Apenas Um Ano

Apenas Um Ano Gayle Forman

Resenhas - Apenas Um Ano

Katleen.Barbosa 11/06/2016

Willen e Lulu me fizeram lembrar de uma coisa que já tinha me esquecido à tempos, de que quando uma coisa está predestinada a acontecer, ela acontece. Independentemente do que aconteça no caminho até lá. Esse livro me tocou de várias maneiras diferentes, o que fez com que eu desenvolvesse um carinha enorme por ele e pelos pernonagens.

Paraíso das Ideias 08/03/2016

Oi oi gente, tudo bem com vocês?
É com imensa alegria que hoje trago a resenha de Apenas um ano, da nossa editora parceira Novo Conceito, recebido no mês de maio. Assim como em todas as minhas resenhas, não pretendo soltar spoilers, mas se você ainda não leu Apenas um dia, primeiro livro desta trilogia, e gostaria de saber mais sobre Willem e Allyson, você pode encontrar a resenha aqui.

Que toda história tem duas versões isso é um fato. No primeiro livro fomos apresentados à história pelo ponto de vista da Allyson, onde conhecemos não apenas a garota que viveu um dia maravilhoso em Paris ao lado de um estranho, como também a garota cheia de conflitos, como uma pessoa normal.
Agora conhecemos a história a partir do ponto de vista de Willem, contando não exatamente sobre o dia vivido na cidade luz ao lado da garota que parece uma estrela do cinema mudo, mas o quanto aquele único dia influenciou e modificou sua vida dali em diante.
O livro se inicia com um Willem desnorteado, completamente perdido e meio inconsciente, incapaz de assimilar o que se passa a sua volta, mas isso não dura muito e logo Willem se dá conta de que está em um hospital.
Com a memória ligeiramente afetada por conta das pancadas que levou, e que lhe causaram os ferimentos que insistem em doer, Willem sabe que precisa voltar para algum lugar, onde alguém o espera, mas é só, isso é tudo que ele é capaz de se lembrar. Enquanto permanece em observação e passa por alguns exames, Willem recobra lentamente sua memória e quando Lulu surge em sua mente, nada nem ninguém é capaz de mantê-lo no hospital, e é a partir daí que a busca incessante se inicia.
Determinado a encontrar Lulu, Willem segue pelas ruas de Paris um tanto incerto, guiado por seus instintos, um rabisco em sua caderneta e uma vaga lembrança do dia anterior. Como é de se imaginar as coisas não saem como ele gostaria e por fim ele segue o que era o plano original antes de Lulu cruzar seu caminho e retorna à Holanda.
É a partir daí, quando Willem está no que costumava ser seu habitat natural até dois anos atrás, antes de tudo mudar, é que passamos a conhecer mais sobre o jovem viajante, que teve motivos significativos para cair na estrada sem se preocupar com o amanhã.
Nessa nova jornada muitas coisas acontecem, e quanto mais o destino parece afastar Willem de seu objetivo inicial, mais ele o traz para perto de si. Em “Apenas um ano” veremos Willem buscar não apenas uma garota, mas a si mesmo, nos lugares mais distintos e improváveis. Veremos Willem ter sua fé renovada, bem como seu conhecimento e seu modo de enxergar as coisas modificados, afinal de contas, seria tudo realmente movido ao acaso?
Se encerrando no mesmo ponto em que anterior, Gayle deixa o leitor em meio a um pico de adrenalina, desesperado por saber o que de fato acontecerá a partir dali na vida de nossos personagens.

Personagens secundários: Mais uma vez Gayle vem com personagens secundários que são de extrema importância para história. Eles fazem toda diferença na vida de Willem e influenciam quase que diretamente nas decisões que ele toma. O ajudam a crescer e ampliar os horizontes.

Capa e diagramação: A capa é maravilhosa! Seguindo a mesma linha de “Se eu ficar”, a capa de “Apenas um ano” é toda feita em recortes, com elementos marcantes da história. Simplesmente linda.
A diagramação está impecável, não encontrei um erro sequer e segue o mesmo padrão do livro anterior, com folhas amarelas e uma florzinha desenhada no inicio de cada capítulo e nas transições de tempo.

