo que faz os dois voltar cada um a seu devido destino. Lulu para os Estados Unidos e Willen à Amsterdã. E ele não sabe mais o que fazer, essa garota roubou o coração e seu rumo na vida. Tudo o que ele sabe é que está novamente sozinho e que precisa encontrar essa garota.

Eles viveram um dia mágico em Paris, e alguma coisa sobre aquele dia – sobre aquela garota – leva Willen a pensar que eles talvez estejam predestinados a ficar juntos. O jovem atravessa países, do México à Índia, esperando se reconectar com ela. Mas, conforme os meses terminam Lulu permanece distante, Willen tem dúvidas se o destino é tão forte assim.

Neste livro, a história é contada pelo Willen, descreve todo o seu pensamento e tudo o que passou para tentar encontrar Lulu. No livro anterior Apenas Um Dia a história é contada por Allyson (Lulu). Então tornas os dois livros interessantes, com novas descobertas, ver a atitude de cada um e saber mais da vida deles, todas as suas dores e amores, e marcas do passado que refletem agora. Gayle Forman nos faz ser transportados para Paris e Amsterdã, do México à Índia. É uma história sobre ser independente, mas nunca abandonar que é mais importante da sua vida, sempre falar as verdades e viver a sua vida sem as pessoas impor coisas que só vai te atrapalhar. É um conto sobre viagens, saudade, encontro, desencontro e amor.
É uma história tão fofa e romântica que dá ate vontade de apertar, e essas capas maravilhosas, que destacam algumas partes da história, que você se sente parte dela e que faz sua imaginação se aflorar mais ainda. Neste livro o leitor vai encontrar muito drama, romance, mistério, comédia e muita paixão. É uma ótima leitura, algumas partes eu achei cansativo, mas depois a história deslanchou que senti envolvida nela.

Espero que tenham gostado, até logo.

site: http://www.dear-book.net/2016/01/resenha-apenas-um-ano-gayle-forman-vol2.html

Pandora 22/10/2016

Quando peguei Apenas Um Ano (Novo Conceito, 2015, 348 pgs) para ler, tinha uma ideia completamente errada sobre o livro, pensava ter em mãos um romance adolescente superficial para passar o tempo incapaz de deixar qualquer marca emocional. Não poderia estar mais enganada. Embora realmente Gayle Forman conte uma história na qual duas pessoas se apaixonam, o livro está mais para uma história de autodescoberta do que para romance.

Apenas Um Ano é a continuação de Apenas Um Dia, nele vamos descobrir o que houve com Willem depois dos fatos narrados no livro anterior. Para quem não leu, o livro anterior conta como a jovem Allyson, no final de uma viagem comemorativa patrocinada por seus pais, encontra com o jovem ator Willem e vive com ele uma aventura de um dia em Paris. Ao final desse dia um acidente acontece e os dois se desencontram. Allyson pensa ter sido abandona, esse sentimento de abandono e engano torna-se a gota d’água para a situação emocional dela e lança ela a principio em uma depressão e depois em uma busca por si mesma que culmina com o reencontro dela com Willem no final do volume.

Apenas Um Ano responde a pergunta: o que raios aconteceu com o Willem? Nele descobrimos que a experiência de um dia vivida em Paris foi tão impactante para Will quanto foi para Allyson. Depois do desencontro também ele teve sua cota de depressão, questionamentos, buscas e encontros consigo mesmo em uma caminhada acidentada responsável por construir uma jornada de auto-descobrimento e amadurecimento para o personagem.

Até o dia em Paris, Will utilizava as viagens pela Europa como válvula de escape e método de fuga do enfrentamento de seu recente luto pela morte de seu pai e da complicada relação com sua mãe. Uma hora aqui e outra acolá ele tinha sempre urgências maiores que a de tentar conciliar com seus sentimentos e crescer. Mas o encontro com Allyson mudou tudo, foi aquele baque responsável por colocar as urgências emocionais em evidencia e nos impedir de continuar a correr sem resolvê-las. Um dia pode não ser nada, mas também pode ser tudo.

Adorei a forma como Gayle conduziu essa história. Uma autora que não tende ao drama, capaz de construir diálogos despretensiosos capazes de caminhar em uma curva crescente de importância e capacidade de mexer com meus sentimentos a ponto de me fazer grifar uma pagina inteira. Me identifiquei muito com o desamparo dos protagonistas e acompanhar a caminhada deles rumo um ao outro, vencendo desafios materiais e emocionais me fez avaliar minha própria jornada.

