Antologia Poética

Antologia Poética Olavo Bilac

Resenhas - Antologia Poética

eupoetizo 06/06/2021

Rascunho 10
?Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro, considerado o principal representante do parnasianismo no país. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.? ÚNICO OLAVO QUE REPRESENTA O BRASIL ??

Aline Donatoni 21/01/2021

Maravilhoso, nosso príncipe dos poetas
Apesar de fazer parte do parnasianismo que foca em rimas ricas e regradas, a arte pela arte e só, Olavo Bilac vai além e consegue transmitir mensagens e sentimento... Li o poema "A um Poeta" com a voz do meu professor na cabeça hahaha Meus favoritos foram: Via Láctea, Respostas nas Sombras, Pássaro Cativo e Os Pobres.

delicadas.leituras 28/12/2020

Um poeta de muitas palavras
Olavo Bilac não foi apenas o nacionalista chato do final de sua vida, ou o poeta criador do parnasianismo brasileiro com seu antropocentrismo. Não. As suas poesias são sentimentais, até subjetivas, e ao mesmo tempo possuem clareza. E porque ele aniversaria em dezembro e sou grande admiradora o escolhi para encerrar minha meta de leitura deste ano, e o que tenho a dizer é que essa reunião de belíssimas poesias são muito inspiradoras e necessárias.

Joel Joukin 23/08/2020

Comecei a ler já com um preconceito advindo da crítica literária que considera o parnasianismo focado mais na forma do que no conteúdo. Certo que suas poesias não tem uma crítica social, mas isso não a faz desmerecedora de brilhantismo, afinal para chegar na excelência da forma também é preciso um grande domínio da linguagem.

Sobre as poesias em si, elas tem uma sonoridade muito fluída e por isso lê-las em voz alta, recitá-las, é fundamental para sentí-las.

Não foram poucos os momentos em que percebi um erotismo em alguns versos. Talvez seja apenas uma percepção individual.

Em suma, foi uma boa surpresa e quebra de paradigmas.

Gabriela 25/05/2020

Bela poesia brasileira
Raramente leio poesia, mas esta antologia estava disponível no Unlimited, então resolvi "experimentar" e acabei gostando. Sou dessas que gosta de poesia com rimas, de coisas mais clássicas como sonetos e fui muito bem atendida por Olavo Bilac =D (ao menos entre o que foi selecionado para a antologia).

site: @bibliomaníacas

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - ANTOLOGIA POÉTICA
Pela primeira vez li Olavo Bilac integralmente, e pude ver que o que ele dizia era verdade: Ele imita o ourives quando escreve. Suas poesias parnasianas são como pinturas musicais, é arte fixa e melodia ao mesmo tempo. Para ele, fazer poesia exigia trabalho duro e esforço e, por mais que possa parecer meio ultrapassado (e eu concordo com a liberdade poética modernista), não dá para negar que Bilac era um poéta incrível.

Olavo Bilac é um dos maiores representantes da poesia parnasiana brasileira, ainda que tenha sido alvo de chacota durante a Semana de Arte Moderna em 1922. Isso se deu porque ele era parnasiano, e parnasianos queriam retomar os padrões clássicos de escrita, usando métrica e rima da forma mais impecável. Quando surge o Modernismo, esses padrões "ultrapassados" são quebrados para dar lugar à liberdade poética, ou seja, chega de se prender à forma, é hora de transmitir sentimentos e emoções de modo rápido, direto e até agressivo.

Bilac morreu em 1918, então quando ocorreu a Semana de 22, ele provavelmente estava se revirando no túmulo. Obviamente, ele já conhecia esse novo modo de escrever, tanto que não poupou críticas na hora de falar da obra do meu querido Augusto dos Anjos (resenha aqui), que era pré-modernista.

Como eu sempre faço em resenhas de livros de poesia, eu trouxe algumas amostras do que é o trabalho de Olavo Bilac, porque esse homem era quase um deus brasileiro da poesia, sem exageros. Tire suas próprias conclusões:

...