Quotes:
- A tradução é mais ou menos “acorde!”.
- Acorde?
Ela me olha por um segundo, e, apesar de termos os mesmos olhos, eu realmente não faço ideia do que ela vê.
- No mantra, não é a tradução que importa. É a intenção – ela explica. – E é isso que se diz quando deseja um novo começo.

- Willem? – ela chama – Me diga por que está perdido.
É chocante ouvir as palavras dela, minhas palavras. Das quais ela se lembrou.
Mas como posso responder? Como posso responder quando tudo o que fiz foi estar perdido nos últimos três anos? Muito mais do que imaginei.

- Ei, mãe. Como era o mantra? Aquele do templo de Ganesha?
- Om Gam Ganapataye Namaha.
Eu repito.
- Om Gam Ganapataye Namaha. – Paro quando o som se espalha pelo carro.
-Estou atrás disso. Recomeços.

- Deveria contar a ele – ela sugere, apontado para a livraria. – O cara que lhe vendeu o livro e lhe falou sobre a peça. Se conseguir, deveria contar que ele tem parte nisso.
(...)
- Você não ia gostar de saber? – Marina continua – Que, mesmo que só um pouquinho, aleatoriamente, você teve impacto na vida de alguém? (...)

-É muito cedo? – pergunto.
- Não, não é muito cedo – ela responde. – E estou muito agradecida por não ser tarde demais.

Comentários: Wow. Foi exatamente isso que pensei quando li a ultima linha. Gayle mais uma vez me surpreende de maneira positiva e agora eu só consigo pensar que eu adoraria ler até mesmo a lista de compras dela! Hahahahahaha.
Foi realmente bom acompanhar os passos do Willem, entender seus conflitos, medos e inseguranças. Foi muito divertido acompanhar sua jornada, principalmente durante o período que ele esteve na Índia, um lugar que eu particularmente tenho curiosidade de conhecer desde que li “a saga dos tigres”.
Acabei levando tempo demais nessa leitura porque não queria chegar no fim. Agora tudo que me resta é torcer para que a Novo Conceito lance logo o livro intitulado "Just One Night", que ao meu ver seria o epílogo que nenhum dos dois livros tiveram.
Assim como no anterior dei 4 estrelinhas, mas poderia facilmente ter dado 5, acho que estou guardando a nota alta para o ultimo, tomara né!?

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Giselle 21/01/2016

Acasos
"Talvez ele tivesse ficado estupefato, assim como eu estou estupefato, por aquela misteriosa encruzilhada onde o amor se encontra com a sorte, onde o destino se encontra com o desejo. Ele estava esperando por ela. E lá estava ela."
Terminei este livro com uma sensação esplendida de felicidade e emoção. Senti a história de Lulu e Willem, cada desencontro, cada mudança... a vontade de chorar com a escrita de Gayle é inevitável. O importante pra mim ao lê-lo foi sentir as mudanças que uma pessoa pode fazer na nossa vida. Que nós somos autores e atores de nossas vidas. É sentimento, emoção e beleza. Agradeço infinatamente por poder ler histórias tão boas assim... e imagino quantas Lulus e Willens estão espalhadas neste mundo esperando para serem manchados para sempre, mesmo que não dure para sempre.

GeL 15/01/2016

Apenas Um Ano
Quando comprei Apenas um Dia eu não esperava me apaixonar pela história de Allyson e Willem, então quando terminei de ler eu surtei com aquele final. Como que essa mulher me termina o livro bem naquela parte, sim ela foi bem esperta e terminou no momento que todos esperavam e me deixou com gostinho de quero mais. Fiquei super feliz quando chegou Apenas um Ano, bem ansiosa pra saber o que diabos aconteceu com Willem e ter a chance de conhece-lo já que pouco sabemos sobre ele.

O livro começa com Willem meio confuso no dia seguinte ao que passou com Allyson. Ele foi atacado, acabou indo parar no hospital um bocado machucado e por causa de uma concussão não se lembrava bem o que tinha acontecido. Quando li Apenas um Dia eu estava preparada pra odiar Willem por ter abandonado a Allyson mas aí quando fiquei sabendo o que de fato aconteceu, me senti até culpada por te-lo julgado.

