Pornô chic

Resenhas - Pornô Chic

1 | 2 | 3 | 4 | 5

DeaGomes 27/04/2024

Feito para chocar!
Esse livro não é erótico, é pornografia pura, escrachada mesmo! Foi escrito pra impactar o leitor, e tem de tudo: incesto, pedofilia, prostituição infantil (?)... Muitas histórias são hilárias e não tem como não cair na risada, por outro lado, têm outras que são muito, muuuuuito pesadas. É um livro que incomoda pela linguagem "nua e crua" da Hilda Hilst. Li pela curiosidade da polêmica, não me arrependo, mas não é um livro que penso em reler ?

Anna 25/03/2024

Pornô Chic: Um retrato da vida brasileira pela ótica do sexo
Ainda não terminei a leitura, mas em uma primeira análise, para mim, Pornô Chic é o retrato da vida brasileira pela ótica do sexo. Além da intenção de revolta e liberdade expressiva de Hilst ao publicá-lo, os contos, prosas pós-contemporâneas de comédia-manifesto a ainda aparente censura da real natureza erótica do cotidiano, gozam a linguagem e experiência plural do universo diverso da sexualidade de espírito livre, niilismo moral, unissex e fluída. Sem florezinhas delicadas e floreios acrobáticos da poesia e estilo lírico e romântico, para não falar do sexo em seu estado puro, aqui o leitor permeia contos sexuais de essência humorística e irônica, palavreado cru, real da sacanagem libertina sem segredos e atenuantes. Os desejos e fetiches de qualidade provocativa e conflitante e elaborada crítica social e moral incutida nas entrelinhas das mais variadas experiências do sexo condensadas nessa antologia, consideradas ainda hoje tabus e quiçá à primeira leitura para alguns, estranhas, torpes e até assustadoras, são o protótipo nu e espelhado das peripécias e estudo de caso da múltipla sociedade brasileira entre tempos e situações. Já que a maioria, senão todos os enredos que percorrem a surpresa e incômodo do livro, são vivenciados por muitos sob meia luz e através de muitas paredes reais ou hipócritas de um falso conservadorismo.

robson_lourenco 18/10/2023

Sim, Hilda. Você se tornou uma excelente pornógrafa e eu adoro ler suas grandes e adoráveis bandalheiras.

Daisy 25/09/2023

Podem me chamar de louca!”
Quem lê Pornô Chic pode classificar Hilda Hilst de louca, devassa, grotesca e assim toda a produção da autora paulista em sua fase pornográfica, de bandalheira, de putaria.

🪅 Incomodada por não ver seu trabalho (iniciado em 1950) ser amplamente prestigiado, a escritora decidiu investir “nesse ramo” a partir da década de 1990. De lá pra cá passeou explicitamente por temas como pedofilia, incesto, zoofilia e outros, sem renunciar à escrita apurada - digna da grande escritora que é/foi - e às críticas sociais e reflexões sobre a literatura.

Coletânea compostas pelas obras “Contos d'escárnio: textos grotescos” (1990), “O caderno rosa de Lori Lamby” (1990), “Cartas de um sedutor” (1991) e “Bufólicas” (1992), Pornô Chic não é para puritanos, homens/mulheres “de bem”, família tradicional brasileira, para quem não consegue enxergar além do óbvio, do posto e supõe não ser arte o que choca, incomoda, provoca e causa repulsa.

Diferente de tudo que li da autora, Pornô Chic me tomou de assalto e talvez não seja para todos os desavisados. Portanto, estejam!

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

Milena.Fratelli 20/09/2023

Obsceno ao extremo, chocante, engraçado demais. Se conseguir passar do primeiro conto, tem muita putaria boa de ler. Gosto do gênero, então fui até o fim, amarradona. Gosto demais quanto junta erotismo com humor, putaria, vida real... Hilda é clássico!

Gabs. A 15/09/2023

A vaca profana...
"Uns nascem pra ser lambidos e outros pra lamberem e pagarem. Aí eu perguntei por que quem lambe é que paga, se o mais gostoso é ser lambido. Então ele disse que com gente grande os dois se lambem e tem até gente que não paga nada nem pra ser lambido."

Que livro bom, pesado, irônico.
Putaria intelectual!

Dá pra falar de baixo calão, dá pra escrever bonito e difícil, dá pra "vender" e subverter.

H H é sacana, é selvagem, é puro deboche, crítica e poesia.

Sexo bom, sexo sujo, sexo vende.

O mais maravilhoso é essa coisa toda vir da cabeça de uma mulher sexagenária.
Quem vê cara, não vê coração, nem genialidade.

A santa levantou a saia.

