Pornô chic

Pornô chic Hilda Hilst

Resenhas - Pornô Chic

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dk 06/12/2021

Quase não consigo passar das primeiras páginas do caderno rosa de Lori Lamby. Conforme insisti, consegui perceber a real intenção da autora por trás de tantos relatos indigestos. Sim, a parte mais chocante é também a parte em que consegui me conectar ao momento e às motivações de Hilda quando se propôs a escrever as obras em Pornô Chic.

As histórias são bem escritas, inclusive em situações que beiram o ridículo, porém não sei se me "acostumei" ao escárnio e às bandalheiras, pois após o caderno rosa, tudo me pareceu menos indigesto de acompanhar. Dá até pra dar umas risadas, há um cinismo e um arregaçamento que são quase magnéticos. Mas, sem dúvidas, e de uma forma geral, conheço pouquíssimas pessoas para as quais indicaria esse compilado. Mesmo em caráter "acadêmico". Como dizem quase que unanimemente todas as resenhas: não é um livro para todo mundo.

Carolina Del Puppo 23/11/2021

"todos os chamados sentimentos intensos são dolorosos"
Analisar esse livro daria um trabalhão e eu tenho a dizer apenas que li porque afinal é Hilda Hilst.
Não vou entrar nas polêmicas, é cansativo de mais falar sobre isso.
"para mim, só o pensamento é vida" Hilda diz "e as pessoas não querem pensar".
Na minha opinião ela é esplêndida.

Maria Eduarda Martins 14/11/2021

Pornô Chic
Sempre quis conhecer as produções da Hilda Hilst, uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.

Ler este livro exige que o leitor conheça um pouco mais sobre a vida da autora, quais suas motivações quando da escrita das histórias presentes, seu humor e até seu momento de produção artística. Portanto, estude Hilda antes!

Há uma clara crítica social. As circunstâncias são extremamente deturpadas. O desejo pelo dinheiro é sufocante. O conflito homem/Deus fica evidente nos fluxos de consciência.

Apesar dessa perspectiva interessante, a obra tem seus pontos horripilantes, pornográficos e grotescos, principalmente no começo. A agonia de uma situação de abuso e o sentimento de nojo que ficam da primeira parte me obrigam a não recomendar essa experiência para ninguém.

Caso opte pela leitura, leia cada história até o final! Geralmente o início pode trazer sentimentos ruins, mas o final é mais esclarecedor.

Algumas passagens são geniais, enquanto outras parecem uma piada de mau gosto. Não sei se é possível amar esta produção, porque ela é completamente incômoda!

O que posso dizer é que finalizei a leitura admirando a autora, contudo, nem sei o que dizer sobre o livro... existe algo de muito ruim e de muito inteligente nele.

nemlanency 07/11/2021

Dizer que é bom, aí já é demais.
Meu primeiro contato com Hilda foi através do album "Ode descontinuada e remota para oboé e flauta" onde Zeca Baleiro pôs melodias em alguns dos poemas dela. A primeira pessoa pra quem eu mostrei o album, totalmente arrebatada pela beleza das poesias, perguntou porque eu tava metida com essa velha pervertida, o que só me fez ter curiosidade de saber porque a autora de poemas tão sublimes tinha essa fama. Dito isto, entendo e respeito as razões para textos como esses de porno chic, mas dizer que é bom? não digo não.

Sara 08/10/2021

Não sei como definir esse livro, passar pelas primeiras páginas foi punk, gerou repulsa, ansiedade e aleatoriamente até algumas risadas. O livro fica mais ~tranquilo~ com o passar das páginas, mas ainda é estranho. Não acho justo julgar o livro sem terminar, então recomendo que quem tem curiosidade, leia até o final. Lógico que não recomendo para todo mundo, pq é meio trash.
Um ponto que me deixou surpresa, é como a Hilda consegue escrever coisas grotescas de forma atrativa e cativante. Nunca pensei que iria ler sobre c* e mesmo assim seguir ansiosa pela próxima página
por fim, o livro me chocou e isso foi a melhor parte. Recomendo muito :))

Gaby 15/09/2021

Não é o tipo de livro que costuma ler, mas gostei muito só não é o tipo que mais gosto mesmo ..... .

Arthicus 13/09/2021

Melhor título impossível
Hilda Hilst era um daqueles nomes que eu sempre escutei. Não só seu nome, mas a fama (ou talvez infâmia para algumas pessoas) de suas obras e os conteúdos contidos neles. Mais especificamente, “O caderno rosa de Lori Lamby”, livro contido nesta, por assim dizer, coletânea de trabalhos, me assustava um pouco com sua sinopse, ao mesmo tempo que me deixava intrigado. Acabou que a oportunidade veio e, não só li tal famigerado livro, como também li o “Contos d’escárnio – textos grotescos", "Cartas de um sedutor” e os poemas de "Bufólicas", todos juntos nesta obra.

Uau. Que montanha russa foi esta para mim. Digo isso no melhor sentido possível!

Parti de um ponto de ignorância, para um de respeito e ressalva para com o texto, e então para um de admiração e apreço pelo que estava escrito.

Em meio a pornografia da mais cabeluda, Hilda critica a ideia de mercado literario, as editoras, os escritores, e ao mesmo tempo fala sobre medo e preocupação humana. Seu trabalho, principalmente no Contos d’escárnio – textos grotescos e Cartas de um sedutor, traz um fluxo de pensamento que pula de um lado para o outro, nos levando a conversas, a lembranças e a outras formas de texto. Prosa para texto corrido, para então roteiro de peça e então poesia.