"Em meu pulso há um relógio, reluzente e dourado. Não é meu. Por um rápido momento, vejo-o no pulso de uma garota, Subo a mão até um braço fino, um ombro forte, um pescoço de cisne. Ao chegar ao rosto, imagino que seja indecifrável assim como o rosto em meu sonho. Mas não."

A medida que a memória vai voltando, ele começa a ficar ansioso sabendo que deveria estar em algum lugar e sente que alguém lhe espera, quando se lembra já é tarde demais e não há sinal de Lulu. Willem volta pra casa na Holanda onde ele tem algumas coisas pra resolver e é aí que temos uma ideia do que ele esta passando. Além dessa conexão inesperada com a jovem americana, Willem precisa lidar com questões familiares relacionadas a mãe. Ele não é esse garoto aventureiro apenas por gostar de viajar mas por ter perdido seu porto seguro.

"Quando eu estava em casa, estava em um lugar melhor:
mas os viajantes precisam estar sempre contentes."
Como Gostais, William Shakespeare

Willem tenta reunir as poucas informações sobre Lulu e parte em busca da dupla felicidade pelo México junto com um amigo visitando vários locais e passando um pouco de aperto. Logo depois vai para Índia visitar sua mãe e é então que começamos a encaixar as coisas na vida de Willem, sua relação com a mãe e a perda recente que sofreram. Nesse livro ficamos sabendo um pouco mais sobre a história de amor dos pais dele e o modo como ela se parece com a relação que teve com Lulu.

"Uma sensação de algo nebuloso - não tanto de felicidade, mas de solidez; a sensação de pisar na terra depois de ter estado muito tempo no mar - toma conta de mim. Ela me diz, seja lá quem for essa Lulu, algo aconteceu entre nós em Paris, algo que foi o oposto de um infortúnio."

No primeiro livro é Allyson que busca sua independência, sua própria voz já que tudo o que fazia era organizado por sua mãe. Dessa vez é Willem que precisa se encontrar, ao contrário de Allyson ele não tem ninguém no pé, ele é livre até demais e completamente sem rumo. Atuando no mundo de Bollywood e peças de Shakespeare, ele encontra aquilo que realmente o realiza e ao se dar conta disso e batalhar pra seguir em frente as coisas vão voltando aos eixos. E é quando Willem encontra seu caminho que Allyson encontra o caminho até ele.

Vamos lá falar da edição, eu gostei e não gostei da mudança e vou explicar.

Primeiro eu já tinha comprado Apenas um Dia com a capa antiga, e ficar com capas diferentes é bem chato. A capa nova é tão linda e a Allyson é bem como eu tinha em mente, só da uma olhada nas fotos que separei para resenha no blog. Então acho que a Novo Conceito bem podia providenciar uma jacket pra gente. Agora o engraçado é que apesar de eu ter gostado da nova edição no geral com aqueles quadradinhos, não gostei nem um pouco do modelo masculino que está na capa de Apenas um Ano, achei um Willem tão sem graça, não parece ser aquele belo holandês alto que imaginei rs acaba que a capa que viria ser do segundo livro é mais bonita e fofa que a nova, vai entender kkk

Outro detalhe na mudança foram as folhas, eu gosto mais da folha utilizada na edição de Apenas um Dia, gosto dessa textura mais lisa que deixa o livro levemente mais fino e do cheirinho também. No geral é só uma opinião enjoada minha. A edição de Apenas um Dia e de Apenas um Ano mesmo com as diferenças estão muito bem acabadas e não me lembro de ter encontrado algum erro.

Gente, Apenas um Ano é lindo e eu recomendo muito. Quando vi que cada livro ia contar um ponto de vista diferente não gostei muito por já estar um pouco saturada de pontos de vistas masculinos, mas agora depois da leitura de ambos os livros tenho que dizer que foi simplesmente perfeito o que a autora criou, os dois livros se encaixam perfeitamente e a gente mergulha em duas histórias bem diferentes, não é como se o leitor já soubesse o que iria acontecer o tempo todo. Para quem adora viajar Gayle Forman nos leva mais uma vez em uma viagem literária pela França, Holanda, México, Índia e de volta a Holanda, esse livro precisa constar na sua lista. Um romance suave sobre duas pessoas que passaram apenas um dia juntos mas que se conectaram profundamente a ponto de mudarem suas vidas. Detalhe: Com um belo toque shakespeariano.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/

Isa 08/01/2016

"Há uma diferença entre perder algo que você sabia que tinha e perder algo que você descobriu que tinha."