Fod-C que uma mulher "deveria" ser recatada, falar apenas sobre amenidades. Hilda rasga o véu, e bota pra phuder literaRiamente.

Se faz prudente um pré-conhecimento da trajetória literária de Hilda Hilst ( ou você vai achar que está lendo apenas um grande pornoZão). Ignorada pela crítica, que a tomava por intelectual demais, inacessível ao grande público, a mulher resolveu se "rebelar", fazendo florescer assim sua fase erótica satírica.

Como eu ri, meu Deus.
Hilda, onde você estiver - seja isso lá para cima, ou lá pra baixo... Um beijo.
Você foi e sempre será uma grande sacana subversiva.

bteuzt 26/07/2023

Deu preguicinha
Acredito que o problema maior na história foi que algumas se estenderam demais, como se a hilda estivesse tão de saco cheio da indústria que escreveu todos os pensamentos que vinham e não fazia questão de facilitar o trabalho pra quem a lê - pelo contrário, quanto mais difícil, perturbador, melhor. decidi ler pornô chic após ler o caderno rosa e acredito que o segundo conto foi o que mais valeu a pena. de resto, algumas partes interessantes, mas muito cansaço e desgaste pra pouca diversão. acho que o pior foram os poeminhas/fábulas lá pro final, chato demais. mesmo assim, gostei bastante da proposta e acho hilda a verdadeira subversiva da cultura literária brasileira.

jackpveras 15/07/2023

Bonzinho
Obra literária que satisfez o desejo da escritora, até então ignorada por muitos: chocar e atrair para si o olhar indiferente da crítica e dos eruditos literários.

Um petardo erótico/existencial que mistura tudo de bizarro da natureza humana nas páginas deste livro.

É uma pena que as histórias depois do Caderno Rosa se tornam enfadonhas (mas a do Crasso e Clódia é bem interessante e engraçada).

Recomendo para quem não tem pudores e/ou o filtro do politicamente correto. Isto aqui é literatura e, como tal, precisa ser tratada com a devida apreciação.

Gi Santos 29/06/2023

Primeiramente, adorei saber que este livro foi uma forma de protesto da autora e amei conhecer essa face da Hilda. É uma obra corajosa e provocativa que mergulha nas profundezas da sexualidade humana e nos tabus associados a ela. Hilst desafia as convenções sociais e literárias ao explorar temas considerados polêmicos.

O livro apresenta uma série de contos e crônicas que abordam a pornografia e seus efeitos na sociedade contemporânea. Com uma prosa intensa e visceral, Hilda Hilst nos conduz por um universo de desejos reprimidos, fetiches e fantasias que muitas vezes ignoramos ou negamos.

O que torna "Pornô Chic" um livro notável é a forma como Hilst transcende o caráter meramente erótico da pornografia e a transforma em uma ferramenta para a reflexão sobre a natureza humana. Ela questiona as normas estabelecidas, desafia os limites do prazer e revela a hipocrisia que muitas vezes envolve a sexualidade.

Ná Silva 11/05/2023

Pornô Chic foi um acontecimento literário na minha vida de leitora.

Se você gosta de literatura erótica e ainda não leu, leia assim que possível. Mas não espere ver o que comumente lemos como pornografia. Porno Chic explora em poesias e prosas temas como incesto e pedofilia, e também prostituição e uma sexualidade despudorada, tudo isso com um refinamento ímpar de escrita, bom humor e brasilidade.

Em Pornô Chic todos transam, ninguém precisa ensinar ninguém, aqui a literatura explora o que temos de mais íntimo e grotesco. Boa leitura.

JwithT 27/04/2023

Apesar dos pesares, O caderno rosa de Lori Lamby é um dos melhores textos deste livro - os demais um tanto chatos e repetitivos, sem tirar mérito de alguns aspectos interessantes na escrita da autora. De adianto: não tem como ler (ler de verdade) este livro se você deixar a sua moral interferir em cada linha corrida. Aos que apontam o alto teor obsceno e explícito: o que esperavam? Apenas sugiro uma leitura mais crítica. Aos que gostaram: de acordo. Interessantíssimo para sair da zona de conforto (melhor se lido o mais rapidamente possível, não é uma leitura que deve se arrastar), afinal, não é a finalidade da literatura ser satisfatória - nem a realidade é.

Faby31 21/04/2023

Repugnante
Terrível, repugnante, cômico demais, se propõe a fazer piada com tudo do jeito mais chulo possível.

Eu amei

outroigu 04/03/2023

[...] que coisa idiota o sexo
Alguns contos são bons. outros nem tanto. o caderno rosa de lori lamby, novos antropofágicos e bufólicas são os "capítulos" que valem a pena a leitura do livro, porque são chocantes e divertidos. apenas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5