O fascinante, ainda por cima, é o quão engraçado algumas passagens deste livro são. Algumas vem de um pouco do sentimento de “O que estou lendo?” e outras são genuinamente engraçadas em sua estrutura.

Logo no comecinho do livro, em tom de brincadeira, a autora avisa para “não tentar encontrar coisas metafisicas em pornografia”. Tendo lido a sua obra, incluindo os textos de crítica ao seu trabalho também contidos no livro, pude entender um pouco do humor desta senhora que, aos sessenta anos, jogou tudo para cima e, se pondo a frente do seu tempo, começou a escrever putaria.

Que felicidade ela ter feito isso!

Isabela354 27/08/2021

Meu Deus, onde eu vim parar?
Não terminei a leitura e nem pretendo.
A procura de contos eróticos me deparei com Pornô Chic e ainda estou chocada.
Por ser uma autora brasileira eu coloquei esperanças no livro e entrei de cabeça e não deveria.
A normalização de pedofilia, zoofilia e incesto me deixou de estômago embrulhando. Não sei a história por trás desse livro mas também não ligo.
Se fosse publicado hoje ele receberia tanta mais tanta crítica que nunca chegaria a ter muitos leitores.
É tão... ruim.
A gente lê pela visão dela, tão infantil, tão inocente, sem realmente entender o que ta acontecendo mas "gostando" me deixoy enjoada.
Não recomendo a leitura.
0 estrelas e pelo amor de Deus joguem no lixo.
(Não, eu não consegui terminar o livro)

Aline Oliveira 25/08/2021

Porno Chic
Achei as primeiras páginas dificílimas, é uma leitura densa e impactante.
O caderno de Lori Lamby embrulha o estômago, já os próximos são mais fáceis de digerir e com várias passagens cômicas.

Não fosse pelo canal da Taty Leitte @VaLerUmlivro, que explicou toda história da autora e ajudou a entender a motivação por trás dessa escrita, eu provavelmente teria desistido.

Marcelo 04/07/2021

Só para contextualizar o motivo que me levou a ler este livro: eu moro em Campinas/SP onde a escritora residia quando resolveu começar a escrever "bandalheiras".
Em 1990 a escritora, cansada de ser não ter reconhecimento por parte do público, apesar de ser respeitada pelos críticos literários, decide dedicar suas escritas à pornografia. Nos cadernos de cultura da cidade não se falava de outra coisa. Depois de tantos anos resolvi ler os escritos que diziam ser chocantes e que realmente são.
O primeiro texto desta fase da autora é o que abre o livro: O caderno rosa de Lori Lamby. Confesso que foi bastante difícil chegar às últimas páginas. Hilda realmente se esforçou muito, não apenas para escrever contos "eróticos", como também para chocar. Uma estória sobre pedofilia que, não fosse o final surpreendente, poderia deixar um gosto muito amargo na boca de quem lê.
Ao longo do livro, vários temas como incesto, pedofilia e zoofilia surgem, mas creio que o primeiro conto é o que causa maior impacto. Chega a ser estranho o misto de palavrões e escrita rebuscada em alguns momentos.
No fim do livro há vários textos sobre a mudança de estilo literário da autora, escritos por diversos notáveis.
O choque do início, se dilui ao longo do livro e, passado o impacto inicial, a leitura é bem tranquila.
Se compreendido o contexto e visto como uma obra de ruptura, a leitura pode até ser recomendável, entretanto a escritora tem muitos outros livros de qualidade que valem a pena serem lidos antes deste.

lechandelier 23/06/2021

Genial
Deboche fino. Metafísica das grossas. Pornô picaresco. Milhões de referências. Genial.

Vivianne 18/06/2021

Hilda Hilst uma escritora a frente de seu tempo que escreve textos pornográficos em meio a um lugar preenchido apenas por homens e sofreu e ainda sofre preconceito por isto. Seus textos são intelectualizados mas também de forma fácil de compreensão pois a linguagem consegue diálogos com ambos leitores. Seus textos contém palavrões escrachados, e a forma de sua escrita é intensa dotada de um sentir vivido mas sempre com grande humor.

Daniel Gregorio 25/05/2021

Um niilismo engrandecido.
Esta história desenvolve de forma despudorada casos pesados de maneira jocosa, tornando-se leve e agradável assuntos impertinentes a todas as esferas sociais. Entretanto, a narrativa, que por vezes oscila em interessante e enfadonho, consegue retratar a realidade humana, as diversas bizarrices existentes, além de que, incuti em seus personagens um niilismo de maneira incomensurável. Por conseguinte, cada personagem é peculiar, vai de contramão ao que a sociedade impõe, choca! Embebeda-se da lubricidade, adentra nos lugares mais profundos que o homem mascara, os desejos proibidos que ficam armazenados e eclipsados são jorrados. Por fim, a obra de Hilst traz uma visão de anomalia na interpretação de sexo, além disso, são personagens que apetecem em tornarem-se escritores, escrevem histórias partindo de uma visão cética, pessimista, a libertinagem opulenta e desenfreada sem as regras divinas, afogada na cultura da imoralidade.

@eleeoslivros 18/03/2021

esse livro me chocou!