Esse livro foi OK, eu acho ... Eu tenho que admitir que fiquei um pouco decepcionada.

Eu não tenho certeza do que aconteceu... Não tem nada de errado com o livro, mas eu também não senti nada de especial. O primeiro livro me deixou tão animada com a história e o romance e os personagens, e este foi a apenas... ok. Chato as vezes.

Vou ler a novela a seguir para finalmente saber o que acontece entre eles, espero gostar mais. :)

site: https://www.goodreads.com/review/show/1252369885

Livros e Citações 07/01/2016

Misto de sentimentos
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Classificação: 4/5 estrelas

Já começo essa resenha com uma pergunta: Por quê, Gayle?

Apenas um ano é a sequência de Apenas um dia, livro que você provavelmente já leu e entende bem o sentimento do desfecho do livro anterior. Que final foi aquele?!

"Aquele dia, tão marcado em minha memória , é apenas mais um dia para o restante das pessoas."

Diferente do primeiro, que foi narrado por Allyson, o livro é narrado por Willem e inicia com ele no hospital em Paris, com pequenas falhas na memória e com a sensação de que alguém está esperando-o. Já com os sentidos recuperados, Willem traça sua busca por “Lulu”, a garota em que em apenas um dia conseguiu mudar sua vida completamente. Nesse livro podemos conhecer mais sobre o ator por quem “Lulu”, assim como eu, se apaixonou perdidamente.

Porém, tudo vai longe do que eu esperava. Página a página, eu aguardei ansiosa pelo reencontro do casal, e já aviso para não se apegar a esse “evento”, a ideia nesse novo livro é absorver a intensidade que apenas um dia também teve para o outro lado da história, e é mais uma lição de que nada é o que aparenta ser e é quando menos esperamos que o que buscamos pode aparecer bem ao nosso lado. Então prepare-se, aqui vamos viver o mesmo desespero de Allyson, dessa vez através de Willem.

"Compreendi, naquele momento, que Lulu e eu tínhamos começado algo, algo que sempre quis, mas também algo que tinha medo de ter."

E o desespero também toma conta do leitor, devorei essa história facilmente de tão envolvida que estava. Entretanto, preciso destacar que há também um certo ar maçante e com as expectativas altas a decepção logo chega. Isso não necessariamente significa que Gayle não conseguiu me prender a sua história, ao contrário, e foi difícil dizer adeus aos personagens quando ainda ficou um tom de dever não cumprido na trama, com algumas pontas soltas, e talvez esse sentimento acabe com o extra publicado pela autora, Just One Night, que relata acontecimentos depois de Apenas um ano, mas fica a dúvida se o lançamento dessa história também acontecerá no Brasil.

Mesmo com esses problemas, ainda acredito que essa é uma série que vale a pena ser lida. Com esse final há um misto de sentimentos, sinto tanta coisa, raiva por não ter mais dez páginas, e feliz por ter “vivenciado” o amadurecimento de um casal que tinha tudo para dar errado mas lutaram pelo que sentiam e acreditavam.

"Foi por acaso que a encontrei. E foi por acaso que a perdi. É preciso dar crédito ao universo, à maneira como ele nivela coisas desse tipo."

Resenha por: Dani Alves

site: http://www.livrosecitacoes.com/
Dani 07/01/2016minha estante
vai ter resenha?

Livros e Citações 07/01/2016minha estante
Sim nesse link: http://www.livrosecitacoes.com/?p=148526

neca 14/04/2016minha estante
Esse livro faz parte de uma trilogia. O terceiro: Apenas uma noite , acredito que conte o reencontro do casal. Alguém sabe quando será lançado aqui no Brasil?