Outro fator incrível na narrativa da autora foi a forma como ela dialogou com Shakespeare, em todo livro as peças do Velho Bardo estiveram presentes conduzindo a história, fazendo magia, produzindo encontro, se tornando fonte de interesse para os leitores. Adorei! Como leitora cativa de Shakespeare a escrita da Gayle Forman se tornou um objeto de deleite e admirável. Mais um daqueles livros para guardar com carinho na estante e no coração.

site: http://www.doqueeuleio.com.br/2016/10/apenas-um-ano-gayle-forman-resenha.html

Vanessa.Nascimento 31/08/2016

Maravilhoso
Livro lindo. Que mexe com nossos sonhos, e nos fazer querer conhecer todos os lugares do mundo e viver cada experiência diferente que a vida pode nos proporcionar.

nathalia.pivori 28/08/2016

Vale a pena!
Um livro incrível, que não tem como parar de ler!! Cada página tem acontecimentos novos que fazem com que a gente queira saber logo como a história vai acabar!!
Amei o livro!

Laine @pagesandseasons 27/08/2016

Dupla felicidade em ler
O segundo livro da duologia, que apresenta a visão de Willem durante o ano em que ele e Allyson (Lulu) passam separados e sem contato, preenche perfeitamente as lacunas deixadas no dia da separação do casal.
Nos é apresentado, no transcorrer das páginas, toda a problematização que iniciou entre ele e sua mãe após a perda do seu pai e como foi difícil a compreensão necessária para sincronizar suas vidas novamente.

Esse livro é tão intenso e apaixonante! Fiquei comovida por Will e torci durante toda a leitura pelo final feliz.
Senti que esse casal ainda tem algo a ser apresentado e gostaria que Gayle nos presenteasse com um EXTRA para sabermos qual rumo tomado após o encontro; conferir os frutos da dupla felicidade.
Andressa 15/11/2016minha estante
undefined

Maravilhosas Descobertas 06/08/2016

Apenas um Ano - Site Maravilhosas Descobertas
Apenas um Ano é o segundo livro, o livro final, lançado da autora Gayle Forman, de Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, que precede o livro Apenas um Dia onde o foco principal é, em suma, viagens. Um livro incrível que faz você viajar numa escrita leve.

Willem acorda num hospital e não lembra bem do que aconteceu, mas tem o pressentimento de que alguém em algum lugar o aguarda. Nesse livro vamos encontrar uma história incrível em busca de si mesmo, de se descobrir e se encontrar. No mesmo estilo viagens do primeiro exemplar.

Os desencontros e pensamentos a respeito do primeiro livro me deixaram atentas a detalhes e me fizeram lembra com carinho do primeiro livro, que para mim foi menos desenvolvido que o segundo porém foi levado, ao meu ver, com mais emoção.

O bom deste livro é que além de conhecermos personagens novos, que vivem tentando mudar a direção de Will, também vamos poder ver o primeiro livro de um jeito mais profundo e lindo, pois no primeiro livro alguns pontos foram deixados em aberto.

Apesar deste livro ser o volume final, existe mais um complemento chamado Apenas Uma Noite, que espero que a Novo Conceito traga para o Brasil, mas até então não existe nenhuma informação sobre o caso.

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2015/11/apenas-um-ano-gayle-forman.html

Michelle Trevisani 17/06/2016

Respostas
ATENÇÃO: Resenha pode conter spoilers do primeiro livro - Apenas um ano.

Boa tarde gente! Hoje vou trazer para vocês a resenha do livro Apenas um Ano, da escritora Gayle Forman, lançado pela Editora Novo Conceito.

Eu amei a leitura deste livro (gostei mais do que do primeiro). Acredito que talvez tenha gostado mais porque muitas dúvidas que ficaram após a leitura do primeiro livro foram respondidas e também porque achei tocante conhecer o lado de Willem e sua história.

