Antologia Poética

Antologia Poética Olavo Bilac

Resenhas - Antologia Poética

Davi Teixeira 09/01/2023

Antologia primorosa
Está é uma antologia cheia de romantismo e nacionalismo. Os sonetos de "Via Láctea" são uma obra prima, são belos, românticos e profundos... Os poemas infantis também são bonitos, principalmente o poema "O pássaro cativo".

kaiê ê ê 07/01/2023

4.0 - muito bom
sempre bom ler um pouco de poesias e as de olavo me fizeram pensar bastante, por conta da delicadeza das palavras.

fer 02/01/2023

os primeiros poemas estavam bem interessantes, mas dps foi decaindo? isso pq são bem machistas as temáticas e a forma de descrever mulheres! me irritou bastante, apesar deu entender o contexto da época. têm rimas e sonoridade interessantes e a escrita é legal em alguns momentos, mas em geral n me marcou tanto. gostei de ter lido n vejo como arrependimento, mas n consigo dar mais do que 2 estrelas e meia

Marina 05/12/2022

Nessa antologia tem um dos poemas que mais gosto, mas a maioria são bastante floreados, o que é espero por ser do autor.

Joyce.Gomes 27/11/2022

Gostei mais ou menos da coletânea.
Agora essa parte da Via Láctea é perfeita:
?Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!? E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A Via Láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: ?Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?? E eu vos direi: ?Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas.?

Saturnotemanéis 02/11/2022

É um pouco difícil se conectar com um texto que busca tanto ser perfeito, me lembrou várias vezes aquele meme da Tatá Werneck do "voa, voa passarinho, voa e vai buscar teu ser. Pega desse alpiste da vida..."

Carolina Del Puppo 30/10/2022

Precioso, muito precioso
Eu não sei explicar mas eu achei o modo de escrita amável, fofo, da vontade de abraçar o autor; mas isso provavelmente tem haver com algo pessoal meu, não universal. Mas que eu amei eu amei.

talvezthiago 29/06/2022

Uma antologia de altos bem altos e baixos razoáveis
Um punhado de poemas excelentes acabam equilibrando a balança desta antologia.

Não havia tido contato com nada do Bilac anteriormente. Aliás, pouquíssimo se ouve dele ao menos de onde eu venho. Resolvi ler enquanto estava no ônibus a caminho de casa porque era uma das obras disponíveis no Kindle Unlimited.

Foi uma experiência que alternou altos bem altos e baixos razoáveis. Ainda que uma seleção curta de poemas, tem muita coisa aqui que não engaja, não comove. Porém, poemas como "Nel Mezzo Del Camin...", de incrível simplicidade e grandeza, compensam os momentos mais "fracos".

Vale também um destaque para a natureza histórica que alguns poemas de Bilac trazem, como "O Caçador de Esmeraldas". São versos corpulentos que, não obstante, dão um descanso ao leitor fatigado dos relatos sentimentais acerca das mulheres e do amor, temas tão caros a Bilac.

Por essas e outras, esta antologia se faz uma obra bem honesta àqueles que, como eu, estão entrando em contato com a poesia de Olavo Bilac pela primeira vez.

Gabriela Gonçalves 22/05/2022

Comecei a ler essa antologia por causa de uma poesia específica. Gostei de algumas outras pelo caminho, mas, no geral, não consegui me envolver tanto com essa antologia. Mas eu curti muito a escrita, a construção e as rimas do Olavo. Gostei também das suas poesias infantis. Leria mais dele, com certeza.

Cami 18/03/2022

Bom, eu não sou a melhor pessoa para falar sobre livros do gênero, pois não é o que estou acostumada a ler. Mas meu primeiro contato com Olavo Bilac foi pelo "Via Láctea", fiquei completamente encantada e me senti convidada para conhecer mais do autor.
Confesso que alguns eu não entendi o que ele quis dizer ( kkkkkkkkkkkk é sobre isso). Mas de resto eu achei muito bom! Gostei muito da forma dele de escrever e da forma que ele se expressa.

"Aonde você vai Sam?" 20/01/2022

Patriotismo, uma doença ovacionada
Lembro de ter achado estranho quando descobrir que um dos patronos do exército brasileiro era o Olavo Bilac, não sabia nada sobre ele, só que era um poeta famoso, portanto achei esquisito que uma instituição retrógrada como o exército tivesse como patrono um homem das Letras, ainda mais um poeta.
Com essa leitura descobri que o mérito de Bilac é ser um patriota estúpido, sim, porque patriotismo é estupidez.
Todos os conflitos entre nações advém desta doença. Convenhamos, o patriotismo só vale alguma coisa nos Jogos Olímpicos, para todo o resto é problemático (e mesmo nas olimpíadas causa alguns desconfortos)
Pois que as nações desapareçam e todo mundo vire cidadão do mundo!

Pra que um imbecil como Bilac não volte a dizer numa poesia direcionada as crianças (!) "Não verás país nenhum como este!" Que estupidez Bilac! felizmente Ignacio de Loyola Brandão corrigiu esse verso famigerado dando o sentido real a ele na sua distopia.

bobbie 16/09/2021

Sensibilidade.
Esta antologia de Bilac eu li de uma só vez. Mário Quintana e Cecília Meireles continuam sendo meu contato mais prazeroso com a poesia brasileira até agora, mas gostei muito do poema Só, cujas interpretações de estudiosos apontam para o tema da homossexualidade. A delicadeza e a sensibilidade do poeta são notáveis no referido poema.

Ed Carvalho 30/08/2021

Simples e belo
Há algo de simples (e ao mesmo tempo rebuscado) na poesia de Olavo Bilac. É a segunda vez que leio esta antologia e sempre me toca.