Manoela Pontual 27/12/2015

Ainda mais decepcionante que o primeiro
Mesmo não tento gostado muito de "Apenas um dia" confesso que fiquei na maior angústia com aquele final. Peguei correndo sua continuação para que pudesse saber o que aconteceu entre eles. Mas qual não foi minha surpresa quando percebi que o momento que eu tanto ansiava em ver só aconteceria no final do livro. "Apenas um ano" foi mais lento e mais arrastado ainda do que o livro anterior, me deixando mais irritada com a estória. Gayle Forman nos mostra nessa continuação, a visão de Willem daquele dia em que passou ao lado de Allyson e o que realmente aconteceu para que ele não voltasse. Foi bom descobrir a verdade, pois até então só tínhamos as suposições de Allyson a respeito do acontecido. Um acaso, um desencontro cruel, que nos deixa com o coração angustiado. E agora vemos todo o ano após o acontecido na visão de Willem e toda a sua busca por Allyson, a menina que em um único dia mexeu tanto com ele. A busca por alguém que ele não sabia nem o nome e que poderia estar em qualquer lugar do planeta, parece até um pouco surreal, mas como nos livros tudo pode acontecer...
O final é terrível, esperamos tanto por esse momento e que acaba por acontecer em tão poucas linhas, poderia ter feito com que a leitura tediosa tivesse valido a pena, mas só fez com que se tornasse mais decepcionante ainda.
Já não indicaria o primeiro para ninguém, esse então muito menos. Com tantos livros bons por aí, não há porque perder tempo com algo ruim.

Biia Rozante | @atitudeliteraria 29/11/2015

Lindo
IMPORTANTE, CONTÉM SPOILER DO PRIMEIRO LIVRO “APENAS UM DIA”

Quando terminei de ler Apenas Um Dia eu fiquei desesperada, alucinada e incrédula com o final. Eu necessitava ler Apenas Um Ano e descobrir como a história intensa e envolvente de Allyson e Willem terminaria. Entretanto quando recebi o livro não sei o que aconteceu, eu travei. Não consegui pegá-lo para ler, fiquei com medo de me decepcionar, com receio de que a continuação não alcançasse minhas expectativas e que manchasse meu amor pelo primeiro livro. Mas fui forte e persistente e enfim o li. Não vou mentir e dizer que me surpreendeu e que fiquei em êxtase, na verdade me senti um pouquinho desapontada.

APENAS UM ANO, é contada através dos olhos de Willem. E se inicia exatamente vinte e quatro horas após o termino do primeiro. O dia seguinte, ao dia especial na França/Paris que Willem passou com Allyson – ou Lulu, como ele a chamava. E é exatamente neste ponto que fiquei frustrada, eu queria a continuação da história, saber como esse casal reagiria após o reencontro no final do primeiro livro e então... Voltamos no tempo.

Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, é fascinante conhecer o outro lado de Willem, conhecer seus segredos, desvendar seus mistérios e descobrir do que ele realmente estava fugindo naquele dia. O que aconteceu para que ele abandonasse a Lulu. Mas então ficamos apenas nisso, assim como na segunda parte de Apenas Um Dia, somos transportados para o ano em que nossos protagonistas estiveram afastados, agora tendo a oportunidade de saber tudo o que aconteceu com Willem e a maneira como ele lidou com as consequências do dia mais intenso e marcante de sua vida.

“Não sabemos que queremos algumas coisas até o dia em que as perdemos. Outras pensamos querer, mas não entendemos que já as temos.”

Apenas Um Ano, é uma história linda sobre amadurecimento, descoberta e crescimento. Willem após acordar com a memória confusa e nublada, aos poucos vai tendo lapsos do que lhe aconteceu ao dia anterior, aos poucos se lembra de sua Lulu, e ainda que saibamos que ele não chegará a tempo de encontrá-la antes que ela parta achando que ele a enganou, nos pegamos prendendo a respiração e torcendo para que a história fosse diferente. Mas assim como Allyson, Willem não a esquece com o passar dos dias, e ele parte numa jornada por sua busca e acaba se auto-conhecendo, descobrindo muito mais sobre si mesmo, amadurecendo e ainda nos presenteia com a bonita história de amor entre seus pais.

“Naquela ocasião, não entendi. O amor não é algo que se protege. É algo que se arrisca”.