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/08/resenha-antologia-poetica.html

Deghety 20/04/2019

Olavo Bilac
Essa é terceira antologia poética que leio e continuo com o mesmo pensamento de quando li a primeira.
Se a poesia não for clara eu não consigo decifrar seu "enigma". Em alguns dos poemas o editor explica do que se trata e, em algumas vezes, ainda assim eu não consigo conectar a poesia ao assunto por trás das palavras.
Já posso pedir música no Fantástico depois de 3 livros de poesia que fico perdido?
Vou deixar destacado aqui 5 poemas que, por serem claros, eu compreendi e gostei.

O Caçador de Esmeraldas
Os Rios
O Pássaro Cativo
A Mocidade
Remorso

#desafioliterárioskoob2019

Luciano Luíz 27/05/2017

Se tem algo que sou fascinado, é por livro de bolso. Ainda mais se for de poesia. ANTOLOGIA POÉTICA é uma beleza onde vemos amor, críticas e mais por OLAVO BILAC. O que chama e muito a atenção aqui, é que à princípio dá a impressão de que a erudição é o alicerce da construção narrativa do autor, porém, se você tiver uma boa bagagem com leituras poéticas de diversos estilos e gêneros, vai perceber que nesta edição estará passeando entre erudito e popular. Algo que faz realmente o conteúdo alcançar um nível fabuloso. Há umas notas de rodapé que na minha opinião não seriam necessárias, mas também podem ajudar a ver um pouco além daquilo que está presente nos poemas e interpretar de outros jeitos. Recomendado.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Renan.Colli 14/12/2016

Um monumento à poesia brasileira
O que dizer de Olavo Bilac? Bom, para começar, ele me faz agradecer pelo advento do modernismo poético, pois se fosse necessário escrever com a habilidade e talento deste arquiteto dos versos, eu dificilmente chegaria a vislumbrar algum futuro (ainda que por mero hobbie) nessa área!

Nos 70 poemas selecionados nesta coletânea está o que há de mais emblemático na poesia parnasiana: métrica zelosamente construída, tônicas posicionadas com excelência nos versos e uma musicalidade doce e que não sacrifica, pelo menos em Bilac, a mensagem que o poema passa.

Pessoalmente, não concordo com alguns pontos de vista do poeta da Via Láctea. Mas longe de mim negar a beleza e a vivacidade do amor celebrado nas páginas desta coletânea. Li o livro em formato e-book portanto não posso avaliar a qualidade da impressão, mas posso dizer que novamente a L&PM Pocket destaca-se no mercado editorial com um trabalho de escolha de poesias fulcrais de Bilac, uma introdução suscinta e a preocupação com a preservação de parte do patrimônio poético nacional nas livrarias de forma acessível.

Diego 24/12/2013

Seleção das melhores poesias
Quem não conhece as belas poesias de Olavo Bilac pode começar por este livro. Com as seleções das poesias mais bonitas do autor esta edição de bolso consegue agradar aos mais exigentes. Recomendado.

Dose Literária 20/02/2013

Primeiro contato com Bilac, e me encantei!
Neste volume de 96 páginas, lançado pela L&PM Pocket pela primeira vez em 1997 e organizado por Paulo Hecker Filho, somos agraciados com 33 das suas mais memoráveis e importantes poesias, dentre elas 7 poesias infantis.

Nesta “Antologia Poética” é possível analisar todo o seu dom com rimas, expressões e de domínio completo da língua portuguesa e da palavra, escrita ou falada. Sua poesia não se aprofunda em uma visão de vida, ela prega a benevolência e o dever de ser patriota, instruído, trabalhador, e de amar - tanto a si mesmo quanto ao próximo. Sua poesia soa musical aos ouvidos quando falada e se torna um ode a Língua Portuguesa conforme é absorvida pela alma através dos olhos, de rico vocabulário e sentimentos postos em rimas.
(continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/09/antologia-poetica-olavo-bilac-7-livros.html)