Pornô chic

Resenhas - Pornô Chic

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda657 09/02/2023

Hilda do céu.
O livro é todo bizarro, mas dizer que Hilda Hilst não teve genialidade ao escrevê-lo é um absurdo. O jogo do alto e do baixo, o escândalo escancarado, o modo como a pornografia pode, de fato, causar um mix de sensações? É de fato surreal. Senti ânsia de vômito, falta de ar, dor física, sim. Tive que parar durante a leitura muitas vezes pra refletir se estava mesmo lendo aquilo. Mas ao mesmo tempo, ri em alguns momentos e percebi como a escrita da autora é fantástica, com capacidade de te prender de verdade e causar sentimentos que nenhum outro livro me causou.
Uma loucura. Pra ser mais exata, uma ?putaria das grossas?.
(p.s.: se você é muito sensível, recomendo fortemente que não leia. Gatilhos: pedofilia, zoofilia, incesto).

Victória 03/02/2023

O que mais gostei foi do caderno rosa. Os textos de escárnio fiquei sem entender um pouco o propósito.
A história do Tiu gostei de acompanhar, achei bem melancólico. Mas as cartas do Karl, eu não entendi. Foi apenas um recorte da vida deles que não entendi. A irmã está isolada há 15 anos, por que agora essa insistência?
A escrita dela é sensacional, isso não tem nem o que falar.

Foi o quarto livro do desafio de fevereiro: 28 livros em 28 dias

Angelica.Bernardi 30/01/2023

Que nojo, que nojo, que nojo
Comecei ler esse livro pq já tinha lido outras coisas dela e gostava, minha meta é ler mais autores nacionais, mas que decepção que nojo que eu senti lendo isso. Não consegui continuar, cada página que eu passava lendo que UMA MENININHA DE 8 ANOS estava "gostando" daquilo que era feito com ela eu sentia uma sensação de estar afundando dentro de mim, tanto o nojo e decepção que eu senti lendo.
Não recomendo e não entendo quem defende.
É o tipo de livro que eu desejo que seja queimado e nunca mais lido.

Raissa 25/01/2023

Simplesmente, pornografia!
Primeira obra q leio da HH e me surpreendi bastante; senti nojo, raiva, confusão e tb ri em algumas partes. N acredito q eu tenha entendido a obra por completo, mas realmente existem críticas à indústria pornô aí. Mtos homens escreveram críticas dessa forma e são vistos como gênios, já a coitada da Hilda sofreu bastante... N digo q é uma obra perfeita, mas se vc tiver mente aberta, acredito q vai levar alguma coisa dessa experiência

Vicente.Sanches 24/01/2023

"É metafísica ou putaria das grossas?"
HH, em Pornô Chic, explora os limites formais e morais da literatura, misturando pornografia do mais baixo calão à mais fina prosa. Uma beleza.

Rafaela1759 23/01/2023

esse livro deveria ser publicado?
Primeiro livro que li da Hilda Hilst e me decepcionei MUITO. Achei o livro horroroso, não recomendo a ninguém. Tem cenas de pedofilia, zoofilia e tudo que há de ruim, consigo nem pensar.
Se esse livro foi pra mostrar uma mensagem, é literalmente "isso é crime, oq esta escrito aqui é crime, é algo horrível"
não estou preparado pra ler esse tipo de livro.

Marialba 27/12/2022

Hilda sendo Hilda
É um soco no estômago atrás do outro. Nunca estou preparada para ler Hilda. Ela como pessoa me fascina. Sua escrita me consome.

Queria muito ter tomado um café e fumado um cigarro com ela... E eu nem fumo...

Karinne 04/12/2022

Primeira vez que leio um livro da Hilda, assustei com o livro? Sim. Imaginei as críticas que ela recebeu? Com certeza.

Kemi 27/11/2022

Ai, não consigo
Descobri esse livro porque meu professor de literatura o indicou. Bem, é da Hilda Hist, é erótico e meu professor que indicou, deve ser incrível. Que desapontamento. Não conseguia ler 1 parágrafo sem me enojar. Li um pouco de todos, mas sem terminar inteiramente quase nenhum.
Fui atrás de entender melhor do que se trata essa coisa grotesca, entretanto, não me convenci.
Espero estar errada sobre meu ponto de vista, mas, por enquanto, não quero me lembrar do que li.

Danni 14/11/2022

Quando comecei a leitura de Pornô Chic, da Hilda Hilst, levei um susto. Ainda não havia entrado em contato com nenhuma obra da autora, mas logo nas primeiras páginas já levei um soco no estômago e um embaraço. Sabia que o livro era de conteúdo adulto, pornográfico mesmo. Mas não imaginava que ia levar esse tiro! Rs. A linguagem da Hilda é escancarada mesmo, bem grosseira. Ela não tem nenhuma censura, descreve os personagens e situações do jeito mais realista e erótico possível. E o mais engraçado é que eu não esperava que uma obra desse teor poderia ser tão boa.