O que mais me encanta em Apenas Um Dia e Apenas Um Ano, é o poder da autora de nos apresentar um romance que foi construído e solidificado com a distância, com personagens tão diferentes e complexos. Com histórias que são contadas paralelamente e que vem a se cruzar ao longo do percurso. Mas que lutam pelo mesmo propósito, O AMOR e neste percurso acabam descobrindo muito mais sobre si mesmos e nos proporcionam lições valiosas.

“Foi apenas um dia e apenas um ano. E talvez um dia seja o bastante. Talvez uma hora seja o bastante. Talvez o tempo não tenha nada a ver com isso.”

Após ler os dois livros cheguei a conclusão de que a autora gosta de nos fazer sofrer, de nos deixar com as emoções em frangalhos, roendo as unhas, a prova disso é que o final desta amada história não se dá no segundo volume. Mas nada de tristeza, ela escreveu um conto que contém mais ou menos quarenta páginas, chamado APENAS UMA NOITE e lá ela conta como essa maravilhosa história de amor verdadeiro termina, dando final a este enredo incrível. Ansiosa é pouco para ler.

Bom, acho que preciso parar por aqui, não posso falar muito sobre o livro porque qualquer informação acaba por ser um grande spoiler. Mas posso garantir que a leitura vale muito a pena. Gayle mais uma vez nos apresenta uma obra repleta de reflexões e frases ainda que simples carregadas de significados e mensagens importantes para nos passar, nos levando a refletir e analisar nossas próprias vidas e escolhas. Sua escrita fluida e envolvente nos proporciona uma leitura rápida e prazerosa.

Parabéns a editora pela capa linda, quem leu os dois volumes da obra sabe o quanto, cada pequena imagem significa para a história.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2015/10/resenha-apenas-um-ano-gayle-forman.html

Sil 18/11/2015

Apenas um Ano
Pode dizer que é burrice começar a leitura com o segundo livro de uma trilogia (vai ter Apenas um Noite fiquei sabendo depois que o post já tava pronto), eu sei – mas foi exatamente esse caminho que eu fiz ao ler Apenas um Ano. Apesar de querer ler muito Apenas um Dia ao solicitar o segundo fiquei enrolando e enrolando achando que ia conseguir comprar mas infelizmente não deu, então sabendo que mesmo sendo uma sequencia existe a possibilidade de compreender a história sem nenhum problema eu resolvi ler e claro não me arrependi.

Já conhecia a Gayle de Se eu Ficar e ao contrário de muitas blogueiras eu gostei bastante daquele livro e já estava esperando ver novamente a narrativa dela me encher de emoções, mesmo que de forma discreta. Apesar de ter demorando para pegar no tranco, e me apegar ao personagem, a história foi fluindo bem dentro do meu gosto por livros. Acredito que o começo tenha sido difícil justamente por não ter lido o primeiro livro então não posso atribuir a culpa na autora ou na narrativa. Mas talvez possa dizer um pouco sobre Willem, que de cara não me agradou muito. Alguns comentários sobre ele ser um pegador e a forma que ele tratou Céline não me agradaram muito e achei que ia acabar odiando o pobre moço o livro inteiro; Ainda bem que estava enganada.

Willem é um rapaz que esta perdido – aparentemente sua vida não tem mais sentido – e durante a narrativa o leitor vai entendendo realmente pelas coisas que ele passou ao longo de sua vida que o deixaram assim. Não defendendo dizendo que existe justificativa para algumas de suas atitudes, mas fica muito fácil de compreender ao saber mais sobre Bram e Yael. Sempre gosto de me colocar no lugar dos personagens e imaginar se eu faria algo que eles fizeram ou fazem e no caso de Willem eu também sairia pelo mundo (aliás, é um pequeno sonho que eu tenho: simplesmente fugir de tudo e eu nem se quer tenho motivos para isso. Sou mais egoísta que ele).

Em Apenas um Ano Willem gasta grande parte do seu tempo procurando por Lulu, a garota misteriosa que ele conheceu em Paris. Sua procura não é 100% literal. Apesar do personagem ir a lugares que possivelmente ela estaria ele acaba fazendo seu próprio caminho na jornada, a sua procura não fica apenas em Lulu mas principalmente na procura por si mesmo. Isso não fica evidente durante todo o livro, pelo menos não ao personagem; Mas acredito que os leitores percebem isso já de inicio (não sei dizer se desde o primeiro livro isso é evidente).