Confesso que fiquei meio desmotivada em ler quando me disseram que este livro não seria uma continuação do primeiro, mas uma versão de Willem da história (o par romântico de Allyson no primeiro livro). Achei que a leitura ia ser repetitiva e monótona, tipo: porque vou ler de novo tudo o que se passou com o casal pela versão do cara? Mas me surpreendi, porque não é só uma versão dele. Como os dois vivem juntos por um dia e se apaixonam e demora exatamente um ano para se reencontrarem (isso tudo acontece no primeiro livro tá gente, não é spoiler rsrs), o que acontece durante este um ano separados na vida de Willem que é relatada neste livro. E passamos a conhecer mais de sua família e origens. De suas dores e suas angústias. Passamos a compreender porque Willem não voltou para Alysson naquele dia, porque a abandonou a própria sorte, para voltar sozinha de uma visita à Paris, vulnerável. Deixei de ter raiva dele (sim, porque no primeiro livro eu fiquei com uma baita raiva dele, e achei que ele fosse um tremendo babaca hahaha). Ele procurou por Alysson também e durante todo o tempo, o que eles viveram naquele único dia, transformou completamente a vida de Willem durante um ano. Foi muito gostoso acompanhar os desencontros (porque Willem, apesar de ter sofrido uma pancada forte na cabeça no acidente que o impediu de voltar para o esconderijo que arrumaram em Paris e para Alysson, se lembrava de algumas coisas que Alysson lhe contara, como sempre passava as férias de Natal e Ano Novo em um mesmo hotel no México com a família, como nas praias que visitava durante essas férias - e em determinada parte do livro eles estavam tão próximos e não se encontraram).

Este segundo livro foi muito sensível, muito gostoso de ler. Entendemos porque Willem tem dificuldade de se relacionar com a mãe depois da morte do pai, porque não consegue se comprometer com nada em sua vida e como a descoberta do amor pode mudar uma pessoa de diversas maneiras - como pode manchar mesmo, para sempre. Amor é isso - uma mancha que jamais some de nossa pele. E também o livro está regado de Shakespeare - amor, amor e amor. O amadurecimento do personagem foi ótimo de acompanhar. Me surpreendi com a história, gostei bastante mesmo! Espero que o último livro seja lançado pela editora Novo Conceito, porque fiquei bastante curiosa com a sequência. Recomendo a leitura! Livro jovem, leve, mas com umas frases de impacto mega poderosas! Gostei demais!

Leia outras resenhas no meu blog >> Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

Katleen.Barbosa 11/06/2016

Willen e Lulu me fizeram lembrar de uma coisa que já tinha me esquecido à tempos, de que quando uma coisa está predestinada a acontecer, ela acontece. Independentemente do que aconteça no caminho até lá. Esse livro me tocou de várias maneiras diferentes, o que fez com que eu desenvolvesse um carinha enorme por ele e pelos pernonagens.

Paraíso das Ideias 08/03/2016

Oi oi gente, tudo bem com vocês?
É com imensa alegria que hoje trago a resenha de Apenas um ano, da nossa editora parceira Novo Conceito, recebido no mês de maio. Assim como em todas as minhas resenhas, não pretendo soltar spoilers, mas se você ainda não leu Apenas um dia, primeiro livro desta trilogia, e gostaria de saber mais sobre Willem e Allyson, você pode encontrar a resenha aqui.