Ana Usui 29/08/2022

A verdadeira cultura popular: o absurdo e o obsceno
AVISO: Contém gatilhos de incesto, pedofilia, zoofilia e linguagem vulgar. NÃO LEIA se não for o tipo de leitor que encara Lolita, Cortiço e livros polêmicos/tabu.

Esse livro é horroroso, é um absurdo dos maiores absurdos, é obsceno, vulgar e insensível. Ele é composto por alguns poemas e três contos, são eles: Caderno Rosa de Lori Lamby, Contos d’Escárnio – textos grotescos e Cartas de um Sedutor.

O primeiro conto é o pior de todos e serve como um aviso, um meio de afastar o leitor, como um pitbull latindo no quintal avisando pra você sair correndo. No Caderno Rosa somos apresentados a pequena Lori, uma garotinha que relata em um caderno suas experiências sexuais com vários homens que visitam sua casa. O conto é desconfortável, é maldito em todo o sentido da palavra, é horrível, não só pela situação apresentada, mas também porque sabemos que muitas pessoas podem e irão ler esse conto sentindo prazer, é perverso e minha vontade foi de queimar todas tiragens desse livro, MAS

MAS em meio as confissões da pequena Lori, que é prostituí** pelos seus pais, uma mãe alcoólatra e um pai escritor, ela vai nos contando as frustrações do pai, como ele se deprime porque seus escritos não são aceitos pelo editor, que lhe recomenda constantemente que escreva coisas mais leves, bandalheiras e sacanagens porque é isso que vende. E aí as coisas ficam confusas por não sabemos ao certo se tudo está realmente acontecendo ou se é invenção da pequena menina que quer ajudar o pai, ou até mesmo se a menina existe! Talvez ela seja uma projeção da escrita do pai, já que a Hilda (no decorrer de todo o livro) mistura seus personagens e as situações, deixando você sem entender quem é o verdadeiro escritor, quem são os personagens da cena e se está tudo conectado ou não. Só que nada disso realmente importa, porque a verdadeira mensagem da autora é justamente “vender sacanagem”, ela está criticando o mercado editorial e o mercado mainstream de cultura que basicamente só vende sexo.

É não é verdade? O quanto de livros com temas tortos e imorais existem por aí e vendem horrores sob o disfarce de romance? Quantos vendem por ano dentro da classificação de literatura baixa e erótica? Quanto dinheiro 365 dias, 50 tons de cinza, After movimentaram? Eles tiveram até filme!!!

Hilda também nos aponta o machismo, em todos os contos do livro, em meio ao palavreado mais chulo possível, ela faz referência a obras cultas e reverenciadas pelos intelectuais. Detalhe: a maioria (se não todos os citados) são de autores homens. E aqui temos mais uma crítica, como o gênero muda a percepção dos leitores do que é aceitável ser escrito e o que não é.

E concordo plenamente com a autora. Vladimir Nabokov escreveu Lolita e é um grandessíssimo clássico da literatura, a obra é puramente pedofilia, sua intenção é criticar o ato e a forma como ele é muitas vezes aceito de forma natural pela sociedade e por quem está no poder. Porém, Hilda se atrevendo a fazer algo parecido.... É xingada aos quatro ventos.

Hilda deixa claro em sua obra que não está escrevendo literatura erótica, está escrevendo pornográfica e existe uma diferença importante entre os gêneros: a obra é explicita, não fica se utilizando de termos fantasiosos para narrar a verdade da sexualidade. Ela usa termos como c* sem desculpas. Uma variedade infinita de pic*s, pregas e pombas.

A autora expõe como o sexo é risível, como é vulgar em sua essência, como finge se esconder, mas não se esconde, como é material e não fantasioso ou poético. A ironia reside no fato dela evidenciar tudo isso em forma de poema.

E é sobre isso Porno Chic, é sobre pornografia pura e escandalosa, entretanto também é sobre críticas, é sobre cultura, é sobre filosofia. Hilda conseguiu aproximar o mais alto do mais baixo, o mais refinado do que há de mais esdruxulo. É um ato de revolta por anos de silêncio do mercado editorial e dos críticos brasileiros sobre suas obras sérias. É uma rebelião e também uma grande pegadinha. Hilda tirou com a cara de todos, até mesmo com a dela.
Sunny 01/09/2023minha estante
Sua resenha me fez reconsiderar a leitura, pois eu estava indecisa se lia ou não essa obra, já que será meu primeiro contato com os livros da Hilda Hilst.

Lucas 19/06/2022

Inesperado.
Quase sem palavras.

Hilda Hilst eleva a literatura erótica a níveis de filosofia, unindo os dois em algo bizarro, imprevisível, encantador - em lascívia e contemplação do sexo e sexualidade - e, às vezes, como a literatura erótica, leve(?).
Recomendo a todos que possam ler - magnífica obra abstrata, sutil e libidinosa.

Amigo Imaginário 22/04/2022

Incrível como ela domina o fluxo de consciência, como ela desnuda, satiriza e erotiza o absurdo. Um show de sacanagem, erudição e reflexão sobre temporalidade e banalidade do ato do ser como espírito-materia. Um livro para ser estudado e degustado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5