A jornada de Willem conta com ajuda de seus amigos, e com o tempo de pessoas que ele vai conhecendo pelo caminho. Kate é uma adorável surpresa, apesar de ser clichê como personagem… Sabe, aquela que sempre diz a coisa certa na hora certa? Até Yael, mesmo aparecendo tão pouco, tem um grande destaque na história. Não apenas por ser mãe de Willem, mas toda a sua carga cai por cima do personagem e da sua história.

Apesar de Apenas um Ano se tratar principalmente da busca de Willem por Lulu a sua real importância como história é do amadurecimento de um jovem entrando, de fato, para a vida adulta. Essa fase é muito é muito importante em nossas vidas e acabam nos definindo por grande parte de nossa jornada. Resta saber se para Willem vai ser bom ou ruim. Quais pedaços da sua vida precisam ser concertados.

Agora só preciso ler Apenas um Dia e conhecer um pouco de Lulu e entender de verdade o que essa menina tem que mexeu tanto com a cabeça do pobre moço.

site: http://cantaremverso.com

Arca Literária 13/11/2015

leia a resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/apenas-um-ano-gayle-forman/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/apenas-um-ano-gayle-forman/

João 08/11/2015

A paixão de Alysson e Willen é interrompida de forma abrupta em Apenas um Dia.Willen some de repente e Alysson fica perdida,sem saber o que fazer e onde procura-lo.Em Apenas Um Ano Willem acorda em um hospital todo machucado sem lembrar direito o que aconteceu com ele.As coisas vão voltando aos poucos em sua cabeça e ele se lembra de "Lulu".Tudo que ele sabe dela é esse nome e mais nada.Decidido a encontrar essa garota que permanece na sua memória ele percorre vários lugares em busca dela.Em sua busca por 'Lulu",Willen acaba descobrindo coisas sobre sua vida que ele nem mesmo sabia que existiam.

Apenas um Ano é parte do livro Apenas um Dia.Em Apenas um Dia a história é narrada por Alysson(Lulu) e em Apenas um Ano encontramos as explicações para o que ocorreu no primeiro livro.O leitor descobre o que aconteceu de fato com Willen quando ele desapareceu e o que acontece com ele durante esse ano.
Apenas um Ano é ainda melhor que Apenas Um Dia na minha opinião.Talvez pelo fato de Willen ser mais maduro do que Alysson.Willen tem pendências a resolver na sua vida e isso torna o livro muito interessante.O livro traz á tona a história da família de Willen.Nesse livro também conhecemos Yael,a mãe dele e através disso conhecemos uma história surpreendente.
A procura dele por "Lulu"não é só a busca de um amor,é também a busca de algo que ele nem mesmo sabe que precisa.

Ao acompanhar Willen em sua busca o leitor mergulha não só no mundo de Shakespeare mas também na cultura de vários lugares e isso torna a leitura agradável.
Acredito que para ler esse livro o ideal é ter lido Apenas Um Dia.Apesar de não ser bem uma continuação é preciso conhecer os fatos ocorridos no outro livro para não ficar perdido em algumas partes.

Na minha opinião uma excelente leitura.

Marcos 19/10/2015

Allyson e Willem se conheceram aleatoriamente, durante uma peça de Shakespeare que ele encenava. Logo despertaram um sentimento mútuo e viveram, em 24 horas, o que muitos não conseguem viver em anos de romance. Mas tudo uma hora despencou. E agora Willem acordou do nada em um lugar desconhecido, sem saber como foi parar ali, com a única certeza de que deveria encontrar a garota por quem passou na noite anterior.

Se de um lado Allyson demonstrou procurar incessantemente por Willem ao longo de Paris e de arredores, buscando informações suas e indo a conhecidos que tinham pistas de onde ele poderia ter ido, por outro lado, Willem está numa situação que lhe coloca em risco. Um ano se passou depois do fatídico dia que mudou a sua vida e ele não teve mais informações dela, mesmo buscando a todo tempo. Ao longo desse tempo, sua vida passou por vários momentos. Alguns fantasmas do passado ressurgiram e algumas pendências se resolveram, com um grande custo. Agora, quando se sente pronto para recomeçar, algo inesperado ocorre e faz tudo se modificar novamente.