Que toda história tem duas versões isso é um fato. No primeiro livro fomos apresentados à história pelo ponto de vista da Allyson, onde conhecemos não apenas a garota que viveu um dia maravilhoso em Paris ao lado de um estranho, como também a garota cheia de conflitos, como uma pessoa normal.
Agora conhecemos a história a partir do ponto de vista de Willem, contando não exatamente sobre o dia vivido na cidade luz ao lado da garota que parece uma estrela do cinema mudo, mas o quanto aquele único dia influenciou e modificou sua vida dali em diante.
O livro se inicia com um Willem desnorteado, completamente perdido e meio inconsciente, incapaz de assimilar o que se passa a sua volta, mas isso não dura muito e logo Willem se dá conta de que está em um hospital.
Com a memória ligeiramente afetada por conta das pancadas que levou, e que lhe causaram os ferimentos que insistem em doer, Willem sabe que precisa voltar para algum lugar, onde alguém o espera, mas é só, isso é tudo que ele é capaz de se lembrar. Enquanto permanece em observação e passa por alguns exames, Willem recobra lentamente sua memória e quando Lulu surge em sua mente, nada nem ninguém é capaz de mantê-lo no hospital, e é a partir daí que a busca incessante se inicia.
Determinado a encontrar Lulu, Willem segue pelas ruas de Paris um tanto incerto, guiado por seus instintos, um rabisco em sua caderneta e uma vaga lembrança do dia anterior. Como é de se imaginar as coisas não saem como ele gostaria e por fim ele segue o que era o plano original antes de Lulu cruzar seu caminho e retorna à Holanda.
É a partir daí, quando Willem está no que costumava ser seu habitat natural até dois anos atrás, antes de tudo mudar, é que passamos a conhecer mais sobre o jovem viajante, que teve motivos significativos para cair na estrada sem se preocupar com o amanhã.
Nessa nova jornada muitas coisas acontecem, e quanto mais o destino parece afastar Willem de seu objetivo inicial, mais ele o traz para perto de si. Em “Apenas um ano” veremos Willem buscar não apenas uma garota, mas a si mesmo, nos lugares mais distintos e improváveis. Veremos Willem ter sua fé renovada, bem como seu conhecimento e seu modo de enxergar as coisas modificados, afinal de contas, seria tudo realmente movido ao acaso?
Se encerrando no mesmo ponto em que anterior, Gayle deixa o leitor em meio a um pico de adrenalina, desesperado por saber o que de fato acontecerá a partir dali na vida de nossos personagens.

Personagens secundários: Mais uma vez Gayle vem com personagens secundários que são de extrema importância para história. Eles fazem toda diferença na vida de Willem e influenciam quase que diretamente nas decisões que ele toma. O ajudam a crescer e ampliar os horizontes.

Capa e diagramação: A capa é maravilhosa! Seguindo a mesma linha de “Se eu ficar”, a capa de “Apenas um ano” é toda feita em recortes, com elementos marcantes da história. Simplesmente linda.
A diagramação está impecável, não encontrei um erro sequer e segue o mesmo padrão do livro anterior, com folhas amarelas e uma florzinha desenhada no inicio de cada capítulo e nas transições de tempo.

Quotes:
- A tradução é mais ou menos “acorde!”.
- Acorde?
Ela me olha por um segundo, e, apesar de termos os mesmos olhos, eu realmente não faço ideia do que ela vê.
- No mantra, não é a tradução que importa. É a intenção – ela explica. – E é isso que se diz quando deseja um novo começo.

- Willem? – ela chama – Me diga por que está perdido.
É chocante ouvir as palavras dela, minhas palavras. Das quais ela se lembrou.
Mas como posso responder? Como posso responder quando tudo o que fiz foi estar perdido nos últimos três anos? Muito mais do que imaginei.

- Ei, mãe. Como era o mantra? Aquele do templo de Ganesha?
- Om Gam Ganapataye Namaha.
Eu repito.
- Om Gam Ganapataye Namaha. – Paro quando o som se espalha pelo carro.
-Estou atrás disso. Recomeços.

- Deveria contar a ele – ela sugere, apontado para a livraria. – O cara que lhe vendeu o livro e lhe falou sobre a peça. Se conseguir, deveria contar que ele tem parte nisso.
(...)
- Você não ia gostar de saber? – Marina continua – Que, mesmo que só um pouquinho, aleatoriamente, você teve impacto na vida de alguém? (...)

-É muito cedo? – pergunto.
- Não, não é muito cedo – ela responde. – E estou muito agradecida por não ser tarde demais.

Comentários: Wow. Foi exatamente isso que pensei quando li a ultima linha. Gayle mais uma vez me surpreende de maneira positiva e agora eu só consigo pensar que eu adoraria ler até mesmo a lista de compras dela! Hahahahahaha.
Foi realmente bom acompanhar os passos do Willem, entender seus conflitos, medos e inseguranças. Foi muito divertido acompanhar sua jornada, principalmente durante o período que ele esteve na Índia, um lugar que eu particularmente tenho curiosidade de conhecer desde que li “a saga dos tigres”.
Acabei levando tempo demais nessa leitura porque não queria chegar no fim. Agora tudo que me resta é torcer para que a Novo Conceito lance logo o livro intitulado "Just One Night", que ao meu ver seria o epílogo que nenhum dos dois livros tiveram.
Assim como no anterior dei 4 estrelinhas, mas poderia facilmente ter dado 5, acho que estou guardando a nota alta para o ultimo, tomara né!?

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/