Apenas Um Ano é a continuação de Apenas Um Dia e conta a história, dessa vez, pelo ponto de vista de Willen, ao contrário do primeiro livro em que vimos tudo sob a visão de Allyson. O período de tempo desse também é maior, como os próprios títulos já informam. Não pude me aprofundar tanto na sinopse desse, para não dar spoiler do livro anterior. A história não se encerrou em definitivo nesse, tendo ainda um terceiro livro, uma espécie de conto estendido, que fecha a "trilogia" e dá o desfecho para o casal da trama.

Confesso que esse livro não me prendeu tanto quanto o anterior. Enquanto que os outros livros da autora foram todos devorados por mim, não conseguia largá-los antes de chegar ao final, esse fez com que a leitura se tornasse um pouco arrastada. Achei a história do Willem desinteressante e, mesmo que ele precisasse de algumas resoluções para seguir adiante, isso poderia ter sido feito de forma mais enxuta, direta, sem arcos tão longos para plots tão simples. Eu estava muito mais conectado ao casal e ao romance em si e essa parte quase não é abordada nesse tomo.

Quanto ao desfecho, eu já estava preparado para o que aconteceu. A proposta dessa continuação não era de avançar na história do primeiro livro, mas sim de contar tudo o que aconteceu a Willem durante o período em que ele esteve fora de cena e demonstrar o seu ponto de vista, elucidando se ele sentia ou não o mesmo que Allyson tinha por ele. Logo o final me agradou, mas fiquei com muita vontade de ler o conto final e finalmente fechar essa história.

Recomendo a todos que gostaram do primeiro livro, mas aconselho a não irem com grandes expectativas para a leitura.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/05/resenha-apenas-um-ano-apenas-um-dia-2.html

Leitor Sagaz 15/10/2015

Um pouco mais do mesmo
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Olá, tudo bem?

Bem, a minha resenha é sobre “Apenas um ano” a continuação de “Apenas um dia”, tenho que confessar que a leitura da primeira obra foi bem mais emocionante, na verdade fiquei um tanto quanto decepcionada. Acredito que o motivo da minha desilusão foi que a segunda narrativa não se mostrou uma continuação, mas sim uma outra visão de uma mesma história. Isso implica dizer que temos total noção do final, já que ele não se difere do primeiro livro.

É uma proposta interessante mostrar os dois lados da mesma história, mas eu não gostei. Acho que quebrou todo o suspense, já que existem momentos que Willem e Allysson estão bem próximos de se encontrar, mas não fiquei com aquele friozinho na barriga... porque indiretamente já sabia o que iria acontecer.

Apesar de tudo não me arrependo de ter lido a história de Willem, pois, é muito interessante, e pessoalmente achei ele bem mais profundo e cativante que a Allysson. Além de que, existe uma autodescoberta e uma mudança muito mais intensa em Willem do que em Allysson.

“Compreendi, naquele momento, que Lulu e eu tínhamos começado algo, algo que sempre quis, mas também algo que tinha medo de ter.”
Em relação as metáforas e as comparações, a escritora não me decepcionou, elas continuaram tão boas quanto as de “Apenas um dia”.

“[...] Lulu dissera outra daquelas coisa estranhas: “Escapei do perigo”. Ela fora enfática com relação a isso seus olhos tinham fogo, o mesmo fogo de quando ela ficara entre os skinheads e eu parecia uma coisa estranha a dizer. Até eu beija-la. E então eu senti tão visceral e tão envolvente como a água que me circunda agora. Escapar do perigo.”

Finalmente, digo que a obra é boa, mas de certa forma é monótona já que o final é o mesmo. A partir de outras resenhas soube que existe uma continuação, chamada “Just one night”, ainda não traduzida para o português, tenho interesse de lê-la com certeza.

Beijos, espero que vocês tenham gostado da minha resenha, mesmo que ela esteja um pouco confusa...

by Beatriz Pereira

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/08/resenha-apenas-um-ano-gayle-forman.html